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Campo da Saúde Profª Mª Helena.

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Apresentação em tema: "Campo da Saúde Profª Mª Helena."— Transcrição da apresentação:

1 Campo da Saúde Profª Mª Helena

2 Pequeno Texto O que é saúde pra você?
Façam um pequeno texto respondendo a seguinte questão: O que é saúde pra você?

3 Ementa Delimitação, em perspectiva histórica, do campo da Saúde, seus Saberes e Práticas. Conceito ampliado de saúde. Conceito de território e suas aplicações à saúde. Transição epidemiológica e situação de saúde na população brasileira, na Bahia e no Sul da Bahia. Práticas de pesquisa e de intervenção em Saúde. Organização do trabalho em saúde.

4 Objetivos Desenvolver no discente uma visão ampla sobre a grande área da saúde, sua conceituação ao longo da história e sua relação com o território, utilizando textos teóricos e casos‐problemas relacionados à saúde e sua territorialização e tendo como prática a identificação, análise e mapeamento de problemas de saúde da região.

5 Metodologia/Tecnologias
Dinâmicas de grupo Videoaulas para exposição de temas; Rodas de conversa e debate. Construção de linha do tempo com os conceitos de saúde em seus contextos históricos. Situações problema para discussão em grupo, de forma a promover aproximações com o conceito ampliado de saúde e o conceito de território.

6 Metodologia/Tecnologias
Projeto de pesquisa para conhecimento do território, a partir de uma abordagem ecológica da saúde. Entrevistas e rodas de conversa com representantes da secretaria de saúde para conhecer a organização do trabalho em saúde.

7 Unidades de Ensino Módulo 1 – Saúde e território
Delimitação, em perspectiva histórica, do campo da Saúde, seus Saberes e Práticas. Conceito ampliado de saúde. Conceito de território e suas aplicações à saúde. Módulo 2 – Saúde no território Transição epidemiológica e situação de saúde na população brasileira, na Bahia e no Sul da Bahia. Práticas de pesquisa e de intervenção em Saúde. Módulo 3 – Saúde a partir do território Práticas de pesquisa e de intervenção em Saúde. Organização do trabalho em saúde.

8 Avaliação processual Anotação da frequência nos encontros (lista de presença). Entrega de três textos descrevendo o processo de aprendizagem e incluindo suas reflexões sobre: 1. O conceito de saúde; 2. Determinantes de saúde e doença e situação da saúde no território; 3. O projeto de pesquisa realizado. Construção de linha do tempo e apresentação dos conceitos de saúde em seus momentos históricos. Respostas dos grupos aos casos‐problema: Caso de D. Eliete, Caso de D. Ismênia, Caso da equipe de Vera. Fotos dos determinantes de saúde e doença no território. Seminário interdisciplinar: instrumento para avaliação da apresentação oral e relatório em forma de apresentação de slides (não é necessário relatório em forma de artigo). Carta coletiva para prefeitura / Conselho Municipal de Saúde/ DETRAN. O desempenho acadêmico dos alunos será acompanhado semanalmente, tendo como base os critérios da matriz de avaliação processual. Ao longo do quadrimestre os alunos receberão feedbacks de seu desempenho.

9 Leitura para a próxima aula
BATISTELLA, C. Saúde, Doença e Cuidado: complexidade teórica e necessidade histórica in: Fonseca, A.F. (Org.). O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV, FIOCRUZ, 2007b, p Disponível em:

10 Boa leitura e até a semana que vem!!!


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