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Oficina de Apropriação de Resultados

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Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados
Simare 2014 Ciências da Natureza Por Patrícia Paula

2 Propomos os seguintes momentos de formação:
Simare 2014 Sabe-se que a efetividade da avaliação externa depende muito da apropriação dos resultados e da capacidade de iniciativa por parte da instituição avaliada. Propomos os seguintes momentos de formação:

3 Simare 2014 Momentos de formação 1º Momento: O estudo da Matriz de Referência 2º Momento: A interpretação dos Padrões de Desempenho 3º Momento: Leitura e apropriação dos Resultados

4 Simare 2014 Conhecendo o outro...

5 Simare 2014 1º Momento O estudo da Matriz de Referência

6 Sistema Municipal de Avaliação do Rendimento Escolar de Curitiba
Simare 2014 Sistema Municipal de Avaliação do Rendimento Escolar de Curitiba Início em 2013. Objetivo de avaliar, de modo permanente e contínuo, o sistema de ensino. Avalia os alunos de 4º, 6º e 8º anos. Ciências, história e geografia. O novo sistema começou a ser elaborado em 2013, a partir do estudo e reformulação de uma matriz de referência própria. A matriz servirá para a elaboração das provas que serão aplicadas a cada dois anos, alternadas com as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).  O modelo segue a metodologia que vem orientando as avaliações em âmbito nacional e internacional

7 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência
Simare 2014 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência O referenciais curriculares são documentos que possibilitam a reflexão de cunho educacional sobre objetivos do ensino e da aprendizagem, conteúdos, metodologias e orientações didáticas, processos de avaliação, entre outras orientações para os profissionais da educação; Os referenciais curriculares e a matriz de referência são documentos relacionados, mas possuem objetos e objetivos distintos.

8 Matriz de Referência Apresenta habilidades que estão no currículo.
Simare 2014 Matriz de Referência Apresenta habilidades que estão no currículo. Pode apresentar descrições de habilidades diferentes do que está apresentado nos referenciais curriculares, mas relacionadas ao mesmo conteúdo; Apresenta habilidades possíveis de aferir em um teste de múltipla escola.

9 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência
Simare 2014 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência A matriz de referência é dotada de um âmbito de atuação mais estreito e delimitado do que os referenciais curriculares. As matrizes de referência não se referem, diretamente, a conteúdos a serem ensinados, mas, antes, a habilidades e competências a serem desenvolvidas. A matriz de referência não esgota o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e portanto, não pode ser confundida com propostas curriculares, estratégias de ensino ou diretrizes pedagógicas.

10 Simare 2014 Matriz de Referência É formada por um conjunto de habilidades caracterizadas de acordo com o conteúdo e competências de áreas. Cada habilidade é descrita por um descritor. Os descritores apresentam as habilidades consideradas básicas e possíveis de serem aferidas por meio do instrumento utilizado em avaliações em larga escala.

11 Competências x Habilidades
Simare 2014 Competências x Habilidades Competência permite mobilizar conhecimentos a fim de se enfrentar uma determinada situação. Competência abarca um conjunto de coisas. Ex.: Aprender a dirigir. As habilidades, entendidas aqui como a capacidade que o indivíduo tem de desenvolver algo . Identificar, comparar, relacionar

12 Competências x Habilidades
Simare 2014 Competências x Habilidades Habilidades são consideradas como algo menos amplo do que as competências. A competência estaria constituída por várias habilidades. Entretanto uma habilidade “não pertence” a determinada competência, uma vez que uma habilidade pode contribuir para competências deferentes.

13 Elementos que compõem a Matriz
Simare 2014 Elementos que compõem a Matriz Descritores: constituem a “descrição” das habilidades esperadas ao final de cada período escolar avaliado, em diferentes áreas de conhecimento.

14 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência
Simare 2014 Referenciais Curriculares e Matriz de Referência Vamos conhecer e trabalhar os temas centrais da disciplina: Vida e Ambiente Ser Humano e Saúde Terra e Universo Tecnologia e Sociedade

15 Atividade Matriz de Referência
Simare 2014 Atividade Matriz de Referência Formação de grupos com 4 pessoas; 1ª parte: Cada grupo deverá descrever e distinguir os conteúdos trabalhados em cada um dos temas centrais da disciplina (o grupo poderá relacionar conteúdos de modo geral, para todas as etapas de escolaridade, ou limitar apenas uma etapa avaliada pelo sistema); Ao final, será discutido com os participantes da turma, os conteúdos apontados;

16 Atividade Matriz de Referência
Simare 2014 Atividade Matriz de Referência 2ª parte: dividir os temas entre os grupos (podendo repeti-los); Cada grupo ficará responsável por um tema central da disciplina. Atividade de cada grupo: discutir os conteúdos do tema selecionado; desenvolver uma atividade para sala de aula, com base em um ou mais conteúdos apresentados.

