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um chefe diz, 'Vá! ' – um líder diz, 'Vamos! '“ (E. M. Kelly)

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Apresentação em tema: "um chefe diz, 'Vá! ' – um líder diz, 'Vamos! '“ (E. M. Kelly)"— Transcrição da apresentação:

1 um chefe diz, 'Vá! ' – um líder diz, 'Vamos! '“ (E. M. Kelly)
LIDERANÇA. "A diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, 'Vá! ' – um líder diz, 'Vamos! '“ (E. M. Kelly)

2 Para que uma organização saia vencedora no atual mundo da corrida competitiva é necessário que possua um atributo básico: a liderança eficiente e adequada. Liderança e administração são dois termos que costumam ser confundidos. Administrar é dirigir uma organização utilizando técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental” “Liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação”.

3 A liderança ela pode emergir:
Fora ou dentro de uma estrutura organizacional. Em outras palavras, os lideres podem surgir naturalmente de dentro de um grupo ou por indicação formal. Traços dos lideres. ambição, energia, deseja de liderar, honestidade, integridade, autoconfiança, inteligência, elevado automonitoramento e conhecimentos relevantes para o trabalho. Ex. O termo que aplicaram a Margareth Thatcher “Dama de ferro”, por ser segura, decisiva e determinada.

4 Tipos de liderança. Líder autocrático - o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. Na ambientação- as ordens e instruções são rígidas, não existe o acolhimento do individuo que vai trabalhar, nessa cultura eles enquadram os indivíduos na empresa, que eles siga e obedeça as ordens. A disciplina é mantida sobre pressão, punição e ameaça. Quanto ao clima da empresa, não há preocupação, porque se for investigar o colaborador pode ameaçar a pedir coisas e as demissões são feitas sem explicação, não tendo consideração pelo demitido. O líder anárquico: ausência de uma política de gestão, não há preocupação com as pessoas.

5 O líder democrático: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. O líder liberal: é o meio-termo é aquele que tem preocupação média tanto com a produção, quanto com o pessoal. Neste tipo de liderança o grupo atingiu a maturidade e não mais precisa de supervisão extrema de seu líder, os liderados ficam livres para por seus projetos em prática sendo delegado pelo líder liberal

6 Confiança e ética: é a pedra fundamental da liderança, é uma expectativa positiva de que a outra pessoa não irá agir de maneira oportunista – seja por palavras, ações ou decisões. São cinco as dimensões básicas que fundamentam o conceito de confiança:. 1- Integridade: se refere à honestidade e confiabilidade. 2- Competência: engloba as habilidades e conhecimentos técnicos e interpessoais do individuo. 3- A consistência esta relacionada a segurança, previsibilidade e capacidade de julgamento que uma pessoa demonstra nas situação. “a inconsistência entre as palavras e as ações reduzem a confiança. 4- A lealdade é a disposição de proteger e defender uma outra pessoa. A confiança requer que você possa defender de alguém que não agira de maneira oportunista. 5- A abertura, você acredita que a outra pessoa tem total confiança.

7 Maneiras de Conduzir a Liderança
O bom líder precisa incorporar cinco componentes da inteligência emocional: Autoconsciência (demonstra através da autoconfiança, da auto-avaliação realista e de um senso de humor voltado para a autocrítica); Autogerenciamento (demonstra através da integridade e confiabilidade, da capacidade de lidar bem com a ambigüidade e da abertura para mudanças); Automotivação (orientação para a conquista, do otimismo e de um alto comprometimento organizacional); Empatia (demonstra através da habilidade de gerar e reter talentos e do serviço voltados aos clientes e consumidores) Habilidades sociais (capacidade de liderar esforços para mudança, da capacidade de persuasão e da competência na construção e liderança de equipe). Isto permite ao individuo se tornar um astro do desempenho.

8 Liderança em equipe O papel de líder de equipe é diferente do papel tradicional de liderança exercido pelos supervisores de primeira linha. O desafio enfrentado pela maioria dos executivos é o de se tornar um líder de equipe eficaz. Eles precisam desenvolver habilidade como: A paciência para compartilhar informações, Confiar nos outros, Abrir mão da autoridade e compreender o momento certo para intervir. Os lideres eficazes dominaram a dificuldade de agir com equilíbrio e sabe quando deixar a equipe sozinha e quando se deve interceder. Os lideres novatos podem tentar manter controle demasiado quando sua equipe precisa de autonomia ou deixar seus membros desamparados quando eles precisam de apoio e ajuda.

9 Responsabilidades que todos os lideres de equipe têm de assumir:
Aconselhamento, (coach) Facilitação, Trata com problemas disciplinares, Revisão dos desempenhos coletivos ou individuais, Treinamento e Comunicação.

10 Coaching. Coaching é uma técnica, que ajuda as pessoas a mudar da maneira que deseja e a ir na direção que quer. Nas empresas o coaching é definido: como o processo diretivo desenvolvido pelo gerente, a fim de treinar e orientar um empregado de acordo com as realidades do ambiente de trabalho e ajudá-lo a eliminar obstáculos para um desempenho profissional ótimo. Para a realização do programa de Coaching ocorre por meios de reuniões individuais ou de equipe. As reuniões podem ser semanais, quinzenais ou mensais.

