A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jogos de Empresas Prof. Ms. Leila Urioste Rosso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jogos de Empresas Prof. Ms. Leila Urioste Rosso"— Transcrição da apresentação:

1 Jogos de Empresas Prof. Ms. Leila Urioste Rosso
MBA Gestão Estratégica de Negócios Anhanguera 2010

2 CONTRATO DISCIPLINAR OBJETIVO: RELACIONAMENTO PROFESSOR & ALUNO
Propiciar um clima favorável para o aprendizado em sala de aula. RELACIONAMENTO PROFESSOR & ALUNO Profissionalismo; Respeito mútuo; Diálogo; Lealdade; Amizade.

3 COMPORTAMENTOS ESPERADOS
CONTRATO DISCIPLINAR COMPORTAMENTOS ESPERADOS Assiduidade; Pontualidade; Participação Ativa nas Aulas; Silêncio/Atenção; Permanência em sala durante as aulas; Celular desligado em sala.

4 CONTRATO DISCIPLINAR QUESTÕES IMPORTANTES
“Lista de Presença” durante o período da aula; Acertos de notas e faltas com a professora somente durante o decorrer do módulo; Antes de levarem “queixas” para a Coordenação, conversar primeiramente com a professora (questão de lealdade); Leituras, estudo, pesquisa são muito importantes para o aprofundamento do assunto abordado em sala;

5 PLANO DE CURSO Objetivos:
Desenvolver habilidades de planejamento organizacional. Desenvolver habilidade de negociação para o alcance dos objetivos organizacionais. Experimentar situações que exijam flexibilidade para o trabalho de grupo. Identificar estratégias de melhoria na Gestão de Negócios.

6 PLANO DE CURSO ATIVIDADES PROPOSTAS:
Apresentação e discussão de vídeos; Trabalhos e jogos; Debates.

7 PLANO DE CURSO Conhecendo o mundo dos jogos Teoria dos Jogos
Conceito & contexto dos jogos de empresa Características e objetivos dos jogos de empresa Vivência

8 PLANO DE CURSO Estrutura e aplicação dos jogos de empresa
Jogos de Empresas & Empreendedorismo Planejamento Estratégico e Participativo

9 PLANO DE CURSO AO FINAL DO MÓDULO, O ALUNO ESTARÁ CAPACITADO PARA:
Perceber e avaliar o estilo de liderança; Transferir conhecimentos e experiência cotidianas para diferentes ambientes de trabalho.

10 PLANO DE CURSO FECHAMENTO: Avaliação final dos alunos.
Participação nos trabalhos em classe. WebQuest.

11 Conhecendo o mundo dos jogos
O fantástico mundo dos jogos. “O homem é um jogador!” Jogo dos gestos e sons Jogo de palavras Jogo dos sentidos (rumo ao conhecimento) Jogo das cores e sons (rumo à arte) Jogo do olhar

12 Conhecendo o mundo dos jogos
“Brincar é a mais elevada forma de pesquisa.” (Albert Einstein) São nos momentos de maior descontração que surgem idéias geniais. O jogo e o “ganha-ganha” – John Nash.

13 Conhecendo o mundo dos jogos
O jogo ultrapassa culturas. Exerce fascinação nas pessoas. Exercício que prepara para a vida. Barreiras e bloqueios são superados. As pessoas usam todo o seu potencial.

14 Conhecendo o mundo dos jogos
Vamos desenhar uma casinha!

15 Conhecendo o mundo dos jogos
Reflexão: Em que momento de nossas vidas nos foi permitido exercitar nossa capacidade de imaginação? A necessidade de tornarmos “adultos responsáveis”.

16 Conhecendo o mundo dos jogos
“O ato de brincar como um conceito sério, leva a uma maior flexibilização do processo decisório e permite compreender as chances do sucesso ou fracasso nos aspectos da vida.” (Jr e Abbondati, 2007, p. 31).

17 Frases que marcam nossas vidas
Passe nas provas ou você vai ficar de castigo! Cumpra as metas ou sua carreira estagnará!

18 Frases que marcam nossas vidas
Se passar de ano, você terá direito a férias! Cumprindo suas metas, você será bonificado!

19 Frases que marcam nossas vidas
Se ficar em recuperação, estudará nas férias ou poderá perder o ano! Não alcançando suas metas, fará horas extras ou será demitido!

20 Metas de conduta sem criatividade
Priorizar o volume de informação e a memorização sobre o uso da inteligência. Desprezar a curiosidade e o interesse, privilegiando programas desvinculados da realidade. Adotar o lema “A obrigação vem em primeiro lugar”, para uma vida responsável. Obs.: existe um “segundo lugar”?

