A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL Samira de Freitas Bolsi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REABILITAÇÃO PROFISSIONAL Samira de Freitas Bolsi."— Transcrição da apresentação:

1 REABILITAÇÃO PROFISSIONAL Samira de Freitas Bolsi

2 Há uma grande variedade de condições que podem levar, sem sombra de dúvida, ao afastamento: são problemas de ordem física, mental, sensorial e orgânica, principalmente, o que torna as soluções buscadas muito complexas e desafiadoras sob todos os aspectos; As implicações de uma doença na vida do ser humano jamais devem ser minimizadas ou reduzidas à sua expressão mais simples; elas podem ter conseqüências não apenas individuais, mas podem também provocar vários problemas familiares, sociais e profissionais; Existem soluções para esses problemas que estão ao alcance do indivíduo, dependendo de sua gravidade, ambiente, planos individuais e familiares e diversos outros fatores; A reabilitação profissional, quando desenvolvida com eficiência, equilíbrio e propriedade, é uma das formas de apoio para que as pessoas necessitadas encontrem solução para suas dificuldades.

3 Conceitos Fundamentais “cidadão é especializado em pintar pára-lama esquerdo de um carro, mas não sabe pintar o “pára-lama direito, que requer outra técnica e outro aprendizado, além de outra vocação”. Habilitar, reabilitar, readaptar;Habilitar, reabilitar, readaptar; Profissão, ocupação;Profissão, ocupação; Tarefa, atividade.Tarefa, atividade.

4 Reabilitação Profissional (Previdência Social) Serviço da Previdência Social que tem o objetivo de oferecer, aos segurados incapacitados para o trabalho (por motivo de doença ou acidente), os meios de reeducação ou readaptação profissional para o seu retorno ao mercado de trabalho. A Previdência Social poderá fornecer aos segurados recursos materiais necessários à reabilitação profissional, incluindo próteses, órteses, taxas de inscrição em cursos profissionalizantes, instrumentos de trabalho, implementos profissionais e auxílios transportes e alimentação. O trabalhador vítima de acidente de trabalho terá prioridade de atendimento no programa de reabilitação profissional. Não há prazo mínimo de contribuição para que o segurado tenha direito à reabilitação profissional.

5 Amparo Previdenciário Benefícios compensatórios: Benefícios compensatórios: – aposentadoria por invalidez; – aposentadoria por idade; – auxílio-doença; – salário-maternidade; – pensão por morte; – auxílio-reclusão. Benefícios indenizatórios: Benefícios indenizatórios: – auxílio-acidente. Prestação de serviços: Prestação de serviços: – serviço social; – reabilitação profissional.

6 Amparo Previdenciário Lei 8.213/91 nova atividade Art. 62. O segurado em gozo de auxílio-doença, insusceptível de recuperação para sua atividade habitual, deverá submeter-se a processo de reabilitação profissional para o exercício de outra atividade. Não cessará o benefício até que seja dado como habilitado para o desempenho de nova atividade que lhe garanta a subsistência ou, quando considerado não-recuperável, for aposentado por invalidez.

7 A existência de doença ou lesão não significa incapacidade. Várias pessoas portadoras de doenças bem definidas (como diabetes, hipertensão arterial, etc.) ou lesões ( seqüelas de poliomielite, amputações de segmentos corporais) podem e devem trabalhar. Entretanto, se houver um agravamento e este agravamento, seja de natureza anatômica, ou funcional, ou de esfera psíquica, impedir o desenvolvimento da atividade, aquelas doenças de lesões não incapacitantes podem se tornar incapacitantes.

8 Encaminhamentos Devemos ver o trabalhador de forma integral, levando em conta todas as suas potencialidades. A reabilitação/readaptação deve ser uma preocupação também da empresa. Trabalhar toda a dinâmica do grupo.

9 Ler Dort – Dimensão física Presença de dor Dor intensa e ininterrupta Dor somente ao usar os membros superiores. Limitações Funcionais Dificuldades para elevar ou sustentar os membros superiores. Dificuldades para mover mãos e punhos. Fadiga precoce e perda de força muscular. Presença de tensão muscular acentuada. Sensações incomodas Parestesias persistentes. Hipotermia e sudorese. Presença de edemas.

10 Realização das tarefas cotidianas Diminuição do ritmo ao realizar tarefas domésticas. Baixa tolerância à escrita. Dificuldades no autocuidado corporal. Aspectos psicológicos Depressão severa. Quadro de ansiedade intensa. Crises de irritabilidade. Aspectos dos relacionamentos Relacionamento familiar conflituoso. sociais e de trabalho Aversão às chefias e colegas de trabalho. Incapacidade para o lazer. Impossibilidade de trabalhar.

11 Assédio Moral É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-o a desistir do emprego.

12 Estudo de caso Discutir: como pode ser realizado a reabilitação profissional nesse caso Levantar os principais sintomas e influências físicas psicológicas e sociais. Levantar uma proposta de reabilitação: Depressão alcoolismo assédio moral Após acidente Tabagismo Ansiedade dependencia Rebite Bournaut Crise de pânico


Carregar ppt "REABILITAÇÃO PROFISSIONAL Samira de Freitas Bolsi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google