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RELACIONAMENTO CORPORATIVO

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Apresentação em tema: "RELACIONAMENTO CORPORATIVO"— Transcrição da apresentação:

1 RELACIONAMENTO CORPORATIVO
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira

2 Aula 2 – 06/03/2012 OBJETIVOS - TDSM102A/101B/101A Quais os desafios ? Gestão? Tendências ? Auto Avaliação

3 Dados do professor António Albano Baptista Moreira
antonioabmoreira aabmoreira 3

4 Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, htp://antonioabmoreira.pbworks.com Login e senha Como usar

5 Ao final o que levaremos ?
COMPETÊNCIAS AUTO AVALIAÇÃO DA TURMA

6 De que se trata ... Auto-conhecimento.
Mapeamento de perfil e personalidade.

7 Competências 09 Realizar testes de auto avaliação para um melhor conhecimento de si próprio. I

8 Material adicional Formulário de auto avaliação das características empreendedoras

9 Na internet ... Links de páginas, blogs, etc

10 Retomando ... Mudanças rápidas Murmuration O que nos move? Modelos

11 O que responder Atitude? Situação atual no mundo de negócios?
Tendências? Qual o perfil profissional atual? O que é empreendedorismo? Importância do empreendedorismo? Intra empreendedorismo? Atitude?

12 12

13 Na nova economia digital...
Riqueza flui da inovação e não da otimização O desconhecido vem de alimentar a suprema fluidez e agilidade das redes Abandonar o conhecido Valor da rede aumenta exponencialmente Retornos crescentes coma adesão Fartura produz fartura Generosidade – grátis – ganho indireto 13

14 Tendências CUSTO PRATICAMENTE ZERO Queda do custo de armazenamento
Aumento da velocidade de processamento Maior velocidade de transmissões Queda no custo do hardware Integração dados, vídeo, voz, imagem Shopmobbing - Tuangou CUSTO PRATICAMENTE ZERO 14

15 Recursos escassos ... Água Tempo

16 PULL - PUXAR Bens, produtos, serviços vão até ao consumidor!

17 Tabela - Push versus Pull
Procura > Oferta Procura < Oferta Produtor é que manda Cliente é que manda Segmentação de mercado Fragmentação do mercado Grande número de clientes com necessidades semelhantes Pequeno número de clientes com necessidades diferentes Produtos genéricos Produtos “à medida” Séries de produção longas Séries de produção curtas

18 Venda direta O velho e bom porta à porta
O Boticário – El dourado + lingerie Comida congelada em furgões

19 19

20 20

21 Vive em Berkeley, Califórnia com sua mulher e quatro filhos.
Chris Anderson Editor-chefe da Revista Wired. Escreveu a Cauda é Longa, publicado na forma de artigo na Wired em outubro de 2004 e, posteriormente, surgiu o livro, publicado pela Hyperion em julho 2006. Vive em Berkeley, Califórnia com sua mulher e quatro filhos. Trabalhou para The Economist por sete anos em Londres, Hong Kong e Nova York, em várias posições, de Editor de Tecnologia a Editor de Negócios. Possui formação em ciências, estudou física e fez pesquisas em Los Alamos, que o levou aos jornais científicos, Nature e Science. 21

22 Vilfredo Pareto ( ) 22

23 23

24 Os desafios vendendo bits
Encontrabilidade Filtros Distribuição Costumização, nichos 24

25 Crowdsourcing Colaboração O poder das multidões Queda de barreiras
Existe almoço grátis Regra do 1 – 9 – 90 25

26 Viral Loop Os eleitos – Comunicadores, experts, vendedores Fixação
Contexto Ponto de virada, o número mágico -150 26

27 27

28 1 para 1 28

29 WEB 1.0: UM PARA MUITOS MIM CACIQUE (Jornais,
Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) VOCÊS ÍNDIOS 29

30 Engarrafamentos de informação
A rede do conhecimento Volume de dados Engarrafamentos de informação Saber onde está a informação relevante é fundamental para não se perder tempo e tomar a decisão correta no tempo certo. Não tem hora ou lugar . 30

31 A rede dos engarrafados
Conteudista Modelo tradicional para resolver o problema 31

32 A Web 1.0 Modelo tradicional para resolver o problema 32

33 Você sozinho na multidão .......
33

34 WEB 2.0: MUITOS PARA MUITOS
NÓS CACIQUE NÓS TUBE NÓS ORKUT 34

35 A Web 2.0 Novo modelo 35

36 O Desafio Para a colaborativa Sair da estrutura Hierárquica Animador
Chefe Para a colaborativa 36

37 Também Para a participação e o conhecimento.
Sair do entretenimento e exibicionismo. 37

38 As sete previsões para o futuro da Web 2.0
38

39 As sete previsões Web 2.0? Quem souber organizar as melhores comunidades em rede fará a diferença! 39

40 As sete previsões Web 2.0? As instituições funcionarão como enxames coletivos, conectados em rede, para conseguir mudar de direção na velocidade que a sociedade plugada exigir. 40

