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Metodologia do Trabalho Científico Edgard Cornachione Silvia Casa Nova

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Apresentação em tema: "Metodologia do Trabalho Científico Edgard Cornachione Silvia Casa Nova"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do Trabalho Científico Edgard Cornachione Silvia Casa Nova
Daniel Ramos Nogueira #06

2 But first… Tarefas: Atividade (postar no Moodle):
- Leitura prévia [Cap. 4 Sampieri et al (2006)] Atividade (postar no Moodle): Reação a Palestra sobre Pesquisa Quantitativa

3 Temas Introdução (curso, temas, projetos)
Conhecimento científico & sociedade Processo de pesquisa Ideias, questão de pesquisa e problema Fontes e bases de pesquisa Pós em Controladoria e Contabilidade Pesquisa Quantitativa em CC Pesquisa bibliográfica Pesquisa em Controladoria e Contabilidade Elementos formais do trabalho científico Pesquisa Qualitativa em CC Coleta de dados (questionário, entrevistas e Focus groups) Relato de uma experiência

4 Auto análise da bibliografia proposta no Formulário 1
Warming up... ? ? ? ? Auto análise da bibliografia proposta no Formulário 1

5 Marco Teórico!? Brainstorming O que é Teoria?

6 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
O que é Teoria? A definição científica é: Toda a investigação requer uma definição científica para explicar as situações em que um fenômeno ocorre e quais fatores influenciam a jogar o mesmo rigor do conhecimento científico. O termo "teoria" tem sido usado de diferentes maneiras para indicar problemas diferentes. Segundo Kerlinger (2002, p. 10): “uma teoria é um conjunto de conceitos (constructos), definições e proposições relacionadas entre si, que apresentam uma visão sistemática de fenômenos especificando relações entre variáveis, com o objetivo de explicar e prever os fenômenos”.

7 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
O que é Teoria? Assim, uma teoria descreve, explica e prevê fenômenos da realidade, além disso sistematiza e aumenta o conhecimento sobre o fenômeno. Pode ser acompanhada de: Modelos gráficos. Variáveis. Fatores.

8 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Funções da Teoria? As teorias são desenvolvidas para: EXPLICAR Dizer o porquê Como  ocorre um fenômeno. Quando SISTEMATIZAR: ou dar ordens para o conhecimento de um fenômeno ou uma realidade. PREVISÃO: fazer inferências sobre como manifestará ou ocorrerá o fenômeno dadas certas condições.

9 Os pesquisadores utilizam na teoria os enfoques:
Uso da Teoria conforme os enfoques O uso da teoria deve ser coerente com a abordagem escolhida para a investigação de (Grinnell, 1997). Os pesquisadores utilizam na teoria os enfoques: Quantitativos: desde do início do estudo buscam uma teoria disponível para se fundamentarem. Qualitativo: concentram-se seu estudo sobre a situação, o trabalho de campo e as pessoas nele envolvidas.

10 Critérios comuns para avaliar uma Teoria?
Capacidade de descrição, explicação e predição. Deve ser capaz de definir o fenômeno, suas características, componentes e condições. Deve aumentar a compreensão das causas do fenômeno através de evidências empíricas. Deve ser possível prever, pelo menos parcialmente, a manifestação futura do fenômeno. Consistência lógica As proposições que compõem a teoria devem ser inter-relacionadas, mutuamente excludentes e não cair em contradições. Perspectiva Refere-se ao nível de generalização. Frutificação (heurística) É a capacidade de uma teoria para gerar novas questões e descobertas (Inovação-Inventar). Parcimônia Simples, fácil.

11 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
The best: Marco Teórico Fundamental em qualquer estudo. Será a base para as deduções e fontes das hipóteses em estudos quantitativos. Necessário nas pesquisas qualitativas, mas seu papel é diferente, visto que pode surgir: após uma imersão no campo de investigação (processo indutivo); paralelamente ao processo de pesquisa; como último passo do processo de investigação.

12 Síntese Elaboração do Marco Teórico O que é Marco Teórico? Funções
Etapas Revisão da Literatura Adoção de uma TEORIA

13 O que é? É um compêndio escrito de artigos, livros e outros documentos que descrevem o estado passado e atual do conhecimento sobre o problema que está sendo estudado. O marco teórico ajuda a documentar como a pesquisa acrescenta valor à literatura existente. Dá sustentação teórica para o tema de pesquisa. Consiste em analisar e expor as teorias, enfoques, pesquisas e antecedentes que se considerem válidos para um correto enquadramento do estudo.

