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Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA

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Apresentação em tema: "Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA"— Transcrição da apresentação:

1 Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA
AULÃO ENEM 08 de outubro de 2011 Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA UFPE

2 Ciências da Natureza Química
1- Na investigação forense, utiliza-se luminol, uma substancia que reage com o ferro presente na hemoglobina do sangue, produzindo luz que permite visualizar locais contaminados com pequenas quantidades de sangue, mesmo em superfícies lavadas. (Adaptado. Quimica Nova, 25, no 6, pp ) É proposto que, na reação do luminol (I) em meio alcalino, na presença de peróxido de hidrogênio (II) e de um metal de transição (Mn+), forma-se o composto 3-amino ftalato (III) que sofre uma relaxação dando origem ao produto final da reação (IV), com liberação de energia (hv) e de gás nitrogênio (N2) Profª Marcela Albino

3 Profª Marcela Albino

4 Dados: pesos moleculares: Luminol = 177 3-amino ftalato = 164
Na reação do luminol, está ocorrendo o fenômeno de a) fluorescência, quando espécies excitadas por absorção de uma radiação eletromagnética relaxam liberando luz.   b) incandescência, um processo físico de emissão de luz que transforma energia elétrica em energia luminosa.  c) quimiluminescência, uma reação química que ocorre com liberação de energia eletromagnética na forma de luz.   d) fosforescência, em que átomos excitados pela radiação visível sofrem decaimento, emitindo fótons.   e) fusão nuclear a frio, através de reação química de hidrólise com liberação de energia.    Profª Marcela Albino

5 2 – Nos últimos meses o preço do petróleo tem alcançado recordes históricos. Por isso a procura de fontes energéticas alternativas se faz necessária. Para os especialistas, uma das mais interessantes é o gás natural, pois ele apresentaria uma série de vantagens em relação a outras opções energéticas. A tabela compara a distribuição das reservas de petróleo e de gás natural no mundo, e a figura, a emissão de monóxido de carbono entre vários tipos de fontes energéticas. Profª Marcela Albino

6 Profª Marcela Albino

7 A partir da análise da tabela e da figura, são feitas as seguintes afirmativas:
I – Enquanto as reservas mundiais de petróleo estão concentradas geograficamente, as reservas mundiais de gás natural são mais distribuídas ao redor do mundo garantindo um mercado competitivo, menos dependente de crises internacionais e políticas. II – A emissão de dióxido de carbono (CO2) para o gás natural é a mais baixa entre os diversos combustíveis analisados, o que é importante, uma vez que esse gás é um dos principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. Profª Marcela Albino

8 Com relação a essas afirmativas pode-se dizer que
a) a primeira está incorreta, pois novas reservas de petróleo serão descobertas futuramente.   b) a segunda está incorreta, pois o dióxido de carbono (CO2) apresenta pouca importância no agravamento do efeito estufa.   c) ambas são análises corretas, mostrando que o gás natural é uma importante alternativa energética.   d) ambas não procedem para o Brasil, que já é praticamente auto-suficiente em petróleo e não contribui para o agravamento do efeito estufa.  e) nenhuma delas mostra vantagem do uso de gás natural sobre o petróleo. Profª Marcela Albino

9 Física 1 – O alumínio se funde a 666 º C e é obtido as custas de energia elétrica, por eletrólise – transformação realizada a partir do óxido de alumínio a cerca de º C. a produção brasileira de alumínio, no ano de 1985, foi da ordem de toneladas, tendo sido consumidos cerca de 20 kWh de energia elétrica por quilograma do metal. Nesse mesmo ano, estimulou-se a produção de resíduos sólidos urbanos brasileiros formados por metais ferrosos e não-ferrosos em 3 700t/dia, das quais 1,5 % estima-se corresponder ao alumínio. PROF. BRUNNO WAGNER E RAFAEL ARAUJO

10 Suponha que uma residência tenha objetos de alumínio em seu uso cuja a massa total seja de 10 kg (panelas, janelas, latas etc.). O consumo de energia elétrica mensal dessa residência é de 100 kWh. Sendo assim, na produção desses objetos utilizou-se uma quantidade de energia elétrica que poderia abastecer essa residência por um período de: a) 1 mês; b) 2 meses; c) 3 meses; d) 4 meses; e) 5 meses; PROF. BRUNNO WAGNER E RAFAEL ARAUJO

