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Sistemas de Informação.

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação

2 Agenda Conceito Características Componentes Evolução Histórico
Principais papéis Sistemas de Informação Transacionais Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Informação Executiva Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas Especialistas Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) SI e a inteligência do negócio

3 Utilização de dinâmicas: Questões para reflexão Estímulo à discussão
Metodologia Utilização de dinâmicas: Questões para reflexão Estímulo à discussão Diário de Bordo Seminários Sua participação ativa é elemento decisivo para o aproveitamento. Imprima o material disponibilizado e tenha-o sempre à mão durante as aulas. Estratégia

4 Metodologia As questões a serem respondidas em sala de aula devem ser divididas entre os grupos. Um redator se responsabilizará por digitar as respostas das questões e disponibilizá-la no portfólio do grupo na Sala Virtual. O seguinte padrão deve ser utilizado para nomear o arquivo: Questões_GrupoX_AulaY. X – Identificação do Grupo Y – Identificação da Aula Ex. Questões_Grupo1_Aula1

5 Metodologia As respostas das questões de uma aula serão disponibilizadas em um único documento a ser postado como material de apoio, como base para a preparação para as avaliações. O seguinte padrão deve ser utilizado para nomear o arquivo: Questões_AulaY. Em que: Y – Identificação da Aula Ex. Questões_Aula1 Ao final de cada bimestre haverá um material bem consistente como base para estudo do conteúdo ministrado.

6 Metodologia Avaliação Continuada: Questionário: % Entrega do Diário de Bordo: 25% Seminário: % Cuidado com a qualidade das atividades e as datas de entrega. Os slides a serem apresentados durante os seminários devem ser postados no ambiente, uma semana antes da apresentação.

7 Metodologia Seminários: Cada grupo escolhe um tipo de sistema de informação e com base no conteúdo ministrado em sala de aula, e faz uma análise de suas características, funções, benefícios e outros elementos a serem considerados. Cada grupo elabora uma apresentação desta análise. Os demais grupos deverão elaborar duas questões acerca do sistema de informação em análise. O grupo expositor responde as questões feitas pelos demais grupos. O redator do grupo expositor redige as respostas e posta no portfólio do grupo.

8 Objetivo Os alunos deverão compreender os principais conceitos relacionados aos sistemas de informação, suas características, suas variações e sua importância no âmbito das organizações.

9 Conceito Um sistema é um conjunto de componentes coordenados, que interagem para a realização de um conjunto de objetivos. Assim, um sistema de informação é qualquer sistema usado para prover informação, independente do tipo dessa informação ou uso feito dela.

10 Conceito Dados: São fatos, imagens ou sons, que quando são pertinentes ou úteis para uma particular situação, compõem a informação. Informação: É um conjunto de dados significativo dentro de um contexto. Conhecimento: É a combinação informações que expressam idéias, normas e procedimentos que guiam ações e decisões, por meio de uma boa dose de intuição.

11 Conceito Exemplo: · Nome: Carlos · Idade: 34 · Salário: R$ 7.000,00
· O relacionamento destes dados dá origem a uma informação sobre um funcionário. · Combinando a informação funcionário com o nosso CONHECIMENTO (fatos + relacionamento entre eles) podemos afirmar que Carlos tem um bom salário

12 Características da boa informação: Precisa: Sem a presença de erros.
Conceito Características da boa informação: Precisa: Sem a presença de erros. Completa: Contém todos os fatos importantes. Econômica: Custo de produção X valor da informação. Flexível: Aplica-se a vários usos. 12

13 Características da boa informação: Relevante:
Conceito Características da boa informação: Relevante: Relevante para a tomada de decisões. Simples: De fácil entendimento. Oportuna: Disponível quando necessária. Verificável: Pode ser verificada a partir de várias fontes. 13

14 Dados como um recurso da empresa: Dados modelados:
Conceito Dados como um recurso da empresa: Dados modelados: Rigorosamente identificados na sua composição e na sua semântica e estudados no seu formato, origem, meio, natureza e formação, e relacionamento com outros dados. Dados resguardados: Apresentam os requisitos básicos de integridade, segurança e documentação. Dados disponibilizados: Dispõem de um conjunto de ferramentas que permita o acesso, a atualização, a consolidação e a simulação de informações para a tomada de decisões. 14

15 Baseados em computador, atualmente.
Características Baseados em computador, atualmente. Apóiam as funções operacionais, gerenciais e de tomada de decisão existentes na organização. Permitem a coleta, o armazenamento, o processamento, a recuperação e a disseminação de informações. Utilizados tanto pelo nível operacional, como pelo nível tático e mesmo estratégico para alcance dos objetivos e as metas de áreas funcionais. 15

16 ser decomposto em sistemas menores denominados subsistemas.
Características Um sistema pode ser decomposto em sistemas menores denominados subsistemas. 16