21 Vantagens para quem joga
Exercita a adaptabilidade frente aos imprevistos gerados pelas jogadas dos adversários. Treina o cérebro para lidar com a aleatoriedade, solucionando problemas.

22 Vantagens para quem joga
Sempre ganha, pois aprende como o adversário venceu e acumula experiência. Rompe com as rotinas do cotidiano. Melhora e estreita relacionamentos entre colegas, amigos, pais e filhos (network).

23 Conhecendo o mundo dos jogos
Gestores ganham: Flexibilidade mental Foco Gera novos processos e idéias Expressa suas emoções.

24 Conhecendo o mundo dos jogos
O empreendedor é aquele que arrisca, superando o seu medo de errar. Quando jogamos, percebemos habilidades as quais, muitas vezes, desconhecemos ter em potencial. Ex.: “Pixar” e suas salas criativas.

25 Conhecendo o mundo dos jogos
Respondam: Quais os jogos que mais gostavam quando eram crianças? Quais competências esses jogos exercitavam? Como poderiam ser aplicados na gestão de um negócio?

26 O que é um Jogo de Empresa?
Instrumento que promove o desenvolvimento de habilidades estratégicas e visão empresarial. Realidade organizacional (“laboratório”). Possibilidade de corrigir erros no planejamento e gestão (diferente da realidade).

27 Conceito e contexto dos Jogos de Empresa
Conceitos abrangentes: Exercício seqüencial de tomada de decisões; Estrutura baseada em um modelo de conhecimento empresarial; Os participantes assumem o papel de administradores de empresas.

28 Conceito e contexto dos Jogos de Empresa
Durante o processamento do jogo, é exigido de seus jogadores: Ouvir, processar, entender e repassar informações; Dar e receber feedback efetivamente; Discordar, respeitando a opinião dos outros; Cooperar; Dar espaço para os colegas; Ser flexível ao tratar com idéias conflitantes.

29 Conceito e contexto dos Jogos de Empresa
Processo de gestão simulada composto por: Cenário (contexto proposto); Jogadores (organizados em grupos); Rodadas e variáveis (desafios).

30 Características dos Jogos de Empresa
Processo dinâmico e flexível; Promove interação entre os participantes e o meio simulado. São maissimples que o mundo real.

31 Características dos Jogos de Empresa
Representam a realidade da empresa; Definição de papéis claros sejam estes estruturados ou não; Regras claras e bem entendidas pelos participantes;

32 Objetivos dos Jogos de Empresa
Evitar erros em uma situação real; Desenvolver habilidades nas análises e nas interpretações de negócios; Estimular o desenvolvimento de relações interpessoais;

33 Objetivos dos Jogos de Empresa
Propiciar a experiência no processo de tomada de decisão; Estimular a avaliação de resultados e de desempenhos; Aumentar a motivação das equipes.

34 Situações em que as decisões não são racionais
Quando é baseado nas emoções; desejo pelos objetivos impede o agente de observar às informações contrárias à expectativa de sucesso.

35 Situações em que as decisões não são racionais
Quando é baseado na tradição; romper com a tradição pode ser significativamente mais caro que os benefícios de uma melhor opção.

36 Situações em que as decisões não são racionais
Quando é baseado nos valores; surge quando algum imperativo ético, religioso ou político influencia a tomada de decisão.

37 Mitos sobre os Jogos 1. "Se brinco não aprendo"
2. "Jogos demandam muito tempo de planejamento“ 3. "Tenho medo de os treinando não entrarem no jogo" 4. "Não gosto de incentivar a competição, ela já é muito forte nas empresas“ 5. “O jogo torna as pessoas agressivas" 6. "Com uma boa teoria, as pessoas aprendem mais“ 7. No jogo, não tenho controle da aprendizagem" 8. Fico inseguro por não possuir referencial teórico sobre jogos“ 9. "Não tenho habilidade criativa, logo não posso usar jogos" 10. "Adulto não gosta de atividades lúdicas"

38 Mitos sobre os Jogos 3. "Tenho medo de os treinando não entrarem no jogo" 4. "Não gosto de incentivar a competição, ela já é muito forte nas empresas“ 5. “O jogo torna as pessoas agressivas" 6. "Com uma boa teoria, as pessoas aprendem mais“ 7. No jogo, não tenho controle da aprendizagem" 8. Fico inseguro por não possuir referencial teórico sobre jogos“ 9. "Não tenho habilidade criativa, logo não posso usar jogos" 10. "Adulto não gosta de atividades lúdicas"