41 As sete previsões Web 2.0? Não existirá mais
conteudista (cacique- índio)! Quem colocará a maior parte do conteúdo será o usuário! (índio- índio)! O poder é do conteúdo e do relacionamento 41

42 As sete previsões Web 2.0? Quem organizará as comunidades serão os apicultores! O apicultor terá como missão: estimular, organizar, moderar as abelhas para gerar o mel coletivo e, portanto, riqueza. 42

43 As sete previsões Web 2.0? Os portais e as
Intranets em poucos anos terão a cara muito parecida com o Orkut e similares. Os blogs e as comunidades serão os ambientes para troca de conhecimento nas empresas e fora delas. 43

44 As sete previsões Web 2.0? Os países se diferenciarão um dos outros pela capacidade da população se articular em Rede. Tanto para aprender, discutir e decidir o seu destino. 44

45 As sete previsões Web 2.0? Os países incorporarão ao seu
Planejamento estratégico a criação de redes inteligentes entre seus cidadãos para competir no mundo plugado. 45

46 Como nós e sua empresa podem se aproveitar da nova onda?
46

47 WEB 2.0: MUITOS PARA MUITOS
Quem souber incentivar, criar, se aproveitar das comunidades em rede vai diante, quem não souber ou quiser e preferir relaxar no modelo antigo….. 47

48 48

49 Esta é a realidade !!!!! 49

50 O futuro 50

51 O novo consumidor ... Como é a geração polegar ??? Geração X e Y
Vamos tentar responder ? 51

52 Datas a lembrar Internet (1998), MSN (2000), Orkut (2005)/Facebook
Celular, SMS, iPod MP3 Vídeo game 52

53 Hoje Com 7 anos Com 15 anos 18 anos - 1992 1999 IMS 2007 SMS, etc
1996 Internet 2002 Orkut 28 anos 1989 Celular 1997 31 anos 1986 Vídeo game 1994 53

54 Quadro 1 - AS DIFERENÇAS DAS GERAÇÕES
Geração X e Y Quadro 1 - AS DIFERENÇAS DAS GERAÇÕES GERAÇÃO BABY BOOMERS X Y Ano de Nascimento Acontecimentos que marcaram a geração Final da 2ª. Guerra Mundial Movimento Hippie e a Revolução Sexual Revolução Tecnológica Principais Ideais Reconstruir o mundo Lutar pela paz, liberdade, anarquismo. Globalização, multicultura e diversidade. O trabalho é.... A principal razão da vida O que paga as contas. Satisfação do desejo de consumismo. Média de tempo nas empresas 40 anos 15 anos 8 anos 54

55 Geração X e Y GERAÇÃO X GERAÇÃO Y Hoje têm 44 a 31 Hoje têm 30 a 17
Variáveis Motivações Reengenharia, downsizing Oportunidade de desenvolvimento e empregabilidade Bolha da Internet Responsabilidades e desafios crescentes. Trabalho mais independente, flexível e criativo. Tecnologia x Burocracia Liberdade/flexibilidade para atingir resultados. 11 de Setembro Liderança capaz de fazer coaching e mentoring Liderança autêntica x liderança hierárquica. Oportunidade para crescimento contínuo. Mudanças em relação à estabilidade, carreira e benefícios. Acesso direto às lideranças e feedback intensivo e sistemático. Foco no curto prazo e nos resultados Sentir que faz diferença para a empresa e para a sociedade. Hoje têm 44 a 31 Hoje têm 30 a 17 Ambiente de trabalho descontraído, alegre e agradável. 55

56 INTRA EMPREENDEDORISMO
Vamos ao conteúdo INTRA EMPREENDEDORISMO

57 Quadro das Mudanças

58 Globalização Tecnologia Informação Capital Humano Conhecimento
- Habilidades - Competências - Talento - Motivação - Compromisso Conhecimento Tendências Atuais do Mundo Moderno Foco nos Serviços Ênfase no Cliente Qualidade Produtividade Competitividade

59 Como criar valor para os acionistas?
Como tornar excelentes os processos do negócio? PROCESSOS INTERNOS FINANÇAS VISÃO E ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO CLIENTE Como criar valor para os clientes? Como crescer e melhorar?

