A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL."— Transcrição da apresentação:

1 ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL

2 Questões a serem levantadas?
A eletricidade é uma fonte primária ou secundária de energia? Secundária. Como a energia elétrica pode ser obtida? Ela pode ser obtida a partir da energia hidráulica, da energia dos combustíveis fósseis e pela energia nuclear. Como a hidrelétrica produz energia?

3 USINA HIDRELÉTRICA

4 Questões a serem levantadas?
A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.

5 Questões a serem levantadas?
Qual é a vantagem de utilizar a energia hidráulica? É a que menos causa dano ao meio ambiente. E as desvantagens? 1. Alto custo de investimento para a implantação de usinas. 2. Impactos ambientais. 3. Deslocamentos populacionais. 4. Dependência de fatores geográficos.

6 Questões a serem levantadas?
Como o nosso país se posiciona em relação a produção de energia hidráulica? 1. Se encontra entre os cinco países mais importantes geradores de energia hidráulica (12% da água doce se encontra aqui) 2. Desempenha papel importante na integração e no desenvolvimento de regiões distantes dos grandes centros urbanos e industriais. 3. Não geramos o suficiente para atender à demanda interna. 4. Cerca de 60% da energia gerada é consumida no Sudeste e 5% na região Norte.

7 Questões a serem levantadas?
Quem são os maiores produtores de energia hidrelétrica?

8 Exercícios 1. Em relação às fontes de energia do Brasil, podemos afirmar que: O preço do quilowatt de energia nuclear é um estímulo à instalação dessa fonte energética. O aproveitamento dos nossos rios de planalto é de aproximadamente 90%, de onde se conclui que o Brasil deve buscar outras fontes de energéticas. O carvão mineral é uma importante fonte de energia, sendo que as principais vantagens das jazidas brasileiras são o baixo custo da produção e a grande quantidade de carvão coqueificável. A produção de energia elétrica no Brasil é basicamente de fonte hidráulica e sua participação supera a ordem de 75%. As regiões Sudeste e Sul, juntas, participam com quase 75% da produção e 30% do consumo total de energia elétrica.

9 Exercícios 2. Em usinas hidrelétricas, a queda-d’água move turbinas que acionam geradores. Em usinas eólicas, os geradores são acionados por hélices movidas pelo vento. Na conversão direta solar-elétrica são células fotovoltaicas que produzem tensão elétrica. Além de todos produzirem eletricidade, esses processos têm em comum o fato de: Não provocarem impacto ambiental. Independerem de condições climáticas. A energia gerada poder ser armazenada. Utilizarem fontes de energia renováveis. Dependerem das reservas de combustíveis fósseis.

10 Exercícios 3. Canadá, China, Brasil, Estados Unidos e Rússia são os cinco maiores produtores mundiais de hidreletricidade. As características que são comuns a esses cinco países são: I. elevada extensão territorial. II. Elevadas populações absolutas. III. Elevadas densidades populacionais na totalidade de seus territórios. IV. Presença de desníveis topográficos em seus territórios, compreendendo planaltos e planícies. V. Existência de importantes bacias hidrográficas. A alternativa que contém corretamente as características é: I, II e III I, II e V II, III e IV III, IV e V I, IV e V


Carregar ppt "ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google