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Disgrafia e Disortografia

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Apresentação em tema: "Disgrafia e Disortografia"— Transcrição da apresentação:

1 Disgrafia e Disortografia

2 DISGRAFIA (DIS=DIFICULDADE E GRAFIA=GRAFAR/ESCREVER)
É um transtorno da escrita resultante de um distúrbio de integração visual-motora, que afeta a capacidade de escrever ou copiar letras, palavras e números. Trata-se de um transtorno funcional e apresenta-se em crianças com capacidade intelectual normal, sem transtornos neurológicos, sensoriais, motores e/ou afetivos que justifiquem tal dificuldade.

3 A escrita disgráfica pode observar-se com traços pouco precisos e incontrolados. Há uma desorganização das letras, letras retocadas e “feias”. O espaço entre as linhas, palavras e letras são irregulares. Há uma desorganização do espaço ocupado na folha e pode-se referir à problemas de orientação espacial. Há falta de pressão com debilidade dos traços, ou traços demasiadamente forte o que causa cansaço e lentidão na hora da escrita. Além disso, devido a letra ilegível há dificuldades de entendimento na hora da leitura por parte dos alunos e professores.

4 Caracterização Vários autores tem sugerido características comuns às crianças com disgrafia. Poderá ainda ser observado uma série de outros comportamentos, muitas vezes associados a outras dificuldades especificas de aprendizagem. (Disortografia, Dislexia, Discalculia)

5 INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS da disgráfia
Encorajamento de diferentes formas de expressão plástica: recortes e colagens; pinturas dentro de limites e grafias pela ligação de pontos e seguir trajetos; fomentar a escrita de pequenos recados; treino de motricidade, equilíbrio e organização cinético-tônica. Postura gráfica correta, forma de segurar lápis ou caneta, a pressão, e ritmo da escrita e diferentes ligações entre letras distorcidas.

6 Para camargo (2008) a reeducação do grafismo está relacionada com três fatores fundamentais:
desenvolvimento psicomotor desenvolvimento do grafismo em si e especificidade do grafismo da criança.

7 Para o grafismo psicomotor, deverão treinar aspectos relacionados com a postura, controle corporal, dissociação de movimentos , representação mental do gesto necessário para o traço, percepção espaço temporal, lateralização e coordenação visomotora. Quanto aos aspectos relacionados com o grafismo, o educador deve preocupar-se com o aperfeiçoamento das habilidades relacionadas com a : Escrita, distinguindo atividades PICTOGRÁFICAS ( pintura, desenho, modelagem) e ESCRIPTOGRÁFICAS ( utilização de lápis e papel – melhorar os movimentos e posição gráfica). Deverá também corrigir erros específicos do grafismo, como a forma / manutenção das margens / linhas.

8 Causas: Diferentes justificativas de acordo com Citoler e para Torres e Fernàndez. Segundo Citoler(1996,cit.por cruz,2009) Há três tipos de justificativa para essas dificuldades disortogràficas que sâo: Problemas na automatizaçâo dos procedimentos da escrita; Estratègias de ensino imaturas ou ineficazez,com a consequente ignorância das regras de composição escrita; Desconhecimento ou dificuldade em recordar os processos e subprocessos implicados na escrita;

9 Para Torres e Fernàndez(2011), as causas estão associadas á cinco aspectos.vejamos
Percetivos: estão associadas a deficiências na percepção,na memoria visual e auditiva ou a nivel espácio-temporal,o que traz consequências na correta orientação das letras e na descriminação de grafemas com traços semelhantes. Intelectuais: associa-se a um défice ou imaturidade intelectual; Linguísticos: relaciona a pronuncia/articulação deficiente conhecimento e utilização do vocabulario(código restrito) são apontados como causas de tipo linguìstico. Afetivo-emocional : aponta entre baixos niveis de motivação e atenção,que poderão fazer com que a criança cometa erros ortogràficos. Pedagògicos: remetem para mètodos de ensino desadequados.

10 A disortografia

11 Caracterização Uma criança com disortografia demostra,geralmente falta de vontade para escrever os seus textos são reduzidos,com uma organização pobre e pontuação inadequada. A sua escrita evidencia numerosos erros ortográficos de natureza diversa são eles: Erros de caráter lingustíco-perceptivo. -omissões,adições e inversões de letra,de silabas ou de palavras. -troca de símbolos e lingüísticos que se parecem sonoramente. Erros de caráter visoespacial. -substitui letras que se diferenciam pela sua posição no espaço (“d””b”). Erros de caráter visoanalitico. -não faz sínteses e associações entre fonemas trocando letras sem qualquer sentido. Erros relativos ao conteúdo.

12 -não separa sequencias gráficas pertencentes a uma dada sucessão fônica,ou seja,une palavras ex:(ocarro em vez de o carro)junta silabas pertencentes a duas palavras u separam incorretamente. Erros referentes as regras de ortografia. -não coloca “m”antes de “b” ou “p” -ignora as regras de pontuação -esquece de iniciar as palavras com letras maiúsculas   De uma forma geral a característica mais comum nas crianças de disortografia e sem duvida a ocorrência  de erros ortográficos.

13 A intervenção da disortografia
Para a intervenção o professor, tem que se lembrar de que ela não é feita de uma forma fechada. Ou seja o professor irá buscar avaliar questões como: percepção auditiva e visual. Em uma avaliação é importante que o aluno tenha mais tempo para que ele possa refletir.


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