60 Empregabilidade O Mundo pertence aqueles que pensam em novos caminhos. Vwe Grahl, arquiteto

61 E o Capital Humano como fica em meio as mudanças?
Automação >> desemprego Telemática >> deslocalização do trabalho Fim do emprego vitalício Pagamentos por competência Guerra dos talentos Rápida obsolescência do conhecimento técnico

62 Conhecimentos Habilidades Atitudes dos novos Profissionais
Parceria e Compromisso Estratégico e Visionário Longo Prazo e Missão Pro ativo e Antecipatório Foco Externo e no Cliente Foco no Negócio Foco nos Resultados e nos Fins Consultivo

63 Visão sistêmica e holística
Perfil Profissional Cultura global Tecnologia + Negócios Criatividade Visão sistêmica e holística Empreendedorismo Polivalência Motivação Iniciativa Flexibilidade Adaptabilidade Trabalho em equipe Ética

64 A revolução do empreendedorismo
“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20” (Timmons, 1990)

65 Empreendedorismo + Inovação = Prosperidade

66 O “velho” modelo econômico (a era da manufatura)
Dirigido pelos modelos clássicos Recursos escassos eram materiais raros Força de trabalho (poder dos músculos) Retornos pequenos Barreiras de entrada Ativos físicos Sobrevivência dos maiores

67 O “novo” modelo econômico (a era da inovação empreendedora)
Dirigido por novos modelos de negócios Recursos escassos são imaginação e conhecimento Retornos maiores Baixas barreiras de entrada Ativos intelectuais Poder do conhecimento Sobrevivência dos mais rápidos

68 Fatores associados com maiores níveis de atividade empreendedora (GEM)
Percepção da oportunidade Fatores sociais e culturais Educação (segundo grau e universitário) Participação das mulheres Experiência Suporte financeiro para start-ups

69 Empreendedorismo = Pessoas + Processos

70 Quem é o empreendedor? Alta Inventor Empreendedor Criatividade e
Inovação A grande maioria Gerente, Administrador Alta Baixa Habilidades gerenciais e know-how em business

71 Mitos sobre o empreendedor
Mito 1: Empreendedores são natos, nascem para o sucesso Realidade: Enquanto a maioria dos empreendedores nasce com um certo nível de inteligência, empreendedores de sucesso acumulam habilidades relevantes, experiências e contatos com o passar dos anos. A capacidade de ter visão e perseguir oportunidades aprimora-se com o tempo. Mito 2: Empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos tomam riscos calculados evitam riscos desnecessários compartilham o risco com outros dividem o risco em “partes menores”

72 Mitos sobre o empreendedor
Mito 3: Os empreendedores são “lobos solitários” e não conseguem trabalhar em equipe Realidade: São ótimos líderes Criam times Desenvolvem excelente relacionamento no trabalho com colegas, parceiros, clientes, fornecedores e muitos outros

73 O processo empreendedor
Gerenciar o negócio estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle entrar em novos mercados avaliação de resultados colheita Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade versus habilidades e metas pessoais/corporativas situação dos competidores Determinar e captar os recursos necessários recursos da área recursos extras recursos específicos para projetos de inovação recursos externos Desenvolver o Plano de Negócios 1. Sumário Executivo 2. O Conceito do Negócio 3. Equipe de Gestão 4. Mercado e Competidores 5. Marketing e Vendas 6. Estrutura e Operação 7. Análise Estratégica 8. Plano Financeiro Anexos

74 Caminho crítico do planejamento
Reconhecimento/avaliação da oportunidade Estratégia Detalhamento das ações Orçamento X Reconhecimento/avaliação da oportunidade Estratégia Detalhamento das ações Orçamento

75 Modelo interativo do EC
Características organizacionais Suporte gerencial Tipo de trabalho Recompensas/incentivos Disponibilidade de tempo Limites organizacionais Disponibilidade de recursos Evento inicial Decisão para agir de forma empreendedora Planejamento Viabilidade do negócio Implementação da idéia Características individuais Propensão de assumir riscos Desejo de autonomia Necessidade de realização Orientação a metas Auto-controle Habilidade de superar barreiras

76 Uma estrutura para o empreendedorismo
Organizar a geração e armazenamento das oportunidades (banco de dados, reuniões periódicas etc) Rever processos ou estrutura formal e/ou informal: suporte gerencial a ações empreendedoras Definir meios de recompensar e/ou incentivar a geração de idéias Disponibilidade de recursos e tempo (dia-a-dia e projetos Empreendedores) Fazer com que tais políticas sejam parte da cultura da organização Incentivar o aprendizado Assumir riscos calculados / tolerar falhas

