A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho"— Transcrição da apresentação:

1 Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho
Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação O Uso de imagens de satélite no ensino básico da geografia – os megaeventos e as transformações do espaço urbano do Rio de Janeiro  Denise Maria Vieira Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho

2 MOTIVAÇÃO Espaço SREduc Departamento de Geografia - UFRJ
Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação MOTIVAÇÃO

3 Necessidade de novas estratégias
Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Mudanças necessárias no ensino básico Necessidade de novas estratégias Reafirmação da formação do cidadão pleno Mudanças no âmbito social e ambiental Uso cada vez maior de tecnologias

4 Departamento de Geografia - UFRJ
Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação O moderno processo de ensino-aprendizagem deve contemplar três aspectos: A propensão a parar para pensar; A motivação para o aprender; - O enfoque na forma como o conteúdo é compreendido pelo aluno.

5 O potencial de utilização do Sensoriamento Remoto na educação
Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação O potencial de utilização do Sensoriamento Remoto na educação Forte característica multidisciplinar; Possibilita trabalho no nível local; Forte correlação com a verdade terrestre; Informações constantemente atualizadas; Disponibilidade de séries históricas; Presença nos mais diversos meios de comunicação. Ex. Google Earth.

6 Departamento de Geografia - UFRJ
Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Justificativa Se apropriar do espaço vivido é um valor a ser resgatado pela escola. o conhecimento do local é a base para a construção de conceitos e é fundamental para desenvolver o valor do pertencimento, com base na ideia de que só se gosta daquilo que se conhece” No caso particular da cidade do Rio de Janeiro, a realização de megaeventos provocou, e ainda tem provocado, inúmeras transformações em seu espaço. Este trabalho se propõe a instigar o diálogo e a troca entre os alunos, com o objetivo de colocar em pauta uma discussão sobre o espaço vivido, dentro do ensino da geografia.

7 Aplicação da Atividade
Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Aplicação da Atividade A realização dos trabalhos se deu com alunos do 9º Ano da Escola Municipal Thomé de Souza, situada no bairro de Senador Camará, zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma escola de ensino regular, que atende a um total de 800 alunos, distribuídos em turmas que vão do 6 o ao 9º Ano do Ciclo Fundamental II, sendo a grande maioria moradora do entorno da escola.

8 Desenvolvimento da Atividade
Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Desenvolvimento da Atividade Primeira Etapa – Incentivar as discussões que revelassem as impressões iniciais dos alunos e da comunidade escolar em relação aos impactos sociais e à utilização dos recursos financeiros mobilizados pelos diversos níveis de governo para serem investidos nos megaeventos, especificamente na cidade do Rio de Janeiro.

9 Departamento de Geografia - UFRJ
Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Segunda Etapa – Após o recesso escolar. Foi realizado um novo levantamento de opiniões, agora passada a Copa, a partir dos quais foram elaborados gráficos sobre a realização do evento no país e também sobre as áreas sociais que deveriam receber maiores investimentos e atenção dos governos.

10 Observou-se o uso de conceitos, o vocabulário empregado pelos alunos,
Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Considerando o potencial da imagens de satélite para o desenvolvimento dos alunos foram selecionadas imagens dos anos de 2006 e de 2014. Terceira Etapa – Promoveu-se uma série de perguntas, com o objetivo de verificar o conhecimento prévio dos alunos e como estes percebiam o seu espaço de vivência, deixando-os se expressarem livremente, Orientou-se as observações, de forma a que os alunos pudessem ter uma percepção do conjunto da área, Observou-se o uso de conceitos, o vocabulário empregado pelos alunos, Verificou-se a capacidade para identificar e fazer comparações espontâneas, demonstrando (ou não) uso de importantes funções cognitivas.

11

12 Barra da Tijuca, 2006 Fonte: Google Earth
Imagem capturada em 30/05/2014

13 Barra da Tijuca, 2014 Fonte: Google Earth
Imagem capturada em 30/05/2014

14 Engenho de Dentro, 2006 Fonte: Google Earth
Imagem capturada em 30/05/2014

15 Engenho de Dentro, 2014 Fonte: Google Earth
Imagem capturada em 30/05/2014

16 Maracanã, 2006 Fonte: Google Earth Imagem capturada em 30/05/2014

17 Maracanã, 2014 Fonte: Google Earth Imagem capturada em 30/05/2014

18 Senador Camará, 2006 Fonte: Google Earth
Imagem capturada em 30/05/2014

19 Senador Camará, 2014 Fonte: Google Earth
Imagem capturada em 30/05/2014

20 Barra da Tijuca, 2006 Fonte: Google Earth
Imagem capturada em 30/05/2014

21 Barra da Tijuca, 2014 Fonte: Google Earth
Imagem capturada em 30/05/2014

22 Resultados e Conclusão
Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Resultados e Conclusão As diversas atividades desenvolvidas pelos alunos durante a realização do trabalho (entrevistas, confecção de gráficos, consultas a comunidade escolar, elaboração de cartazes e debates) e em particular a utilização do software Google Earth, contribuíram para ampliar um olhar crítico dos estudantes em relação à cidade em que vivem e aos impactos das ações governamentais sobre esse espaço. No tocante às transformações do espaço urbano, a utilização de imagens de satélite permitiu aos alunos visualizar e compreender a organização do espaço urbano e suas transformações, fornecendo informações para debates e propiciando condições para o entendimento de como a dimensão espacial afeta a vida da sociedade, o que pode contribuir para que ações efetivas na fiscalização e participação na gestão dos interesses de todos os cidadãos da cidade se ampliem significativamente.

23 http://www.xjesr-vsg-uefs.ufba.br Atenção:
Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação Atenção: X Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul – IV Seminário de Geotecnologias

24 VOCÊ NUNCA SABE QUE RESULTADOS VIRÃO DA SUA AÇÃO!
Departamento de Geografia - UFRJ Espaço Grupo de Sensoriamento Remoto UFRJ - Departamento de Geografia SREduc Sensoriamento Remoto na Educação VOCÊ NUNCA SABE QUE RESULTADOS VIRÃO DA SUA AÇÃO! MAS SE VOCÊ NÃO FIZER NADA, NÃO EXISTIRÃO RESULTADOS! GANDHI OBRIGADA!


Carregar ppt "Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google