11 Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescente compactas;
2 – Entre as inúmeras recomenda dadas para a economia de energia elétrica em uma residência, destacamos as seguintes: Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescente compactas; Evite usar o chuveiro elétrico com a chave na posição “inverno” ou “quente”; Acumule uma quantidade de roupa para ser passada a ferro elétrico de uma só vez; Evite o uso de tomadas múltiplas para ligar vários aparelhos simultaneamente. Utilize na instalação elétrica, fios de diâmetros recomendados às suas finalidades. PROF. BRUNNO WAGNER E RAFAEL ARAUJO

12 A potência dos aparelhos e dispositivos elétricos;
A característica comum a todas essas recomendações é a proposta de economizar energia através da tentativa de, no dia-a-dia, reduzir; A potência dos aparelhos e dispositivos elétricos; O tempo de utilização de energia elétrica; O consumo de energia elétrica convertida em energia térmica; O consumo de energia térmica convertida em energia elétrica; O consumo de energia elétrica através de correntes de fuga. PROF. BRUNNO WAGNER E RAFAEL ARAUJO

13 Não gerarem impacto ambiental; Independerem de condições climáticas;
3 – Em usinas hidroelétricas, a queda d’água move turbinas que acionaram geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conservação direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos tem em comum o fato de: Não gerarem impacto ambiental; Independerem de condições climáticas; A energia gerada pode ser armazenada; Utilizarem fontes de energia renováveis; Dependerem das reservas de combustíveis fósseis. PROF. BRUNNO WAGNER E RAFAEL ARAUJO

14 Biologia 1 - A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui a tecnologia para manipulação de espécies vegetais que, além de alimentos, garantem a saúde dos consumidores. Veja alguns exemplos: • tomate com mais pigmento do tipo licopeno, que previne o câncer de próstata, além de ser poderoso antioxidante; • melancias de cores variadas, sem sementes e ricas em vitamina A e antioxidantes, que amenizam o envelhecimento da pele; • cenoura com 80% a mais de betacaroteno, pigmento que se converte em vitamina A no organismo humano. PROF. EDIVALDO NASCIMENTO E Prof.ª JULIANA GOMES

15 a) Lycopersicum esculentum  Solanaceae  Lycopersicum
A palavra licopeno, citada na reportagem, é uma referência ao nome científico do tomateiro - Lycopersicum esculentum da família das Solanaceae. Assinale a alternativa que apresenta as categorias taxonômicas referidas, organizadas em ordem de complexidade crescente. a) Lycopersicum esculentum  Solanaceae  Lycopersicum b) Lycopersicum esculentum  Lycopersicum  Solanaceae c) Lycopersicum  Lycopersicum esculentum  Solanaceae d) Solanaceae  Lycopersicum esculentum  Lycopersicum e) Solanaceae  Lycopersicum  Lycopersicum esculentum PROF. EDIVALDO NASCIMENTO E Prof.ª JULIANA GOMES

16 2 – A figura apresenta uma cadeia alimentar em uma lagoa
2 – A figura apresenta uma cadeia alimentar em uma lagoa. As setas indicam o sentido do fluxo de energia entre os componentes dos níveis tróficos PROF. EDIVALDO NASCIMENTO E Prof.ª JULIANA GOMES

17 Sabendo-se que o mercúrio se acumula nos tecidos vivos, que componente dessa cadeia alimentar apresentará maior teor de mercúrio no organismo se nessa lagoa ocorrer um derramamento desse material? As aves, pois são os predadores do topo dessa cadeia e acumulam mercúrio incorporado pelos componentes dos demais elos. Os caramujos, pois se alimentam das raízes das plantas, que acumulam maior quantidade de metal. Os grandes peixes, pois acumulam o mercúrio presente nas plantas e nos peixes pequenos. Os pequenos peixes, pois acumulam maior quantidade de mercúrio, já que se alimentam das plantas contaminadas. As plantas aquáticas, pois absorvem grande quantidade de mercúrio da água através de suas raízes e folhas. PROF. EDIVALDO NASCIMENTO E Prof.ª JULIANA GOMES

