A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BH 0203 PMCS Sociologia e História O uso da História na metodologia da pesquisa em Ciências Sociais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BH 0203 PMCS Sociologia e História O uso da História na metodologia da pesquisa em Ciências Sociais."— Transcrição da apresentação:

1 BH 0203 PMCS Sociologia e História O uso da História na metodologia da pesquisa em Ciências Sociais

2 Perspectiva histórica: foco nas singularidades (indivíduos, acontecimentos etc). Perspectiva Sociológica: foco nas posições, estruturas e processos sociais.;

3 Importância da investigação histórica da sociedades de corte: -Comparar com outras sociedades de corte - esclarecimento de problemas sociológicos sobre a dinâmica social. * crítica á limitação da História em relação a acontecimentos singulares, individuais: limitação da análise. = acumulação de ações isoladas de homens isolados, sem conexão entre si.

4 História: estudo de fontes, documentação deu um forte impulso à pesquisa histórica. Contudo, será que as fontes, a documentação, constituem a substância da história? Elas parecem ser a única coisa confiável. As demais são interpretações. Distribuição de louvores e censuras: na medida em que as fontes são verificáveis, a reunião e a interpretação dos fragmentos parece cada vez mais submetida ao arbítrio do pesquisador Os agrupamentos extracientíficos, os partidos e ideais com os quais o pesquisador se identifica dentro da sua sociedade determinam, de modo considerável, o que ele vai trazer à luz a partir das fontes históricas e o que ele vai deixar nas sombras

5 Exemplo: de acordo com modelos tradicionais de interpretação historiográfica, muitas das questões trazidas no livro seriam desconsideradas, uma vez que possuem um papel marginal. -Organização espacial dos palácios: formas da relação matrimonial, relação com outras pessoas. -Regras de etiqueta da corte: prestígio e valor dos indivíduos e sua estrutura de relações.

6 Singularidade e unicidade: avaliação específica e que parece evidente. Contudo há singularidades e eventos únicos de diversos níveis. O que parece ser singular e único numm nível, pode não o ser em outro. Ex: espécie humana e indivíduos.

7 Comparação da história humana com a das sociedades de animais Sociedades animais: a estrutura de suas sociedades podem se repetir por milhares de anos, sem nenhuma alteração. Formas sociais, dependências mútuas estão amplamente inscritas na estrutura biológica dos organismos. Sociedade humana: alteração de sua estrutura, da forma de interdependência dos indivíduos, sem alteração da estrutura biológica dos seres humanos. É reversível.

8 Evolução biológica, desenvolvimento social e história = três camadas diferentes, mas inseparáveis, de um processo que engloba a humanidade como um todo e cujo ritmo de modificação é diversificado. Humanidade = rio com três correntezas, com distintos ritmos de mudanças Considerados em si mesmos os fenômenos de cada um desses níveis são únicos e não se repetem, mas no âmbito dos diferentes ritmos de mudança os fenômenos do nível que evolui num ritmo mais lento se apresentam, à primeira vista, como imutáveis, como a repetição eterna do mesmo.

9 Atenção da História em indivíduos singulares: Homens que pertencem a determinadas elites sociais – não há investigação dos processos de constituição dessas elites Busca dos nexos históricos, conhecer a estrutura social participar que oferecem aos homens singulares as suas oportunidades e possibilidades de ação.

10 Fenômenos individuais X Fenômenos sociais Antinomia irreal uma vez que os indivíduos formam juntos uma sociedade e as sociedades são constituídas de homens singulares. conceito de figuração: homens singulares formam figurações de tipo diversos e as sociedades não são nada mais do que figurações de homens interdependentes Desenvolvimento pessoal do detentor de poder exerce influência, dentro de limites determinados sobre o de sua posição e o desenvolvimento da posição social influencia o desenvolvimento pessoal de seu ocupante

11 Equívoco do trabalho de historiadores (indivíduos totalmente independentes uns dos outros) e do trabalho de sociólogos (sociedades ou sistemas totalmente independente dos homens singulares)

12 Pontos importantes: 1.Heteronomia dos juízos de valor: o que parece importante para o pesquisador e o que parece importante no contexto da época pesquisada. A escala de valores do pesquisador, condicionada por seu tempo, geralmente leva vantagem. Define a seleção das fontes e as questões. Ex: cerimonial e a etiqueta na sociedade de corte. - Necessidade de manter a autonomia do objeto de pesquisa já na própria formulação das questões.

13 Pontos importantes: 2. Dependência e independência dos indivíduos (liberdade x determinação): é necessária uma referência a dados empíricos para superar essa dicotomia abstrato. Necessidade de capturar os nexos, o entrelaçamento de interdependências dentro do qual se abre para o homem singular o espaço para as decisões individuais, ao mesmo tempo em que impõe limite á sua margem de decisão. Escravo x rei absolutista

14 Pontos importantes: 3. Necessidade de assegurar ao trabalho de pesquisa histórica e social uma continuidade mais regular de seu desenvolvimento Por à prova modelos sociológicos de processos mais duradouros (processo civilizador ou de formação do Estado) ou modelos de figurações específicas dentro de tais processos (sociedade de corte)


Carregar ppt "BH 0203 PMCS Sociologia e História O uso da História na metodologia da pesquisa em Ciências Sociais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google