17 Componentes 17

18 Evolução Iniciação: O usuário é resistente ao uso de Tecnologia e seu envolvimento é superficial, enquanto que a organização encoraja o seu uso e se preocupa com o aprendizado, embora poucas atividades sejam automatizadas. Contágio: Proliferam sistemas de informação que automatizam atividades antes desenvolvidas manualmente, sem, porém, se preocupar com a integração das informações. Controle: Cresce o uso de sistemas de informação na organização, com o usuário como a força propulsora, o que exige melhor gestão dos recursos tecnológicos. 18

19 Administração de Dados:
Evolução Integração: Passam a ser orientados para atender às necessidades dos níveis gerenciais, com informações de melhor qualidade e maior integração entre elas. Administração de Dados: Passam a ser organizados em termos de sistemas corporativos e sistemas de uso setorial ou especializado, com os dados administrados para evitar redundâncias. Maturidade: A Informação considerada como patrimônio da organização, exige participação do usuário e maior estruturação na adoção e desenvolvimento da Tecnologia da Informação. 19

20 Histórico Processamento de Dados Relatórios Administrativos Apoio à Decisão Estratégico e Usuário Final Comércio Electrônico Processamento eletrônico de dados Sistemas de informações gerenciais Sistemas de apoio a decisão Sistemas transacioanais, especialistas e estratégicos E-Business 20

21 Apoio às operações e aos processos
Principais papéis Nível estratégico Apoio às estratégias para vantagem competitiva Apoio à tomada de decisão empresarial Nível gerencial Nível operacional Apoio às operações e aos processos 21

22 Principais papéis A Internet
Fornecedores e Outros Parceiros da Empresa Fronteira da Empresa Administração da Cadeia de Suprimentos Compras, Distribuição, e Logística Extranets Engenharia & Pesquisa Fabricação e Produção Contabilidade e Finanças Intranets Gerenciamento da Relação com o Cliente Marketing Vendas Atendimento ao Cliente Extranets Consumidores e Clientes da Empresa 22

23 Cadeia de Valor de Porter
Principais papéis Cadeia de Valor de Porter Coordenação Administrativa e Serviços de Apoio Administração de Recursos Humanos Desenvolvimento Tecnológico Obtenção de Recursos Logística Interna Operações Externa Marketing e Vendas Atendimento ao Cliente Competitiva Vantagem Processos de apoio Processos críticos 23

24 Entre as várias classificações, temos:
Tipos Entre as várias classificações, temos: Sistemas de Informação Transacionais Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Informação Executiva Sistemas de Apoio à Decisão Sistemas Especialistas Sistemas de Gestão Empresarial (ERP) 24

25 Sistemas de Informação Transacionais
Sistema de Informação Transacional (SIT) é um sistema que atende a um evento de negócio ao qual a empresa deve responder, gerando ou modificando dados armazenados em um sistema de informações. 25

26 Por exemplo, um pedido constitui uma transação.
Sistemas de Informação Transacionais Uma transação é um evento de negócio ao qual a empresa deve responder, gerando ou modificando dados armazenados em um sistema de informações. Por exemplo, um pedido constitui uma transação. A empresa responde a essa transação atendendo ao pedido, ajustando seu estoque, gerando uma nota fiscal, embalando e despachando o pedido e enviando a cobrança ao cliente. Desse modo, a transação aciona toda uma série de eventos que atualizam os registros comerciais de uma empresa e produzem os documentos apropriados. 26

27 Necessários para o controle operacional das organizações.
Sistemas de Informação Transacionais Características: Necessários para o controle operacional das organizações. Atendem o nível mais elementar de uma organização, processando os dados de suas operações. Mantêm registros de atividades empresariais rotineiras: depósitos bancários, chamadas e cobranças de longa distância, restituições de impostos, folhas de pagamento, entre outros. Coletam, armazenam, e monitoram e avaliam informações sobre transações rotineiras necessárias à condução do negócio. 27

28 Possuem baixa complexidade algorítmica.
Sistemas de Informação Transacionais Características: Controlam aspectos destas transações, valendo-se de regras e procedimentos de entrada de dados. Possuem baixa complexidade algorítmica. Trabalham sobre grandes conjuntos de dados. Associados a processos repetitivos. Requerem processamento eficiente e grande capacidade de armazenamento devido ao volume de dados. 28

29 Essenciais para a sobrevivência diária das organizações.
Sistemas de Informação Transacionais Características: Importantes fornecedores de dados para o nível operacional e também para os níveis mais elevados de uma empresa. Disponibilizam retorno imediato sobre as decisões tomadas enquanto se processam as transações. Provêem informações para planejamento e gerenciamento de decisões, alimentando outros tipos de sistemas de informações. Essenciais para a sobrevivência diária das organizações. 29

