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PublicouMatheus Henrique Freire Lagos Alterado mais de 8 anos atrás
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EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
ADAPTAÇÃO CURRICULAR
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A ESCOLA PRECISA Aprender a viver junto
Valorizar a diversidade, pois, na comunidade humana não há como se exigir padronização, igualdade Estabelecer vínculos - uma interdependência entre os membros do grupo.
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Em outras palavras “...inclusão significa convidar aqueles que( de alguma forma) têm esperado para entrar e pedir-lhes para ajudar e desenhar novos sistemas que encorajem todas as pessoas a participar da completude de suas capacidades - companheiros e membros.”
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INCLUSÃO EDUCACIONAL É o direito à igualdade de oportunidades, o que não significa um “modo igual” de educar a todos e sim de dar a cada um o que necessita, em função de suas características e necessidades educacionais.
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ENTÃO, PARA ADAPTAR O CURRÍCULO A ESCOLA PRECISA:
Ser otimista Considerar a experiência do sujeito Considerar a interação comunidade, escola, família Enfoque corretivo-compensatório nas diferentes especialidades com atenção individual e diferenciado
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O que é ? ADAPTAÇÃO CURRICULAR
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TIPOS ADAPTAÇÃO DE ACESSO AO CURRÍCULO
ADAPTAÇÃO DOS ELEMENTOS DO CURRÍCULO
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ADAPTAÇÃO DE ACESSO AO CURRÍCULO
São modificações nos recursos espaciais, materiais e de comunicação que vão contribuir para que os alunos com necessidades educativas especiais possam desenvolver suas potencialidades
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ADAPTAÇÃO DOS ELEMENTOS DO CURRÍCULO
Conjunto de modificações que se realizam nos objetivos, conteúdos, critérios e procedimentos de avaliação, atividades e metodologia para atender às diferenças individuais dos alunos.
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ADAPTAÇÃO DOS ELEMENTOS DO CURRÍCULO TIPOS
NÃO-SIGNIFICATIVA São as modificações que se realizam nos diferentes elementos da proposta curricular para todos os alunos, visando responder à diversidade SIGNIFICATIVA Propõe modificações básicas no currículo que conduzirá a eliminação ou diminuição de objetivos e conteúdos, bem como a modificação de critérios de avaliação
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Observação: Os dois tipos devem conduzir os alunos para que alcancem as capacidades gerais de cada etapa, de acordo com as suas possibilidades; Quando a escola optar por uma adaptação significativa não deve renunciar a seqüência dos objetivos traçados; Conseguir que a criança com NEE alcance o maior nível possível de interação e comunicação com outras pessoas;
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Observação: Algumas vezes modificar as condições de acesso ao currículo evita adaptação nos objetivos e nos conteúdos; Os alunos que precisam adaptar os objetivos e conteúdos podem necessitar também modificação nos elementos de acesso; A adaptação deve buscar maior participação da criança na escola regular
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Observação: Conseguir, sempre que possível, que os alunos alcancem os objetivos de cada etapa, através de um currículo adequado às suas características e necessidades específicas
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Adaptação curricular significativa
Adaptações de como ensinar e avaliar São as modificações que se realizam na sala de aula nos métodos, técnicas, estratégias de ensino e aprendizagem e avaliação e nas atividades programadas exemplos: colocar os alunos com deficiência onde eles possam trabalhar com seus companheiros; introduzir métodos e técnicas para trabalhar determinados conteúdos; Utilizar técnicas e instrumentos de avaliação distintos
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Incorporar nas atividades de ensino-aprendizagem e avaliação um tipo de ajuda mais específica ( ajuda física, visual ou verbal); Introduzir atividades individuais (alternativas ou complementares), para conseguir objetivos comuns ao grupo de referência (ajuda familiar); Eliminação de atividades em que o aluno não se beneficie ou não possam ter uma participação efetiva CRITÉRIOS FUNDAMENTAIS: A ATIVIDADE PROPOSTA NÃO VAI CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA; CONSIDERAR A POLIVALÊNCIA DAS ATIVIDADES, QUE IMPLICA QUE OS ALUNOS PODEM DESENVOLVER APRENDIZAGENS DIFERENTES EM SITUAÇÕES COMUNS
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Adaptações: O QUÊ, QUANDO ENSINAR E QUANDO AVALIAR
São modificações individuais que se efetuam na programação comum dos objetivos, conteúdos e critérios de avaliação para responder às necessidades de cada um. Adequar os objetivos, conteúdos e critérios de avaliação(introdução de elementos novos); Dar prioridade a determinados objetivos, conteúdos e critérios de avaliação; Considerar o tempo de cada criança; Introduzir e eliminar conteúdos, objetivos e avaliação
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“A escola que estamos construindo é um espaço acolhedor que garante o acesso, a permanência e avanços efetivos na aprendizagem do aluno.” “Na escola que estamos construindo as diferenças individuais estão sempre presentes e a atenção à diversidade é o eixo norteador da inclusão educacional.”
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apoio familiar dedicação ? aluno Escolas Especiais apoio especializado
avaliação equipe técnico- pedagógica aluno INTERFACES ? SISTEMA "S" PARCERIAS Escolas Especiais Adaptações Curriculares
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Se você não se levanta para defender os
Se você não ouve o clamor das pessoas com Necessidades Especiais...Quem é o surdo? Se você não se levanta para defender os direitos das pessoas com Necessidades Especiais...Quem é o deficiente físico? Se você não enxerga as injustiças sociais que sofrem as pessoas com Necessidades Especiais...Quem é o cego? Se você não respeita as diferenças individuais das pessoas com Necessidades Especiais...Quem é o deficiente mental? (M. Quintana)
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CONHECEMOS BEM QUAL O PRIMEIRO PASSO,
NÃO PODEMOS EVITAR COMETER MUITOS ERROS E SÉRIOS. MAS TODO O PROBLEMA RESIDE QUE O PRIMEIRO PASSO SEJA DADO EM UMA DIREÇÃO CORRETA. O DEMAIS VIRÁ A SEU TEMPO. O INCORETO SE ELIMINARÁ E O QUE FALTA SE AGREGARÁ (VIGOTSKI, 1997)
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