11 Exemplo de algumas metodologias são elas:
As que se baseiam em vivências, pesquisas, reflexões e troca de experiências, para a elevação do nível de consciência da pessoa sobre ela mesma e a realidade em que atua. As que utilizam o Desenvolvimento Neurocriativo (DNC),. Relacionamento  intrapessoal (conhecer as crenças, valores, atitudes;), Relacionamento interpessoal (autopercepção e percepção do outro e do mundo do treinado); Administração do Tempo. (a partir da constatação de que tempo é vida); Gestão empresarial – (o treinador fica à disposição do treinando para operar como um laboratório de treinamento de decisões gerenciais e estratégicas). Programação neurolinguistica (trabalha com a mudança de pensamento, ex: se os pensamentos negativos tem o poder de determinar nossa realidade, podemos deduzir que os pensamentos positivos, podem do mesmo modo operar uma transformação em nossas vidas). Mudança de pensamento automático.A - B - C

12 Elaboração do processo.
Essa estrutura pode variar de acordo com a necessidade da pessoa ou organização e outras atividades poderão ser incorporadas em qualquer etapa. Etapas do processo. 1. Coleta de dados detalhada da situação atual Histórico de eventos pessoal e profissional Identidade, Valores e critérios pessoais e profissionais Missão Capacidades e qualidades desenvolvidas e a desenvolver Comportamentos desejados e indesejados Roda da Vida (quando aplicável) Avaliação 360º (quando aplicável) Declaração da situação atual Criar conscientização 2. Especificação clara e definida da situação desejada Aplicação da condição de boa formulação de objetivos Identificação de crenças, capacidades e comportamentos para o alcance da situação desejada Alinhamento de níveis neurológicos

13 3. Planejamento e Execução de Ações
O que, quando e como fazer (metas); Placas de monitoramento; Peak performance; Estratégias 4. Reavaliação Reconhecimento do aprendizado adquirido no processo; Feedback; Integração de aprendizados; Ponte ao futuro. O coaching pode ser utilizado quando: Baixa qualidade na comunicação.; Equipes desmotivadas.; Falta de sinergia e objetividade;Falha na condução de pessoas.; Stress e desequilíbrio emocional. Baixo comprometimento com resultados.; Conflitos entre pessoas e equipes. Baixo resultado em vendas; Produtividade inferior às suas expectativas. Falha no relacionamento com clientes; Mudanças organizacionais

14 Como um Líder pode agir:
Como: elemento de ligação com os componentes externo. Estes incluem a administração superior; as outras equipes internas, os clientes e fornecedores. O líder representa a equipe diante desses grupos, assegura recursos necessários, esclarece expectativas dos outros acerca da equipe, colhe informações de fontes externas e as compartilha com os membros da equipe. Como: solucionadores de problemas. Quando os membros enfrentam dificuldades e pedem ajuda, os lideres se reúnem com eles em busca de solução. Raramente se trata de questões técnicas ou operacionais, pois os membros da equipe costumam ter mais conhecimento desse tipo do que o líder. A contribuição mais provável do líder será na ajuda para fazer com que as pessoas falem de seus problemas, bem como na busca de recursos externos.

15 Como: Administradores de conflitos
Como: Administradores de conflitos. Quando surgem as desavenças, eles ajudam a processar o conflito. Qual a fonte do conflito? Quem está envolvido? Quais são as questões envolvidas? Quais as opções de solução disponíveis? Quais são as vantagens e as desvantagens de cada uma? Fazendo com que os membros se direcionem para essas perguntas, o líder minimiza os aspectos destrutivos do conflito interno da equipe. Como: treinadores. Eles definem os papeis e as expectativas, ensinam, apóiam, torcem e fazem o necessário para ajudar os membros a melhorar seu desempenho no trabalho.

16 Seja um Modelo de Auto-Liderança
Seja um modelo de auto-liderança. Pratique a auto-observação, a auto-orientação e o auto-reforço e fixe metas pessoais desafiadoras. Demonstre tais comportamentos e encoraje os outros a fazer o mesmo. Estimule os funcionários a fixar metas próprias. Ter metas quantitativas e especificas é fundamental para a auto-liderança. Estimule o uso da auto-recompensa para fortalecer e encorajar comportamentos desejáveis. Em contrapartida, a autopunição só deve ocorrer nas situações em que o funcionário tenha sido desonesto e destrutivo.

17 Crie padrões positivos de pensamento
Crie padrões positivos de pensamento. Encoraje os funcionários a pensar positivamente e a conversar com si mesmos para estimular a motivação. Crie um clima propicio para liderança. Replaneje o trabalho para aumentar as suas recompensas naturais e concentre-se nestes aspectos gratificantes do trabalho para aumentar a motivação. Encoraje a autocrítica. Encoraje as pessoas a serem criticas acerca de seu próprio desempenho.

18 Encontrar e Criar Líderes Eficazes.
1- Seleção A busca pode começar pela revisão dos requisitos específicos para a posição a ser ocupada. Que conhecimentos, habilidades e capacidade são necessários? Os testes são úteis para identificar e selecionar líderes. Testes de personalidade, teste de automonitoramento, teste de inteligência emocional, entrevista. Sabemos que a experiência não é uma boa indicadora de liderança eficaz, mas a experiência em uma situação especifica é relevante. 2- Treinamento. Empresas gastam milhões em treinamento e desenvolvimento de lideres. Embora boa parte desse dinheiro traga benefícios discutíveis, nossa revisão sugere que existem coisas que os dirigentes de uma organização podem fazer para elevar ao máximo os resultados de seus programas de treinamento de lideres. Devemos primeiro reconhecer o que é obvio.

19 Os lideres devem ser assertivos.
Ruben Alves disse: “Há bem pouco tempo ainda, pensava que a palavra assertividade era sinônimo de "uma pessoa regular, que faz coisas de forma certas", mas estava profundamente enganado. A assertividade é a habilidade de expressar idéias, opiniões, sentimentos, ao mesmo tempo em que há uma afirmação de direitos, sem violar os direitos dos demais”.


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