A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGGICA UNIUV: Campus SMS ADM. 7º SEMESTRE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGGICA UNIUV: Campus SMS ADM. 7º SEMESTRE"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGGICA UNIUV: Campus SMS ADM. 7º SEMESTRE
Profª. RENATE IHLENFELD. Imagens: INTERNET

2

3 Para Kotler e Armstrong (1995, p.7):
MERCADO Para Kotler e Armstrong (1995, p.7): [...] Mercado é o grupo de compradores reais e potenciais de um produto. [...]. Originalmente, o termo mercado referia-se ao lugar onde os compradores e vendedores reuniam-se para trocar os seus bens, como exemplo a praça de um vilarejo. Os economistas usam o termo mercado para referirem-se a um conjunto de compradores e vendedores que fazem transação com uma classe específica de produto, como por exemplo, o mercado de grãos ou mercado imobiliário.

4 Principais mercados de clientes:
Mercados de necessidades (pessoas que querem emagrecer;) Mercados de produtos (sapatos); INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Mercados demográficos (jovens); Mercados geográficos (mercado francês); Extensões de mercados: mercado de eleitores, mercado de trabalho, mercado de doadores Principais mercados de clientes: (leitura e discussão: Kotler e Keller, 2006, p.9) Mercado Consumidor; Mercado Organizacional; Mercado Global ; Mercado Sem Fins Lucrativos.

5 Conceito de Marketing “Marketing é o processo social e empresarial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, através da troca de produtos e criação de valor, com outros”.(KOTLER 1980.) Técnica de administração que sustenta que os objetivos organizacionais dependem da determinação das necessidades e desejos do mercado-alvo e da sua satisfação destes de maneira efetiva e eficiente do que os concorrentes. Processo de planejamento, execução, preço, comunicação e distribuição de idéias, bens e serviços de modo a criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais.

6 Marco histórico: Peter Drucker
A definição e o posicionamento do que hoje chamamos de marketing: Uma caixa de ferramentas na qual se inserem estratégias e ações de vendas, propaganda, promoções, pesquisas de mercado, merchandising, comunicação dirigida, relacionamento, inteligência competitiva ... O marketing hoje é a ideologia dominante nas empresas de sucesso.

7 FERRAMENTAS DO MARKETING
O conjunto de ferramentas táticas de marketing controláveis denominados de 4Ps, marketing-mix ou mix de marketing : Produto, Preço, Praça e Promoção. Video nº 4: 4Ps Os Ps complementares: Plus e Parceria.

8 Histórico do Marketing
As ferramentas de marketing são milenares. Em 2100 A .C as pessoas já se especializavam em diferentes ofícios. Coliseu, (Arena) Roma: Morriam de 3 a 5 mil pessoas e 10 mil animais por dia (platéia pessoas). Uma forma para o Imperador se manter no poder. Marketing dos gladiadores; pesquisa de mercado (motivação, satisfação, platéia: retorno do povo para assistir). População satisfeita: aumento dos impostos. Marketing da Igreja Católica: Pessoas influentes; Marketing do relacionamento: satisfação. Pesquisa de Marketing: voltada para a tomada de decisões. Marketing: como disciplina: A Era da Produção, tempo em que a preocupação centralizava-se nos processos e métodos de racionalização do trabalho. A ânsia de produtividade atinge os Estados Unidos e a Europa, entre os anos 30 e 50, temos a Era de Vendas, com a necessidade de se empurrar a venda.

9 Mercado e a Hierarquia das Necessidades
Abraham Harold Maslow. Nos idos de 1943: a hierarquia de necessidades humanas. Ex.: crescimento mercado de luxo no Brasil -

10 Administração Mercadológica e o
Aumento da Demanda de Serviços a) maior qualidade de vida; b) maior tempo de lazer; c) a urbanização, (serviços como segurança); d) mudanças demográficas (crianças – idosos); e) mudanças socioeconômicas (mulher no mercado de trabalho, alimentos congelados, lavanderias, restaurantes, setor automobilísitico,escolas); f) aumento da sofisticação dos consumidores; g) mudanças tecnológicas (criação de novos e sofisticados serviços).

11 Pesquisa de mercado: Administração Mercadológica
A administração deve estar voltada para o cliente: Buscando atender as necessidades dele e, sua Satisfação rápida e eficaz. O consumidor é um consultor gratuito que mostra O que está errado na empresa: Pesquisa Grupo Mancini. Clientes valorizam pequenas soluções (ex. vaga no estacionamento). Pesquisa de mercado: Inteligência empresarial capaz de busca, planejar e coordenar um sistema de busca efetiva de dados e informações com relação à produtos planejados e comercializados. Análise da situação: compreender o ambiente mercadológico, do negócio e das características específicas do mercado. Negócios envolvem o ecosistema (o macro-ambiente incluí as tendências políticas, culturais, legais e tecnológicas). Ex.: Comercialização de automóveis norte americanos no Japão.

