A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funções Mentais Superiores Linguagem e Pensamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funções Mentais Superiores Linguagem e Pensamento"— Transcrição da apresentação:

1 Funções Mentais Superiores Linguagem e Pensamento
Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos Disciplina: Psicologia Organizacional Profª M. Maria de Lourdes Sgorbissa 2009

2 Linguagem . “Do oceano do som emerge a vida da polifonia,
Do viscoso lodo das palavras, do granizo e da nevasca Das impressões verbais, Das idéias e dos pensamentos inexatos , das palavras que lhe tomam espaço, Desvela-se a seqüência harmônica da frase, e a beleza das palavras mágicas.” (T.S. Elliot. Poesia. 4ª ed. R. J. Nova Fronteira, 1981,p. 192) .

3 Linguagem e pensamento
Conceitos “A linguagem é, efetivamente um produto social” (Hall, Lindzey e Campbell) Para dominar uma linguagem, a pessoa tem de representar, mentalmente, alguma coisa por som, imagem ou signo. O usuário de uma linguagem precisa compreender regras. (Davidof, 1983:286). As palavras ajudam a pensar sobre pessoas e objetos não presentes, assim, expandem, restringem, limitam o pensamento.

4 Linguagem e pensamento Conceitos
O pensamento é “a atividade mental associada com o processamento, a compreensão e a comunicação da informação”, (Myers, 1999:216) e compreende atividades mentais como raciocinar; resolver problemas e formar conceitos. Pouco se entende de seus mecanismos. O sucesso na solução de problemas liga-se à forma de pensar.

5 Desenvolvimento do pensamento
Conceitos Para Jean Piaget “ Inteligência é a capacidade de utilizar o pensamento para a solução de problemas “. Este conceito é o que melhor se aplica à Administração.

6 Estágios do Desenvolvimento
Segundo Jean Piaget 1º Estágio: sensório-motor: do nascimento até o segundo ano de vida aproximadamente. A criança descobre o mundo e a si mesma, fisicamente. O domínio do corpo é incompleto e inicia-se a aquisição da linguagem.

7 Estágios do Desenvolvimento
Segundo Jean Piaget 2º Estágio: pré-operacional: aproximadamente do 3º até o 7º ano. A criança inicia a solução de problemas com objetos concretos até o final do 5º ano, a maioria utiliza a mesma linguagem empregada pelos adultos em seu ambiente.

8 Estágios do Desenvolvimento
3º Estágio: operatório-concreto: aproximadamente do 3º até o 7º ano. A criança domina uma estrutura lógica e perde a confiança cega no sensorial. Nesse período, ela expande a capacidade de distinguir aparência de realidade, características temporárias de permanentes. Tende a resolver problemas por ensaio e erro. Persiste a dificuldade em lidar racionalmente com idéias abstratas.

9 Estágios do Desenvolvimento
Segundo Jean Piaget 4º Estágio: Operações Formais, iniciado aos 11 anos. A criança desenvolve a capacidade de compreensão lógico-abstrata, de pensar sobre o pensamento e a respeito do que pensa. Consegue gerar alternativas para os problemas e confrontar mentalmente suas soluções. (Abandona a técnica do ensaio-erro). Ao final desse estágio atinge a capacidade mental do adulto.

10 Piaget e a Administração
As pessoas não necessariamente completam o último estágio piagetiana. (Kaplan & Sadock, 1993:113) Assim, “dependendo da capacidade dos indivíduos, alguns podem simplesmente não alcançar o estágio das operações formais, permanecendo na modalidade de operações concretas por toda a vida”. Portanto: a evolução do pensamento não é homogênea em todas as pessoas e os indivíduos atingem variados níveis de desenvolvimento mental.

11 Piaget e a Administração
Isto explica porque não se obtêm determinadas respostas, apesar de intensos treinamentos. Pode-se estar exigindo resultados que requeiram desenvolvimento mental superior ao atingido pelo indivíduo.

12 Piaget e a Administração
Exemplos: Programas de “Qualidade Total” “Encantamento do Cliente” e outros, de difícil implementação, requerem estratégias capazes de torná-los tangíveis e operacionais. Trata-se de ajustá-los às possibilidades cognitivas dos profissionais, porque esses Programas demandam entendimento filosófico de seus propósitos, nem sempre acessíveis a todos os participantes.

13 Piaget e a Administração
Conclusão: As mensagens e os desafios devem guardar sintonia com o estágio de desenvolvimento mental do público-alvo. Ex. Melhorias Contínuas ( ir além do cliente.....) Trata-se de trabalhar no campo abstrato: a necessidade expressa encontra-se no confortável reduto do concreto; detectar o não-falado exige um grau de abstração que muitos profissionais não atingem.

14 Piaget e a Administração
Conclui-se que a capacidade de absorção e elaboração, pelo indivíduo, das informações que recebe, vincula-se ao Estágio de Desenvolvimento do Pensamento por ele atingido. Quando o profissional não desenvolveu na plenitude o raciocínio abstrato, objetivos e metas de programas organizacionais podem fugir às suas possibilidades.

15 Piaget & Administração
As pessoas não necessariamente completam o último estágio piagetiana. (Kaplan & Sadock, 1993:113) Assim, “dependendo da capacidade dos indivíduos, alguns podem simplesmente não alcançar o estágio das operações formais, permanecendo na modalidade de operações concretas por toda a vida”. Portanto, a evolução do pensamento não é homogênea em todas as pessoas e os indivíduos atingem variados níveis de desenvolvimento mental.

16 BIBLIOGRAFIA FIORELLI, José Osmir. Psicologia para Administradores. Integrando Teoria e Prática, 4ª edição, São Paulo: Atlas, pag, 84-90, 2004.


Carregar ppt "Funções Mentais Superiores Linguagem e Pensamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google