A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009. Uma alimentação saudável é aquela que é : - acessível, - não é cara, - variada, - saborosa, - equilibrada em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009. Uma alimentação saudável é aquela que é : - acessível, - não é cara, - variada, - saborosa, - equilibrada em."— Transcrição da apresentação:

1 Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009

2 Uma alimentação saudável é aquela que é : - acessível, - não é cara, - variada, - saborosa, - equilibrada em quantidade e qualidade, - colorida, - segura sanitariamente.

3 Os 10 passos para uma alimentação saudável 1.Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar). Não pule as refeições Evite “beliscar” entre as refeições Saboreie a sua refeição, coma devagar Valorize os alimentos típicos da sua região

4 2. Inclua diariamente alimentos como arroz, milho, trigo, pães, massas batata e mandioca nas refeições. Esses alimentos são as mais importantes fontes de energia e devem ser o principal componente da maioria das refeições; Dê preferência aos grãos integrais.

5 3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras e frutas. Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras e devem estar presentes diariamente nas refeições, pois contribuem para a proteção à saúde e diminuição do risco de ocorrência de várias doenças. Prefira comer esses alimentos crus. Compre os alimentos da época pois são mais baratos e nutritivos.

6 4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Arroz e feijão são uma combinação completa de proteínas e excelente para a saúde. Outros tipos de leguminosas, como a soja, o grão-de-bico, a ervilha e a lentilha também são ótimas opções.

7 5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carne, aves, peixes ou ovos. Leite e derivados = principais fontes de cálcio Carnes, aves, peixes e ovos são fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves !!! Os adultos devem preferir leite e derivados com menores quantidades de gorduras (desnatados). Vísceras e miúdos, como o fígado bovino, moela, coração de galinha, são excelentes fontes de ferro, nutriente essencial para evitar anemia.

8 6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleo, azeite, manteiga ou margarina. Reduza o consumo de alimentos gordurosos para, no máximo, uma vez por semana. Evite frituras. Use pequenas quantidades de óleo quando cozinhar, Prefira usar o azeite de oliva para temperar saladas, do que para cozinhar Fique atento aos rótulos dos alimentos.

9 7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, biscoitos doces e recheados e outras guloseimas. Diminua o consumo de refrigerantes e de sucos industrializados; a maioria dessas bebidas contém corantes, açúcar ou adoçantes artificiais, que não são bons para a saúde. Prefira bolos, pães e biscoitos doces preparados em casa, sem cobertura ou recheio.

10 8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, embutidos, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas e temperos prontos. Prefira utilizar temperos como cheiro verde, alho, cebola e ervas frescas para temperar do que os temperos prontos.

11 9. Beba bastante água !!! A água é muito importante para o bom funcionamento do organismo. O intestino funciona melhor e o corpo fica hidratado. Use água tratada, fervida ou filtrada para beber e cozinhar.

12 10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Movimente-se! Descubra um tipo de atividade física agradável, o prazer é também fundamental para a saúde. Evitar o fumo e o consumo freqüente de bebida alcoólica também ajuda a diminuir o risco de doenças graves, como câncer e cirrose, e pode contribuir para melhorar a qualidade de vida.

13 projetosaude2009@yahoo.com.br e até a semana que vem... OBRIGADA !!!


Carregar ppt "Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009. Uma alimentação saudável é aquela que é : - acessível, - não é cara, - variada, - saborosa, - equilibrada em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google