77 10 mandamentos do empreendedor corporativo
1. Faça o trabalho que for necessário para que seu projeto dê certo, independente de sua função/cargo na empresa 2. Compartilhe os créditos do sucesso 3. Lembre-se, é mais fácil pedir perdão que permissão 4. Venha trabalhar cada dia querendo ser demitido!!! 5. Peça conselho antes de pedir recursos 6. Siga sua intuição a respeito das pessoas; construa um time composto pelos melhores 7. Prepare-se antes de divulgar sua idéia; publicidade prematura não é imune ao sistema corporativo 8. Nunca aposte uma corrida na qual não esteja participando! 9. Seja verdadeiro com suas metas, mas realista sobre as formas de atingi-las 10. Honre seus superiores, sua empresa, seus patrocinadores! * Fonte: Pinchot,

78 GRANDES MUDANÇAS PARA O SÉCULO XXI
GLOBALIZAÇÃO: “PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE”. QUALIDADE NÃO SERÁ MAIS UM DIFERENCIAL COMPETITIVO. MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO CADA VEZ MAIS ESTREITAS. CLIENTES MENOS FIÉIS. USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. A INFLUÊNCIA DA INTERNET – REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES

79 TENDÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO
MOVIMENTO EM DIREÇÃO AO LIVRE COMÉRCIO MUNDIAL IMPULSO DAS TELECOMUNICAÇÕES BIOTECNOLOGIA REDUÇÃO DO TAMANHO DOS PRODUTOS PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS GERENTES GLOBALIZADOS (EMPREENDEDORES) COSTUMIZAÇÃO ERSONALIZAÇÃO

80 PRINCIPAIS AMEAÇAS TRANSFORMAÇÕES NAS ESTRUTURAS DE TRABALHO DIMINUINDO EMPREGOS MAIOR CONCORRÊNCIA EM ESCALA MUNDIAL IMPOSIÇÃO DO PAISES RICOS AOS MAIS POBRES DESIGUALDADES FINANCEIRA CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZAS NAS MÃOS DOS PODEROSOS

81 PRINCIPAIS OPORTUNIDADES
QUALIDADE EM MAIOR ESCALA GRANDE NÚMERO DE OPÇÕES DE FORNECEDORES E MERCADOS ALTA TECNOLOGIA DISPONÍVEL E DEMOCRATIZADAS PREÇOS MAIS BAIXOS GRANDES OPÇÕES DE PARTICIPAR DA CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL

82 QUAIS AS TENDÊNCIAS ?

83 GERENTES GLOBALIZADOS
ANTES HOJE AUTORITÁRIO ABERTO À PARTICIPAÇÃO CENTRALIZADOR DELEGADOR VISÃO DEPARTAMENTAL VISÃO SISTÊMICA INDIVIDUALISTA PARTICIPATIVO ESPECIALISTA MULTI ESPECIALISTA CHEFE EMPREENDEDOR

84 COMO VENCER A COMPETITIVIDADE DOS NOVOS TEMPOS
1) Positividade 2) Flexibilidade 3) Organização 4) Criatividade e inovação 5) Foco

85 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
EMPREENDEDOR (High-Tech): Pessoa capaz de Perceber, Planejar e Explorar Oportunidades de Inovações Tecnológicas. OPORTUNIDADE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Uma oportunidade de inovação tecnológica é percebida pelos empreendedores por seus aspectos qualitativos de: Atratividade (novidade, diferencial e utilidade); Temporariedade (janela da oportunidade); Intensidade (motivação para gerar um novo empreendimento de base tecnológica).

86 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
GRAU DE INOVAÇÃO Objeto da Inovação  Produto, Serviço, Processo ou Design. Dimensão Tecnológica  Estado da Arte (Atualidade). Dimensão Mercadológica  Cobertura de Mercado (Local / Global).

87 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
IDÉIA INOVADORA Provérbio Inspirador  “Nada é mais forte do que uma idéia cujo tempo é chegado”... Vítor Hugo Como chegar a essa idéia?  As idéias inovadoras e geradoras de empreendimentos de base tecnológica são decorrentes de trabalhos de P&D em áreas especializadas utilizando tecnologia avançada.

88 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Como julgar se a idéia é promissora, capaz de gerar um novo produto /serviço inovador, base de um empreendimento de sucesso?  Realizando um estudo capaz de demonstrar a sua viabilidade técnica e econômica (EVTE) e um planejamento capaz de convencer da sua atratividade comercial e financeira (Plano de Negócios)

89 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Em que consiste o EVTE?  Apresentar elementos de comprovação de que a idéia pode gerar um produto ou serviço: * Factível (protótipo ou demo funcional); * Necessário (para clientes alcançáveis); * Inovador (com alto grau de inovação); * Rentável (retorno do capital empregado).