12 Administração Mercadológica
O Macroambiente de Marketing é formado por forças que estão fora do controle da empresa, e que interferem na sua capacidade de desenvolver e manter bons relacionamentos com seus clientes.

13 Mercado consumidor Comparando...
PASSADO Pouca variedade de produtos Procura maior que a oferta Consumidores pouco exigentes Pouco risco nas decisões Muitas oportunidades, poucas ameaças O bom marketeiro tinha "instinto", senso de negócios HOJE Muita variedade de produtos Oferta maior que a procura Consumidores muito exigentes Risco elevado nas decisões Poucas oportunidades, muitas ameaças O bom marketeiro coleta informações, planeja, executa e controla o processo de marketing/ vendas

14 Anos 1950= mercadologia Anos 60 = Philip Kotler, Jerome McCarthy Anos 70 = época de revisões e ampliações, não propriamente de invenções. Anos 80 = marcada pelo crescimento da competitividade econômica e a aplicação do modelo neoliberal de mercado, cuja atuação diluiu limites e fronteiras nacionais (o que hoje chamamos globalização). Anos 90 = As empresas assistem à segmentação do público. Os clientes já não são tão leais como antes, possuem múltiplas escolhas no mercado. Anos = As empresas tomam consciência da existência de uma moeda restritiva: o tempo. A palavra chave é networking.

15 Composto mercadológico = mix de marketing = 4P’s = marketing mix
A execução do marketing se dá pela aplicação de técnicas ou programas às diversas dimensões ou variáveis passíveis de intervenção no “objeto” do marketing – isto é, o bem, o serviço, a idéia ou a pessoa. Composto mercadológico = mix de marketing = 4P’s = marketing mix Conjunto de ferramentas que propiciam as ações de marketing.

16 Composto mercadológico
Produto: São as características de qualquer bem, serviço, idéia, pessoa, instituição etc. que potencialmente possui valor de troca. Como a qualidade, a padronização, modelos e tamanhos, inovação. Entre essas características estão o design do produto em si, a embalagem, as cores, seu aroma, sabor, a tipologia dos rótulos, e outras. CD: Empresa NeoDesign

17 Composto mercadológico
Preço: São as variáveis que podem ser muitas, estas refletem o custo do produto para o consumidor, como o preço propriamente dito, condições de pagamento, aceitação ou não de cartões, entre outras. Praça: É tudo que se relaciona à distribuição, localização física e logística envolvida para fazer um produto chegar às mãos do consumidor. Atacado, varejo, distribuição, logística, internet, armazenagem.

18 Promoção: Composto mercadológico
É o processo de comunicação ativa dos atributos e benefícios de um produto para o mercado-alvo pretendido. Para tanto, envolvem a criação e veiculação de programas de propaganda, relações públicas, promoção de vendas, merchandising, além de venda pessoal. Video nº 3: Maquiagem Hamburgers McDonalds e 4Ps

19 DE 4 P’s para 4 C’s Tentativa de entender a ótica do consumidor; O foco é o cliente. 4C’s: modelo alternativo ao tradicional 4 P’s, que enfoca a perspectiva do público-alvo, incluindo cliente, custo, comodidade ou conveniência e comunicação. Produto = Cliente Preço = Custo Praça = Comodidade ou conveniência Promoção = Comunicação

20 Estratégia de Marketing
É a ciência de planejar e dirigir operações em grande escala, ela procura estabelecer a maneira como será vendido produto/serviço levando em conta os 4Ps de marketing. Enquanto que a administração estratégica realiza o planejamento estratégico nas organizações, analisa a avantagem competitiva e seu posicionamento na dinâmica compeitiva empresarial. Analisa a estrutura setorial, ex. Modelo Porter.

21 O composto de marketing abrange o conjunto
de tarefas que devem ser desenvolvidas sob o conceito de marketing . Tudo isso serve para preparar melhor a empresa no mercado. Mas, o que é Mercado? Os espaços no mercado em que uma empresa não consegue atender às necessidades de um cliente tornam-se oportunidades para novos concorrentes. O espaço em que somente uma empresa preenche as necessidades de seus clientes torna-se seu DIFERENCIAL.

