Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEliza Santana Sá Alterado mais de 8 anos atrás
1
Gerenciamento de Projetos CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – 2015/1 15, 16, 22, 23 e 30/05/2015 Prof. Leandro Piva, MBA
2
Gerenciamento de Custos Processos definidos pelo PMBOK: 1. Planejar o gerenciamento dos Custos 2. Estimar custos 3. Determinar o orçamento 4. Controlar os custos
3
Gerenciamento de Custos O que são custos? Custos são medidas monetárias dos sacrifícios que uma organização faz a fim de atingir seus objetivos
4
Gerenciamento de Custos
7
Mão-de-obra é custo fixo ou variável? Os custos fixos são atribuídos aos projetos? Os custos fixos são rateados entre os projetos?
8
Gerenciamento de Custos
9
Custos Fixos
10
Gerenciamento de Custos Custos Variáveis
11
Gerenciamento de Custos Custo total do projeto CUSTO FIXO CUSTO VARIÁVEL CUSTO DAS AQUISIÇÕES CUSTO TOTAL DO PROJETO +
12
Trabalho - Custos Definir os custos fixos do projeto Definir os recursos e elaborar os custos variáveis de 3 pacotes de trabalho Entregar por email até 07/06 Faz parte do Plano do Projeto (80%)
13
Gerenciamento da Qualidade Processos definidos pelo PMBOK: 1. Planejar o gerenciamento da qualidade 2. Realizar a garantia de qualidade 3. Controlar a qualidade
14
Gerenciamento da Qualidade O que é qualidade?
15
Gerenciamento da Qualidade O que é qualidade? Baseada no produto final: “Diferenças de qualidade correspondem a diferenças de quantidade de algum ingrediente ou atributo desejado” (L.Abbott – Quality and Competition) Baseada na produção: “Qualidade é conformidade com as especificações” (P.B.Crosby – Quality is Free) Baseada no usuário: “Qualidade é adequação ao uso” (J.M.Duran – Quality Control Handbook) Baseada no valor: “Um produto de qualidade é aquele que apresenta o desempenho desejado por um preço aceitável”
16
Gerenciamento da Qualidade Equação da satisfação do cliente SATISFAÇÃO = PERCEPÇÃO - EXPECTATIVA Se: SATISFAÇÃO > 0, “excelente” SATISFAÇÃO = 0, “OK” SATISFAÇÃO < 0, “problema”
17
Gerenciamento da Qualidade Custo da qualidade
18
Gerenciamento da Qualidade CUSTO DA CONFORMIDADECUSTO DA NÃO-CONFORMIDADE Prevenção: Treinamento Documentação de processos Equipamentos Tempo para fazer certo Avaliação: Testes Perdas de testes destrutivos Inspeções Falhas internas: Retrabalho Descarte Falhas externas: Responsabilidades Trabalho em período de garantia Perda de novos negócios
19
Gerenciamento da Qualidade Processos definidos pelo PMBOK: 1. Planejar o gerenciamento da qualidade Identificar quais padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar a forma de satisfaze-los. 2. Realizar a garantia de qualidade Avaliar periodicamente o desempenho geral do projeto, assegurando que os processos estejam em conformidade. 3. Controlar a qualidade Monitorar os resultados/produtos para determinar se eles estão de acordo com os padrões de qualidade definidos.
20
Gerenciamento da Qualidade
21
Exemplo de planejamento da qualidade ItemRequisito Critério de Aceitação Método de Verificação Tijolos Quantidade de tijolos quebrados antes do assentamento Inferior à 5% Contagem na entrega e antes do assentamento Concreto Teste do Tronco de Cone Diâmetro inferior à 0,34 m após 2 minutos Teste do Tronco de Cone Desperdício Volume de Resíduos 0,5 m 3 para cada 20 m 2 acabados Quantidade de caçambas solicitadas e medição Água Quantidade de Água 250 litros por cada 50 m 2 acabados Leituras semanais e medição
22
Trabalho - Qualidade Planejar a qualidade para 5 itens do projeto, informando requisito, critério de aceitação e método de verificação Entregar por email até 07/06 Faz parte do Plano do Projeto (80%)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.