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COMÉRCIO E NEGÓCIO ELETRÔNICO 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS

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Apresentação em tema: "COMÉRCIO E NEGÓCIO ELETRÔNICO 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS"— Transcrição da apresentação:

1 COMÉRCIO E NEGÓCIO ELETRÔNICO 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS PROF. ADM WILLIAN ARAUJO COMÉRCIO E NEGÓCIO ELETRÔNICO AULA PARA AS TURMAS DO 2º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS OUTUBRO/NOVEMBRO- 2009

2 EXPANSÃO DE MODO ACELERADO E ABRANGENTE EM TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS
MERCADO ELETRÔNICO FENÔMEMO DA INTERNET EXPANSÃO DE MODO ACELERADO E ABRANGENTE EM TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS

3 MERCADO ELETRÔNICO WEB
PRIMEIRO USO PÚBLICO EM JANEIRO DE 1992 WEB PESQUISADORES (SITE DO CONSELHO EUROPEU DE PESQUISAS NUCLEARES CERN) World Wide Web UM ANO E MEIO DEPOIS (1993) JÁ HAVIA SESSENTA SERVIDORES DA WEB SENDO QUE EM 1999 JÁ TOTALIZAVAM MAIS DE 1 MILHÃO ATENDENDO A MAIS DE 150 MILHÕES DE USUÁRIOS

4 MERCADO ELETRÔNICO OS IMPACTOS DA INTERNET NA ECONOMIA
DIFICILMENTE PODERIA SER SUPERESTIMADO ESSA TECNOLOGIA E FORMA DE COMUNICAÇÃO PENETRA EM TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS FÁBRICAS MÍDIA TRANSPORTADORAS PROFISSIONAIS LIBERAIS GLOBALIZAÇÃO ATACADO/VAREJO DISTRIBUIDORAS ARMAZÉNS TELECOMUNICAÇÕES HOSPITAIS SERVIÇOS

5 E AMEAÇAS PARA AQUELAS QUE NÃO O UTILIZAREM.
MERCADO ELETRÔNICO O MERCADO ELETRÔNICO OBTIDO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO INTENSIVA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO MERCADO TRADICIONAL. É CONSIDERADO UMA REALIDADE QUE TRARÁ GRANDES BENEFÍCIOS PARA AS ORGANIZAÇÕES QUE CONSIDERAREM NAS SUAS ESTRATÉGIAS. E AMEAÇAS PARA AQUELAS QUE NÃO O UTILIZAREM.

6 A ECONOMIA PARA A ERA DA INTELIGÊNCIA EM REDE É UMA ECONOMIA DIGITAL.
MERCADO ELETRÔNICO ECONOMIA TRADICIONAL - O FLUXO ERA FÍSICO Dinheiro Chegue Fatura Nota de Expedição Relatórios Reuniões Face a Face Mapas Fotografias NOVA ECONOMIA - INFORMAÇÃO E SUAS FORMAS TORNA-SE DIGITAL bits armazenados em computadores Grande velocidade através das redes A ECONOMIA PARA A ERA DA INTELIGÊNCIA EM REDE É UMA ECONOMIA DIGITAL.

7 MERCADO ELETRÔNICO EXIGINDO QUE AS ORGANIZAÇÕES REPENSEM SUAS MISSÕES ESTÁ CRIANDO AMBIENTE CONFLITANTES NOVA ECONOMIA O AMBIENTE VIRTUAL E VÁRIOS OUTROS FATORES ESTÃO PRESSIONANDO A ESTRUTURA DE CUSTO DE GRANDES EMPRESAS QUANDO OS PRODUTOS TÊM UMA VIDA COMPETITIVA O TEMPO PARA ALCANÇAR O MERCADO É CRÍTICO PRODUTOS FINANCEIROS Um ano Um mês Uma semana Algumas horas

8 CRIANDO EXPECTATIVAS PARA AS EMPRESAS
MERCADO ELETRÔNICO MAIS QUE O ACESSO A RECURSOS OU CAPITAIS TEM SE TORNADO CRÍTICA INOVAÇÃO OS CLIENTES TÊM MUDADO CRIANDO EXPECTATIVAS PARA AS EMPRESAS Melhor Qualidade Produtos Adequados Rapidez Menor Preço Melhor Serviço Garantia de Responsabilidade Social

9 MERCADO ELETRÔNICO ELEMENTO DA ESTRATEGIA COMPETITIVA MUNDO COMPETITIVO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) AS ORGANIZAÇÕES TÊM USADO TI PARA SUSTENTAR NOVOS RELACIONAMENTOS VANTAGENS PARA AS EMPRESAS Melhor Relacionamento com Fornecedores e Clientes Aumento da participação no mercado Expansão para novos mercados

10 BEM COMO TRANSAÇÕES EXTERNAS ENTRE DIFERENTES INDIVÍDUOS E EMPRESAS
MERCADO ELETRÔNICO ENTRE FORNECEDORES E FORÇAS DE DEMANDA FLUXO DE MATERIAIS E SERVIÇOS COORDENA BEM COMO TRANSAÇÕES EXTERNAS ENTRE DIFERENTES INDIVÍDUOS E EMPRESAS

11 MERCADO ELETRÔNICO Projeto FORÇAS DE Preço MERCADO Quantidade
Cronograma de entrega para um dado produto COMPRADOR Compara as muitas possíveis fontes e faz sua escolha baseado na melhor combinação desses atributos.