30 Torna a comunicação pessoa-a-pessoa menos freqüente.
Sistemas de Informação Transacionais Características: Alto investimento em segurança devido aos dados críticos das organizações, Necessidade de auditorias para conferência dos dados gerados no processo. Torna a comunicação pessoa-a-pessoa menos freqüente. Os sistemas exigem pouca ou nenhuma decisão das pessoas que os operam. 30

31 Sistemas de Informação Transacionais
Funções: Coletar, armazenar, ordenar e gerar relatórios operacionais das organizações de forma a disponibilizar consultas, on-line ou em lote, de maneira detalhada ou sintética, retratando os diferentes aspectos das operações. Responder a questões rotineiras e acompanhar o fluxo das transações através da organização. Suportar os níveis inferiores da empresa, onde as tarefas e recursos são predefinidos e altamente estruturados. Capacitar as organizações a executar suas atividades mais importantes de maneira mais eficiente. 31

32 Administração de vendas Pesquisa de mercado Promoções Novos produtos
Sistemas de Informação Transacionais Exemplos: Administração de vendas Pesquisa de mercado Promoções Novos produtos Programação da produção Compras Estoque Orçamento Contabilidade Faturamento Folha de pagamento Recursos Humanos 32

33 Processamento de Transações
Sistemas de Informação Transacionais Processamento de Transações O processamento de transações é o suporte principal de uma empresa por executar os procedimentos básicos que mantêm a empresa funcionando. 33

34 Fases do processamento de Transações: Coleta de Dados
Sistemas de Informação Transacionais Fases do processamento de Transações: Coleta de Dados Levantamento dos dados necessários ao término de uma ou mais transações, com o uso de dispositivos de coleta de dados como cartões magnéticos, scanners, etc. Manipulação de Dados Realização das transformações sobre os dados: execução de cálculos, classificação da informação, armazenamento de dados, acionamento da coleta de novos dados, etc. 34

35 Fases do processamento de Transações: Armazenamento de Dados
Sistemas de Informação Transacionais Fases do processamento de Transações: Armazenamento de Dados Os dados devem estar consistidos antes de serem armazenados no banco de dados, que deve permitir a comunicação entre os vários sistemas organizacionais. Produção de Documentos Uma forma tradicional de saída feita através da emissão de relatórios, que são documentos gerados como saída: cheques, faturas, etc. 35

36 Métodos de Processamento: Batch (Lote)
Sistemas de Informação Transacionais Métodos de Processamento: Batch (Lote) Todo o processamento é feito de uma vez só, massivamente, com mecanismos de controle para escalonamento dos jobs a serem executados, utilizados ainda hoje, a partir de centrais distribuídas. Processamento em Tempo Real (on-line) Os dados são processados conforme são coletados, com a vantagem da informação estar sempre atualizada. 36

37 Métodos de Processamento: Entrada on-line com processamento off-line
Sistemas de Informação Transacionais Métodos de Processamento: Entrada on-line com processamento off-line Permite que a parte local do sistema faça a coleta de dados na medida em que são gerados, sendo que o processamento é feito em determinados períodos (noturno em geral). 37

38 Sistemas de Informação Gerencial
Sistema de Informação Gerencial (SIG) é uma sistema que engloba as informações de vários sistemas utilizados pela organização, de forma integrada e sintética para análise, planejamento e suporte a decisão em departamentos ou a organização como um todo. 38

39 Sistemas de Informação Gerencial
Características: Engloba todos os componentes da organização em todos os níveis do processo decisório. Transforma dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa. Fornece informações integradas e resumidas, provenientes de diversos sistemas transacionais. Prove material para análise, planejamento e suporte a decisão em departamentos ou a organização como um todo. 39

40 Supre a média gerência com informações relevantes.
Sistemas de Informação Gerencial Características: Supre a média gerência com informações relevantes. Oferece uma série de relatórios resumidos e integrados, unificando dados de vários bancos de dados da empresa, informações de diversos repositórios de documentos ou provenientes de sistemas externos a empresa. Apresenta vários perfis de relatórios sobre as mesmas fontes de dados. 40

41 Principais tipos de relatórios:
Sistemas de Informação Gerencial Principais tipos de relatórios: Programados: diários, quinzenais e mensais. Eventuais: solicitados por cada administrador. Excepcionais ou críticos: informam aos administradores de situações de negócio fora de um padrão estabelecido ou problemas críticos encontrados na operação diária. 41

42 Níveis de abrangência: Nível Corporativo:
Sistemas de Informação Gerencial Níveis de abrangência: Nível Corporativo: Refere-se ao sistema de informações inerentes ao negócio ou ao grupo de negócios em que a corporação atua. Nível de Unidade Estratégica de Negócio: Focado em um determinado segmento de negócio da corporação. Níveis Hierárquicos: Obedece à hierarquia existente na empresa que são: estratégico, tático e operacional, cada um deles com um diferente grau de agregação da informação: 42