18 Ciências Humanas História 1 – PROF. JOÃO ALEXANDRE E PROFª MIDIAN

19 “Eu não vou mais precisar de muita força, vou usar todas as que tenho agora” – ele pensou. E ele se lembrou das moscas que rebentam suas perninhas ao tentarem escapar do mata-moscas. O Controle Social pode ser tomado como um conjunto de penalidades e aprovações, chamadas também de sanções. Estas são aplicadas aos indivíduos pela sociedade para assegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos. A imagem e o texto destacam aspectos relativos (A) à garantia de liberdade coletiva pelo uso da força. (B) aos anseios idealistas utópicos perante as convenções sociais. (C) à natureza imitadora da maioria dos indivíduos diante das instituições sociais. (D) à possibilidade de reação e reversão de processos condicionantes. (E) às relações de poder presentes nas sociedades. PROF. JOÃO ALEXANDRE E PROFª MIDIAN

20 2 – (ENEM anulado 2009) Formou-se na América tropical uma sociedade agrária na estrutura, escravocrata, na técnica de exploração econômica, híbrida de índio- e mais tarde de negro- na composição. Sociedade que se desenvolveria defendida menos pela consciência de raça, do que pelo exclusivismo religioso desdobrado em sistema de profilaxia social e política. Menos pela alão oficial do que pelo braça e pela espada do particular. Mas tudo isso subordinado ao espírito político e de realismo econômico e jurídico que aqui como em Portugal, foi desde o primeiro século elemento decisivo de formação nacional; sendo que entre nós através das grandes famílias proprietárias e autônomas; senhores de engenho com altar e capelão dentro de casa e índios de arco e flecha ou negros armados de arcabuzes às suas ordens.

21 De acordo com a abordagem de Gilberto Freyre sobre a formação da sociedade brasileira é correto afirmar que: a) a colonização na América tropical era obra, sobretudo, da iniciativa popular. b) o caráter da colonização portuguesa no Brasil era exclusivamente mercantil. c) a constituição da população brasileira esteve isenta de mestiçagem racial e cultural. d) a Metrópole ditava as regras e governava as terras brasileiras com punhos de ferro. e) os engenhos constituíam um sistema econômico e político, mas sem implicações sociais PROF. JOÃO ALEXANDRE E PROFª MIDIAN

22 3 – Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis. Arrastaram eles os blocos de pedra? E a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes? Em que casas da Lima dourada moravam os construtores? Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha da China ficou pronta? A grande Roma está cheia de arcos do triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares? BRECHT, B. Perguntas de um trabalhador que lê. PROF. JOÃO ALEXANDRE E PROFª MIDIAN

23 Partindo das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História, o autor censura a memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos. A crítica refere-se ao fato de que A) os agentes históricos de uma determinada sociedade deveriam ser aqueles que realizaram feitos heroicos ou grandiosos e, por isso, ficaram na memória. B) a História deveria se preocupar em memorizar os nomes de reis ou dos governantes das civilizações que se desenvolveram ao longo do tempo. C) os grandes monumentos históricos foram construídos por trabalhadores, mas sua memória está vinculada aos governantes das sociedades que os construíram. D) os trabalhadores consideram que a História é uma ciência de difícil compreensão, pois trata de sociedades antigas e distantes no tempo. E) as civilizações citadas no texto, embora muito importantes, permanecem sem terem sido alvos de pesquisas históricas. PROF. JOÃO ALEXANDRE E PROFª MIDIAN

24 A manutenção da ordem social, segundo esse autor, baseava-se na
4 – O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem os distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo. MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Martin Claret, 2009 No século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe, reflexão sobre a Monarquia e a função do governante. A manutenção da ordem social, segundo esse autor, baseava-se na PROF. JOÃO ALEXANDRE E PROFª MIDIAN

25 A) inércia do julgamento de crimes polêmicos.
B) bondade em relação ao comportamento dos mercenários. C) compaixão quanto à condenação de transgressões religiosas. D) neutralidade diante da condenação dos servos. E) conveniência entre o poder tirânico e a moral do príncipe PROF. JOÃO ALEXANDRE E PROFª MIDIAN