90 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Em que consiste o Plano de Negócios?  Convencer (promotores e investidores) da atratividade do negócio, apresentando: * Equipe gestora (competência/experiência); * Tecnologia (atual/produtos de alto valor); * Mercado (alcançável com liderança); * Lucratividade (rápido ROI e alta TIR).

91 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Em quanto tempo ocorre a maturação de empreendimentos de base tecnológica?  São necessários de 3 a 5 anos para: * Estruturar a empresa (RH técnico e gerencial); * Desenvolver os produtos e serviços; * Conhecer e desenvolver o mercado-alvo; * Atrair e captar recursos financeiros.

92 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Qual é a forma mais eficaz para apoiar e acelerar esse amadurecimento?  Engajar em programa de Incubadora de Empresas de Base Tecnológica para acesso a: * Treinamentos; * Consultorias individuais; * Encontros informais; * Eventos especializados.

93 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Como surgiu e evoluiu o Plano de Negócios para demonstração da atratividade de negócios? * Inicio para atrair capital de risco (anos 60) ; * Estendido para outros stakeholders (anos 70); * Generalizado seu uso para capitalização (80).

94 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Qual é a utilidade atual do Plano de Negócios? * Repensar o negócio; * Atrair parceiros; * Exibir as competências existentes; * Decidir com segurança; * Captar recursos financeiros.

95 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Requisitos para atingir os objetivos do P/N ? * Apresentar o negócio de forma estruturada; * Identificar as oportunidades de inovação tecnológica baseadas na pesquisa de mercado e na análise SWOT; * Focar em nichos de mercado-alvo; * Dimensionar para rentabilidade desejada; * Revisar para consistência, clareza e objetividade.

96 Vamos ao conteúdo EMPREENDEDORISMO

97 Lembrar Mitos e definições; A importância do Empreendedorismo;
Contextualizar o empreendedorismo; Intra empreendedorismo Algumas recomendações; Como fazer?

98 TEMAS A DISCUTIR Introdução / Objetivos.
Qual a situação que vivemos hoje ? O perfil do profissional atual. Realidade das MPE´s. Importância das MPE´s. O que fazer ? Empreendedorismo, o que vem a ser isto?

99 Transição DESCOMPASSO VELOCIDADE MUDANÇAS DO AMBIENTE
VELOCIDADE MUDANÇAS INTERNAS Para iniciar nossa apresentação sobre o Empreendedor, é fundamental entendermos e percebermos o descompasso existente entre a velocidade das mudanças do ambiente, que sem dúvida é muito rápido, em consonância à velocidade das mudanças internas (pessoas). Nós em nossos desenvolvimento e em nossas atividades, respondemos de forma muito lenta a velocidade das mudanças do ambiente. Claramente visível neste período de transição da Sociedade Industrial, também denominada por Alvin Tofler, como sociedade da segunda onda com a sociedade do conhecimento, denominada a sociedade da terceira onda. Onde talento e capacidade criativa passa a ser valorizado.

100 4 REVOLUÇÕES TECNOLOGIA GLOBALIZAÇÃO GESTÃO DAS EMPRESAS
Nesta transição ocorreram grandes revoluções. Entre elas destacamos 4 (quatro) que estão impactando todo o processo de mudança. (Falar as 4 revoluções - sem entrar em detalhe) A seguir vamos poder perceber a influência de cada uma das revoluções. GESTÃO DAS EMPRESAS NATUREZA HUMANA

101 Tecnologia Redução de 44 % Nº DE BANCÁRIOS NO BRASIL Automação
JAN JUN A Revolução TECNOLÓGICA é fácil observar sua influência. Percebemos neste exemplo, colhido recentemente junto ao DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas Sócio-Econômicas a grande interferência da TECNOLOGIA na forma tradicional de emprego. A Previsão é chegarmos em 2002 com 200 mil bancários. Quem de nós (voltando-se a platéia) já não fomos ou tivemos parentes, amigos bancários? Onde estão estas pessoas hoje? Fonte: Dieese - Linha Bancários

102 Crescimento econômico sem crescimento do emprego
Média ponderada do PIB regional e do crescimento do emprego PIB 205 156 Percebemos neste gráfico que o crescimento do emprego está em descompasso com o crescimento econômico. O crescimento do nível de emprego, nesta terceira onda, não está mais ligado ao crescimento econômico. Enquanto o PIB cresce em uma velocidade, o emprego não acompanha o mesmo desempenho. EMPREGOS 147 128 100

103 Esta é uma manchete comum, apresentada diariamente
em jornais e telejornais no Brasil e no mundo. OBS: Não é para ler o conteúdo e sim destacar a manchete

104 Gestão das Empresas BIOLÓGICO MECANICISTA Mudança de Paradigmas
times de trabalho organograma empowerment controle Outra Revolução: A GESTÃO DAS EMPRESAS, ou a Revolução das organizações. Marcada pela grande mudança e quebra de paradigmas. (Mostrar TP e comentar o “antes “ e o “agora” ) líder gerente cérebro de obra mão-de-obra Capital Humano Capital Financeiro

105 A rapidez do Pequeno Neste mundo em que a velocidade é fundamental.
Os pequenos tem a capacidade de vantagem adicional, em razão da agilidade. Exemplos vem ocorrendo nas organizações, através da descentralização, transformando setores em UNIDADES DE NEGÓCIOS etc.

