A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUDITORIA Fabiana Leal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUDITORIA Fabiana Leal."— Transcrição da apresentação:

1 AUDITORIA Fabiana Leal

2 Auditoria Contábil como Ferramenta de Gestão.
Para verificarmos como a auditoria tornou-se uma ferramenta eficiente para a administração das empresa devemos, anteriormente, conhecer a contabilidade como ferramenta de gestão e o que levou a necessidade da elaboração de auditoria nas empresas.

3 Auditoria como Ferramenta de Gestão.
A importância da contabilidade A contabilidade, de forma geral, gera os principais documentos de controle e avaliação de uma organização. Nela estão contidas os registros da evolução de custos, faturamento e rentabilidade da empresa, entre outros. Infelizmente em nosso país, a contabilidade ainda é vista, muitas vezes, como um mal necessário. Para os países desenvolvidos, a contabilidade é a forma de registro da operação das organizações, nada é realizado sem base contábil.

4 Auditoria como Ferramenta de Gestão.
Mas... Isto está mudando.... Com o aumento do número de empresas multinacionais, a partir da década de 90, e o fechamento ou compra das grandes empresas nacionais por grupos estrangeiros, as empresas nacionais passaram a utilizar os “dados” contábeis de melhor maneira. Como planejar o futuro sem saber onde estou agora? Para saber onde a empresa está e como está é necessário a contabilidade.

5 Auditoria como Ferramenta de Gestão.
Tornou-se implícito e obrigatório para as empresas que querem permanecer no mercado e planejar suas estratégias futuras o uso da contabilidade como ferramenta de gestão. E a auditoria, onde entra nessa história ?

6 Auditoria como Ferramenta de Gestão.
Como garantir que a contabilidade da empresa está sendo realizada corretamente? Como o investidor pode assegurar-se de que a gestão de seus recursos está sendo bem realizados? Como saber se a empresa que está solicitando recursos ao banco está em boa situação econômico financeira? A empresa, que quer abrir seu capital, é segura para os novos sócios? Resposta: Através dos relatórios contábeis e financeiros auditados.

7 Auditoria como Ferramenta de Gestão.
A função de ser da auditoria é assegurar que as demonstrações contábeis e financeiras avaliadas representem, de forma segura e confiável, a realidade econômico-financeira da empresa auditada. As empresas de auditoria que não assegurarem ISTO não servem ao mercado. Ex: Arthur Andersen x ENRON

8 Auditoria como Ferramenta de Gestão.

9 Auditoria como Ferramenta de Gestão.
Para conhecer o negócio do cliente as empresas de auditoria, de maneira generalizada, vinham atendo-se aos teste de controles internos e testes de auditoria. Os testes de controles internos buscam identificar se os procedimentos internos da empresa estão sendo realizados da maneira correta, conforme as normas vigentes de administração e cuidado. E verificam a possível influência de determinados erros sobre as contas a contábeis do cliente.

10 Auditoria como Ferramenta de Gestão.
Os controles internos são processos internos da empresa que garantem que os ERROS ocorridos e as FRAUDES realizadas, por qualquer um de seus colaboradores, sejam detectados. Estes por sua vez são de grande valia para a administração, pois a Auditoria, sempre que perceber falhas nos controles internos, irá avisá-la, e está deverá corrigir os erros detectados. No entanto, não são suficientes para realmente auxiliar na estratégia das empresas.

11 Auditoria como Ferramenta de Gestão.
A partir da descoberta dos escândalos contábeis recentes descobertos em todo o mundo (ex: Enron, WorldCom, Parmalat) tornou-se evidente a fragilidade do papel da auditoria, exclusivamente, voltada para as contas contábeis, seus teste de confirmação de saldo e verificação dos controles internos. As “big four”, passaram a preocupar-se mais em conhecer o negócio do cliente, não só a nível operacional mas de maneira estratégica.

12 Auditoria como Ferramenta de Gestão.
Como conhecer, verdadeiramente, o meu cliente ? Para que conhecê-lo ? Resposta: É necessário a utilização de técnicas de avaliação de estratégias empresariais para que haja o conhecimento de onde, quando e como a empresa deseja chegar. E somente o conhecimento profundo do negócio do cliente pode diminuir os riscos sobre o parecer das demonstrações financeiras.

13 Auditoria como Ferramenta de Gestão.
Algumas das técnicas utilizadas pela auditoria somam as seguintes ferramentas: Análise SWOT (Forças, Oportunidades, Fortalezas e Ameaças); Entrevistas com a alta diretoria e presidência; Análise do mercado do cliente e detecção de riscos não contingenciados. Análise dos Riscos de Ambiente e de Negócios – BEAT.

14 Auditoria como Ferramenta de Gestão.
A partir do momento que a auditoria conhece melhor o seu cliente ela pode: agregar mais valor ao serviço prestado. detectar necessidades não percebidas pelo cliente. propor mudanças de estratégias. melhorar os procedimentos existentes. prestar outros serviços relacionados (ex.: consultoria, perícia, due-diligence, “pega ladrão” etc).

15 Auditoria como Ferramenta de Gestão.
Ao conhecer melhor o seu cliente a auditoria pode indicar a ele que caminho seguir, quais medidas adotar e que cuidados tomar na gestão de sua empresa. A auditoria deixa assim de ser uma simples prestação de serviços empresariais e passa a ser um contrato de parceria entre cliente e auditor.

16 Auditoria como Ferramenta de Gestão.
Como exemplo desta nova realidade, podemos verificar: diminuição dos escândalos contábeis; menor risco de auditoria; disseminação das técnicas de boa governança corporativa e boa administração; aumento no leque de serviços prestados pelas auditorias. melhoria nas técnicas de gestão das empresas auditadas.

17

18

19

20

21 Auditoria como Ferramenta de Gestão.
Podemos concluir que o papel do auditor está mudando. “Fiscalizar” a contabilidade e os controles das empresas ainda é necessário, mas só isso não basta. É necessário ser parceiro, e juntamente com os clientes corrigir os rumos de estratégias frágeis, implantando soluções inovadoras e que venham a tornar viável o seu negócio.


Carregar ppt "AUDITORIA Fabiana Leal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google