26 Geografia 1 – Os lixões são o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de saúde pública. Nesses locais, o lixo é jogado diretamente no solo e a céu aberto, sem nenhuma norma de controle, o que causa, entre outros problemas, a contaminação do solo e das águas pelo chorume (líquido escuro com alta carga poluidora, proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo). Considere um município que deposita os resíduos sólidos produzidos por sua população em um lixão. Esse procedimento é considerado um problema de saúde pública porque os lixões... PROF. FÁBIO MOTA

27 A) causam problemas respiratórios, devido ao mau cheiro que provém da decomposição. B) são locais propícios a proliferação de vetores de doenças, além de contaminarem o solo e as águas. C) provocam o fenômeno da chuva ácida, devido aos gases oriundos da decomposição da matéria orgânica. D) são instalados próximos ao centro das cidades, afetando toda a população que circula diariamente na área. E) são responsáveis pelo desaparecimento das nascentes na região onde são instalados, o que leva à escassez de água. PROF. FÁBIO MOTA

28 2 – A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham esse nome, mas já eram largamente notadas no século XIX, nas grandes cidades inglesas e continentais. E a própria chegada ao campo das estradas de ferro suscitou protestos. A reação antimaquinista, protagonizada pelos diversos luddismos, antecipa a batalha atual dos ambientalistas. Esse era, então, o combate social contra os miasmas urbanos. PROF. FÁBIO MOTA

29 O crescente desenvolvimento técnico-produtivo impõe modificações na paisagem e nos objetos culturais vivenciados pelas sociedades. De acordo com o texto, pode-se dizer que tais movimentos sociais emergiram e se expressaram por meio A) das ideologias conservacionistas, com milhares de adeptos no meio urbano. B) das políticas governamentais de preservação dos objetos naturais e culturais. C) das teorias sobre a necessidade de harmonização entre técnica e natureza. D) dos boicotes aos produtos das empresas exploradoras e poluentes. E) da contestação à degradação do trabalho, das tradições e da natureza PROF. FÁBIO MOTA

30 3 – As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o CO2, o principal gás causador do efeito estufa. Isso ocorre por causa da quantidade de combustíveis fósseis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se conhece por “ilhas de calor”. Tal fenômeno ocorre porque esses materias absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica. PROF. FÁBIO MOTA

31 E) diminua devido à grande quantidade de radiação térmica reutilizada
Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das “ilhas de calor”, espera-se que o consumo de energia elétrica A) diminua devido à utilização de caldeiras por indústrias metalúrgicas. B) aumente devido ao bloqueio da luz do sol pelos gases do efeito estufa. C) diminua devido à não necessidade de aquecer a água utilizada em indústrias. D) aumente devido à necessidade de maior refrigeração de indústrias e residências. E) diminua devido à grande quantidade de radiação térmica reutilizada PROF. FÁBIO MOTA

32 INTERVALO

33 Matemática 1 – Em um casamento, os donos da festa serviam champanhe aos seus convidados em taças com formato de um hemisfério (Figura 1), porém um acidente na cozinha culminou na quebra de grande parte desses recipientes. Para substituir as taças quebradas, utilizou-se um outro tipo com formato de cone (Figura 2). No entanto, os noivos solicitaram que o volume de champanhe nos dois tipos de taças fosse igual. PROF. CLAUDIO LUÃ E PEDRO HENRIQUE

34 A) 1,33. B) 6,00. C) 12,00. D) 56,52. E) 113,04 PROF. CLAUDIO LUÃ E PEDRO HENRIQUE

35 2 – Uma escola recebeu do governo uma verba de R$ 1000,00 para enviar dois tipos de folhetos pelo correio. O diretor da escola pesquisou que tipos de selos deveriam ser utilizados. Concluiu que, para o primeiro tipo de folheto, bastava um selo de R$ 0,65 enquanto para folhetos do segundo tipo seriam necessários três selos, um de R$ 0,65, um de R$ 0,60 e um de R$ 0,20. O diretor solicitou que se comprassem selos de modo que fossem postados exatamente 500 folhetos do segundo tipo e uma quantidade restante de selos que permitisse o envio do máximo possível de folhetos do primeiro tipo.Quantos selos de R$ 0,65 foram comprados? A) 476 B) 675 C) 923 D) 965 E) 1538

