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MBA em Marketing e Comunicação. Novas Plataformas de Comunicação José Carlos Leite

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Apresentação em tema: "MBA em Marketing e Comunicação. Novas Plataformas de Comunicação José Carlos Leite"— Transcrição da apresentação:

1 MBA em Marketing e Comunicação

2 Novas Plataformas de Comunicação José Carlos Leite j.carlos@mixmd.com.br

3 Aula 05 – Comunicação online

4 5 – Comunicação online A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir a produção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e o uso das informações.

5 5 – Comunicação online A. Operacional B. Estratégica C. Inovação

6 5 – Comunicação online a. Operacional Aplicado para a (manutenção/realização) da missão organizacional. Ex.: Fale conosco

7 5 – Comunicação online B. Estratégica No nível estratégico aplicado para atingir um deternimado objetivo pontual previamente definido. Ex.: Email Marketing

8 5 – Comunicação online C. Inovação Aplicado no planejamento para criar ou acompanhar as tendências de mercado. Ex.: Aplicação Móvel / Game

9 1. Posicionamento O que devo e desejo comunicar? 5 – Comunicação online

10 Seis atitudes de Comunicação online - Ser interativo - Ser transparente - Ser criativo - Ser informativo - Ser colaborativo - Ser totalmente espontâneo 5 – Comunicação online

11 Vovó tem mais de 300 mil seguidores no Instagram Dona Betty Simpson luta contra um câncer de pulmão, mas nem por isso deixa de se divertir, fazer poses e caretas com a sua família

12 5 – Comunicação online Vovó tem mais de 300 mil seguidores no Instagram 1 – Feliz depois de se ver em um programa de TV

13 5 – Comunicação online Vovó tem mais de 300 mil seguidores no Instagram QUERSABER MAIS….. http://instagram.com/grandmabetty33

14 5 – Comunicação online Vovó tem mais de 300 mil seguidores no Instagram 2 – Adivinhe quem ganhou doce azul do oncologista...

15 Sete passos / Plano de Comunicação Passo 1 - Faça um diagnóstico da comunicação. Passo 2 - Defina os alvos da comunicação Passo 3 - Estabeleça os objetivos da comunicação Passo 4 - Defina o mix da comunicação Passo 5 - Determine o orçamento Passo 6 – Elabore a estratégia criativa e o plano de mídia Passo 7 - Implemente, avalie e controle 5 – Comunicação online

16 Estratégia de Campanha (Exemplo) 5 – Comunicação online

17 Estratégia de Campanha (Exemplo) 5 – Comunicação online

18 Estratégia de Campanha (Exemplo) 5 – Comunicação online

19 Estratégia de Email MKT

20 5 – Comunicação online Estratégia de Email MKT 1. Qual o motivo deste e-mail? 2. Quem é seu público? 3. O que você vai enviar? 4. Qual o melhor horário de envio de suas campanhas de email marketing? 5. Sua campanha foi enviada, mas... deu tudo certo?

21 5 – Comunicação online Estratégia de Email MKT - newsletter (boletim informativo periódico); - informativo sazonal/ou não; - confirmações de pedidos, compras e inscrições; - agradecimento de compras, inscrições, presença, cadastro etc; - lembretes e congratulações; - convites;- questionários; - releases para imprensa; - respostas à dúvidas e solicitações ao SAC e Suporte Técnico; - promocionais e/ou comemorativos e sazonais; - Spam

22 MBA em Marketing e Comunicação

23 Novas Plataformas de Comunicação José Carlos Leite j.carlos@mixmd.com.br

24 Aula 06 – Aplicações de negócios online Aplicações de negócios online – B2B – B2C – C2C

25 Aula 06 – Aplicações de negócios online Aplicações de negócios online B2B – B2C – C2C

26 Aula 06 – Aplicações de negócios online Ning é uma plataforma online que permite a criação de redes sociais individualizadas. Ning foi fundado em Outubro de 2005 por Marc Andreessen e Gina Bianchini. A palavra "ning" significa "paz" em chinês. Wikipédia Presidente: Jason RosenthalFundação: outubro de 2004, Palo Alto, Califórnia, Estados UnidosFundadores: Marc Andreessen, Gina Bianchini

27 Aula 06 – Aplicações de negócios online http://www.ning.com/pt-br/

28 Aula 06 – Aplicações de negócios online

29 O Gmail é hoje em dia um dos serviços de e-mail mais utilizados em todo o mundo. O Google para além do seu motor de pesquisa e do YouTube, tem no Gmail um dos seus maiores e melhores produtos na internet.

