A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diálogos Pedagógicos: entre a leitura de mundo e a leitura da palavra 19/10/2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diálogos Pedagógicos: entre a leitura de mundo e a leitura da palavra 19/10/2013."— Transcrição da apresentação:

1 Diálogos Pedagógicos: entre a leitura de mundo e a leitura da palavra 19/10/2013

2 “No momento em que você traduz a naturalidade da matemática como uma condição de estar no mundo......você democratiza a possibilidade da naturalidade da matemática, e isso é cidadania.” Paulo Freire

3 Pra início de conversa...

4 Matemática como meio para compreender e interagir com o mundo que nos cerca

5 Porque ensinar Matemática? Conhecimentos matemáticos são importante para a vida das pessoas, na sociedade contemporânea, desempenha papel importante na formação do cidadão Estimula o desenvolvimento de capacidades intelectuais, agilização do raciocínio, estruturação do pensamento, de observação de regularidades, entre outros

6 Como ensinar Matemática? Como acontece com outras aprendizagens, o ponto de partida para a aquisição dos conteúdos matemáticos deve ser os conhecimentos prévios dos educandos. Situações do cotidiano que envolvem noções e notações matemáticas dão suporte para a aprendizagem significativa de procedimentos mais abstratos O aprendizado só terá significado se a matemática ensinada lhe for útil e real, se fizer parte do seu contexto de vida

7 Vídeo

8 Matemática Números e Operações GeometriaMedidas Introdução à Estatística

9 Situações do cotidiano que envolvem noções e notações matemáticas para a aprendizagem significativa: levantamento de dados pessoais, endereços, códigos postais, números de telefone etc., para reconhecimento das várias funções dos números; atividades de compra e venda, cálculo do valor da cesta básica, de encargos sociais, de orçamento doméstico, para exercícios de cálculo; leitura e interpretação de informações que aparecem em moedas e cédulas de dinheiro, contracheques, contas de luz, extratos bancários, para observar as escritas numéricas e fazer cálculos mentais;

10 leitura e traçado de itinerários, mapas e plantas e construção de maquetes, para identificar pontos de referência no espaço, distâncias, formas bi e tridimensionais e compreender escalas; cálculo de medidas de terrenos e edificações, para compreender as noções de medida e de unidade de medida; consulta e construção de calendários; planejamento e organização de eventos como festas, excursões e campeonatos esportivos para levantar e organizar dados, fazer cálculos e previsões.


Carregar ppt "Diálogos Pedagógicos: entre a leitura de mundo e a leitura da palavra 19/10/2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google