12 POTENCIAL ESTRATÉGICO
MERCADO ELETRÔNICO POTENCIAL ESTRATÉGICO 1 Redução de custo dos clientes com a obtenção de informações sobre o preço e produtos oferecidos por fornecedores alternativos. 2 Os benefícios percebidos por participantes individuais aumenta à medida que organizações se juntam ao sistema. 3 Podem impor mudanças significativas de custos para seus participantes. 4 Requerem grandes investimentos de capital e oferecem substanciais economias de escala e escopo.

13 MERCADO ELETRÔNICO CARACTERÍSTICAS
Facilidade de acesso as informações Baixo custo de transação.

14 COMÉRCIO ELETRÔNICO DEFINIÇÃO
Pode ser definido como sendo a compra e a venda de informações, produtos e serviços através das redes de computadores.

15 COMÉRCIO ELETRÔNICO INCLUI TODOS OS TIPOS DE ESFORÇOS DE PRÉ-VENDAS E PÓS-VENDAS Novos enfoques para pesquisa de mercado. Qualificação de Vendas. Anúncios. Compras. Distribuição de Produtos. Suporte a cliente. Recrutamento. Relações Públicas. Operações de Negócios. Administração da Produção. Distribuição de Conhecimento. Transação Financeira. ATIVIDADES AUXILIARES ESTAS ATIVIDADES AFETAM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, OPORTUNIDADES EMPREENDEDORAS, PROJETO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL, LEIS DE NEGÓCIO

16 US$ COMÉRCIO ELETRÔNICO
IMPACTO ECONÔMICO APENAS DO “COMÉRCIO ELETRÔNICO”* 3 TRILHÕES US$ 400 BILHÕES 80 BILHÕES * NO MUNDO

17 IMPACTO ECONÔMICO APENAS DO “COMÉRCIO ELETRÔNICO”
3,9 BI R$ 2,5 BI 1,75 BI 1,2 BI 850 MIL 549 MIL FONTE: Fonte: Grupo de pesquisas e-bit – Situação do Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro

18 CYBERSPACE DEFINIÇÃO É onde as pessoas podem ser comunicar interativamente É onde as pessoas podem pedir produtos e serviços É onde as empresas podem realizar transações de negócios com seus fornecedores e instituições financeiras

19 TIPOS DE SERVIÇOS OFERECIDOS NAS REDES
CYBERSPACE TIPOS DE SERVIÇOS OFERECIDOS NAS REDES Produtos padronizados e homogêneos como discos de computadores ou papel para impressoras. Produtos customizados, como máquinas para fins especiais ou Sistemas de Software especializados.

20 APLICAÇÕES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
AS APLICAÇÕES NOS DIVERSOS SETORES ECONÔMICOS, APESAR DE CRESCENTES, AINDA OBEDECEM UMA UTILIZAÇÃO NÃO-INTENSIVA, QUE PODE SER CONSIDERADA EXPLORATÓRIA. AINDA EM UM NÍVEL DE DEFINIÇÕES E ANÁLISE DE POTENCIAL ESTRATÉGICO E OPERACIONAL.

21 APLICAÇÕES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
PARA DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS EXISTENTES NÍVEL DE MATURIDADE TECNOLÓGICA MUDANÇA DE PARADIGMA VÁRIOS SETORES TÊM DESPENDIDO GRANDE ESFORÇO NA DIREÇÃO DE UMA UTILIZAÇÃO CONSISTENTE DE APLICAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR

22 BENEFÍCIOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
PROMOÇÃO DE PRODUTOS Através de um contato direto, rico em informação e interativo com os clientes. NOVO CANAL DE VENDAS Graças ao seu alcance direto aos clientes e poder de comunicação. ECONOMIA DIRETA Utilizando uma infra-estrutura pública compartilhada, tal como a Internet, é possível reduzir custos de entrega de informações a clientes e integração eletrônica

23 BENEFÍCIOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
INOVAÇÃO DE PRODUTOS Criação de produtos específicos para cada cliente Projetos de Desenvolvimento de produtos com a participação do cliente. TEMPO PARA COMERCIALIZAR Permite reduzir o ciclo de vida de produção e entrega das informações e serviços. NOVOS NEGÓCIOS Ampla disponibilidade de informações.