17 Atividade Matriz de Referência
Simare 2014 Atividade Matriz de Referência 3ª parte: entregar a Matriz de Referência; com base nos descritores da matriz de referência, apontar as habilidades que os estudantes devem ter desenvolvido para cumprir, com sucesso, a atividade proposta pelo grupo;

18 Simare 2014

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20 Simare 2014

21 Simare 2014

22 Atividade Matriz de Referência
Quais os conteúdos abordados na atividade? Quais deles estão presentes na matriz? Quais desses conteúdos não estão presentes na matriz? Apresente possíveis motivos para esses conteúdos não serem avaliados pelo programa. Ao final, serão discutidas, com os participantes da turma, as atividades desenvolvidas pelos grupos; Simare 2014

23 Simare 2014 QUESTÃO 1

24 Simare 2014 QUESTÃO 2

25 Simare 2014 QUESTÃO 3

26 Simare 2014 QUESTÃO 4

27 O que podemos notar? Atividades podem apresentar o desenvolvimento de diversas habilidades; O item avalia apenas uma habilidade; Atividades são desenvolvidas com base em diversos instrumentos e recursos didáticos; O item é, geralmente, desenvolvido por meio de questões de múltipla escolha; Simare 2014

28 Item Simare 2014 O item é uma questão utilizada nos testes de uma
Avaliação externa e se caracteriza por avaliar uma única habilidade indicada por um descritor da Matriz de Referência.

29 O item e suas partes Simare 2014 ENUNCIADO SUPORTE DISTRATORES
Distratores devem ser plausíveis, referindo-se a raciocínios possíveis dos estudantes. GABARITO COMANDO

30 Simare 2014 4° ano GABARITO D50

31 6° ano GABARITO D13

32 8° ano GABARITO D32

33 Simare 2014 2º Momento Os Padrões de Desempenho

34 Das Matrizes aos itens dos Testes de Proficiência
Simare 2014 Das Matrizes aos itens dos Testes de Proficiência

35 Simare 2014 Composição dos Testes

36 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA
Simare 2014 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA Uma escala é a expressão da medida de uma grandeza. Uma forma de apresentar resultados com base em uma espécie de “régua” construída com critérios próprios. Os resultados da avaliação são apresentados em níveis, de modo a conter, em uma mesma “régua”, a distribuição dos resultados do desempenho dos alunos no período de escolaridade avaliado, revelando, assim, o desempenho na avaliação.

37 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA
Simare 2014 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA Descrição de um conjunto de habilidades representadas por cada nível de proficiência.

38 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA
Simare 2014 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA

39 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA
Simare 2014 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA

40 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA
Simare 2014 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA

41 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA
Simare 2014 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA

42 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA
Simare 2014 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA

43 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA
Simare 2014 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA

44 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA
Simare 2014 NÍVEIS DA ESCALA DE PROFICÊNCIA

45 Padrões de Desempenho Estudantil
Simare 2014 Padrões de Desempenho Estudantil Possibilitam análise da distância de aprendizagem entre o percentual de estudantes que se encontra nos níveis mais altos de desempenho e aqueles que estão nos níveis mais baixos. São categorias definidas a partir de cortes numéricos (conjunto de níveis forma um padrão), com base nas metas educacionais estabelecidas pelo SIMARE. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho. Desta forma, alunos que se encontram em um Padrão de Desempenho abaixo do esperado para sua etapa de escolaridade precisam ser foco de ações pedagógicas mais especializadas, de modo a garantir o desenvolvimento das habilidades necessárias ao sucesso escolar, evitando, assim, a repetência e a evasão. Por outro lado, estar no Padrão mais elevado indica o caminho para o êxito e a qualidade da aprendizagem dos alunos. Contudo, é preciso salientar que mesmo os alunos posicionados no Padrão mais elevado precisam de atenção, pois é necessário estimulá-los para que progridam cada vez mais.

46 O que representam os Padrões de Desempenho? Simare 2014
Do mais básico... Recuperação RECUPERAÇÃO: Os estudantes demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua etapa de escolaridade. Reforço REFORÇO: Os estudantes respondem itens com habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. Aprofundamento APROFUNDAMENTO: Esses estudantes demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização. Desafio DESAFIO: Esses estudantes costumam responder corretamente a um maior quantitativo de itens, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. Ao mais avançado...