43 Níveis hierárquicos: Nível Estratégico
Sistemas de Informação Gerencial Níveis hierárquicos: Nível Estratégico Considera a interação entre as informações do segmento de mercado da empresa e as informações internas da empresa. Nível Tático Considera a aglutinação de informações de uma área de resultado e não da empresa como um todo. Nível Operacional: Considera a formalização, principalmente através de documentos, de processos e informações existentes. 43

44 Integrar dados de diversas aplicações e transformá-los em informação.
Sistemas de Informação Gerencial Funções: Integrar dados de diversas aplicações e transformá-los em informação. Fornecer informações para o planejamento operacional, tático e estratégico da organização. Oferecer aos níveis gerenciais dados que permitam comparar o desempenho da empresa com o que foi planejado inicialmente, para verificar se a empresa está avançando em direção a suas metas ou não. Produzir relatórios que auxiliem os gerentes a tomar decisões e definir estratégia de negócio. 44

45 Redução de custos operacionais.
Sistemas de Informação Gerencial Benefícios: Redução de custos operacionais. Melhoria no acesso às informações, proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço. Melhor produtividade, tanto setorial quanto global. Maior interação entre os tomadores de decisão. Redução do grau de centralização das decisões na empresa. Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões. 45

46 Sistemas de Informação Executiva
Sistema de Informação Executiva (SIE) é um sistema que oferece aos executivos acesso às informações críticas do negócio, de forma rápida e segura, agilizando a gestão e tornando a empresa mais competitiva. Ferramenta para a apresentação de informações de forma simples, intuitiva e amigável, atendendo às necessidades dos executivos de alto nível. Permite o acompanhamento diário de resultados, tabulando dados de todas as áreas funcionais da empresa, ou mesmo externos a ela, para exibí-los de forma gráfica e simplificada. 46

47 Sistemas de Informação Executiva
O executivo pode visualizar, em segundos, o que antes levaria dias para ver pelos métodos tradicionais, com menos pessoas envolvidas no processo, o que diminui a possibilidade de erros e minimiza custos administrativos. 47

48 Projetado para atender a executivos.
Sistemas de Informação Executiva Características: Projetado para atender a executivos. Utiliza intensivamente de recursos gráficos, símbolos e ícones, visando facilitar a absorção de grandes volumes de dados sintetizados. Acessa dados em diferentes plataformas operacionais (Windows, Linux, Unix, etc.), locais (internos e externos à empresa) e formatos de armazenamento. Permite a criação de diversos relacionamentos entre os dados. 48

49 Facilidade de utilização do sistema com mínimo treinamento técnico.
Sistemas de Informação Executiva Características: Facilita a consulta dos dados, selecionando somente o que é relevante ao executivo. Foca em informação de nível estratégico: indicadores de desempenho, por exemplo. Facilidade de utilização do sistema com mínimo treinamento técnico. Complementa os sistemas atuais por meio de pesquisas nas bases de dados existentes. 49

50 Sistemas de Informação Executiva
Características: Flexibilidade evolutiva, adaptando-se às modificações dos bancos de dados. Capacidade de drill-down: navegação por vários níveis de informação, ou seja, a partir de macro informações chegar a informações operacionais. 50

51 Sistemas de Informação Executiva
Funções: Integrar num único sistema todas as informações necessárias para sua verificação numérica, textual, gráfica ou por imagens. Permitir verificar informações desde o nível operacional até o nível mais analítico, de forma rápida e segura, possibilitando um melhor conhecimento e controle da situação e maior agilidade e segurança no processo decisório. Permitir focalizar os fatores críticos de sucesso e o motivo dos desvios de forma dinâmica. 51

52 Sistemas de Informação Executiva
Funções: Oferecer navegação por vários níveis de informação, partindo-se de um nível mais sintético até o aprofundamento em níveis de detalhe analítico, com simplicidade e no momento oportuno. 52

53 Provê um poderoso veículo de informação.
Sistemas de Informação Executiva Benefícios: Provê um poderoso veículo de informação. Torna possível a visualização de informações disponíveis nas bases de dados da empresa ou do ambiente externo. Possui capacidade de drill-down, ou seja, aprofundamento em detalhes, de acordo com as necessidades do executivo. Facilita a análise de exceções por meio de parametrização pelo próprio executivo. 53

54 Sistema de Apoio à Decisão (SAD) é um sistema interativo
Sistemas de Apoio à Decisão Sistema de Apoio à Decisão (SAD) é um sistema interativo que auxilia os tomadores de decisão na utilização de dados e modelos para a resolução de problemas não estruturados. 54

55 Competição cada vez maior entre as organizações.
Sistemas de Apoio à Decisão A necessidade deste tipo de sistema iniciou na década de 70, em decorrência de diversos fatores, tais como: Competição cada vez maior entre as organizações. Agilidade no processo de tomada de decisão. Disponibilidade de tecnologias de hardware e software para armazenar e buscar rapidamente as informações. Possibilidade de armazenar o conhecimento e as experiências de especialistas em bases de conhecimento. Uso da tecnologia no apoio ao processo de planejamento estratégico empresarial. 55