36 3 – Um grupo de pacientes com Hepatite C foi submetido a um tratamento tradicional em que 40% desses pacientes foram completamente curados. Os pacientes que não obtiveram cura foram distribuídos em dois grupos de mesma quantidade e submetidos a dois tratamentos inovadores. No primeiro tratamento inovador, 35% dos pacientes foram curados e, no segundo, 45%. Em relação aos pacientes submetidos inicialmente, os tratamentos inovadores proporcionaram cura de 16% 24%. 32%. 48%. 64% PROF. CLAUDIO LUÃ E PEDRO HENRIQUE

37 4 – Os dados do gráfico seguinte foram gerados a partir de dados colhidos no conjunto de seis regiões metropolitanas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) PROF. CLAUDIO LUÃ E PEDRO HENRIQUE

38 Supondo que o total de pessoas pesquisadas na região metropolitana de Porto Alegre equivale a , o número de desempregados em março de 2010, nessa região, foi de a)  b) c) d) e) PROF. CLAUDIO LUÃ E PEDRO HENRIQUE

39 PROF. CLAUDIO LUÃ E PEDRO HENRIQUE

40 7 – Numa cidade, os três jornais de maior circulação são A, B e C
7 – Numa cidade, os três jornais de maior circulação são A, B e C. Se um leitor é escolhido ao acaso, a probabilidade de ser leitor de A é 1/2, de B é 14/25 e de C 9/25. A probabilidade de ser leitor de A e B é 3/10, de A e C é a mesma que de B e C, sendo esta probabilidade 4/25, a probabilidade de o leitor ler os três jornais é 1/50. Escolhendo um leitor aleatoriamente, é correto afirmar que a probabilidade de este ler apenas um dos jornais é: a) 3/5 b) 3/25 c) 7/50 d) 6/25 e) 9/25 PROF. CLAUDIO LUÃ E PEDRO HENRIQUE

41 480 votariam no candidato B e eram contra a lei.
8 – Na eleição para prefeito de uma cidade, os candidatos Ae B foram para o 2º turno. Em uma pesquisa de opinião sobre intenção de voto no segundo turno de uma eleição, uma amostra de eleitores revelou que 360 votaram no candidato A. 480 votariam no candidato B e eram contra a lei. 44% dos eleitores estavam indecisos. A porcentagem de eleitores que votariam no candidato A, em relação ao total de entrevistados, foi: a) 21% b) 22% c) 24% d) 23% e) 25% PROF. CLAUDIO LUÃ E PEDRO HENRIQUE

42 Linguagens e Códigos Literatura 1 – PROF. JOÃO ALEXANDRE
MONET,C. Mulher com sombrinha. 1875, 100x81cm. In: BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: Ática, 1997 PROF. JOÃO ALEXANDRE

43 Em busca de maior naturalismo em suas obras e fundamentando-se em novo conceito estético, Monet, Degas, Renoir e outros artistas passaram a explora novas formas de composição artística, que resultaram no estilo denominado Impressionismo. Observadores atentos da natureza, esses artistas passaram a retratar, em suas obras, as cores que idealizavam de acordo com o reflexo da luz solar dos objetos usar mais a cor preta, fazendo contornos nítidos, que melhor definem as imagens e as cores do objeto representado. retratar paisagens em diferentes horas do dia, recriando, em suas telas, as imagens por eles idealizadas. usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá-las antes na paleta. usar as sombras em tons de cinza e preto e com efeitos esfumaçados, tal como eram realizadas no Renascimento. PROF. JOÃO ALEXANDRE