47 Padrões de Desempenho Formação de grupos com 4 pessoas;
Simare 2014 Padrões de Desempenho Formação de grupos com 4 pessoas; 1ª parte: Em cada grupo, observe os itens disponibilizados e classifique-os em dois conjuntos: Conjunto A: Itens com grau de dificuldade mais baixo, considerando o nível de complexidade de habilidades e competências relacionadas a etapa de escolaridade avaliada. Geralmente, corresponde ao conjunto de itens que fazem referência aos conteúdos desenvolvidos em etapas de escolaridade anteriores àquela avaliada; Conjunto B: Itens com grau de dificuldade correspondente à etapa de escolaridade do estudante. Serão discutidas, com os participantes da turma, os dois conjuntos de itens (A e B);

48 Padrões de Desempenho 2ª parte:
Simare 2014 Padrões de Desempenho 2ª parte: Com itens do Conjunto A: Observe, neste conjunto: A1) Itens com grau de complexidade aquém do esperado para aquela etapa de escolaridade avaliada. Os estudantes que respondem de modo correto, apenas esses itens, são aqueles que precisam de recuperação escolar para alcançar desempenho desejável ao final da educação básica, pois desenvolveram apenas habilidades com grau de complexidade mais baixo; A2) Itens com grau de complexidade abaixo do esperado para a etapa de escolaridade avaliada, quando comparado ao desenvolvimento de habilidades e competências correspondente àquela fase. Os estudantes que respondem de modo correto, esses itens ou aqueles mais simples, são estudantes que precisam de reforço escolar para alcançar desempenho desejável ao final da educação básica. Discussão!

49 Padrões de Desempenho 3ª parte:
Simare 2014 Padrões de Desempenho 3ª parte: Com itens do Conjunto B: Observe, neste conjunto: B1) Itens que estão relacionados a um desempenho mínimo esperado para aquela etapa de escolaridade, representando, para os indivíduos que responderam estes itens de modo correto, um avanço em seu processo de escolarização; B2) Itens que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. Os alunos que responde corretamente estes itens, são aqueles que fazem relação das habilidades desenvolvidas em sala de aula em diferentes aplicações. Discussão!

50 Quais as habilidades desenvolvidas pelos estudantes?
Simare 2014 Padrões de Desempenho Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado A1 A2 B1 B2 Quais as habilidades desenvolvidas pelos estudantes?

51 Encerramento da Atividade
Simare 2014 Encerramento da Atividade Entregar Padrões de Desempenho; Relacionar com os Itens alocados em cada padrão;

52 Padrões de Desempenho – 6º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 6º ano Abaixo do Básico Nesse padrão de desempenho, os estudantes demonstram ter desenvolvido habilidades consideradas elementares para a etapa de escolarização em questão. Esses estudantes limitam-se a relacionar algumas atividades humanas à utilização de diferentes formas de energia, além disso, relacionam instrumentos do cotidiano ao tipo de informação que ele proporciona e identificam processos domésticos de tratamento da água.

53 Padrões de Desempenho – 6º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 6º ano Abaixo do Básico D09 GABARITO

54 Padrões de Desempenho – 6º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 6º ano Básico Nesse grupo, constatam-se as capacidades de: identificar os polos de um ímã e a sua capacidade de atrair objetos; compreender os impactos da poluição sobre o meio ambiente; compreender o ciclo hidrológico; reconhecer a participação do ar na manutenção da vida; e reconhecer situações em que ocorre o consumo sustentável ou a exploração predatória de recursos naturais. Esses estudantes também conseguem reconhecer técnicas de prevenção de algumas doenças contagiosas; reconhecer comportamentos que promovam a preservação da saúde coletiva e pessoal;

55 Padrões de Desempenho – 6º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 6º ano Básico D11 GABARITO

56 Padrões de Desempenho – 6º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 6º ano Adequado Os estudantes desse padrão de desempenho demonstram ter desenvolvido habilidades mais elaboradas que exigem maior autonomia e refinamento dos processos cognitivos. Essas habilidades são consideradas satisfatórias à etapa de escolarização em que se encontram tais estudantes. Esses estudantes reconhecem as consequências do desequilíbrio ambiental para a qualidade da vida humana; identificam astros do sistema solar; identificam, quanto à forma de nutrição, os animais e os vegetais; relacionam o tempo de movimentação dos astros à sua distância em relação ao Sol.