30 Aula 06 – Aplicações de negócios online O Gmail é hoje em dia um dos serviços de e-mail mais utilizados em todo o mundo. O Google para além do seu motor de pesquisa e do YouTube, tem no Gmail um dos seus maiores e melhores produtos na internet. http://mail.google.com/mail/help/intl/pt_PT/about.html

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37 Skype é um software que permite comunicação pela Internet através de conexões de voz sobre IP. Pertence, desde maio de 2011, à Microsoft. Wikipédia

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39 LinkedIn CorporationLinkedIn é uma rede de negócios fundada em Dezembro de 2002 e lançada em 5 de Maio de 2003. É comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais. Wikipédia

40 Aula 06 – Aplicações de negócios online YouTubeYouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal, um famoso site da internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos. Wikipédia

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45 Vimeo, LLCVimeo é um site de compartilhamento de vídeo, no qual os usuários podem fazer upload, partilhar e ver vídeos. Foi fundada por Zach Klein e Jakob Lodwick em dezembro de 2004. Wikipédia

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47 Evernote é um bloco de rascunhos, lembranças, notas, pensamentos e referências para Windows, Android, iOS, Windows Phone, Mac, Firefox, Safari, Web, Blackberry e Sony Ericsson X Series. Formalmente, este aplicativo tem a função de coletar, organizar e anotar essas informações anotadas no seu computador, celular, ou até mesmo através do website, e sincronizar tudo isso com um banco de dados virtual só seu.

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49 Instagram é um aplicativo gratuito que permite aos usuários tirar fotos, aplicar um filtro e depois compartilhá-la numa variedade de redes sociais, incluindo o próprio Instagram. Esse aplicativo foi projetado e desenvolvido pelo brasileiro Mike Krieger e pelo norte-americano Kevin Systrom, inicialmente para uso em Smartphones Apple iOS sendo posteriormente disponibilizado nos sistemas Android e Windows Phone.

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51 Novas Plataformas de Comunicação José Carlos Leite j.carlos@mixmd.com.br

52 Aula 07 – Estratégias e Planejamento

53 Níveis básicos de planejamento: 1.Planejamento estratégico 2.Planejamento tático 3.Planejamento Operacional Aula 07 – Estratégias e Planejamento

54 Etapas do planejamento estratégico: a) Definição da missão corporativa. b) Análise da situação. (Posicionamento/Mercado) c) Formulação de objetivos. (Metas) d) Formulação de estratégias. (acões e recursos) e) Implementação. (Feedback e controle) Aula 07 – Estratégias e Planejamento

55 Etapas do planejamento estratégico: a) Definição da missão corporativa. A missão é o objetivo fundamental de uma organização, traduz a finalidade última da empresa e consiste na definição dos seus fins estratégicos gerais. Aula 07 – Estratégias e Planejamento

56 Etapas do planejamento estratégico: b) Análise da situação. (Posicionamento/Mercado) Os dois métodos normalmente utilizados para identificar novas estratégias são a análise de clientes e segmentação. Aula 07 – Estratégias e Planejamento

57 Etapas do planejamento estratégico: b) Análise da situação. (Posicionamento/Mercado) Alguns fatores que devem ser levados em conta: Variáveis Ambientais; Variáveis Culturais/Sociais; Variáveis Demográficas; Variáveis Econômicas; Variáveis Jurídicas/Políticas; Variáveis Psicológicas; Variáveis Tecnológicas; Aula 07 – Estratégias e Planejamento