39 Mitos sobre os Jogos 5. “O jogo torna as pessoas agressivas"
6. "Com uma boa teoria, as pessoas aprendem mais“ 7. No jogo, não tenho controle da aprendizagem" 8. Fico inseguro por não possuir referencial teórico sobre jogos“ 9. "Não tenho habilidade criativa, logo não posso usar jogos" 10. "Adulto não gosta de atividades lúdicas"

40 Mitos sobre os Jogos 7. No jogo, não tenho controle da aprendizagem"
8. Fico inseguro por não possuir referencial teórico sobre jogos“ 9. "Não tenho habilidade criativa, logo não posso usar jogos" 10. "Adulto não gosta de atividades lúdicas"

41 Mitos sobre os Jogos 9. "Não tenho habilidade criativa, logo não posso usar jogos" 10. "Adulto não gosta de atividades lúdicas"

42 Mitos sobre os Jogos Reúnam-se em grupos e conversem sobre os mitos apresentados. Por que esses mitos existem? Quais os contra-argumentos para esses mitos desaparecerem?

43 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO COM QUALIDADE
OFICINA DE PIPAS PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO COM QUALIDADE

44 Objetivo Permitir ao grupo vivenciar uma situação que exige:
planejar em equipe; executar planos de outras áreas; organizar o processo produtivo; controlar custos; negociar informações; liderança; comunicar de forma efetiva.

45 Cenário Somos uma empresa que trabalha com a confecção de pipas.
Grande maratona mundial. Modelos já são muito conhecidos. Queremos ganhar o primeiro prêmio.

46 Cenário Estamos divididos em várias filiais.
A meta é confeccionar pipas para o concurso, segundo critérios de qualidade estabelecidos no regulamento.

47 Cenário Não se trata de um concurso para ver a pipa mais bonita ou que voa mais alto; É um desafio que avaliará: o planejamento da empresa, a divulgação que ela faz de seus produtos e a organização de sua produção.

48 Cenário Iniciaremos com o planejamento e compra dos materiais.
A empresa dará um prazo de 60 dias para confeccionar os modelos (o equivalente a uma hora). E 15 dias os testes de vôo (o equivalente a 15 minutos).

49 Regras Gerais Término da rodada: apresentação dos resultados;
análise dos resultados da equipe (fechamento do caixa).

50 Regras Gerais Último dia apresentação do Book
descrição detalhada de todas as fases, análise da atuação frente as rodadas, “passar a limpo” o que foi construído no decorrer de cada rodada.

51 Regras Gerais Tempo: As tarefas terão um tempo em cada rodada.
Atraso = multa de R$10,00 por minuto de atraso. Nenhum valor será acrescido à empresa que terminar a tarefa antes do tempo estipulado.

52 Regras Gerais Capital: O capital inicial de cada empresa será nulo.
As filiais conquistarão o dinheiro para a compra dos materiais em cada fase. Cada fase tem um valor que poderá ser acrescido ou descontado do capital da empresa, dependendo de seu desempenho.

53 Regras Gerais Liderança:
Para cada tarefa, deverá ser eleito um líder que ficará responsável por: Organizar a equipe, Tirar dúvidas com a facilitadora, Comunicar-se com a outra equipe, Apresentar o trabalho da rodada.

54 Regras Gerais Comissão Avaliadora:
Formada por um membro de cada equipe. Responsável, junto com a docente, por analisar e pontuar os trabalhos dos grupos.

55 Regras Gerais A filial que terminar o jogo com maior dinheiro em caixa, ganha o jogo.

56 Indicadores de competências
Técnicas de planejamento Flexibilidade Administração do tempo Estilos de liderança

57 Rodadas 1. Plano de negócios Nascimento da Empresa
Ajustes das Estratégias Principais

58 Rodadas 2. Planejamento de Marketing Meios de divulgação
Estratégia de vendas Imagem do produto

59 Rodadas 3. Planejamento Financeiro
Elaboração dos modelos a serem confeccionados. Compra de materiais Preços das pipas

60 Rodadas 4. Operacionalização Confecção das Pipas

61 Rodadas 5. Teste de vôo

62 Rodadas 6. FECHAMENTO E APRESENTAÇÃO DO BOOK DA EMPRESA

63 Divisão dos Grupos Máximo 5 participantes.


Carregar ppt "Jogos de Empresas Prof. Ms. Leila Urioste Rosso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google