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GRUPOS E AGREGADOS SOCIAIS

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Apresentação em tema: "GRUPOS E AGREGADOS SOCIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 GRUPOS E AGREGADOS SOCIAIS
AGRUPAMENTOS SOCIAIS GRUPOS E AGREGADOS SOCIAIS

2 Grupos sociais Significa a reunião de pessoas que estão mutuamente em integração, associadas pela interação social que é responsável em manter alguma forma de organização, na medida em que realizam ações conjuntas de interesse comum aos membros participantes.

3 Grupo familiar – representado pela família;
Grupo vicinal – formado pela vizinhança; Grupo educativo – desenvolvido na escola; Grupo religioso – formado por instituições religiosas (católica, evangélica, espírita etc.); Grupo de lazer – formado por clubes, associações esportivas, grupo de teatro etc.; Grupo profissional – constituído por profissionais que trabalham em empresas, escritório, lojas etc.; Grupo político – formado por militantes de partidos políticos, e por integrantes do estado etc. Apresentam hábitos, normas e costumes próprios, divisão de funções e posições sociais definidas. Ao longo da vida as pessoas participam de vários grupos sociais, sendo os principais:

4 Principais características dos grupos sociais
Pluralidade de indivíduos – grupo dá ideia de coletividade: há sempre mais de uma pessoa no grupo; Interação social – para que haja grupo é preciso que os indivíduos interajam; Organização - uma certa ordem interna é necessário para que o grupo se mantenha estável; Objetividade e exterioridade – os grupos sociais são superiores e exteriores ao indivíduo, isto é, quando uma pessoa entra no grupo, ele já existe; quando sai ele continua a existir; Conteúdo intencional ou objetivo comum - os membros de um grupo unem-se em torno de certos princípios ou valores para atingir um objetivo comum; quando uma parte dele coloca em dúvida algum desses princípios, o grupo se desagrega ou sofre divisões; Consciência grupal ou sentimento de “nós” – são as maneiras de pensar, sentir e agir próprias do grupo; existe um sentimento mais ou menos forte de compartilhamento de uma série de ideias, valores e modos de agir; Continuidade – as interações devem ter certa duração. Tipos de Grupos Sociais Primários- predominam os contatos sociais primários (a família, os vizinhos, o grupo de lazer); Secundários- predominam os contatos sociais secundários (grupos político e profissional); Intermediários – aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas (escola)

5 Agregados sociais Tipos de agregados sociais
Reunião de pessoas com fraco sentimento grupal, que mesmo assim conseguem manter ente si um mínimo de comunicação e relações sociais. Não tem estrutura estável nem hierarquia de posições e funções. As pessoas são desconhecidas entre si e o contato social tem pequena duração. Tipos de agregados sociais Multidão, Público e Massa Multidão (exemplo: carnaval e grupos que observam um acidente) Tem como características: Falta de organização; Anonimato; Objetivos comuns; Indiferenciação; Proximidade física Integração ocasional

6 Público (assistir competição esportiva, show musical...)
Espontâneo; Amorfo; Não necessita de contato físico; A comunicação é recebida por diversos meios de comunicação Integração intencional. Aqui todos os indivíduos recebem o mesmo estímulo . Os modos de pensar, agir e sentir do público compõem o que é conhecido como opinião pública. Massa Espontânea; Recebem opiniões formadas (mais ou menos passiva) veiculadas pelos meios de comunicação Agrupamento relativamente grande de pessoas separadas e desconhecidas umas das outras; Não exprime opinião em relação aos estímulos externos e dos meios de comunicação de massa. (exemplo: propaganda de produtos na TV e lideres demagógicos – induzir pessoas a agirem de forma emotiva e irracional); O comportamento tende a ser manipulado, reage de forma espontânea, impensada e sem ter consciência de grupo.

7 Mecanismos de sustentação dos grupos sociais
Objetivo: manter os grupos sociais coesos Liderança; Normas e sanções sociais; Símbolos; Valores sociais Liderança – capacidade de chefiar, comandar ou orientar um grupo de indivíduos em qualquer tipo de ação. Tipos de liderança (dominação) Institucional (chefe de família; gerente; diretor; presidente) Pessoal/ Carismática – a que se origina das qualidades pessoais do líder. Tradicional (na religião ou na monarquia)

8 Normas e sanções sociais
São as regras sociais de conduta que dão coesão, orientam e controlam o comportamento das pessoas. As normas sociais correspondem a uma sanção social que é uma recompensa, ou uma punição, que o grupo ou a sociedade atribui ao indivíduo diante do seu comportamento social, sendo estas: Aprovativas; Reprovativas. Símbolo Representa ou substitui alguma coisa, geralmente mais complexa e abstrata; O valor ou significado é atribuído pelas pessoas que o utilizam. (aliança, bandeira, cruz, cor etc.); São convenções, pois cada sociedade ou grupo social pode se utilizar de símbolos diferentes para exprimir o mesmo significado (ex.: linguagem: menino, boy, garçon e bambino); Todo comportamento humano é simbólico é todo comportamento simbólico é humano.

9 Valores Sociais Quanto maior o contexto social, maior a variedade de opiniões, de princípios, de valores sociais, muitas vezes conflitantes. Os valores sociais variam no espaço e no tempo, em função de cada época, de cada geração e de cada sociedade. A ocorrência de mudança nos valores sociais configura uma crise de valores. Ex.: o papel do homem no trabalho doméstico; comportamento sexual de homens e mulheres; conflitos entre gerações.

10 Sociologia da Juventude
Interesse acadêmico a partir de 1960, devido ao surgimento de formas ousadas de manifestações culturais e comportamento de grupos de jovens contestando abertamente os padrões sociais estabelecidos. Faixa etária de 14 aos 19 anos; Período da vida em que o jovens completa seu desenvolvimento físico e passa por importantes mudanças biológicas, psicológicas e sociais. Geração estatisticamente crescente: 1980 a 1990 – 1 milhão 1990 a 2000 – 2,3 milhões Problemas contemporâneos para juventude: Mercado de trabalho; Educação; Violência/ marginalidade

11 Sistemas de status e papéis sociais
Os indivíduos ocupam na sociedade em que vive posições sociais, que lhes dão maior ou menor valor, prestígio social e poder (patrão – empregado, aluno – professor). Status social: Direitos, deveres, manifestações de prestígio e privilégios. Os indivíduos ocupam tantos status quantos são os grupos sociais a que pertencem (ex.: um chefe de família que é gerente de vendas, sócio de um clube, freqüenta a igreja do bairro e participa de um partido político). Tipos de status: Atribuído – idade , sexo, raça, laços de parentesco, classe social etc; Adquirido - qualidades pessoais do indivíduo. Papel Social São os comportamentos que o grupo social espera de qualquer pessoa que ocupe determinado status social (tarefas e obrigações do status). Status e papeis sociais são inseparáveis.

12 Estrutura e organização social
Estrutura social é a totalidade dos status existentes num determinado grupo social ou numa sociedade, onde cada participante desempenha um papel correspondente à posição social que ocupa. Organização social é o conjunto de todas as ações realizadas pelos membros de um grupo ou sociedade, ou seja, se refere às relações que se estabelecem entre as partes Estrutura social X Organização social Estático/ que existe algo dinâmico/ em movimento Totalidade entre as partes relações estabelecidas entre as parte


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