A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSORA SUZETE COLÓ ROSETTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSORA SUZETE COLÓ ROSETTO"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSORA SUZETE COLÓ ROSETTO
SANGRIA PROFESSORA SUZETE COLÓ ROSETTO

2 SANGRIA DEFINIÇÃO – Método terapêutico externo que consiste em perfurar os capilares dos vasos sanguíneos ou veias superficiais com agulhas para tratar doenças. UM POUCO DA HISTÓRIA -Esta técnica é utilizada desde os primeiros tempos da acupuntura. Na Idade da Pedra usava-se perfurar a pele com estiletes de pedra para curar enfermidades.Atualmente existem as agulhas triangulares ou com três faces próprias para sangria. Nos livros de Neijing existem citações sobre tratamentos com sangria. Exemplo – Puncionar os 12 pontos ting para reanimar um paciente.

3 Indicada principalmente para situações de Excessos de Calor e estagnação de Sangue nos vasos.
Vivifica o Sangue, dissolve os acúmulos, reduz as inflamações, acalma as dores, dispersa as plenitudes e elimina as acumulações.

4 FUNÇÕES Abaixar a Febre – São utilizadas geralmente para doenças com características de excesso, produzidos por fatores exógenos e por excesso de Yang. Diminuir o calor de Pulmão – P11 e IG1 Acalmar a dor – geralmente por obstrução de canal de energia, estagnação de Ki ou de sangue. Usar pontos ting do meridiano acometido, ou no local junto com ventosa. (dor nos olhos, cabeça, laringe, lombalgia, abdominal, contratura muscular) Casos Urgente – perda súbita de consciência, coma, desmaios, frio nos quatro membros, hipertensão, insolação, intoxicação, vômito e diarréia agudas, coma, convulsões, etc. Antiinfamatório – Em caso de edema e dor- Faringite – R2 Tumefação – traumas por estase de sangue e obstrução de canal de energia e dos colaterais. Utilizada para diminuir a tumefação e acalmar a dor, desobstruindo os canais e ativando a circulação de sangue.

5 PA alta – neste caso para reduzir calor e acalmar Fígado
PA alta – neste caso para reduzir calor e acalmar Fígado. Método emergencial tanto para hipertensão e para cefaléia e náuseas causada pela hipertensão. Asma – para os chineses o Ki é o comandante do sangue e o Sangue é mãe da Energia (Ki) e os dois são inseparáveis. A Asma acontece pela plenitude de Ki de tórax , quando sangramos os colaterais ativa a circulação do sangue e regula o Ki, e acalma a asma. (P1 e IG1). Desintoxicações – traz excelente resultados. Exemplos – Monóxido de Carbono – P11, Álcool – F1, VB44. Tranqüilizante – Utiliza para distúrbios mentais maníacos, insônia, convulsões, pois ela promove a comunicação com os canais de energia, regula a circulação de Ki e sangue, acalma o Fígado eliminando a estagnação e tranqüiliza o paciente. Ajuda eliminar a coceira, epistaxe e vômitos.

6 LOCAIS DE SANGRIA recomenda-se geralmente, puncionar os capilares dos vasos sanguíneos 12 pontos ting ou na ponta dos 10 dedos, no VG26, VB14, nos ápices das orelhas. Ela é feita com agulhas ou espátulas, retirando-se poucas gotas e se for necessário retirar mais sangue, utilizar ventosa. Nos pontos B54 para dor lombar, e P5 para problemas respiratórios, faz-se sangria com ventosa. Nos pontos de tórax, parte superior dos membros, ombros fazer sangria com ventosa. Em doenças agudas fazer sangria uma vez ao dia. Doenças crônicas fazer sangria a cada 2 ou 3 dias.

7 INDICAÇÃO Na medicina Interna – cefaléia, pneumonia, resfriado, asma, colecistite, doenças cerebrovasculares, psicopatia, hipertensão, insolação, intoxicação com monóxido de carbono, febre alta, dores de todo o tipo, náusea, vômito, etc. Na clínica cirúrgica – lombalgia, traumatismos, vasculites, furunculose, inflamações agudas e dermatoses. Em ginecologia – dismenorréia, moléstias climatérias, etc. Em pediatria – convulsões febris, diarréia. Em otorrinolaringologia – síndrome de Ménière, rinite, laringite e faringite aguda, rouquidão, amigdalite aguda, rinite aguda, epistaxe, etc

8 Técnicas de Sangria Agulhada Rápida (Dian Ci): Inserir rapidamente a agulha e não estancar o sangramento. Agulhadas Dispersas (San Ci): Sangrar sobre a borda da linha vermelha que delimita uma região inflamada. Laceração (Tioa Ci): Lacerar uma pequena parte da pele com auxilio da ponta da agulha triangular. Agulhas Agrupadas (Cong Ci): Agulhadas rápidas e próximas sobre uma região específica e deixar sangrar. Agulhadas em Círculo ( Wei Ci): Agulhar rapidamente ao redor de um local doloroso ou inchado.

9 Técnicas de Sangria Shixuan (Pontos extra) -Técnica Dian Ci : Hipertermia, desmaio, insolação, paresia das extremidades dos membros.

10 Técnicas de Sangria SiFeng – Tecnica Dian Ci
Digestão dificil, indigestão, Doença de Chron, desnutrição infantil.

11 Técnicas de Sangria P5 - Técnica Dian Ci : Insolação, vômitos e diarréia aguda. CS3 - Técnica Dian Ci : Insolação, opressão torácica, sentimento de inquietação com sensação de opressão, de calor torácico e de sufocação (agitação ansiosa). B40 ou 54- Técnica Dian Ci : Insolação, vômito e diarréia aguda, lombalgia por acumulo de sangue e contratura de panturrilha. Shier jing (12 pontos Ting)- Técnica Dian Ci : Hipertermia, desmaio, garganta dolorosa, inflamação das amígdalas Ápice da orelha - Técnica Dian Ci: Hipertensão, Cefaléia por subida do Yang do Fígado.

12 Técnicas de Sangria Bafeng - Técnica Dian Ci : Paresia, inchaço doloroso dos pés Baxie - Técnica Dian Ci : Inchaço doloroso da mão, paresia da mão.

13 Técnicas de Sangria Yintang -Técnica Dian Ci :
Cefaléia, Vertigem, desmaio, olhos vermelhos, rinite. Taiyang - Técnica Dian Ci ou San Ci : Cefaléia Olhos vermelhos e dolorosos

14 Técnicas de Sangria VG 20 - Técnica Dian Ci: Cefaléia, desmaio, alucinação, hipertensão arterial P10 - Técnica Dian Ci ou San Ci : Hipertermia, garganta dolorosa, inflamação das amígdalas

15 PREUCAÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES.
Deficiências de Sangue Enfermidades hemorrágicas. Anemia e hipotensão Varizes graves Angiomas Constituição frágil Quando se está utizando medicamentos anticoagulantes Pessoas com sangramentos espontâneos o crônicos. Deve-se explicar o procedimento ao paciente e só executar se for permitido. Esterilização do material é necessário.


Carregar ppt "PROFESSORA SUZETE COLÓ ROSETTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google