A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicoterapia e Psicanálise

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicoterapia e Psicanálise"— Transcrição da apresentação:

1 Psicoterapia e Psicanálise

2 Psicoterapia e Psicanálise
Para Freud, psicanálise é: Um procedimento de investigação, que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito.Este método baseia-se principalmente nas associações livres do sujeito, que são a garantia da validade da interpretação. A interpretação psicanalítica pode-se estender a produções humanas para quais não se dispõe de associações livres;

3 Psicoterapia e Psicanálise
Um método de tratamento baseado nesta investigação e especificado pela interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo. O emprego da psicanálise como sinônimo de tratamento psicanalítico está ligado a este sentido; exemplo: começar uma psicanálise (uma análise).

4 Psicoterapia e Psicanálise
Uma disciplina científica: um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas em que são sistematizados os dados introduzidos pelo método psicanalítico de investigação e tratamento.

5 Psicoterapia e Psicanálise
Psicoterapia: termo genérico que costuma ser empregado para designar qualquer tratamento realizado com métodos e propósitos psicológicos.Engloba uma série de possibilidades psicoterápicas, psicanalíticas ou não psicanalíticas. Ex: aconselhamento, orientação diretiva e sugestiva,ab-reação, psicoterapia de apoio, terapia cognitiva ou comportamental, psicodrama, etc.

6 Psicoterapia e Psicanálise
Psicoterapia Psicanalítica ou de base analítica: Forma de psicoterapia que se apóia nos princípios teóricos e técnicos da psicanálise, sem todavia realizar as condições de um tratamento psicanalítico rigoroso. Exemplo: psicoterapia de apoio de base psicanalítica, vai trabalhar os mecanismos defensivos do ego, sem se aprofundar na dinâmica dos conflitos pulsionais inconscientes.

7 Psicoterapia e Psicanálise
Psicanálise: modalidade de tratamento que se restringe aos referenciais e fundamentos da modalidade psicanalítica. O terapeuta trabalha com a noção dos princípios e leis que regem o inconsciente dinâmico e a prática clínica conserva uma obediência aos requisitos psicanalíticos básicos: instituição e manutenção de um setting, atenção na existência de um campo analítico (resistência, transferência, contratransferência) e interpretação.

8 Psicoterapia e Psicanálise
Analistas estudiosos do confronto em “Psicoterapia e Psicanálise”, são divididos em 3 grupos: 1) aqueles que consideram a existência de diferenças claras e radicais entre ambas e advogam a necessidade que se estabeleça uma nítida delimitação das mesmas. 2) Autores que se posicionaram na convicção de que a diferença entre psicoterapia e psicanálise é mais de natureza quantitativa do qualitativa.

9 Psicoterapia e Psicanálise
3) Autores que consideram que existe um largo espectro de metas, indicações, contra-indicações, técnicas, processos, com os extremos bem diferenciados, porém com muitos pontos que tangenciam, superpõem e até confunde-se entre si.

10 Psicoterapia e Psicanálise
Resumindo: A expressão “psicoterapia” é mais abrangente do que “psicanálise”, sendo que está ultima é mais restrita e não deixa de ser uma das diversas formas de psicoterapia; Existe uma diferença tênue entre ambas; O problema da distinção entre psicanálise e psicoterapia pode ficar muito facilitada se seguirmos estritamente os postulados técnicos recomendados por Freud recomendados por Freud(livre associação das idéias, neutralidade, abstinência, anonimato do analista, interpretação centradas no aqui e agora da neurose transferêncial).

11 Psicoterapia e Psicanálise
Podemos nos questionar se na análise contemporânea existe uma técnica analítica única ou se existem princípios técnicos básicos que se instrumentam de modo distinto, conforme forem as diferentes estruturas e circunstâncias especificas de cada paciente.È necessário considerar a influência dos postulados teóricos nos quais o analista está ancorado.

12 Psicoterapia e Psicanálise
Os “elementos da psicanálise” são virtualmente os mesmos, serão as combinações entre os elementos que determinam as inúmeras e diferentes formas no campo analítico. E isto vai depender do tipo de estrutura de cada paciente.

13 Psicoterapia e Psicanálise
Método analítico: unifica e mantém a diferença entre psicanálise e psicoterapia psicanalítica.

14 Psicoterapia e Psicanálise
Transformações Conceituais: Na pessoa do paciente: A clínica de hoje difere da clinica de um século atrás, houve uma mudança no perfil caracterológico do paciente,mudanças socioculturais e fatores de ordem econômica. Este conjunto de fatores também tem uma repercussão direta na determinação do tipo de cultura, motivação e possibilidade para um tratamento psicanalítico.

15 Psicoterapia e Psicanálise
O paciente deve possuir o que Bion chama de “ função psicanalítica da personalidade”. Esta capacidade é inata, está intimamente ligada a busca da verdade e de conhecimentos. Se isso existir o terapeuta vai levar em conta muito mais a questão da acessibilidade (motivação da pessoa que procura o tratamento) do que o critério de analisabilidade (aspectos de rótulo diagnóstico e de perspectiva prognóstica)

16 Psicoterapia e Psicanálise
Na pessoa do analista: O analista deixa de ser uma pessoa distante e infalível para ter com o paciente uma permanente interação afetiva, onde ambos com algum grau de angústia, influenciam-se reciprocamente através de continuados movimentos transferenciais-contratransferenciais Além do analista ter uma sólida formação teórica, ele precisa também ter “ condições necessárias míninas” (Bion), para conter uma forte carga projetiva de angústias, assim como prover e preencher os “buracos negros” que compõem os vazios existenciais de pacientes regressivos.

17 Psicoterapia e Psicanálise
Para isso, ele precisa ter: empatia, continência,intuição, amor as verdades e á liberdade, respeito á autonomia do outro, capacidade para suportar dor mental, frustrações e decepções, prazer da criação e possuir um talento especial para a prática da ciência e arte psicanalítica.

18 Psicoterapia e Psicanálise
È necessário que o analista tenha um conhecimento de seus alcances e possibilidades, assim como os limites e limitações seus e da ciência psicanalítica.

19 Psicoterapia e Psicanálise
Mudanças no processo psicanalítico: Número de sessões: o que diferenciava a psicanálise da psicoterapia era o número de sessões. A psicanálise propõe um setting com um mínimo de quatro sessões, com o objetivo de proporcionar a formação de uma neurose de transferência. A psicoterapia não ultrapassa a duas sessões,para não permitir a instalação da referida neurose de transferência

20 Psicoterapia e Psicanálise
O uso de divã: Importante instrumento da prática psicanalítica; Seu valor não deve ser maior do que a própria formação do analista; Ele deve ser usado para que o analisando possa ter uma liberdade interna e, por conseguinte, viver a sua conduta exterior de forma livre.

21 Psicoterapia e Psicanálise
Análise do Consciente: Atualmente os psicanalistas também preocupam-se com a maneira como “ o consciente e o inconsciente do paciente comunicam-se entre si”, ou seja, não estão preocupados apenas em “tornar consciente o inconsciente”, mas também a análise das funções do ego (conscientes e inconscientes).

22 Psicoterapia e Psicanálise
Fatores Sócio-Econômicos Em função da inclusão do método analítico nos planos de saúde,o setting habitual da psicanálise está sendo repensado, aumentando a superposição entre psicanálise e psicoterapia.


Carregar ppt "Psicoterapia e Psicanálise"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google