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Ciências Aeronáuticas Navegação Aérea II

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Apresentação em tema: "Ciências Aeronáuticas Navegação Aérea II"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Aeronáuticas Navegação Aérea II
NDB Ciências Aeronáuticas Navegação Aérea II Prof. Ronaldo Costa Pinto

2 Antena Loop  Em aeronaves, e por se tratar de uma estação móvel, o tipo de antena mais adequada é a antena Loop, capaz de girar 3600 ao redor de seu eixo, que, por sua vez, é perpendicular ao eixo longitudinal da aeronave. 

3 RADIOFAROL - RADIOGONIOMETRIA
É uma estação de rádio transmissora, cuja finalidade específica é a navegação, utilizando o sistema de irradiação de ondas nãodirecionais, donde provém o seu nome NDB (No Directional Beacon).  O NDB transmite, geralmente, em ondas de baixa freqüência compreendidas entre 190 e 410 kHz, bastando, que o piloto sintonize na freqüência da estação desejada. Proporcionando um grande auxílio à navegação, seus sinais são transmitidos em Código Morse, que corresponde, em geral, ao prefixo dos locais onde estão instalados.

4 Radiogoniômetro Para receber uma estação NDB e emissoras de radio-difusão, há um receptor chamado ADF (Automatic Direction Finder) usado nas aeronaves, que por utilizar uma antena Loop, tem a capacidade de determinar a direção de onde são emitidas as ondas de uma estação que se quer como Auxílio Rádio. O ADF, além da antena Loop que capta as ondas de rádio, ainda se compõe de um Indicador de Azimute (rosa-dosventos), que se interpreta como sendo orientada no sentido do eixo longitudinal da aeronave de modo que o 360 fique para a proa e o 180 para a cauda e o ponteiro, que tem a finalidade de indicar para onde está a estação transmissora. Além do ADF, há um outro tipo de receptor bastante usado para se obter marcações: é o RMI - Radio Magnetic Indicator(* 

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9 MARCAÇÃORELATIVA(MR)
É o ângulo formado entre o eixo longitudinal (proa) da aeronave e a linha da onda de rádio da estação

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11 QDM É uma Marcação Magnética com a estação na proa que pode ser interpretada como sendo rumo magnético, para a estação. É comum fazer-se uma interpretação figurada, como se fora uma simples Marcação Magnética, isto é, em qualquer sentido, desde que seja uma MM da aeronave para a estação.

12 QDR É uma Marcação com a estação na cauda ou RM da estação, para a aeronave. Com isso, é fácil deduzir-se que QDR é uma recíproca deQDM e, por isso mesmo, pode ser interpretado como em qualquer sentido, desde que seja da estação para a aeronave.

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15 Determinando a distância de uma estação de NDB
Para determinar a distância com relação a uma estação de NDB em milhas náuticas, você usa este método simples: Gire o avião de modo que a estação esteja diretamente fora de um dos wingtips. Voe então esse título ao cronometrar quanto tempo faz exame à cruz de um número específico do rolamento de NDB. Use a fórmula: Tempo à estação = número de 60 x dos minutos voados/graus de mudança do rolamento Use agora seu computador de vôo calcular a distância que o avião é da estação determinando a time*speed = cálculo da distância com um computador de vôo.

16 Cálculo de tempo NDB Para saber o tempo até o NDB, aproe o NDB e anote a proa, curve 30º a direita ou a esquerda, acione o cronômetro e aguarde a MR de mais 30º, Volte para a proa inicial e multiplique a velocidade inicial pelo tempo. Outra é colocar perpendicular e esperar cair 10º, calcule o tempo em segundos e divida por 10. O tempo para estação será em minutos. Para saber a distância é só dividir o resultado por 60.

