A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Retomada de conceitos: aula 3 (Saber sobre o que está distante)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Retomada de conceitos: aula 3 (Saber sobre o que está distante)"— Transcrição da apresentação:

1 Retomada de conceitos: aula 3 (Saber sobre o que está distante)
Alteridade Etnocentrismo Evolucionismo Social Racialismo Eugenia Relativismo Social Raça Etnografia

2 Sociologia – entendimento do presente
Sociologia – entendimento do presente. Antropologia – proposta mais abrangente (análise de todas as formas de cultura) Ser diferente é ser menos importante? Conceito de ‘Minoria e Maioria’ é algo imposto? Como?

3 Alteridade – reconhecer o outro
Alteridade – reconhecer o outro. Etnocentrismo – ver o mundo a partir do que é próprio. (conceito gerador de conflitos) Evolucionismo Social – etapas a serem vivenciadas por todos os povos. Europeu – status de superioridade. Índio – escala inferior. Essa classificação gerou o conceito de ‘raça’ (fundamentação científica para explicar diferenças: racialismo – até início século XX)

4 Branco – símbolo da superioridade. Mestiço – indício de inferioridade
Branco – símbolo da superioridade. Mestiço – indício de inferioridade. Como analisar o Brasil do final do século XIX e início do século XX?

5 Franz Boas e Claude Lévi-Strauss Diversidade Humana é comportamento que se aprende, não é fator biológico. Relativismo cultural – o que está em evidência são as particularidades. Culturalismo – conceitos (certo ou errado, por exemplo) são atribuídos segundo as tradições. OBS.: a cultura surge a partir da imposição de regras comportamentais.

6 Etnografia – padrão de análise de comportamento (é preciso estar inserido no contexto para compreender determinadas posturas do que é julgado diferente).

7 Analise o cartaz publicitário:

8 O anúncio foi criado pela Master Comunicação logo após o atentado às Torres Gêmeas de Nova Iorque, em 11 de setembro de a) Sabendo que a peça publicitária foi intitulada ‘Ocidente e Oriente’, que subtítulo você proporia, considerando o contexto em que ela foi produzida? Explique-se. b) É possível relacionar essa imagem ao conceito de etnocentrismo? Explique-se. (Exercício livro-texto páginas 51 e 52)


Carregar ppt "Retomada de conceitos: aula 3 (Saber sobre o que está distante)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google