56 Nem todos os problemas podem ser resolvidos por
Sistemas de Apoio à Decisão Quanto mais alto é o nível de gerência, menos estruturados são os problemas, aumentando a complexidade de solução. Nem todos os problemas podem ser resolvidos por uma solução estruturada, baseada em critérios, que levem a um resultado ótimo. Problemas não-estruturados possuem dificuldades inerentes à identificação das informações e relacionamentos necessários à tomada de decisão. Os SAD estruturam os problemas, permitindo a sua análise pelos administradores e ajudando o processo decisório. 56

57 Utiliza modelos na resolução de problemas.
Sistemas de Apoio à Decisão Características: Analisam alternativas, propõe soluções, pesquisa o histórico das decisões tomadas, simula situações, etc. Atuam em todas as fases de solução de problemas: inteligência, projeto, escolha, implementação e monitoramento. Suportam as abordagens de otimização, satisfação e heurística, por meio de simulações e análise de metas. Utiliza modelos na resolução de problemas. 57

58 Sistemas de Apoio à Decisão
Características: Viabiliza interação constante do usuário com um ambiente de apoio à decisão. Apresenta diferentes soluções para um mesmo problema, conforme os modelos de simulação e os refinamentos determinados pelo usuário. Possui funções específicas que permitem obter e processar dados em bases de dados heterogêneas, retirando subsídios para o processo de tomada de decisão. Viabiliza a integração de vários sistemas e a compatibilidade de formatos. 58

59 Sistemas de Apoio à Decisão
Características: Grande flexibilidade de apresentação de dados que podem ser apresentados textual e graficamente. Oferece diferentes formatos de visualização para análise de diferentes tipos de dados. 59

60 Um SAD é composto de três módulos principais:
Sistemas de Apoio à Decisão Arquitetura de um SAD Um SAD é composto de três módulos principais: Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Sistema Gerenciador da Base de Modelos. Sistema Gerenciador de Interface. 60

61 Sistema Gerenciador de Banco de Dados:
Sistemas de Apoio à Decisão Sistema Gerenciador de Banco de Dados: Gerenciador de bancos de dados convencional. Tecnologia em constante evolução. Acesso a fontes de dados heterogêneas. Dados não-estruturados. Banco de dados separado logicamente de outros bancos de dados operacionais 61

62 Sistema Gerenciador da Base de Modelos:
Sistemas de Apoio à Decisão Sistema Gerenciador da Base de Modelos: Capacidade de integrar acessos a dados e a modelos de decisões, que são armazenados utilizando-se um banco de dados como mecanismo de comunicação e integração entre os modelos. Capacidade de criação de modelos com a utilização de uma linguagem de geração de modelos potente e um conjunto de blocos de criação, semelhantes a sub-rotinas. Capacidade de catalogar e manter uma ampla variedade de modelos, dando suporte a todos os níveis gerenciais. 62

63 Sistema Gerenciador da Base de Modelos:
Sistemas de Apoio à Decisão Sistema Gerenciador da Base de Modelos: Capacidade de inter-relacionar esses modelos por meio do banco de dados. Capacidade de acessar e integrar blocos. Capacidade de gerenciar o banco de modelos com funções análogas às usadas para o gerenciamento de banco de dados. Capacidade de escolher o modelo mais apropriado a uma aplicação e configurá-lo. 63

64 Sistema Gerenciador de Interface:
Sistemas de Apoio à Decisão Sistema Gerenciador de Interface: Determina grande parte do potencial, da flexibilidade e da utilidade de um SAD, dividindo-se em dois fluxos: Entrada: O usuário utiliza uma linguagem de ação que determina o que o usuário pode fazer ao se comunicar com o sistema. Saída: O sistema deve mostrar o resultado de várias formas, utilizando uma linguagem de apresentação, que permite um estilo de linguagem: abordagem perguntas/respostas, linguagem de comandos, menus e preenchimento de lacunas. 64

65 Sistemas de Apoio à Decisão
Benefícios: Consolida o resultado das experiências individuais, oferecendo um amplo espectro de soluções. Resgata o resultado de experiências de profissionais afastados, reduzindo o impacto do turnoud na organização, Retrata a cultura da organização, possibilitando aos novos profissionais rápida adaptação à organização. 65

66 codificação da perícia obtida em regras e fatos.
Sistemas especialistas Sistema Especialista (SE) é um ramo da Inteligência Artificial (IA), em que um conhecimento especializado é especifico de um domínio de problema. Um SE usa conhecimento e procedimentos de inferência para a resolução de problemas de alta complexidade que requerem a presença de um especialista para sua solução. O desenvolvimento de um SE se inicia pela entrevista a uma reconhecida autoridade em um domínio específico e pela codificação da perícia obtida em regras e fatos. Representado simbolicamente, o conhecimento é transferido para um computador, que repete a análises peritas e estratégias de solução de problemas naquele domínio. 66