24 ASPECTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
ADOÇÃO EM MASSA A chave para o sucesso é adoção deste tipo de tecnologia pelos clientes. A RESISTÊNCIA A MUDANÇA DAS PESSOAS É UM DOS FATORES CHAVES NA ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS, ASSIM COMO A DISPONIBILIDADE DE PLATAFORMA TECNOLÓGICA EM TODAS AS RESIDÊNCIAS

25 ASPECTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
SISTEMAS DE PAGAMENTO O sistema de pagamento eletrônico para consumidores DÉCADA DE 40 1ª Aplicação: Cartões de Crédito INÍCIO DA DÉCADA DE 70 Pagamento Eletrônico Transferência Eletrônica de Fundos (Eletronic Funds Transfer – EFT)

26 ASPECTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
INSTRUMENTOS FINACEIROS Sinais eletrônicos na forma de dinheiro ou cheque eletrônicos SINAIS ELETRÔNICOS São projetos com a analogia eletrônicas com várias formas de pagamento que têm por trás um banco ou uma instituição financeira

27 ASPECTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
TIPOS DE SINAIS ELETRÔNICOS DINHEIRO OU TEMPO REAL As transações são estabelecidas com a troca de moeda eletrônica Exemplo: Dinheiro Eletrônico (e-cash)

28 ASPECTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
TIPOS DE SINAIS ELETRÔNICOS DÉBITO OU PRÉ-PAGAMENTO Os usuários pagam adiantado pelo privilégio de obter informação. Exemplo: Cartões inteligentes que armazenam dinheiro eletrônico

29 ASPECTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
TIPOS DE SINAIS ELETRÔNICOS CARTÕES PRÉ-PAGOS Os compradores podem comprar cartões pré-pagos que são aceitos por vendedores especiais. Exemplo: Cartão telefônico (restrito pois não se podem comprar mercadorias com eles)

30 ASPECTOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
TIPOS DE SINAIS ELETRÔNICOS SISTEMAS GENUINAMENTE ELETRÔNICOS O dinheiro digital genuinamente eletrônico seria isento de forma física explícita, tornando-se útil para transações em redes e internet. A atual transferência de dinheiro digital é usualmente criptografada de forma que somente o vendedor possa utilizar o dinheiro recebido na transação.

31 PRIVACIDADE E SEGURANÇA
FONTE POTENCIAL DE PROBLEMAS Preocupação dos clientes com a privacidade e segurança Não utilização por parte do cliente

32 PRIVACIDADE E SEGURANÇA
TRATAMENTO AO CLIENTE Conscientização dos clientes em relação aos benefícios em fornecer voluntariamente seus dados. Recebimento de informações de produtos mais aderentes a sua necessidade. Redução de mensagens inúteis através de uma maior coerência entre as ofertas comerciais e suas reais necessidades.

33 PRIVACIDADE E SEGURANÇA
PROBLEMAS DE SEGURANÇA NA INTERNET Bisbilhotice. Descoberta de Senha Alheia. Modificação de dados. Fraude. Não reconhecimento de transações e etc.

34 PRIVACIDADE E SEGURANÇA
SOLUÇÃO DE SEGURANÇA PARA TRANSAÇÕES Sistemas de processamento de Transações confiáveis. Sistemas com autenticação. Integridade de Dados. Impossibilidade de não reconhecimento. Aplicação seletiva de serviços.

35 ASPECTOS DE IMPLEMENTAÇÃO
UMA TECNOLOGIA SOZINHA NÃO GERA VANTAGENS A tecnologia precisa ser integrada a uma organização Com aspectos de gerenciamento de mudanças. Relacionado com a resistência das pessoas. Novos conceitos e idéias.

36 ASPECTOS DE IMPLEMENTAÇÃO
A importância da aplicação da tecnologia nas estratégias de negócio Nível de serviço oferecido Necessidade de redefinir alguns processos após a introdução e aplicações do Comércio Eletrônico de modo que essas transações se tornem totalmente integradas. Utilizar a tecnologia para permitir um redesenho dos processos, reduzindo custos, tempo e o número de erros associados com o processo, enquanto se eleva o nível de serviço

37 ASPECTOS DE IMPLEMENTAÇÃO
Comprometimento Organizacional para utilização de uma aplicação de Comércio Eletrônico TECNOLOGIA E HABILIDADES Projetos profissional bem definidos. Integração de Sistemas. Integração de Processos.

38 ASPECTOS DE IMPLEMENTAÇÃO
As organizações devem elaborar suas estratégias e operacionalização considerando o Comércio Eletrônico, buscando assim obter o máximo valor que este possa trazer para o negócio Bem como todos os benefícios de sua utilização


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