A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Mestrado Profissional em Ensino de Física do IF-UFRJ Carlos Eduardo Aguiar Instituto de Física - UFRJ outubro 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Mestrado Profissional em Ensino de Física do IF-UFRJ Carlos Eduardo Aguiar Instituto de Física - UFRJ outubro 2014."— Transcrição da apresentação:

1 O Mestrado Profissional em Ensino de Física do IF-UFRJ Carlos Eduardo Aguiar Instituto de Física - UFRJ outubro 2014

2 Objetivos do curso Aperfeiçoamento profissional de professores de Física: –visão sólida e abrangente da Física e das teorias sobre seu ensino e aprendizagem –ligação desses conhecimentos à prática docente Desenvolvimento de métodos e materiais didáticos inovadores

3 Docentes e Discentes Docentes −Permanentes: 10 −Colaboradores: 4 Discentes −Ingresso: ~10 alunos/ano −Tempo médio de conclusão: 34 meses −Taxa de evasão: 17% −80% são professores em escolas pública.

4 Mestres Titulados Dissertações defendidas: 44 − descrevem e avaliam novos materiais e práticas para o ensino de física; − contêm material didático diretamente aplicável em sala de aula (“destacável” do corpo da dissertação) Publicações por mestre: 2,8 − Periódicos: 1,0 − Anais de conferências e livros: 1,8 Mestres com publicação: 70%

5 Publicações do Programa Publicações por docente por ano: 3,7 * –Artigos em periódicos: 1,4 –Anais de conferências e livros: 2,3 Publicações em periódicos: −60% em periódicos no “Qualis” A1 da área de Ensino −discentes são coautores ou autores de 45% do total de artigos *apenas publicações sobre ensino

6 Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) Adesão em 2014. Alunos selecionados no MNPEF são matriculados no PEF-UFRJ. Diploma será UFRJ/MNPEF. Há um quadro de equivalência entre as disciplinas do PEF-UFRJ e do MNPEF. Alunos do PEF-UFRJ podem concorrer a vagas (e bolsas) no MNPEF; se aprovados mantêm a matrícula original, créditos e prazo de conclusão.

7 Avaliações Capes: –Curso iniciado em 2008 com nota 3 –Triênio 2010-2012: nota 4 (máximo = 5) Avaliação pelo público alvo: –Alta procura; cerca de 5 candidatos por vaga nos processos de seleção de novos alunos.

8 Desafios Expansão do corpo docente Bolsas de mestrado Verbas de custeio

9


Carregar ppt "O Mestrado Profissional em Ensino de Física do IF-UFRJ Carlos Eduardo Aguiar Instituto de Física - UFRJ outubro 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google