67 A IA demonstra comportamento inteligente ao:
Sistemas especialistas A IA demonstra comportamento inteligente ao: Aprender com a experiência: Necessita de técnicas de aprendizado computacional e da estruturação dos conceitos aprendidos com a experiência. Aplicar o conhecimento adquirido com a experiência: Usa o conhecimento para tratar de situações complexas, com grande variabilidade e cujo os dados são parciais ou com baixa visibilidade do relacionamento entre eles. Distinguir o que é importante: Encadear raciocínios lógicos voltados ao alcance de um objetivo, compreender imagens e processamento de símbolos, utilizar heurísticas e ser criativo e imaginativo. 67

68 Fazem perguntas, fornecem conclusões e as justificam.
Sistemas especialistas Características: Além de inferirem conclusões, tem a capacidade de aprender novos conhecimentos e, desse modo, melhorar o seu desempenho de inferência, e a qualidade de suas decisões. Lidam com problemas complexos, resolver questões que requerem um alto nível de juízo e perícia humana, e comunicar-se com seu usuário através de um diálogo eficaz. Fazem perguntas, fornecem conclusões e as justificam. 68

69 Sistemas especialistas
Características: Fornecem respostas em termos de porcentagem de certeza, propagando dentro do sistema graus de confiança associados às diversas informações. Baseados em uma busca heurística e trabalha com problemas para os quais não existe uma solução convencional organizada de forma algorítmica disponível. Simulam raciocínio humano, inferem e julgam, freqüentemente com informações incompletas. 69

70 Possuem um fluxo de raciocínio, que vai das
Sistemas especialistas Características: Derivam conclusões e soluções de heurísticas baseadas em um domínio específico de conhecimento; enquanto os convencionais geram resultados através de algoritmos. Possuem um fluxo de raciocínio, que vai das evidências para as conclusões. Estreitam o campo das soluções possíveis a partir de cada informação adicional recebida. Fazem uso das diversas evidências, combinando-as em hipóteses intermediárias sobre conclusões parciais, a partir das quais os resultados serão deduzidos. 70

71 Sistemas especialistas
Componentes de um SE: Interface do usuário 71

72 Base de Conhecimento (BC)
Sistemas especialistas Componentes de um SE: Base de Conhecimento (BC) Contém o conhecimento especializado que será utilizado nas tomadas de decisões: conceitos, regras, casos e relacionamentos. Os conceitos e seus relacionamentos são usados pelas regras para derivar novos conceitos e relacionamentos. As regras capturam relações de causa-efeito entre conceitos. O caso é a associação de um evento a um padrão de ocorrências. A BC captura a experiência de várias pessoas em uma área e relaciona estas experiências, porém pode apresentar dilemas devido a discordância dos especialistas. 72

73 Mecanismo de Inferência:
Sistemas especialistas Componentes de um SE: Mecanismo de Inferência: Elabora as conclusões a partir do conhecimento armazenado em sua BC por meio do encadeamento entre eles de forma a atingir um objetivo. Permite o rastreamento do processo decisório, que justifica a decisão tomada. Interface do Usuário: Realiza o diálogo entre o usuário e o sistema, por meio do qual é adquirido o conhecimento para a criação da BC. Fornece recurso para a absorção e estruturação do conhecimento e facilita a visualização das decisões. 73

74 Sistemas especialistas
Funções: Conselheiro da alta gerência: agente de auxílio à tomada de decisões cotidianas em um setor corporativo. Estabelecimento de metas: com uma base criada é possível sugerir e simular metas organizacionais. Planejamento: traçar o plano de recursos a serem usados na produção de um produto, o cronograma de produção, etc. Controle de qualidade e monitoramento: verificar se um sistema está funcionando convenientemente. Diagnose: verificar as causas possíveis da falta de qualidade nas soluções. 74

75 Superior disponibilidade:
Sistemas especialistas Benefícios: Superior disponibilidade: Um sistema especialista é a produção em massa de experiência disponível em computador. Redução de custo: O custo de fornecer conhecimento especializado por usuário é dramaticamente reduzido. Redução de riscos: Sistemas especialistas podem ser usados em ambientes onde existem riscos para os humanos. 75

76 O conhecimento especializado é permanente e crescente indefinidamente.
Sistemas especialistas Benefícios: Permanência: O conhecimento especializado é permanente e crescente indefinidamente. Conhecimento múltiplo: O conhecimento combinado de vários especialistas disponível a qualquer hora de qualquer dia. 76