22 Mas, o que é Mercado? MERCADO:
Mercado de necessidades (mercado de pessoas que querem emagrecer; Mercado de produtos (sapatos); Mercado demográfico (jovens); Mercado geográfico (mercado francês); Extensões de mercados: mercado de eleitores, mercado de trabalho, mercado de doadores, Principais mercados de clientes: consumidor, organizacional, global e sem fins lucrativos. Ver estrutura de fluxos em uma moderna economia de troca: KOTLER e KELLER (2006, p.8) Mas, o que é Mercado?

23 Tendências ECONÔMICAS E GEOPOLÍTICAS: Forças monumentais que fazem e refazem nosso mundo; crescimento expressivo da economia globalizada. Ex China. TECNOLÓGICAS: Computadores orgânicos; tecnologia de reconhecimento; lasers; realidade virtual; óptica; ciência genética; genomas; inteligência artificial; nanotecnologia. NO LOCAL DE TRABALHO: Diversidade, paraprofissionalismo; mudança na qualidade profissional; carreira; trabalho em equipe; ser multifuncional... OUTRAS TENDÊNCIAS: Renascimento das Artes. Renascimento Espiritual (livros, produtos místicos e religiosos) Decoração (velas, cristais, pirâmides)

24 Supermercado com pontos de coleta de materiais recicláveis.
Consciência Ambientalista Supermercado com pontos de coleta de materiais recicláveis. Fundações, Ongs, Ocips. Agencias de viagens de ecoturismo. Lojas especializadas em equipamentos para caminhadas, escaladas, camping e outras modalidades de esportes ligados à natureza.

25 Criação de ambientes em lojas de varejo, compras sinonimo de lazer.
Tempo e Conveniência Criação de ambientes em lojas de varejo, compras sinonimo de lazer. Agilizar o tempo de transação: maior número de caixas, equipe polivalente, débito automático, preenchimento de cheques, etc. Serviços: entrega 24h, drive trougth, venda por internet e por telefone. Adequação da linha de produtos: pratos prontos, saladas prontas. Ampliação da gama de produtos e serviços em um único local: hipermercados, shopping centers, farmácia, postos de gasolina.

26 Transações financeiras pela internet; Catalogação do DNA;
Novo Mercado de Trabalho: Tendências que afetam a demanda de produtos e serviços Cidadãos Globais; Transações financeiras pela internet; Catalogação do DNA; Nova vida balanceada: trabalho e família; Tecidos inteligentes; Casa inteligente; Câmeras nas escolas/ babás; Alimentos transgênicos; Celulares com filmadoras holográficas; Mercadoria transita como a informação.

27 Intimidade com o computador; Fazer o que gosta (emoção);
Novo Mercado de Trabalho Desafios para o profissional do Marketing: Ler muito; Falar idiomas; Intimidade com o computador; Fazer o que gosta (emoção); Trabalhar duro (transpiração); Ter visão de fututo; Ter capacidade de ouvir, entender, se comunicar; Captar oportunidades, ser criativo; Ter talento para negociação; Atuar coletiamente; Ter formação multifuncional; Pensar com a cabeça do consumidor; Conhecer finanças; Ser eficaz e ético.

28 Faz corretamente as coisas; Soluciona problemas; Economiza recursos;
Eficiencia x Eficácia Eficiencia: Faz corretamente as coisas; Soluciona problemas; Economiza recursos; Cumpre obrigações; Diminui custos; Sistemas fechado (Sesi funcionário padrão). Eficácia: Faz as coisas certas; Antecipa-se aos problemas; Otimiza recursos; Obtém resultados; Sistema aberto (funcionalidade: altamente empregável). Vencedor.

29 Atualização constante: segmentos mudam;
Segmentação de Mercados Atualização constante: segmentos mudam; Seleção mercado-alvo (baseada nas necessidades, ex. 3ª idade); Segmentação geográfica: nações, estados, regiões, cidades ou bairros. Segmentação psicográfica: segundo estilos de vida, personalidade e valores dos consumidores. Segmentação comportamental: segundo atitudes, comportamentos, uso e resposta a um produto.

30 Referencias Bibliográficas
HILL,S. 60 Tendências em 60 Minutos. São Paulo: Futura, 2003. GIANESI, Irinneu G. N.; CORRÊA, Henrique Luiz. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 1994 LAS CASAS,Luzzi Alexandre. Marketing. Conceitos,exercícios e casos. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2005.  KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. KOTLER, P. Administração em Marketing. São Paulo: Pretence Hall, 2000. NOSÉ Júnior Marketing Internacional. São Paulo: Thompson, 2005. PETIT, F. Marca e seus Personagens, São Paulo: Francesc Petit, 2003. Dicionário Prático de Marketing – PETROBRAS.

31 Conhecer:


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGGICA UNIUV: Campus SMS ADM. 7º SEMESTRE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google