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Composição e apresentação da embalagem

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Apresentação em tema: "Composição e apresentação da embalagem"— Transcrição da apresentação:

1 Composição e apresentação da embalagem
Design da embalagem Composição e apresentação da embalagem

2 Dando vida ao projeto Deve ser decidido se a ênfase será por meio da cor, imagem, texto, forma, composição. Defina o foco do trabalho.

3 Hierarquia da composição
Crie uma hierarquia clara na composição para aplicar a ênfase, definindo uma ordem de importância para as informações; O consumidor confia mais em embalagens que apresentam uma ordem hierárquica;

4 Focalizando o desenvolvimento
Trabalhe “em linha reta”, executando uma atividade após a outra, seja objetivo; Não questione as definições antes do boneco da embalagem estar montado; Inicie pelo desenho ou pela planta técnica, depois, vá colocando todos os demais elementos.

5 A forma É o principal elemento de diferenciação, provendo identidade ao produto; Deve ser o ponto relevante para produtos com personalidade, de entidade complexa e sofisticados.

6 Ponto de relevância pela forma

7 A cor Principal elemento de comunicação que provoca estímulos visuais que podem influenciar na percepção; Fique atento ao sentimento que a cor transmite; Produtos com a cor como ponto relevante da embalagem são facilmente reconhecidos e acabam tendo algo em comum na categoria; Faça a pergunta: de que cor é o produto? Se a resposta não for clara e objetiva, alguma coisa está errada.

8 Ponto de relevância pela cor

9 Utilizando fotos É o ponto de relevância mais trabalhoso;
Para imagens de produtos alimentícios: Tem que explorar o apetite; Utilize um ângulo simulando uma pessoa vendo o produto a sua frente na mesa; Trabalhe sempre com a ajuda de um produtor de alimentos. Ao utilizar pessoas: Só use modelos se possuírem empatia; Evite focar diretamente os rostos, dê ênfase ao produto. Procure dar movimento a cena; Utilize efeitos gráficos apenas para gerar um clima ou significado de estilo ao produto.

10 Foto com efeitos gráficos

11 Ângulo da foto

12 Utilizando ilustrações
Ilustrações possuem uma mística própria que atribuem um toque humano e artístico ao produto; Desenhos hiper-realistas podem dar ênfase; Desenhos não realistas podem provocar a imaginação do consumidor e o estilo do desenhista agrega personalidade ao produto.

13 Ilustração realista

14 Ilustração realista

15 Assinatura do produto É o elemento-chave da identidade do produto;
O logo do produto deve expressar uma personalidade e seus atributos significativos, enfatizando seu diferencial; O estilo do logo deve ser exclusivo do produto e jamais ser aplicado em outro; Nunca utilize um tipo comum. Se usar, altere; Preveja como esse logo será utilizado no material promocional.

16 Logotipo personalizado

17 Tipografia Pode agregar valor e significado ao produto;
Deve manter uma unidade com o logotipo do produto; Não se deve abusar na utilização de famílias de tipos, apenas uma com suas variações (negrito, light, itálico, etc); Tipos compactos (Futura Condensed) funcionam melhor em embalagens com pouco espaço; Para massa e peso visual, funcionam melhor: Franklin e Helvetica Heavy; Sempre utilize alto contraste.

18 Ponto de relevância pela tipografia

19 Pode ser um elemento coadjuvante ou parte expressiva do conjunto.
Fundo da composição Os elementos de fundo da embalagem geram um clima ou um ambiente para o produto; Pode ser um elemento coadjuvante ou parte expressiva do conjunto.

20 Trabalhando o fundo

21 Elementos visuais de apoio
São componentes que promovem uma interação entre as informações do produto e sua identidade; Permitem dar mais ênfase e significado a uma determinada informação; Podem ser compostos por ícones ou símbolos culturais; Podem estar impressos na embalagem ou inseridos.

22 Elementos visuais de apoio

23 Composição e diagramação
Deve ser estudado o peso necessário à função de cada elemento; O elemento relevante precisa agrupar em sua volta os demais elementos; Deve-se agrupar os elementos por blocos informativos e significantes, criando uma unidade entre eles; Os elementos periféricos devem sempre contribuir para elevar e destacar o elemento relevante; Não devem competir pela força de comunicação visual.

24 Composição e diagramação

25 Crie um boneco da embalagem o mais fiel possível;
Finalizando o design Crie um boneco da embalagem o mais fiel possível; A planta técnica deve ter descrita todos os detalhes sobre o projeto; Confronte o protótipo com os produtos concorrentes; Simule uma gôndola com várias embalagens para observar o agrupamento em massa.

26 Considerações finais Dificilmente uma embalagem é aprovada completamente na 1ª apresentação. Sempre existiram ajustes e sugestões para serem avaliadas; O bom design não precisa ser defendido com teorias ou retóricas explicativas; Um bom design faz sentido e conquista o entusiasmo do cliente; Um designer nunca deve se comportar como um competidor pela aprovação de sua proposta e nem se considerar um derrotado pela reprovação.


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