57 Padrões de Desempenho – 6º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 6º ano Adequado D39 GABARITO

58 Padrões de Desempenho – 6º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 6º ano Avançado Nesse padrão de desempenho, os estudantes conseguem realizar tarefas mais complexas, que exigem uma maior capacidade de abstração e maior raciocínio lógico-dedutivo. Além das habilidades descritas nos padrões anteriores, eles reconhecem a relação de interdependência entre fatores abióticos e bióticos; reconhecem o processo de formação do solo; identificam doenças veiculadas pelo solo contaminado; relacionam o uso de recursos naturais com hábitos de consumo sustentável; reconhecem as propriedades do ar; reconhecem a composição da atmosfera terrestre; relacionam a posição dos astros às fases da Lua. Dessa forma, os estudantes que se posicionaram acima de 300 pontos, na Escala de Proficiência, desenvolveram habilidades consideradas avançadas em relação à etapa de escolarização em que se encontram.

59 Padrões de Desempenho – 6º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 6º ano Avançado D07 GABARITO

60 Padrões de Desempenho – 8º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 8º ano Abaixo do Básico Nesse padrão de desempenho, os estudantes demonstram ter desenvolvido habilidades consideradas elementares para a etapa de escolarização em questão. Esses estudantes limitam-se apenas a compreender o ciclo da água e a reconhecer a função de cada órgão nos diferentes sistemas do corpo. Mediante o desenvolvimento dessas habilidades, fica evidente a necessidade de intervenções pedagógicas que promovam nesses estudantes um maior sucesso no processo de aprendizagem.

61 Padrões de Desempenho – 8º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 8º ano Abaixo do Básico D32 GABARITO

62 Padrões de Desempenho – 8º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 8º ano Básico Nesse padrão de desempenho, os estudantes demonstram ter iniciado um processo de sistematização e domínio de habilidades consideradas básicas para essa etapa de escolarização. Observa-se, nesse grupo, as seguintes capacidades: reconhecer atitudes que colaboram para a preservação da saúde individual e coletiva; relacionar os movimentos da Terra à ocorrência dos dias, noites e estações do ano; reconhecer a utilização de recursos naturais como matéria-prima na fabricação de produtos; reconhecer conceitos básicos de genética; identificar doenças veiculadas pelo ar; compreender ações humanas que interrompem os ciclos de vida dos vetores de doenças e identificam consequências do aquecimento global para a vida na Terra.

63 Padrões de Desempenho – 8º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 8º ano Básico D17 GABARITO

64 Padrões de Desempenho – 8º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 8º ano Básico D38 GABARITO

65 Padrões de Desempenho – 8º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 8º ano Adequado Os estudantes desse padrão de desempenho demonstram ter desenvolvido habilidades mais elaboradas, que exigem maior autonomia e refinamento dos processos cognitivos. O desenvolvimento dessas habilidades é considerado satisfatório para a etapa de escolarização em que os estudantes se encontram. Eles relacionam os tecidos às suas funções; reconhecem características comuns a todos os seres vivos; reconhecem procedimentos que auxiliam na prevenção e cura de doenças; identificam etapas de tratamento em uma Estação de Tratamento de Água; estabelecem relação entre o funcionamento dos sistemas circulatório, digestório e respiratório e identificam doenças causadas por micro-organismos.

66 Padrões de Desempenho – 8º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 8º ano Adequado D47 GABARITO

67 Padrões de Desempenho – 8º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 8º ano Avançado Nesse padrão de desempenho, os estudantes conseguem realizar tarefas mais complexas, que exigem uma maior capacidade de abstração e maior raciocínio lógico-dedutivo. Além das habilidades descritas nos padrões anteriores, esses estudantes demonstraram as seguintes capacidades: identificam as principais fontes de nutrientes para o organismo; reconhecem a relação entre os sistemas envolvidos na função de coordenação; relacionam os diferentes tipos de nutrientes às suas funções no organismo; Dessa forma, os estudantes que se posicionaram acima de 325 pontos na Escala de Proficiência desenvolveram habilidades consideradas avançadas em relação à etapa de escolarização em que se encontram.

