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Categorização das entrevistas - Baianas

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Apresentação em tema: "Categorização das entrevistas - Baianas"— Transcrição da apresentação:

1 Categorização das entrevistas - Baianas
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Ciências da Saúde Projeto: Uma Imersão no Tabuleiro da Baiana: aspectos sócio-culturais da produção e consumo de acarajé e SAJ Categorização das entrevistas - Baianas Santo Antonio de Jesus Outubro de 2009

2 Motivação para a venda Falta de emprego (referente ao trabalho informal) Alta aceitabilidade do acarajé (motivação relacionada ao produto) È uma alternativa de trabalho que permite a conciliação de atividades domésticas e garantia de renda. A alta aceitbilidade do acarajé vai desde a questão prppria do produto como estabelece atrativos específicos como o cheiro que aqui vou chamar de enfeitiçador. Que o caracteriza ante a outras alternativas de lanche, por exemplo. A alta aceitabilidade do acarajé garante a renda necessária para sustento da família ante a falta de emprego.

3 Aprendizado da técnica de preparo
No processo de aprendizado ensinamentos teóricos são secundários a necessidade de atuação prática onde a partir de uma sessão de tentativas cada um descobre o ponto da massa. Os principais ingredientes utilizados são o feijão, gengibre, alho e cebola. A impossibilidade de transmissão através da linguagem parece ser um dos principais desafios no processo de aprendizado do acarajé. Quando o ponto da massa é atingido, o mistério parece ter sido finalmente desvendado e a partir de então a prática cotidiana de fabricação do produto só agrega sabor ao mesmo. O “saber fazer” acarajé é conquistado por meio da prática. A presença dos ingredientes e receitas teóricas não bastam. È necessário “entender” o acarajé.

4 Aprendizado da técnica de preparo
Dentre os ingredientes os mais relacionados a qualidade do acarajé são o feijão (fradinho ou macaço) e o azeite (escolhido através do olfato). A temperatura do azeite obedece um limite fundamental para a qualidade do acarajé, reconhecido pelas baianas.

5 Aprendizado da técnica de preparo
O preparo do acarajé é trabalhoso. Segue uma série de etapas complexas sendo necessário o gosto pelo exercício.

6 Outros sujeitos envolvidos no preparo
O preparo do acarajé é principalmente solitário; Quando outros atores participam do processo (geralmente filhas), desenvolvem atividade de pré-preparo.

7 Composição do Tabuleiro
A arrumação do tabuleiro parece relacionar-se a atração de clientes. As condições panelas parecem ser um meio de comunicação relacionado a higiene do tabuleiro;

8 Composição do Tabuleiro
No tabuleiro, o acarajé divide espaço com cocadas, abarás... No que tange o estabelecimento comercial, geralmente são vendidos cervejas e refrigerantes.

9 Escolha do ponto Proximidade da casa; Movimentado;
Inclusive, algumas vezes a baiana sai de seu ponto fixo de venda quando surge alguma movimentação extra, tais como festas, comemorações em colégios....

10 Mudanças na venda No decorrer do tempo o número de clientes tende a aumentar. Entretanto, vendedoras mais antigas relatam que a concorrência do acarajé com outras “merendas” implicam em diminuição das vendas.

11 Mudanças no preparo Não há mudanças;

12 Ritual para preparo O termo ritual parece ter um significado negativo;
A solidão é evidenciada como componente desse ritual. A seqüência de horários e etapas de preparo obedecem uma configuração ritualística;

13 Ritual para venda O ritual para venda segue a orientação da demanda;
Recebe conotação religiosa com defesa da “presença” de Deus no processo. Muitas não consideram fazer rituais para venda.

14 Estratégias para atrair clientes
A simpatia, o “tratar bem” o clientes; A boa praça, permitir que o acarajé esteja ao alcance dos sentidos;

15 Mudanças na venda As mudanças nas vendas ocorrem no decorrer da semana e no decorrer do mês. Fins de semana Fins de mês

16 Outros sujeitos envolvidos na venda
Geralmente o processo é solitário e quando acompanhado, é por familiares.

17 Representação do ser Baiana
O ser baiana de acarajé remete para o uso de vestimentas tradicionais e características as quais não são usadas cotidianamente pelas vendedoras de acarajé. O ser baiana de acarajé também é relacionado ao pertencimento a religiões africanas e conseqüente oferecimento do acarajé. A simpatia também é colocada como uma característica da baiana;

18 Interface com discurso religioso
O acarajé recebe uma conotação dita espiritual, além de física. Quando relacionada ao candomblé (oferendas) passa a causar certo repúdio; A ênfase na negação de participação do candomblé ou oferendas é clara; Os discursos relacionados à interface com a religião, fica claro a tríade negativizada estabelecida entre : descend~encia africana – condomblé – oferenda e acarajé.

19 Interface com as práticas alimentares saudáveis
Apesar de colocado como um alimento de alto teor calórico podendo contribuir com algumas doenças o acarajé é defendido como um alimento saudável e nutritivo; O discurso da alimentação saudável não interfere no consumo do sfregueses.

20 Preferência dos clientes
Dentre os produtos do tabuleiro o acarajé é o principal atrativo; A escolha do pnto está inserido nas preferências dos clientes; Preferem o acarajé completo, sem molho; O acarajé é preferencialmente consumido com refrigerante ou cerveja.

21 Perfil dos clientes Muitos cliente são fiéis;
Quanto a faixa etária, é bem variável mas com predominância de adultos; Geralmente são pessoas que trabalham,

22 Tombamento do acarajé O acarajé é colocado como uma comida típica baiana que é evidenciada como tal no folclore; É uma comida que identifica nosso estado e nosso país;

23 Percepção sobre a Vigilância Sanitária
De forma geral, a vigilância sanitária é conhecida e suas ações tidas como necessárias para a qualidade higiênica do acarajé;

24 Interface com questões de gênero
A produção do acarajé uma prática realizada prioritariamente por mulheres. Quando atuam os homens exercem um papel delimitado sem envolvimento íntimo no processo culinário.

25 Obrigada!


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