106 Mensagem “O mundo não está dividido entre grandes e pequenos, mas sim entre rápidos e lentos e somente os rápidos sobreviverão” Destacar a importância da rapidez nestes novos tempos, citando\ um dos maiores nomes da Administração Moderna: Peter Drucker Peter Drucker

107 A revolução da natureza humana
ÉPOCAS PODER Nas Cavernas Alimento Agricultura Território Mercantilista Rei Esta é a quarta revolução, apresentada no inicio da palestra. Trata-se da Revolução da NATUREZA HUMANA. (Mostrar TP, fazendo com que a platéia entenda as fases e seus avanços) Destacando que hoje vivemos na era do conhecimento e que as pessoas fazem a diferença. Industrial Capitalista Conhecimento Pessoas

108 Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ?
OS NOVOS DESAFIOS Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ?

109 Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170

110 Mundo dos negócios atual
Globalização dos negócios com crise Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever.

111 Humm

112 O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência
Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades

113 A revolução da natureza humana
Empregabilidade Como você esta se preparando para os “Novos tempos”? (Levar o grupo a refletir por segundos) Nestes novos tempos, estar preparado é fundamental. É importante que haja o entendimento do que é EMPREGABILIDADE que de uma forma mais simples, podemos conceituar como: AGREGAR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DURÁVEIS Temos que focar nossa energia na nossa empresa: EU S/A

114 Acabou o amadorismo: Conhecimento e informação são essenciais:
Vou fazer um convite a vocês: Convido vocês a embarcarem em um avião, numa longa viagem e na hora do embarque, ouvem da simpática recepcionista ou comissária: Boa tarde cavalheiro (Senhora), seja bem vindo ao vôo 666, temos orgulho em informar que em nossa companhia, temos um elevado índice de sucesso em nossos vôos. Somente 2% dos aviões sofrem acidentes, os demais 98% são bem sucedidos. Você embarcaria nesta?? Esta pequena história é só para reforçar que não há mais espaço para o amadorismo. O mundo exige profissionalismo em tudo que fazemos. Devemos perder a mania de achar que sabemos tudo e nos dispor a aprender e aprender já e de forma rápida. Pense nisto quando fizer seu projeto, montar sua empresa, preparar um trabalho para a faculdade ATUE DESDE JÁ COM CARACTERÍSTICAS DE UM PROFISSIONAL

115 A IMPORTÂNCIA DAS MPE´S
De a as firmas até 100 funcionários criaram 96% dos novos empregos – 1,9 milhão. Enquanto as firmas médias e grandes (mais de 100 funcionários) criaram empregos. O crescimento de empregos nas MPE foi de 19,2% e nas MGE de 0,6%. O crescimento das novas MPE´s foi cerca de 98,7% em Após os 4 primeiros anos apenas 50% das firmas de pequeno porte sobrevivem. Grandes – 83%.

116 Dados da importância das PMEs
6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores

117 A IMPORTÂNICA DAS MPE´S
Em número de Funcionários Total Func. 0-4 5-19 20-99 500 + Milhões 9,3% 17,1% 19,4% 20,4% 33.8% Em número de Empresas Total Emp. 0-4 5-19 20-99 500 + 70% 22,8% 5,8% 1,2% 0,2% Dados de fonte - RAIS

118

119 A situação hoje O perfil profissional exigido Criatividade
Adaptabilidade Resiliência Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades RESULTADO

120 Na vida pessoal Angústias e depressões;
Agitação, sensação de impotência e falta de controle; Relações humanas desgastadas; Falta de controle da vida pessoal; Desemprego / falta de emprego.

121 A situação hoje Globalização dos negócios
Complexidade e volume das variáveis em jogo, grande volume de dados Vida pessoal agitada. Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

122 Dados de 2009 30 a 61% morrem no primeiro ano;
40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

123 O Ambiente nas PME’s ü Falta de Capital de Giro; ü Falta de crédito;
Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : ü      Falta de Capital de Giro; ü      Falta de crédito; ü      Problemas Financeiros; ü      Maus pagadores; ü      Falta de Clientes; ü      Concorrência muito forte; ü      Instalações inadequadas; ü      Ponto inadequado; ü      Carga tributária elevada; ü      Fala de mão-de-obra qualificada; ü      Falta de conhecimentos gerenciais; ü      Recessão econômica no país.

