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Fundamentos de RH: definição de trabalho

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Apresentação em tema: "Fundamentos de RH: definição de trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de RH: definição de trabalho
- Realização de uma obra que seja expressão da vida humana e traga reconhecimento e permanência, ou seja, inscrição social e possibilidade de construção de uma história; Esforço rotineiro e repetitivo, sem reconhecimento, nem permanência, mera realização de uma atividade que não deixa vestígios, nem produto final, não faz história e que aproxima o homem do animal. “ É pelo trabalho, que consigo extrair da natureza algo a mais que ela não me daria espontaneamente! ”

2 Fundamentos de RH: definição de trabalho
Mitologia ( trabalho= tripaliare: torturar) Mito dos 12 trabalhos de Hércules ( requisitos: força física;coragem;bravura e inteligência- transf. o trabalho algo nobre) Mito de Sísifo (Desafiar os deuses, castigo: pedra ao cume da montanha, que rolava ladeira abaixo-transf. o trabalho em um esforço sem sentido) 3 dimensões do trabalho Labor ( atividade mecânica) Trabalho propriamente dito (produção de bens duráveis) Ação ( possib. da const. da historia subjetiva e social, através dos laços e trocas que o trabalho possibilita) “ Não basta o homem fazer, mas principalmente ser ao fazer!”

3 Fundamentos de RH: definição de trabalho
Modelo da Pré-História Na Pré-História temos os primeiros rudimentos do trabalho humano, realizado de forma passiva e centrado na colheita, na pesca e na caça de animais, ficando o ser humano sujeito às condições e ofertas da natureza. Modelo da Antiguidade - O “ato de pensar” era valorizado, enquanto a execução das idéias era relegada a um segundo plano, pois o “ato de fazer” não ocupava um lugar de importância entre os gregos, mesmo no campo de batalha.

4 Fundamentos de RH: definição de trabalho
Modelo da Idade Média A atividade agrícola, e uma relação de servidão entre senhores feudais e servos, marcaram praticamente toda a Idade Média, na qual o trabalho significava uma questão de sobrevivência, no sentido concreto da palavra: quem não fosse um servo produtivo, era eliminado pela autoridade do senhor feudal. Autoritarismo, impossibilidade de mudança e pouca importância ao indivíduo, são características centrais das relações de trabalho desse período.

5 Fundamentos de RH: definição de trabalho
Modelo do Renascimento A grande época dos mestres de ofício (artesãos) será marcada por um trabalho calcado nas habilidades individuais, pela valorização do trabalho singular, pela importância do sucesso técnico e da demonstração de talento, e pela valorização social do produto do trabalho. Marcado pela valorização dos indivíduos e sua habilidades. O trabalho começa estabelecer relação com o ser humano: deixa de ser restrito a mera sobre vivência para das sentido a sua existência singular.

6 Fundamentos de RH: definição de trabalho
Modelo da Revolução Industrial - A lógica capitalista transforma o objetivo do trabalho humano que agora se coloca como um instrumento para acúmulo de capital, ou seja, o trabalho é apenas um meio para conseguir o fim maior, que é o capital, que possui duas dimensões: a dimensão material (dinheiro) e a dimensão simbólica (cultura).

7 Fundamentos de RH: definição de trabalho
Modelos Taylorista e Fordista Trabalho deve ser ações uniformes, padronizadas,calcado em hierarquias, especializados, controlado, eficiente e eficaz individual. Tarefas pré-definidas pela direção; Dissociação entre a elaboração e a execução da tarefa; Produção em massa e em série (produtos homogêneos); Controle do tempo de execução da tarefa; Fragmentação das funções (linha de montagem); Um homem / uma máquina; Mecanismos disciplinares de controle; Controle do desempenho individual e aumento da eficiência individual; Padronização dos instrumentais e condições de trabalho; Unidades fabris concentradas e verticalizadas; Eliminação dos incapazes e especialização do trabalhador.

8 Fundamentos de RH: definição de trabalho
Modelo Toyotista Trabalho em grupo fundamental para um bom desempenho produtivo. (Família Toyota) - Polivalência e desespecialização do trabalhador (multifuncional); - Horizontalização da organização do trabalho; - Terceirização da produção de elementos básicos; - Número reduzido de trabalhadores (aumento da produção sem um aumento do número de trabalhadores); - Produção controlada pelo grupo de trabalhadores (células de trabalho); - Todos perdem se um elemento da célula de produção não cumprir seu papel; - Ganhos salariais em função da produtividade; - Família Toyota (sentimento de amor à empresa e fidelidade ao trabalho); - Produzir somente o necessário no melhor tempo (just in time); - Estoque mínimo só reposto após a venda de todo produto (semelhante ao sistema de reposição de um supermercado); - Produção em função da demanda do consumidor.

