A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA"— Transcrição da apresentação:

1 EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Curso: Práticas Pedagógicas Unidade Curricular: Pesquisa Aplicada/Intervenção Alunas: Danielli, Helena, Juliana e Vanderli. Eu sou Prof, Prazer, experiência prática, Bncário, consulturia, livros, realizado, Se fosse a 1 aula, mas essa aula é especial Preparação do plano com muito carinho e atenção para ser o melhor Para vocês aprovitarem o máximo. Estão com ele em mãos,favor acompanhem 1 1

2 PERGUNTA DE PESQUISA-AÇÃO
Quais são as possíveis ações que podem amenizar os índices de evasão escolar dos alunos que frequentam a modalidade EJA na escola SESI unidade de Jaraguá do Sul? OBJETIVOS: - Identificar as causas que levam o aluno da EJA à evasão, contribuindo com informações mais precisas para se ter mais indicativos sobre o tema. - Apontar coletivamente alternativas que visam solucionar o problema da evasão.

3 DIAGNÓSTICO LOCAL: SESI Unidade de Jaraguá do Sul. CONTEXTO: Este trabalho será realizado na unidade regional do SESI de Jaraguá do Sul, que conta com 11 turmas de Ensino Fundamental e 43 do ensino médio, totalizando 1940 alunos, distribuídos nos horários matutino, vespertino e noturno. Dessas turmas, 12 são descentralizadas. As aulas seguem a modalidade de ensino à distância.

4 PESSOAS ENVOLVIDAS: Alunos da EJA, da escola do SESI, no município de Jaraguá do Sul,do Ensino Médio e Fundamental, com idade entre 15 e 60 anos, sendo que os atendidos nas unidades descentralizadas (dentro das empresas) são na maioria homens e na escola, a maioria são mulheres, matriculados/evadidos no ano de 2014. Os professores envolvidos no processo são na maioria mulheres, em média com 30 anos e todos com formação especifica para sua área de atuação. Contamos também com pessoas que trabalham com a mobilização destes alunos, que podem nos fornecer os dados catalográficos sobre as matrículas e evasão ocorridas no decorrido ano.

5 HISTÓRICO: Sendo a modalidade de ensino da EJA Ead (25%presencial) com aulas 2 vezes por semana, em que os alunos realizam uma disciplina por vez, é fácil ocorrer evasão. Detectou-se que o fênomeno aumenta consideravelmente em alguns meses do ano, Outubro, Novembro e Dezembro, e os principais motivos cotidianamente apontados são: a necessidade de realização de horas extras no trabalho; cuidar dos filhos quando encerram as aulas nas escolas de educação infantil e fundamental regular; férias do trabalho; cansaço e esgotamento físico. Frente a este problema observamos que algumas atitudes já são desenvolvidas na unidade, como contato direto com os alunos assim que ocorre a primeira falta, por telefone, , facebook, contato com a empresa e todos os meios possíveis.

6 Por se tratar de educação à distância, notamos dificuldade dos alunos em acompanhar os conteúdos no ambiente virtual, para tanto foi criado um programa de treinamento inicial para o ambiente virtual, que se tornou pré requisito para ingresso na escola. É realizada recuperação paralela permanente, existe um trabalho conjunto dos professores e equipe técnica voltado para que o aluno faltoso não se afaste da escola. Eles ainda têm a opção de aguardar próxima disciplina. A implantação e desenvolvimento de projeto que através de pequena premiação valoriza e reconhece o aluno que não faltou durante a disciplina.

7 TEMAS DE PESQUISA PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Juvenilização na EJA : experiências e desafios. Educação de Jovens e Adultos: uma história de complexidades e tensões. A Educação de Jovens e Adultos: Estudo das Motivações Mobilizadoras Determinantes da sua Permanência em Sala de Aula. Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA QUESTÕES ABRANGIDAS - Falta de motivação/autoestima dos alunos da EJA. - Sentimento de não adequação ao sistema escolar atual. - Falta de políticas públicas para evitar a evasão escolar no ensino regular.

8 PLANEJAMENTO DAS AÇÕES
ENVOLVIDOS Corpo discente, corpo docente e comunidade escolar. TÉCNICAS DE DEBATE E FORMULAÇÃO DE PROPOSTAS - Revisão bibliográfica, entrevistas e depoimentos de docentes e comunidade escolar. - Debates aberto com os discentes e docentes sobre as dificuldades de acompanharem e continuarem os estudos.

9 AVALIAÇÃO ENVOLVIDOS: Corpo discente, corpo docente e comunidade escolar. MOMENTOS DE AVALIAÇÃO: Atualização constante dos dados de evasão. Debates constantes com a participação do corpo discente/docente e equipe técnica sobre o tema. TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO: Debates, entrevistas e coleta de dados.

10 CRONOGRAMA Acompanhamento de Frequência Diariamente
Debates com professores Semanalmente Debates com alunos Ao final de cada disciplina Questionários Entrevista No ato das faltas Coleta de dados Mensal Conclusões e apontamentos Ao final do projeto Duração do projeto Um ano letivo

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Freire, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido [antologia]. Revista de Educação. Lisboa, Portugal, v.7, n.1, p AQUINO, Julio Groppa (org.). Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. ARROYO, M. G. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vidados jovens – adultos populares? - Revista de Educação de Jovens e Adultos, V. I; 2007.


Carregar ppt "EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google