A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eduardo Góes Neves (USP-MAE)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eduardo Góes Neves (USP-MAE)"— Transcrição da apresentação:

1 GASODUTO URUCU-COARI-MANAUS: UM CORREDOR DE INTERDISCIPLINARIDADE NA AMAZÔNIA CENTRAL
Eduardo Góes Neves (USP-MAE) Fernando Pellon de Miranda (Petrobras-CENPES) Alexandre Almir Ferreira Rivas (UFAM)

2 Distâncias: Urucu – TESOL = 281 km Urucu – Manaus = 630 km

3 Novo trecho: Coari-Manaus (2006-2008)

4 MOTIVAÇÃO O Gasoduto Urucu-Coari-Manaus não é apenas uma modalidade de transporte do gás natural, mas também um caminho para o aumento do conhecimento científico sobre o meio ambiente e sobre a realidade sócio-econômica das comunidades na região. A aquisição desse conhecimento, iniciada em 2000 pelo projeto Piatam, tem permitido a construção de uma série histórica de dados sócio-ambientais nas áreas de atuação da Petrobras.

5 Projeto Piatam: Parcerias e Formação de Redes

6 Pesquisadores, bolsistas e administração : 272 Áreas:
Equipe & Áreas Pesquisadores, bolsistas e administração : 272 Áreas: Socioeconomia, História e Arqueologia Pesca Fauna e flora (terrestre e aquática) Etnobotânica Modelagem hidrodinâmica e ambiental Doenças tropicais (malária) Ecotoxicologia Sensoriamento Remoto, Geologia e Geomorfologia Banco de dados Comunicação, Design e Multimídia

7 COMUNIDADES PIATAM www.piatam.ufam.edu.br
STUDY AREA Esperança II Sta. Luzia Coari Lauro Sodré Matrinchã Sto. Antonio N.Sa. de Nazaré Bom Jesus/Jesus me Deu N.Sra. Das Graças Santa Luzia Manaus

8 Piatam – Lauro Sodré, Rio Solimões

9 PROBLEMAS URUCU-COARI (1996-1998)
Destruição de sítios arqueológicos; Obras paralizadas para a identificação de sítios; Coleções depositadas longe de Manaus; Problemas com o licenciamento.

10 PRINCÍPIOS E PREMISSAS (2006-2008)
Trecho de 400 km de comprimento e 20 m de largura; Arqueologia começa antes da Engenharia; Maior amostragem possível; Região virtualmente desconhecida; “Cobertura total”, exceto em áreas inacessíveis; Sondagens a cada 100 metros; Sítios identificados, marcados e registrados em formulários ou croquis; Informações empregadas para decidir quais sítios escavar; Equipes compostas por cientistas e habitantes locais; Remuneração justa; Educação patrimonial tão importante quanto a investigação arqueológica.

11 LEVANTAMENTO NO CAMPO

12 ARTEFATOS ENCONTRADOS

13 SALVAMENTO DE PEQUENOS SÍTIOS SEM ALTERAR CONSTRUÇÃO

14 SÍTIO PARICATUBA Local onde a Petrobras planejava originalmente construir o terminal do gasoduto, às margens do Rio Negro. O projeto de Engenharia foi modificado devido à riqueza do patrimônio arqueológico, que demandou trabalhos de pesquisa com mais longa duração.

15 ESCAVAÇÃO DE URNA NO GRANDE SÍTIO DE PARICATUBA

16 SÍTIOS IDENTIFICADOS: URUCU-MANAUS

17 EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

18 PUBLICAÇÃO DE GUIA TEMÁTICO

19 AÇÃO INSTITUCIONAL Apoio à criação do curso “Tecnólogo em Arqueologia”, com duração de 3 anos, campus da UEA em Iranduba, em parceria com a USP. Criação do Centro Comunitário de Arqueologia do Bioma Amazônico

20 CONCLUSÕES A mobilização das equipes de Arqueologia, juntamente com as de Topografia, possibilitou a definição de estratégias de manejo do patrimônio arqueológico na área do empreendimento, não provocando a interrupção das obras pela destruição de sítios. A implantação do CABA permitirá que as coleções sejam depositadas no município de Iranduba, situado nas proximidades de Manaus, atendendo os requisitos do licenciamento.


Carregar ppt "Eduardo Góes Neves (USP-MAE)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google