9 Fundamentos de RH: definição de trabalho
MODELO ANTERIOR 1. Trabalho fixo e conservador 2. Tempo linear e previsível 3. Pouca mudança e mobilidade 4. Função específica 5. Vinculo empregatício 6. Segurança 7. Futuro pré-determinado 8. Projetos e sucessos a longo prazo 9. Conquista cumulativa 10. Identidade e reconhecimento enquanto trabalhador MODELO ATUAL 1. Trabalho aberto a mudanças e riscos 2. Tempo mutante e sem controle 3. Muita mudança e mobilidade 4. Mudanças constantes de função (trabalhos por projetos) 5. Prestação de serviços 6. Instabilidade e incerteza 7. Futuro incerto 8. Projetos e sucessos a curto prazo 9. Retornos rápidos pela constante mudança 10. Impossibilidade de criar referências

10 Fundamentos de RH: definição de trabalho
MODELO ANTERIOR 11. Controle sobre sua carreira 12. Lealdade e compromisso mútuo entre trabalhador e empresa 13. Continuidade histórica 14. Organizações com hierarquia piramidal 15. O fracasso é atribuído à organização 16. O trabalho é institucional 17. A inserção no mercado de trabalho se dá pela procura de um emprego MODELO ATUAL 11. Perda do controle sobre sua carreira 12. Descompromisso mútuo entre trabalhador e empresa 13. Descontinuidade histórica 14. Organizações em rede 15. O fracasso é atribuído ao indivíduo 16. O trabalho é realizado por consultorias 17. A inserção no mercado de trabalho se dá pela oferta de um serviço

11 Fundamentos de RH: definição de organização
Organizações são sistemas complexos organizados de atividades coordenadas e colocadas em prática por um grupo de pessoas em processo de cooperação, capazes de se comunicarem a fim de alcançar um objetivo comum. Tem como função a produção de bens ou a prestação de serviços. Sua estrutura é uma rede relativamente estável de interdependências entre as pessoas e as tarefas, sendo esses os dois elementos centrais de qualquer organização. São sistemas sociais intencionalmente construídos e reestruturados constantemente a fim de obter objetivos específicos, mas dotados de uma complexidade estrutural que dispõe de vários mecanismos para sua estruturação e funcionamento.

12 Fundamentos de RH: definição de organização
A dinâmica organizacional Principais mecanismos: - Padronização: coordenação do trabalho através da elaboração e execução de padrões e rotinas estáveis de realização desse trabalho. - Formalização: processo de planejamento de regras que controlam o comportamento organizacional. -  Especialização: modo pelo qual o trabalho é dividido em tarefas individualizadas. - Departamentalização: agrupamento de equipes com fluxos similares de trabalho. - Hierarquização: criação de camadas organizacionais com diferentes níveis de responsabilidade e poder para coordenar e integrar as atividades dos agentes organizacionais.

13 Fundamentos de RH: definição de organização
Cultura organizacional ( Ex:cebola) A cultura organizacional não está escrita, nem regulamentada, mas é construída a partir da estruturação e funcionamento organizacional e legitimada pelos agentes organizacionais (pessoas que trabalham na organização) e pelo fluxo do trabalho. Tem caráter histórico mais profunda, remete as origens da organização, ao processo de definição de seus valores básicos e à modelagem dos padrões culturais. Artefatos visíveis, (visíveis) valores compartilhados (falados) e pressuposto básico (inconsciente) Clima organizacional Clima significa tendência, inclinação. O clima organizacional resulta da cultura da organização, de seus aspectos positivos e negativos, bem como de acontecimentos ocorridos fora dela. Também chamado clima psicológico, pode ser traduzido pelo que as pessoas costumam chamar de “ambiente de trabalho”, ou seja, a atmosfera psicológica que envolve a relação empresa-trabalhador. percepção que as pessoas têm da organização em que trabalha, estas podem ser influenciada por fatores internos e ou externos à organização


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