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18 Efeitos adversos da terra comum
A navegação usando um ADF seguir NDBs é sujeita a diversos efeitos comuns: Efeito da noite: as ondas de rádio podem ser refletidas para trás pelo ionosphere podem causar as flutuações 30 a 60 milhas náuticas (aproximadas. 54 a 108 quilômetros) do transmissor, especialmente imediatamente antes do sunrise e imediatamente depois do por do sol (mais comum em freqüências acima de 350 quilohertz) Efeito do terreno: o terreno elevado como montanhas e penhascos pode refletir as ondas de rádio, dando leituras errôneas; os depósitos magnéticos podem também causar leituras errôneas Efeito elétrico: as tempestades elétricas, e às vezes também interferência elétrica (de uma fonte ground-based ou de uma fonte dentro do avião) podem fazer com que a agulha do ADF deflexione para a fonte elétrica Efeito do Shoreline: as ondas de rádio low-frequency refract ou dobrar-se-ão perto de um shoreline, especialmente se forem perto da paralela a ela Efeito do banco: quando o avião é depositado, a leitura da agulha estará deslocada

19 Alguns exercícios O que é um Rádio Farol?
Qual é o comprimento de onda de uma estação que transmite numa freq. De 30 MHz?

20 O que é uma onda de rádio? R:É uma energia eletromagnética que se propaga através do espaço, como um a onda no mar, sob a forma de vibrações e numa velocidade de km por segundo. Essa propagação é semelhante ao movimento ondulatório produzido sobre uma superficie d´agua espelhada, quando sobre ela cai um objeto qualquer. Cada vibração dessa energia é chamada ciclo, e o número de ciclos por segundo é o que chamamos de FREQUÊNCIA.

21 O que se pode falar de um rádio farol?
É uma estação de rádio transmissora, cuja finalidade específica é a navegação, utilizando o sistema de irradiação de ondas nãodirecionais, donde provém o seu nome NDB (No Directional Beacon). O NDB transmite, geralmente, em ondas de baixa freqüência compreendidas entre 190 e 410 kHz, bastando, que o piloto sintonize na freqüência da estação desejada. Para receber uma estação NDB e emissoras de radio-difusão, há um receptor chamado ADF (Automatic Direction Finder) usado nas aeronaves, que por utilizar uma antena Loop, tem a capacidade de determinar a direção de onde são emitidas as ondas de uma estação que se quer como aUXIlio. 

22 O que é uma Onda de Rádio? R: É uma energia eletromagnética que se propaga através do espaço, como um a onda no mar, sob a forma de vibrações e numa velocidade de km por segundo. 

23 Qual a associação das freqüências (VLF, LF, MF, HF, VHF, UHF, VHF, SHF, EHF)
R: LF e MF são mais usadas para os rádios-faróis (NDB e RBN. A faixa VHF é usada para comunicações a curtas distâncias e para alguns equipamentos de rádio-navegação e pouso, tais como: VOR, DME, ILS, etc UHF são utilizadas para longas distâncias, a exemplo dos vôo intercontinentais e programas de televisão

24 Quais são as PROPRIEDADES DAS ONDASDE RÁDIO
As ondas de rádio, tal como as ondas luminosas,sofrem Reflexão, Refração, Difração e Absorção e também perdem sua energia,ou se enfraquecem à medida que se afastamdo seu pontode origem,ou do RÁDIO-TRANSMISSOR.

25 O que é REFLEXÃO de uma onda
É a mudança de direção da onda,ao incidir com a superfIcie de um meio. Quando ocorre sua reflexão,o ângulo de incidência é exatamente igual ao ângulo de reflexão.

26 O que é REFRAÇÃO É a mudança de direção da onda,quando passa obliquamente de um meio para outro,ou sobre um meio de densidades diferentes. As ondas de rádio se propagam através da atmosferae atingema IONOSFERA, uma dassuas camadas, formada de gases ionizados, onde se produzem esses fenômenos de refração e reflexão.

27 DIFRAÇÃO É o desvio da onda eletromagnética ao atingir objetos sólidos.

28 ABSORÇÃO É a perda de energia eletromagnética de um rádio-transmissor, absorvida por objetos próximos ao mesmo, tais como: árvores, edifícios e a própria superficie da Terra.

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