124 Causas da mortalidade ... 1º Falta de Capital de Giro - 42 %
Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004 1º Falta de Capital de Giro % 2º Falta de Clientes % 3º Problemas financeiros % 4º Maus Pagadores % 5º Falta de Crédito %

125 Razões da Mortalidade das Empresas
1 Escassez de recursos financeiros 21,9 % 2 Instabilidade econômica 7,7 3 Mercado Limitado 4 Concorrência 7,3 5 Problemas pessoais 6,8 6 Planos econômicos 7 Localização 3,4 8 Inflação 9 Elevados encargos financeiros 3,0 10 Falta de organização e administração FONTE : SEBRAE – PROGRAMA GERAÇÃO EMPRESA

126 Razões da Sobrevivência das Empresas
1 Perseverança / Persistência 20,3 % 2 Boa administração 14,2 3 Dedicação do empresário 13,6 4 Boa estratégia de vendas 5,7 5 Capital próprio 5,5 6 Experiência no ramo 4,7 7 Mercado favorável 4,3 8 Reinvestir na empresa 4,1 9 Qualidade do produto 3,3 10 Única fonte de renda do empresário 3,2 FONTE : SEBRAE – PROGRAMA GERAÇÃO EMPRESA

127 E AGORA JOSÉ ?

128 O QUE FAZER ENTÃO ? Inovação; Rapidez; Atendimento; Associativismo.
Incubação; Cooperativismo; Empreendedorismo; Empregabilidade; Vantagens, diferenciais competitivos.

129 DE DONO A EMPREENDEDOR DONO DE EMPRESA :
Visão D/D - de dentro para dentro da empresa. EFICIÊNCIA – Fazer as coisas bem feitas. EMPRESÁRIO : Visão D/F ou - de dentro para fora da empresa ou inverso. F/D Concorrente, Fornecedor, Cliente. EFICÁCIA – Fazer bem feito só o que precisa ser feito. EMPREENDEDOR : Visão F/F - de fora da empresa para fora da empresa. EFETIVIDADE – Manutenção da Eficácia no tempo. NECESSIDADE – Mudança de perfil conforme a evolução.

130 Fatores de sucesso da Micro Empresa
Ambiente favorável (Mercado incluído) Gestão (Planejamento Inicial e continuidade) Conhecimento do ramo Empreendedorismo

131 As 3 funções do empresário
Gestor / Administrador Técnico Empreendedor

132 A Gestão Objetivos: Estratégia; Diferencial; Planejamento; Controle;
Padrões; Informações / Apoio; Melhoria contínua.

133 A Técnica Inovação; Qualidade; Padrões; Continuidade e melhoria.

134 PORQUÊ O EMPREENDEDORISMO ?
Importância das Micro e Pequenas Empresas na geração de renda e empregos. Desenvolvimento e mudança social e econômica. Só os empreendedores triunfarão. Auto-realização pessoal. Empregabilidade.

135 MITOS / VERDADES Se nasce empreendedor; Empreendedorismo é montar empresa; Empreendedorismo é sorte; Empreendedorismo pode ser desenvolvido; Só os empreendedores triunfarão.

136 Empreendedorismo - definições
Conceito habitual; Conceito geral; Conceito restrito; Como atitude de vida.

137 EMPREENDEDORES, SÃO PESSOAS QUE FAZEM ACONTECER.
O EMPREENDEDOR EMPREENDEDORES, SÃO PESSOAS QUE FAZEM ACONTECER. A arte de “dar o 1º passo”. Grandes objetivos sempre claros, com foco. “Apetite” para “fazer tudo com seriedade”. Energia alocada ao fazer acontecer . A arte refinada da comunicação. A arte do relacionamento. A arte de “amarrar pontas”. A arte da “criatividade pela visão”. A arte do ser “pra frente”.

138 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 1- CONJUNTO DE REALIZAÇÃO Busca de oportunidades e iniciativa. Correr riscos calculados. Persistência. Exigência de qualidade e eficiência. Comprometimento.

139 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 2- CONJUNTO DE PLANEJAMENTO Busca de informações. Estabelecimento de metas. Planejamento e monitoramento sistemáticos.

140 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 3- CONJUNTO DE PODER Independência e autoconfiança. Persuasão e rede de contatos.

141 Fazendo acontecer... Amplie sua visão de mundo
Descubra no que você é bom, ...MESMO! Busque as informações necessárias Saiba onde elas estão Quem poderá ajudá-lo ? Que recursos você precisa ?