77 Sistemas de Gestão Empresarial
Sistemas de Gestão Empresarial, mais conhecidos como Enterprise Resources Planning (ERP) são um conjunto de subsistemas integrados, capazes de suprir as necessidades de informação e automatizar os diversos processos empresariais, desde a entrada de um pedido de um cliente, até sua expedição, incluindo o planejamento dos recursos financeiros, materiais e humanos para sua produção. A verdadeira missão dos ERPs é tentar integrar todos os departamentos e funções de uma empresa em um único software que possa servir a todas as necessidades específicas de cada departamento. 77

78 Sistemas de Gestão Empresarial
Cada um dos departamentos normalmente possui seu próprio software, otimizado para funcionar da forma como o departamento necessita. O ERP combina todos esses softwares em um único software integrado executado com base em um único banco de dados de tal forma que os vários departamentos possam trocar informações com mais facilidade e se comunicar uns com os outros. O conceito de ERP tem sua fundamentação no planejamento integrado de todos os recursos necessários para a produção industrial, buscando a adaptação para organizações não industriais. 78

79 Exemplos de softwarehouses que comercializam ERPs: SAP DATASUL BAAN
Sistemas de Gestão Empresarial Exemplos de softwarehouses que comercializam ERPs: SAP DATASUL BAAN LOGOCENTER 79

80 Auxilia a tomada de decisão; Atende as atividades operacionais;
Sistemas de Gestão Empresarial Características: Auxilia a tomada de decisão; Atende as atividades operacionais; Atende todas as áreas da empresa; Possibilita maior controle sobre as operações; Possibilita a obtenção das informações em tempo real, Permite a integração das áreas da empresa; Possui modelos de referência; É um sistema genérico; Oferece suporte ao planejamento estratégico; Suporta a necessidade de informação das áreas; Apóia as operações da empresa; 80

81 A partir de meados da década de 90, observam-se dois aspectos:
Sistemas de Gestão Empresarial A partir de meados da década de 90, observam-se dois aspectos: Grandes corporações já haviam optado por algum ERP; Os ERPs passaram a ser cada vez mais parecidos. Os fornecedores de ERPs que passaram a: Rever suas políticas de preço, a fim de ampliar sua fatia de mercado com soluções para médias empresas. Buscar inovações com o objetivo de obter diferenciação a fim de conquistar mais clientes. 81

82 Caso o ERP não se adapte ao negócio, as empresas:
Sistemas de Gestão Empresarial Caso o ERP não se adapte ao negócio, as empresas: Desistem de projetos multimilionários de ERP porque o software não suporta um de seus processos críticos. Alteram a forma de trabalhar para acomodar o software, o que irá significar mudanças profundas nos processos de negócio há muito tempo estabelecidos e alterar papéis e responsabilidades de pessoas importantes Modificar o software para adequá-lo ao processo, o que pode tomar um tempo absurdo, introduzir bugs e dificultar a atualização do software para a próxima versão, pois as customizações deverão ser reescritas para a nova versão. 82

83 Os custos de migração para um ERP inclui: Consultoria Customização
Sistemas de Gestão Empresarial Os custos de migração para um ERP inclui: Consultoria Customização Treinamento Conversão da base de dados Ampliação da infra-estrutura Testes integrados Processamento paralelo Adaptação do Datawarehouse Implantação 83

84 Propiciar o acesso oportuno à informação.
Sistemas de Gestão Empresarial Expectativas: Propiciar o acesso oportuno à informação. Ex. Informar com precisão o saldo em estoque, com a emissão de ordens de compra tão logo os níveis indiquem. Propiciar a perfeita integração entre setores da empresa. Esta integração é feita por meio da informação depositada nos bancos de dados compartilhados pelos setores, que pode ser comprometida pela redundância e inconsistência. A redundância é duplicação do dado no Banco de Dados. A inconsistência é a diferença entre dados redundantes. 84

85 Expectativas X Frustrações:
Sistemas de Gestão Empresarial Expectativas X Frustrações: Eliminar a necessidade de conversão de uma informação. Essa conversão prove a integração entre sistemas diferentes, que não compartilham integralmente a mesma base de dados, por terem sido desenvolvidos a partir de soluções de fornecedores ou tecnologias diferentes. Tais conversões são trabalhosas e dispendiosas, sendo evitadas com sistemas integrados desde sua concepção. Prover ferramentas de planejamento operacional. Esse planejamento que inclui a previsão das tarefas, responsabilidades e prazos, permite o acompanhamento, controle e avaliação de atividades e utilização dos recursos. 85

86 Expectativas X Frustrações:
Sistemas de Gestão Empresarial Expectativas X Frustrações: Detectar melhorias no processo produtivo e no desempenho operacional. Essas melhorias tem conseqüências organizacionais e comportamentais profundas. 86

87 Etapas de Implantação: Etapa 1: Análise de Adequação
Sistemas de Gestão Empresarial Etapas de Implantação: Etapa 1: Análise de Adequação Necessidades da empresa X funcionalidades do ERP. Etapa 2: Implementação Treinamento que dissemine a filosofia do sistema. Treinamento operacional para o uso do sistema. Redesenho de processos que serão alterados. Gestão da mudança organizacional. Garantia da qualidade das informações. Customização e parametrização. 87