14 Funções do Marco Teórico
O que é Marco Teórico? Ajudar a prevenir erros. Orientar o estudo. Ampliar o horizonte. Inspirar novos estudos. Auxiliar no estabelecimento de hipóteses. Fornecer um marco de referência. Funções Elaboração do Marco Teórico Etapas Revisão da Literatura Adoção de uma TEORIA

15 Etapas do Marco Teórico
Ajudar a prevenir erros. Orientar o estudo. Ampliar o horizonte. Inspirar novos estudos. Auxiliar no estabelecimento de hipóteses. Fornecer um marco de referência. O que é Marco Teórico? Funções Etapas Elaboração do Marco Teórico O desenvolvimentode uma perspectiva teórica o de referência. Adoção de uma TEORIA Revisão da Literatura Deve ser seletiva FASES Fontes são: Primárias (diretas) Secundárias Terciárias

16 Etapas do Marco Teórico
Revisão de literatura. Adoção de uma teoria ou desenvolvimento de uma perspectiva teórica ou de referência. A revisão de literatura consiste em identificar, obter e consultar a bibliografia e outros materiais que sejam úteis para os objetivos do estudo, do qual se deve extrair e recompilar a informação relevante e necessária sobre o problema de pesquisa.

17 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Marco Teórico: O que devemos buscar? TEORIAS Definições Proposições ou hipóteses Dados Casos Instrumentos Métodos Exemplos

18 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Marco Teórico: Onde buscarmos? Pesquisas e estudos específicos sobre o tema Depoimentos de especialistas (Particular e geral, porém de instituções) Fóruns Ensaios, livros e documentos a respeito do tema RECENTES CLÁSSICOS PASSADOS

19 Tipos de Fontes do Marco Teórico
Classificação dos três tipos básicos de fontes de informação: Fontes primárias (diretas): Constituem as informações de “primeira mão” e é objetivo da pesquisa bibliográfica ou revisão de literatura. Exemplos: livros, antologias, artigos de periódicos, monografias, teses e dissertações, documentos oficiais, etc. Fontes secundárias: São compilações, resumos e listas de referência publicadas nas fontes primárias. Fontes terciárias: Documentos que reúnem informação de fontes secundárias (títulos de periódicos, nomes de eventos especializados, empresas, associações, institutos de pesquisas, relatórios governamentais etc.). São úteis para detectar fontes não documentais como organizações, associações ou institutos, órgãos de governo que realizem pesquisas).

20 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Processo para Elaborar o Marco Teórico Detectar a BIBLIOGRAFIA ADEQUADA. Extração e compilação da informação de interesse da literatura Obter e consultar a bibliografia adequada. Análise da perspectiva ou panorama e organização da informação. Desenvolvimento do MARCO TEÓRICO.

21 Hernández Sampieri (c) 2006. Derechos reservados McGraw-HIll
Marco Teórico pode revelar: Teoria já completamente desenvolvida, com evidência empírica Várias teorias desenvolvidas sobre o assunto. Partes de teoria com base empírica Instruções ainda não estudadas ou ideias vagamente relacionadas La información recopilada puede revelar: Que existe una o varias teorías completamente desarrolladas, con abundante evidencia empírica (datos reales) y que aplica al tema de investigación. Que hay “piezas o trozos” de teoría con apoyo empírico moderado o limitado. Que solamente existen guías aún no estudiadas e ideas vagamente relacionadas con el problema.

22 Elaboração do Marco Teórico
Em resumo, Concluindo… O que é Marco Teórico? Ajudar a prevenir erros. Orientar o estudo. Ampliar o horizonte. Inspirar novos estudos. Auxiliar no estabelecimento de das hipóteses. Fornecer um marco de referência. Funções Elaboração do Marco Teórico Explicar o fenômeno Predizer o fenômeno Sistematizar o conhecimento. Etapas Funções Revisão da Literatura Adoção de uma TEORIA Capacidade de descrição, explicação e predição. Consistência lógica Perspectivas Inovação Simplicidade Fases: - Revisão - Detecção - Pesquisa - Extração e recompilação - Construção do marco teórico Deve ser seletiva Características Fontes são: Primárias (diretas) Secundárias Terciárias

23 Para Próxima Aula Atividade (no Moodle):
- Quiz 2 - até 7/10 as 18h55min.

24 Atividade em Sala Bibliografía Rever as Bibliografias propostas no formulário 1 e propor Inclusões e Exclusões. 24 24

25 Referências Bibliografía
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Hernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Tradução Fátima Conceição Murad, Melissa Kassner, Sheila Clara Dystyler, 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. Slide de Tutoría a cargo de: Anny Acosta et al. Marco Teórico. Disponível em: < Acesso em: 10/09/09 25 25


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