142 Empreendedor: Atitudes
Se acomodar Fazer acontecer

143 Quais são suas competências/habilidades
Manuais Intelectuais Emocionais Esportivas Comunicação

144 Fazendo acontecer... EMPREENDEDOR Talento Criatividade Competência +

145 O que é Empregabilidade ?
Competência profissional Adequação profissional Idoneidade Reserva financeira e fontes alternativas Relacionamentos Saúde física e mental Objetivos claros Plano de vida

146 ESTRATÉGIA PESSOAL Valores / Crenças / Princípios Sonhos / Visão
Razão da Existência / Missão

147 Sugestão de Plano Pessoal
Talento Competência Essencial Sonho Visão / Missão Metas Plano Ação Avaliação Valores / Princípios Modelos Empreen- dedorismo / Disciplina

148 Agora que já sabe ... Descubra seus talentos;
Desenvolva-os em pontos fortes; Alinhar os Objetivos e Propósitos; Desenvolvimento pessoal; Plano de Negócios; Atitudes Empreendedoras; Alinhar as Estratégias;

149 É preciso dar sentido a tudo isto.
E principalmente ... É preciso dar sentido a tudo isto. Achar um motivo.

150 Ser Empreendedor (Saudação inicial)
O Sebrae há muitos anos vem debatendo a questão do empreededorismo, seu entendimento e aplicação. “Ser Empreendedor”, esta palestra tem como objetivo, mostrar os diversos caminhos que você, deverá tomar ao decidir montar seu negócio ou atuar como empreendedor em suas ações. Mostrar que o Sebrae tem diversos produtos no Segmento dos FUTUROS EMPRESÁRIOS, para preparar e desenvolver as habilidades e a capacidade dos interessados em montar seus negócios Mostrar o Folder do Sebrae para FUTUROS EMPRESÁRIOS Para aquelas pessoas que já tem definido seu ramo de negócio, o Sebrae oferece o PROGRAMA PRIMEIROS PASSOS, um conjunto de Palestras e Assessorias, para auxilia-los a abri seu negócio. (Mostrar Folder do PROGRAMA PRIMEIROS PASSOS O Serviço de Apoio à Pequena Empresa no Paraná

151 OBSERVAÇÕES “Não há desemprego. O que está desaparecendo
é o emprego propriamente dito.” William Bridges Fonte: IBGE “Somente 50% dos empregos no Brasil são formalizados com 'carteira assinada'. Entre 1980 e 1994, o trabalho por 'conta própria‘ cresceu 37,38%.”

152 Processo aprendizagem
Fechar os conceitos Processo aprendizagem Mapas mentais / resumos / esquemas 5W3H Perguntas: Definição? O que é? Para que serve? Porquê? Qual a causa? Como surgiu? Quais conseqüências? Pontos +, vantagens? Pontos -, desvantagens? Contribuições, aplicações práticas? Como faz? Mensuração? Como posso uso pessoalmente?

153 Eu sou o único responsável pelo meu futuro...
Tenha a consciência de que é você que construirá o seu futuro e estará também influenciando o futuro das pessoas que te rodeia.

154 Foque seu Objetivo: (antes de mostrar a última TP)
Bem, estamos encaminhando para o final e queremos deixar alguns pontos de reflexão: A maior das revoluções começa em você, iniciando com o processo de ASSUMIR a responsabilidade pelo seu futuro. Vamos agora fazer um exercício para encerrarmos a Palestra. ( Vivência do Alvo: ) Solicite a todos que em pé fechem os olhos; dê as seguintes instruções: De olhos fechados imaginem que vocês estão com um arco e flecha nas mãos. Estiquem a flecha no arco. Agora, mirem para o Norte e lance a flecha. Agora abram os olhos e percebem> Neste momento, as pessoas estarão em posições diferentes. Perguntar: O que aconteceu?? Surgiram vários nortes? Mensagem (mostrando a TP): Não importa qual é o seu norte, porém defina e tenha claro para você perseguir arduamente: com muita paixão, percebendo sempre em mente o seu alvo e buscar acertá-lo sempre... (despedida final)

155 SUCE$$J!! Deus dá a todos uma estrela, Uns fazem da estrela um Sol,
Outros nem conseguem vê-la! Helena Kolody SÓ OS EMPREENDEDORES TRIUNFARÃO !!!

156 Fechar os conceitos Qual o seu sonho? Vale a pena empreender?
Baixar o livro

157 Para a próxima aula ... Pesquisar sobre Mapa mental e 5W3H.
Decidir (prof.): Material de apoio Bibliografia selecionada Disponibilizar

158 OBA !!!...

159 Obrigado

160 BOA NOITE OBRIGADO !!!!


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