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PublicouMaria de Fátima Lameira Salvado Alterado mais de 8 anos atrás
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LENDO E APRENDENDO O que quer, o que pode... A língua, letras e livros para quem, para quê?
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LIVROS : abrir portas... Escolher portos...
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Três notícias... capacitação de camelôs. distribuição de cartão magnético aos flagelados para recepção de benefícios. pesquisa 60% dos entrevistados - leitores 14% - leitores correntes
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Livros... Para quê? Ler... Para quem? Para quê? O quê?
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ESCOLHER Processo delicado deixar velhas passagens abrir novas portas rever caminhos e percursos Momento de riqueza diferentes possibilidades oportunidades inéditas descobertas surpreendentes curiosidade e ousadia
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ESCOLHER Momento de decisão sobre possibilidades Quais portas abrir? Em que portos atracar?
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Momentos de decisão da escola construção e redirecionamento do projeto pedagógico seleção de materiais utilização de práticas docentes definição de prioridades
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Momentos de decisão da escola Pistas/indícios/evidências Bússola Orientações que podem conduzir a escola às melhores opções
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Para conduzir a escola rumo a melhores opções Considerar: seus indicadores seu papel sua autonomia como vejo?/o que vejo? como direciono?/como articulo? o que decido?/como decido?
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CONSIDERAR SEUS INDICADORES: Quem são nossos alunos? Como se colocam neste espaço? - escola como vejo?/o que vejo? Sob que ótica enxergo estes alunos? Qual o foco do trabalho da escola? Qual a mola propulsora do trabalho??? O aluno A programação
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CONSIDERAR SEU PAPEL A escola O conhecimento As aprendizagens Quem a escola forma? Para quê? os alunos os programas como direciono?/como articulo?
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CONSIDERAR SUA AUTONOMIA o que decido?/como decido? Que aluno quero formar? Que leitor quero formar? Que trabalho escolho fazer? Onde coloco o foco do trabalho? no aluno no programa
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Foco na concepção tradicional O aluno que não aprende deve repetir as etapas já percorridas A organização da escola se faz criando turmas supostamente homogêneas O aluno deve se adaptar à programação pré estabelecida, mesmo retrocedendo e refazendo todo o percurso Há um encadeamento linear de conteúdos Centrado na programação
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Aluno que não aprende leva à mudança na programação e na organização da escola Professor propõe estratégias de ensino diferenciadas como, por exemplo,as das classes de aceleração Escola organiza outros espaços e tempos para o aluno aprender - recuperação paralela e intensiva Escola propõe atividades culturais/lazer mobilizadoras do aprender e ações em parceria com os pais Há encadeamento em rede de conteúdos Foco na nova concepção Centrado no aluno e sua aprendizagem
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PNLD EM SÃO PAULO ESCOLHA DE LIVROS Descentralização Diversidade
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Descentralização Autonomia Processo democrático Atendimento às peculiaridades Informatização Transparência
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interdisciplinaridade heterogeneidade intertextualidade Diversidade: didáticosficcionaisnão-ficcionais MÓDULOS ressignificação complementaridade articulação
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Diversidade para quê? Heterogeneidade da clientela Desenvolvimento de habilidades foco leitura/escrita alfabetização Cumprimento da função da escola
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Leitura/Escrita Ferramenta básica de inserção no mundo Instrumento para interação com diferentes áreas do saber Elemento articulador de diferentes linguagens Meio de expressão do sentir e pensar
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Garantir a Leitura e a Escrita Importância da Alfabetização Utilização do livro como recurso essencial do processo
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Garantir a Leitura e a Escrita Diversidade PortadoresTextos
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ESCOLHER Momento de refletir sobre Como usamos os livros este ano? Como usaremos os livros em 2002?
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ESCOLHER Momento de decisão sobre possibilidades Quais portas abrir? Em que portos atracar?
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“Sabes navegar, tens carta de navegação, ao que o homem respondeu, Aprenderei no mar” O conto da ilha desconhecida - Saramago
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“E os marinheiros, perguntou ela, Não veio nenhum, como podes ver,Mas deixaste-os apalavrados, ao menos, tornou ela a perguntar, Disseram-me que já não há ilhas desconhecidas, e que, mesmo que as houvesse, não iriam eles tirar-se do sossego dos seus lares e da boa vida dos barcos de carreira para se meterem em aventuras oceânicas à procura de um impossível” O conto da ilha desconhecida - Saramago
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“Navegar é preciso...” Escolher é preciso...
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