88 Etapas de Implantação: Etapa 3: Manutenção
Sistemas de Gestão Empresarial Etapas de Implantação: Etapa 3: Manutenção Contínuo gerenciamento do comprometimento do pessoal com a filosofia do sistema. 88

89 Modalidades de Implantação: Implantação “passo-a-passo”
Sistemas de Gestão Empresarial Modalidades de Implantação: Implantação “passo-a-passo” O Sistema é implementado gradativamente em cada área funcional (produção, materiais, financeiro, etc.). Como vantagem sinaliza-se um maior controle e acompanhamento do processo de implementação, a adaptação é mais provável. Como desvantagem se pode mencionar o retrabalho, pois o novo sistema coexistirá, durante um período com os sistemas legados. 89

90 Modalidades de Implantação: Implantação “Big Bang”
Sistemas de Gestão Empresarial Modalidades de Implantação: Implantação “Big Bang” O Sistema é implantado de uma só vez, simultaneamente em todas as áreas funcionais e em todas as unidades de negócio. Como vantagem não há redundância de informação e trabalho duplicado. Como desvantagem há um grande risco de choque cultural na implantação do sistema. Implantação “Small Bang” O Sistema é implantado completamente em cada unidade de negócio progressivamente, mas não há inicialmente integração entre elas. 90

91 Critérios para seleção de um ERP: Processos de Negócio
Sistemas de Gestão Empresarial Critérios para seleção de um ERP: Processos de Negócio Suportar todos os processos do negócio, sem a necessidade de customizações que não sejam parametrizadas. Integração de Componentes Ser altamente integrável entre seus componentes. Flexibilidade Ser ajustável às necessidades da empresa. Conectividade com a Internet Conter um componente que integre o sistema aos negócios on-line da organização, tornando-o seguro e executável. 91

92 Critérios para seleção de um ERP: Suporte Multi-Site
Sistemas de Gestão Empresarial Critérios para seleção de um ERP: Suporte Multi-Site Ser suportados o planejamento global e local, bem como as facilidades de controle. Implantação Rápida Espera-se com essa rapidez reduzir a espera do retorno de investimento (ROI). Facilidade de Uso: Permitir o gerenciamento e manuseio por pessoas não-técnicas. 92

93 Custos ocultos de ERP: Treinamento
Sistemas de Gestão Empresarial Custos ocultos de ERP: Treinamento Normalmente um item de orçamento mais subestimado, pois envolve não apenas o aprendizado de uma nova interface de software, mas um novo conjunto de processos. Integração e teste As conexões entre um ERP e os links com os demais softwares corporativos, construídos caso a caso, devem ser construídas e testadas. Customização Customizações não previstas na concepção do ERP são um sorvedouro de recursos, as serem evitados a todo o custo. 93

94 Custos ocultos de ERP: Conversão de dados
Sistemas de Gestão Empresarial Custos ocultos de ERP: Conversão de dados As bases de dados normalmente, escondem erros que são revelados durante a conversão, exigindo um esforço extra durante a migração. Análise de dados A conversão dos processos de aquisição de dados que alimentam o Data Warehouse é muito trabalhosa e dispendiosa, e, geralmente é esquecida até o último momento, podendo comprometer a qualidade e até a viabilidade das análises multidimensionais. 94

95 Consultores ad infinitum
Sistemas de Gestão Empresarial Custos ocultos de ERP: Consultores ad infinitum Gastos com consultores são altos, e a falha no planejamento falhe requer o treinamento de uma equipe interna. Recolocação de funcionários A implantação de um ERP evidencia a superioridade dos melhores funcionários que são tentados a buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho. Equipes de implantação nunca podem parar Os responsáveis pela implantação são extremamente valiosos por haverem trabalhado intimamente com o ERP, são capazes de continuar com as melhorias necessárias. 95

96 Retorno do investimento
Sistemas de Gestão Empresarial Custos ocultos de ERP: Retorno do investimento Contar com retornos imediatos do investimento podem custar caro a organização, que deve esperar esse retorno da melhoria dos processos de negócios que devem ser incrementados ao longo do tempo e após muito empenho. Depressão pós-ERP Uma sensível queda de desempenho advêm do fato de que tudo passa a funcionar diferente do que era antes, o que exige um período de acomodação. 96

97 SI e a Inteligência do Negócio
Processos de aquisição Processos de distribuição 97

98 SI e a Inteligência do Negócio
98

99 Referências bibliográficas
O’Brien, James A. Sistemas de Informação. São Paulo: Editora Saraiva, 2002. Scarinci, Rui Gureghian Fundamentos de Sistemas de Informação - SENAC Em: 99

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