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PublicouAna Vitória Gameiro Cabreira Alterado mais de 8 anos atrás
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CULTURA Roque Laraia: antropólogo do museu nacional (UFRJ);
Professor da Universidade Nacional de Brasília; Pesquisa de campo com índios do Brasil.
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DETERMINISMO BIOLÓGICO
Diferenças morfológicas X diferenças culturais Divisão social do trabalho: determinação cultural. Ex. transporte de água no Xingu e nas favelas cariocas: mulheres; o ingresso de mulheres no exército israelense (sem alteração nos resultados)
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DETERMINISMO GEOGRÁFICO
Conceito clássico em final do século XIX: diferenças no ambiente físico condicionam a diversidade cultural A partir de 1920: existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. Conclusão: grande diversidade cultural em u mesmo espaço físico
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DETERMINISMO GEOGRÁFICO
Ex. parque nacional do Xingu: os xinguanos desprezam a caça de mamíferos e preferem as aves e os peixes; os Kayabi preferem as grandes caças (veado, antas) Rejeição da ação mecânica das forças naturais sobre a humanidade puramente receptiva. Posição contemporânea: a cultura age seletivamente sobre a natureza.
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HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA
Final do Sec. XVIII Alemanha: Kultur: aspectos espirituais de uma comunidade; Final do Sec. XVIII França: Civilization: realizações materiais de um povo SÍNTESE: Edward Tylor ( ): Culture: “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade".
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HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA
John Locke ( ): 1690: Ensaio Acerca do Entendimento Humano: ENDOCULTURAÇÃO OPOSTO: A VERDADES INATAS Marvin Harris (1969): antropólogo americano “nenhuma ordem social é baseada em verdades inatas, uma mudança no ambiente resulta numa mudança no comportamento”.
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HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA
Jacques Turgot ( ): o homem retém ideias e as transmite; 1871 Tylor: cultura é todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética; 1917 Kroeber: ruptura dos laços entre o cultural e o biológico. Fim do “anjo decaído”: o homem é o animal que tem comunicação oral e fabrica instrumentos
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HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA: abordagem multilinear
Tylor reafirma a igualdade da natureza humana, "que pode ser estudada com grande precisão na comparação das raças do mesmo grau de civilização". Mais do que preocupado com a diversidade cultural, Tylor preocupa-se com a igualdade existente na humanidade
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HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA: abordagem multilinear
Tylor: A diversidade é explicada por ele como o resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução. Tarefa da antropologia: "estabelecer, grosso modo, uma escala de civilização“ Método de Tylor: colocar as nações européias em um dos extremos da série e em outro as tribos selvagens, dispondo o resto da humanidade entre dois limites.
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HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA: particularismo histórico
Década de 60 século XIX: análise do desenvolvimento das instituições sociais, buscando no passado as explicações para os procedimentos sociais da atualidade Maine em Ancient Law (1861): análise das instituições jurídicas; Bachofen: idéia da promiscuidade primitiva e, conseqüentemente, do matriarcado; McLennan (1865): estudo da instituição do matrimônio a partir dos casamentos por rapto.
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HISTÓRICO DO CONCEITO DE CULTURA: particularismo histórico
Franz Boas ( ): crítica ao evolucionismo de abordagem multilinear de Tylor. Franz Boas: defesa do “particularismo histórico” : cada cultura segue seu caminho em função dos eventos históricos experimentados.
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