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GOVERNANÇA CORPORATIVA

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Apresentação em tema: "GOVERNANÇA CORPORATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 GOVERNANÇA CORPORATIVA
Elaborado pelo grupo 7: Andréa Renata Baldessin da Silva Graziela Tôrres Marçal Ferreira André Novaes Gilmar Cerquetani Renan Nunes Chiaranda

2 Empresa O empreendimento é uma Lan House conhecida por Amerilan que além de oferecer acesso a internet também possui lanchonete, os clientes encontram alguns serviços tais como: Jogos On – line; Impressão preto & branco e colorido; Gravação de Cd e Dvd; Cartão Visita; Convite Casamento; Scaneamento; Serviço de Lanchonete; Acesso Internet.

3 Missão A convicção de sucesso e a preocupação constante com a qualidade de tudo que é oferecido permitiu à Amerilan Lan House definir sua missão: ter o melhor atendimento do mercado.

4 Visão Procurar ser a melhor no atendimento e na qualidade de nossos serviços. Proporcionando satisfação, agilidade e compromisso com os nossos clientes e amigos. Sabemos assim, que o nosso cliente é o alvo de nosso crescimento.

5 Valores Respeitar o cliente; Respeitar as leis e a ética; Estabelecer relações e condutas em que todas as pessoas que tenham contato com a empresa sejam respeitadas; Buscar constantemente o desenvolvimento e a evolução.

6 Governança corporativa é o sistema que dirige e monitora as sociedades, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal.

7 Segundo Cadbury Report CG: Conselho de Administração
Conselho Fiscal Acionistas Stakeholders Auditoria Independente Conselho de Administração CEO Executivo principal

8 As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua longevidade.

9 BOAS PRÁTICAS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA
FAIRNESS – é o senso de justiça e de eqüidade para com os acionistas minoritários contra transgressões de majoritários e gestores; DISCLOSURE – usualmente chamada de transparência, com dados acurados, registros contábeis que não geram dúvidas, e relatórios entregues nos prazos combinados; ACCOUNTABILITY – é a responsabilidade pela prestação de contas por parte dos que tomam as decisões de negócios; COMPLIANCE – ou obediência e cumprimento das leis do país.

10 As empresas estão vivendo a chamada Era da Responsabilidade, que por meio de seus Stakeholders buscam o engajamento na Sustentabilidade, na Ética e na Responsabilidade Social.

11 STAKEHOLDERS Os stakeholders podem ser classificados, segundo Savitz (2007, p.182), em 3 categorias: Internos: aqueles que estão na própria empresa, como os funcionários, gestores, acionistas, etc.; Cadeia de Valor: são aqueles que mantêm ligação direta com a empresa, estabelecendo uma relação de negócios, como os clientes, fornecedores, etc.; Externos: são aqueles que se situam fora da empresa, sem ligação direta, como os membros da sociedade, órgãos de governo, mídia, etc.

12 Stakeholders GOVERNO IMPRENSA SOCIEDADE ONG’s, ASSOCIAÇÕES E SIDICATOS
CONSUMIDOR EMPRESA FORNECEDOR ACIONISTAS TRABALHADORES 12

13 VÍDEO DIÁLOGOS SUSTENTÁVEIS - ‘6:04’

14 SUSTENTABILIDADE Promove os interesses de negócios ao mesmo tempo que protege os interesse do meio ambiente, melhorando a vida das pessoas, sem comprometer a lucratividade das empresas. Sustentabilidade pode ser encarada como a arte de fazer negócios num mundo interdependente.

15 ÉTICA Envolve uma série de normas, padrões ou expectativas de comportamento para atender aquilo que os diversos públicos (stakeholders) consideram legítimo, correto, justo ou de acordo com seus direitos morais e expectativas.

16 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se vêem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações; Além do bem estar social, envolvem também a melhor performance nos negócios e, conseqüentemente, maior lucratividade.

17 CASE A Empresa está começando a envolver-se com organizações trabalhistas, ambientalistas e comunitárias, além de outras partes que, até pouco tempo atrás, encarava como adversários. “Deixamos para trás a idéia de que os críticos sempre são movidos por interesses escusos e almejam o seu fracasso”, diz o CEO Lee Scott. Para tornar-se sustentável, empenha-se em usar energia renovável, produzir menos lixo e vender produtos que não agridam os recursos naturais e o ambiente.

18 CASE Um desafio futuro é recolher as embalagens utilizadas, mesmo as de refil, que a empresa foi a pioneira em implantar. Para famílias e comunidades onde são cultivadas as matérias-primas, há incentivo à educação e cuidados com a natureza Além do trabalho nas comunidades, uso de produtos brasileiros, até o fato de cancelar um produto por ser contra a ‘ideologia’. São raras as empresas que fariam essa opção". A empresa possui programas como Carbono Neutro, que visa eliminar os poluentes. Em seus compostos, utiliza produtos orgânicos e vegetais. Os negócios são voltados para sustentabilidade, assim a empresa busca resultado econômico, social e ambiental.

19 Case Tem como meta consolidar-se como uma referência em Sustentabilidade, utilizando tecnologia para crescer sem degradar, reaproveitando quase o total dos resíduos da produção de petróleo; A preocupação com o meio ambiente, cuidando e preservando ecossistemas, como o Parque Nacional de Abrolhos e a Amazônia.

20 “As coisas não mudam. Você é que muda a maneira de vê-las.”
Carlos Castañeda “Precisa-se de cinco anos para construir a reputação e cinco minutos para destruí-la.” Warren Buffett


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