44 2 – Capítulo III Um criado trouxe o café. Rubião pegou na xícara e, enquanto lhe deitava açúcar, ia disfarçadamente mirando a bandeja, que era de prata lavrada. Prata, ouro, eram os metais que amava de coração; não gostava de bronze, mas o amigo Palha disse-lhe que era matéria de preço, e assim se explica este par de figuras que aqui está na sala: um Mefistófeles e um Fausto. Tivesse, porém, de escolher, escolheria a bandeja, - primor de argentaria, execução fina e acabada. O criado esperava teso e sério. Era espanhol; e não foi sem resistência que Rubião o aceitou das mãos de Cristiano; por mais que lhe dissesse que estava acostumado aos seus crioulos de Minas, e não queria línguas estrangeiras em casa, o amigo Palha insistiu, demonstrando-lhe a necessidade de ter criados brancos. Rubião cedeu com pena. O seu bom pajem, que ele queria pôr na sala, como um pedaço da província, nem pôde deixar na cozinha, onde reinava um francês, Jean; foi degradado a outros serviços. ASSIS, M. Quincas Borba. In: Obra completa. V.1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993 PROF. JOÃO ALEXANDRE

45 Quincas Borba situa-se entre as obras-primas do autor
e da literatura brasileira. No fragmento apresentado, a peculiaridade do texto que garante a universalização de sua abordagem reside No conflito entre o passado pobre e o presente rico, que simboliza o triunfo da aparência sobre a essência. No sentimento de nostalgia do passado devido à substituição da mão de obra escrava pela dos imigrantes. Na referência a Fausto e Mefistófeles, que representam o desejo de eternização de Rubião. Na admiração dos metais por parte de Rubião, que metaforicamente representam a durabilidade dos bens produzidos pelo trabalho. na resistência de Rubião aos criados estrangeiros, que reproduz o sentimento de xenofobia PROF. JOÃO ALEXANDRE

46 Espanhol La Barca Luis Miguel
Dicen que la distancia es el olvido, Pero yo no concibo esta razón, Porque yo seguiré siendo el cautivo De los caprichos de tu corazón. Supiste esclarecer mis pensamientos; Me diste la verdad que yo soñé; Ahuyentaste de mí los sufrimientos En la primera noche que te amé. PROF.ª KARENINA LIMA

47 Hoy mi playa se viste de amargura, Porque tu barca tiene que partir A cruzar otros mares de locura (Cuida que no naufrague en tu vivir). Cuando la luz del sol se esté apagando Y te sientas cansada de vagar, Piensa que yo por ti estaré esperando Hasta que tú decidas regresar. PROF.ª KARENINA LIMA

48 1 – OLVIDO significa en portugués: sofrimento órgão de audição
esquecimento omissão desprezo 2 – NAUFRAGAR, en el contexto, significa: hundirse en el mar perderse en la vida frustrarse, fracasar murir ahogado andar sin rumbo PROF.ª KARENINA LIMA

49 Português 1 – PROF. ADAILTON JUNIOR

50 PROF. ADAILTON JUNIOR

51 2 – PROF. ADAILTON JUNIOR

52 PROF. ADAILTON JUNIOR

53 3 – PROF. ADAILTON JUNIOR

54 PROF. ADAILTON JUNIOR

55 Redação Dicas gerais: 1) Autonomia Para escrever um texto com autonomia, o autor tem que pensar que seu leitor não leu a proposta apresentada tampouco a coletânea. Por isso, qualquer tipo de referência ao material deve ser bem explicado. A redação também precisa ter um vocabulário adequado, sem uso de adjetivos vagos. Devem-se usar expressões objetivas que exemplifique o ponto de vista do estudante. O corretor também nota a autonomia do texto pelo nível de atualização e repertório apresentado pelo candidato. 2) Coerência e clareza Um texto é coerente quando o autor faz seu posicionamento de forma ponderada e desenvolve corretamente seus argumentos para convencer o leitor. É importante lembrar que uma dissertação é boa quando é sustentada por bons argumentos que deixam clara a opinião do autor. No geral, é preciso ter um texto claro e que não permita que nenhuma pessoa que leia se questione: "O que ele quis dizer com isso?" PROF.ª ALINE MALTA E DIOGO DIDIER

