A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo de Trabalho: Maria de Fátima Gonçalves Pedro Silva Pierre Maibwe Sociedade Pós-capitalista Drucker, Peter (2003) Lisboa: Actual Editora Curso de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo de Trabalho: Maria de Fátima Gonçalves Pedro Silva Pierre Maibwe Sociedade Pós-capitalista Drucker, Peter (2003) Lisboa: Actual Editora Curso de."— Transcrição da apresentação:

1 Grupo de Trabalho: Maria de Fátima Gonçalves Pedro Silva Pierre Maibwe Sociedade Pós-capitalista Drucker, Peter (2003) Lisboa: Actual Editora Curso de Mestrado em Ciências da Educação Administração e Organização Escolar Disciplina Teorias e Práticas de Administração Escolar Administração e Organização Escolar - TPAE - Peter Drucker - Sociedade Pós-capitalista Teorias e Práticas de Administração Escolar

2 Quem Foi? Peter DRUCKER (1909-2005 de origem austríaca). Filósofo, economista, professor de entre outras actividades. Publicou muitos artigos e mais de 30 livros. Conhecido por: Obras mais recentes: Desafios Gerenciais sec. XXI, Administrar em tempos de grandes mudanças Sociedade Pós Capitalista Pai da Administração Moderna Princípios: Na sua visão a gestão é uma disciplina prática e humanista Segundo Drucker a Administração moderna é uma ciência que estuda as pessoas nas organizações Revelou a sociedade emergente do nosso século baseada no conhecimento Administração e Organização Escolar - TPAE

3 A escola assume-se como uma instituição social central Assume uma tarefa na sociedade. Administração e Organização Escolar - TPAE Produtora e canal de distribuição do conhecimento - Peter Drucker - Sociedade Pós-capitalista Teorias e Práticas de Administração Escolar

4 À medida que o conhecimento passa a ser recurso da sociedade pós-capitalista, a posição da escola como produtora e canal de distribuição do conhecimento é desafiada. Qual a sua posição na sociedade? O que é aprendido? O que é ensinado ? Quais os utilizadores? Aspetos que vão ser alvo de mudança nas próximas décadas Administração e Organização Escolar - TPAE - Peter Drucker - Sociedade Pós-capitalista Teorias e Práticas de Administração Escolar

5 Novas exigências da escola: Proporcionar uma literacia universal de qualidade superior para além dos conceitos tradicionais de literacia. É necessário: - Uma numeracia - Uma compreensão básica da ciência e dinâmica da tecnologia. - Aprender como ser um membro eficaz de uma organização. - Reafirmação do objetivo original – a aprendizagem individualaprendizagem individual Administração e Organização Escolar - TPAE - Peter Drucker - Sociedade Pós-capitalista Teorias e Práticas de Administração Escolar

6 Novas exigências da escola: A sociedade do conhecimento necessita de processos de conhecimento. É necessário: - Aprender a aprender. - Os estudantes saem da escola a saber como estudar.estudantes - Aprender de outra forma – papel relevante da tecnologia. - Aprender a conseguir a produção do conhecimento – através da prática. Administração e Organização Escolar - TPAE - Peter Drucker - Sociedade Pós-capitalista Teorias e Práticas de Administração Escolar

7 Novas exigências da escola: A escola terá de se empenhar nos resultados, estabelecer os seus objetivos mínimos e ser responsabilizada pelo seu desempenho. É necessário: - Conhecimento enquanto substância e enquanto processo. - Motivação para aprender. - Uma disciplina de aprendizagem contínua. - Utilização da tecnologia modificando a forma como ensinamos e a forma como aprendemos.aprendemos. Administração e Organização Escolar - TPAE - Peter Drucker - Sociedade Pós-capitalista Teorias e Práticas de Administração Escolar

8 Novas exigências da escola: A educação na sociedade pós-capitalista deve estender-se à sociedade inteira, inclusive a organizações de todos os tipos que têm também elas de se tornar instituições de ensino e aprendizagem. É necessário: - Sistema aberto. - Acessível em todas as idades. - Acessível a quem não teve acesso a ensino avançado e a quem tem formação muito superior. Administração e Organização Escolar - TPAE - Peter Drucker - Sociedade Pós-capitalista Teorias e Práticas de Administração Escolar

9 Ensinar Organizada como um sistema aberto Aprendizagem para a vida Oferta de conhecimento básico Parcerias Estágios Administração e Organização Escolar - TPAE Literacia Universal Desenvolver os pontos fortes - Peter Drucker - Sociedade Pós-capitalista Teorias e Práticas de Administração Escolar Processo de Conhecimento Mudança no processo Mudança de métodos Produção do Conhecimento Oferta de conhecimento adicional Estabelecer objectivos Responsabilização Para todas as idades e ao longo da vida Escola na sociedade do conhecimento Novas Tecnologias Motivação

10 “Teaching is the only major occupation of man for which we have not yet developed tools that make an average person capable of competence and performance. In teaching we rely on the "naturals," the ones who somehow know how to teach. “ Peter Drucker http://www.brainyquote.com/quotes/authors/p/peter_drucker_3.html#ixzz1igC3gyMb Administração e Organização Escolar - TPAE - Peter Drucker - Sociedade Pós-capitalista Teorias e Práticas de Administração Escolar

11 Estará o nosso sistema educativo adaptado a uma sociedade do conhecimento? Administração e Organização Escolar - TPAE - Peter Drucker - Sociedade Pós-capitalista Teorias e Práticas de Administração Escolar

12 Administração e Organização Escolar - TPAE - Peter Drucker - Sociedade Pós-capitalista Teorias e Práticas de Administração Escolar Haverá uma responsabilização da escola pelos resultados ? Em que medida a revolução tecnológica pode auxiliar a educação? Será o nosso sistema educativo um sistema aberto? Existe um verdadeiro aprender a aprender nas nossas escolas?


Carregar ppt "Grupo de Trabalho: Maria de Fátima Gonçalves Pedro Silva Pierre Maibwe Sociedade Pós-capitalista Drucker, Peter (2003) Lisboa: Actual Editora Curso de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google