58 Etapas do planejamento estratégico: b) Análise da situação. (Posicionamento/Mercado) A análise SWOT é uma poderosa ferramenta de planejamento estratégico Aula 07 – Estratégias e Planejamento

59 Etapas do planejamento estratégico: b) Análise da situação. (Posicionamento/Mercado) Análise de Portfólio A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Ela é utilizada para alocar recursos em atividades de gestão de marcas e produtos (marketing), planejamento estratégico e análise de portfólio. Esta matriz é uma das formas mais usuais de representação da integração da empresa nas envolventes externas e internas. Aula 07 – Estratégias e Planejamento

60 Etapas do planejamento estratégico: b) Análise da situação. (Posicionamento/Mercado) Análise de Portfólio / Matriz BCG Aula 07 – Estratégias e Planejamento Em questionamento exige altos investimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Estrela: exige grandes investimentos e são referências no mercado, gerando receitas (ainda que não muito elevadas) e com taxas de crescimento potencialmente elevadas. Ficam frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Vaca leiteira: os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável. Abacaxi os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação.

61 Etapas do planejamento estratégico: c) Formulação de objetivos. (Metas) - SMART “Specific” (Específicos): Os objetivos devem ser específicos, claros, concisos e fáceis de entender (não devem ser generalistas). Devem compreender algo que possa ser claramente atingido. Aula 07 – Estratégias e Planejamento

62 Etapas do planejamento estratégico: c) Formulação de objetivos. (Metas) - SMART “Measurable” (Mensuráveis): Sendo os objetivos constituídos por desejos ou aspirações, devem ser passíveis de serem avaliados, através da definição de parâmetros (verificar se foram ou não atingidos). Aula 07 – Estratégias e Planejamento

63 Etapas do planejamento estratégico: c) Formulação de objetivos. (Metas) - SMART “Attainable” ou "Achievable" (Alcançáveis): Os objetivos têm que ser alcançáveis. Este aspecto implica que os objetivos sejam propostos em consonância com todos os seus intervenientes, para que estejam motivados e compreenderem os objetivos, e como consequência, compreenderem as suas dificuldades. Devem ser definidos de modo congruente com o momento e os recursos. Aula 07 – Estratégias e Planejamento

64 Etapas do planejamento estratégico: c) Formulação de objetivos. (Metas) - SMART “Realistics” (Realistas): Os objetivos devem ser tangíveis e realistas, deve existir a possibilidade de poderem vir a ser alcançados. "Relevant" (Relevantes): Só se faz planejamento de coisas importantes dentro da empresa, portanto, o objetivo em questão precisa ser relevante para o cumprimento da missão, visão e valores da empresa. Aula 07 – Estratégias e Planejamento

65 Etapas do planejamento estratégico: c) Formulação de objetivos. (Metas) - SMART “Time Bound” (Tempo): Os objetivos devem ser estabelecidos com um limite temporal bem definido (ou uma série de fases). Aula 07 – Estratégias e Planejamento

66 Etapas do planejamento estratégico: d) Formulação de estratégias. (acões e recursos) A formulação de estratégia pode ser desdobrada em três níveis (Kotler,2000): Corporativo São predominantemente voltadas para o crescimento e a permanência (sobrevivência) da empresa. Aula 07 – Estratégias e Planejamento

67 Etapas do planejamento estratégico: d) Formulação de estratégias. (acões e recursos) A formulação de estratégia pode ser desdobrada em três níveis (Kotler,2000): Empresarial ou da unidade estratégica de negócio Definir o uso eficiente dos recursos para definir como a organização irá concorrer nos mercados escolhidos Aula 07 – Estratégias e Planejamento

68 Etapas do planejamento estratégico: d) Formulação de estratégias. (acões e recursos) A formulação de estratégia pode ser desdobrada em três níveis (Kotler,2000): Funcional Como as várias áreas funcionais da empresa irão usar seus recursos para a implementação das estratégias empresariais Aula 07 – Estratégias e Planejamento


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