56 3) Simplicidade Evite palavras rebuscadas que deixam o texto difícil de ser lido e truncado. Uma escrita simples é o ideal para evitar erros e perder pontos preciosos na redação. É bom evitar também o uso de frases longas porque elas ficam cansativas em textos curtos. É recomendado também não usar inversões e lembrar-se da organização básica de uma oração: sujeito + verbo + complemento. 4) Coesão Esse aspecto consiste na organização do texto tanto na questão gramatical quanto na textual. Para se articular bem utilize preposições e conjunções que servem como conectivos para deixar a frase bem articulada. As etapas do texto também precisam ter coesão, isto é, os encontros nos finais dos parágrafos não podem ser feitos com frases que não tenham relação alguma com o parágrafo anterior. PROF.ª ALINE MALTA E DIOGO DIDIER

57 Dicas específicas: Uso do vocabulário
- Seja direto e use linguagem simples, clara. O uso de termos dos quais você não tem segunrança podem comprometer a compreensão do seu texto. - Evite palavras científicas, elas podem conter um significado muito específico e não se adequarem ao contexto em que você as aplicou. - Não use figuras históricas a menos que seja indispensável, pois caso você se engane a respeito de alguma informação sobre aquela pessoa você estará prejudicando a verossimilhança do texto. PROF.ª ALINE MALTA E DIOGO DIDIER

58 - Evite os lugares comuns, conhecidos também como âncoras, clichês, etc. São palavras, expressões ou frases usadas anteriormente por outras pessoas ou por você e que se tornaram conhecidas. - Nunca use gírias ou figuras de linguagem. Dessa maneira você pode não ser claro quanto ao conteúdo da sua redação. - Evite ao máximo, semelhanças com a oralidade. Lembre-se que quando escrevemos uma redação (especialmente no vestibular) devemos obedecer às normas da língua. - Não use expressões do tipo “eu acho”, “eu penso”, “eu sinto” ou semelhantes. PROF.ª ALINE MALTA E DIOGO DIDIER

59 Uso da pontuação - Evite o excesso de vírgulas. Só as use quando for realmente necessário, pois caso o texto possua pausas desnecessárias, além de comprometer o ritmo e a continuidade do texto, comprometerá também a coerência textual. - Não faça períodos longos demais, mas não exagere nos pontos, de maneira que o seu texto se torne uma ladainha. É necessário o devido equilíbrio. Estude o uso adequado do ponto final. - Evite os sinais de pontuação cujo uso você não domina. A exclamação, as reticências, as aspas, o ponto e vírgula e os dois pontos são sinais que podem ser evitados caso haja uma insegurança quanto ao uso. Contudo, o uso correto desses sinais pode enriquecer o texto e torná-lo mais compreensível, auxiliando não só a construção do texto como a compreensão do mesmo. - Caso haja algum diálogo, é ideal o uso dos sinais que o caracterizam: dois pontos e travessão. PROF.ª ALINE MALTA E DIOGO DIDIER

60 - Comece parágrafos, frases e nomes próprios com letra maiúscula.
Paragrafação - Marque o tamanho do parágrafo e siga esta marcação até o final do seu texto. - Não deixe espaços vazios nas laterais das linhas pois isso pode ser descontado. - Faça algumas linhas a mais do que foi pedido sempre, mas não se exceda e respeite os limites da folha de redação. - Comece parágrafos, frases e nomes próprios com letra maiúscula. - A sua redação deve ser limpa, com uma letra legível. - Evite rasuras mas caso aconteça coloque entre parênteses e repita a(s) palavra(s) rasurada(s). - Só coloque título na sua redação se a proposta lhe exigir isso, caso contrário NUNCA se esqueça de marcar a proposta que você escolheu. - Não é permitido carinhas, corações ou bolinhas em cima do i, o que você deve colocar é apenas um pingo. O mesmo vale para o ponto final. PROF.ª ALINE MALTA E DIOGO DIDIER

61 Antes de escrever o texto
- Leia atentamente a proposta, caso seja necessário leia mais de uma vez. - Faça uma lista dos tópicos com os seus conhecimentos a respeito do assunto. - Separe os tópicos entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. - Use os tópicos para escrever o texto. - Leia o texto e retire ou acrescente o que for necessário. - Observe novamente a proposta para ter certeza de que não está fugindo ao tema. - Reescreva e releia o texto, fazendo uma breve correção. - Depois de corrigir os erros enxergados por você, passe a redação a limpo e não modifique mais nada. PROF.ª ALINE MALTA E DIOGO DIDIER

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