68 Padrões de Desempenho – 8º ano
Simare 2014 Padrões de Desempenho – 8º ano Avançado D15 GABARITO

69 3º Momento Resultados Simare 2014
Os índices resultantes das avaliações não serão utilizados para comparação entre escolas. “O que teremos com essa nova metodologia é a possibilidade de cada escola visualizar a sua própria evolução, entre uma avaliação e outra”, diz Elizabeth. Os resultados poderão levar, por exemplo, a mudanças na infraestrutura escolar, melhorias no acesso à tecnologia educacional e a outros materiais didático-pedagógicos

70 Como os resultados chegam para a equipe da escola?
Simare 2014 Como os resultados chegam para a equipe da escola? revista; mídia digital (CD); site. Estes materiais são publicados em documento em pdf e publicação html: TRI (foco na proficiência) e; TCT (foco no percentual de acerto).

71 Teoria Clássica dos Testes (TCT)
Simare 2014 Teoria Clássica dos Testes (TCT) Os resultados dos estudantes são baseados no percentual de acerto obtido no teste, gerando a nota ou escore. As análises produzidas pela TCT são focadas na nota obtida no teste. Teoria da Resposta ao Item (TRI) Atribui uma proficiência, não uma nota, relacionada ao desempenho do estudante em relação às habilidades elencadas em uma Matriz de Referência, que dá origem ao teste. Leva em conta as habilidades demonstradas por eles e o grau de dificuldade dos itens que compõem os testes. A proficiência é, justamente, o nível de desempenho dos estudantes nas habilidades dispostas em testes padronizados, formados por questões de múltiplas alternativas.

72 Resultados Participação Proficiência média – médias comparadas
Simare 2014 Resultados Apresentação dos Resultados Evolução do percentual de estudantes por padrão de desempenho Distribuição do percentual de estudantes por nível de proficiência e padrão de desempenho Participação Proficiência média – médias comparadas

73 Como acessar os resultados no site? http://www.simare.caedufjf.net/
Simare 2014 Como acessar os resultados no site?

74 Simare 2014

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76 Simare 2014 Ciências 4º EF

77 Simare 2014 Ciências 4º EF

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79 Proficiência Média – Médias Comparadas
Simare 2014 Proficiência Média – Médias Comparadas

80 Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado
Simare 2014 Abaixo do Básico REDE 216,7 Escola 225 Básico Adequado Avançado

81 Simare 2014 Ciências 4º EF

82 Percentual de estudantes por Padrão de Desempenho
Simare 2014 Percentual de estudantes por Padrão de Desempenho Ciências 4º EF

83 Simare 2014

84 Simare 2014 Como começar?

85 Simare 2014 Equipe técnica Um dos trabalhos realizados após a divulgação dos resultados é aquele referente às atividades da equipe técnica. Esta equipe recebe os dados gerais da rede, de suas subdivisões e de suas escolas, o que permite estudar os resultados alcançados e desenvolver ações e intervenções para melhoria da qualidade educacional.

86 Simare 2014 Equipe técnica O foco de trabalho da equipe técnica é compreender a qualidade da educação dos estudantes da rede e observar como cada escola pode evoluir e alcançar melhores resultados nas próximas edições do sistema.

87 Simare 2014 Equipe técnica Sabemos que o trabalho de intervenção pedagógica é de responsabilidade da equipe pedagógica, mas cabe aos técnicos identificar as escolas que não apresentam resultados satisfatórios, buscar compreender o(s) motivo(s) pelos quais esses resultados não são suficientes e desenvolver ações para melhoria dos resultados.

88 Podemos ter um ou mais motivos!
Simare 2014 Equipe técnica Necessidade de cursos de capacitação e formação de professores; Modificações nas ações de gestão escolar; Aquisição de elementos relacionados à infraestrutura; Influências sociais e econômicas; e tantos outros... Podemos ter um ou mais motivos!

89 Como trabalhar os resultados na escola?
Simare 2014 Como trabalhar os resultados na escola? O trabalho de intervenção realizado em cada escola deve ser desenvolvido pensando criticamente na prática de hoje ou anteriores e nos resultados alcançados. Conhecendo esses elementos, pode-se pensar em estratégias para melhorar a prática que será aplicada.

90 Os grupos de trabalho e o modo de contato/intervenção para cada grupo
Simare 2014 Os grupos de trabalho e o modo de contato/intervenção para cada grupo A equipe técnica pode fazer intervenções na escola pensando no trabalho realizado pela equipe gestora e pela equipe pedagógica, os quais são diferentes. Qual o trabalho desenvolvido com a equipe gestora (direção e coordenação)? Qual o trabalho desenvolvido com equipe pedagógica (coordenadores e professores)?

91 Entregar os resultados hipotéticos;
Simare 2014 Equipe Gestora Conhecer os resultados gerais da escola: Etapas avaliadas e percentual de participação; Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina; Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Entregar os resultados hipotéticos;

92 Simare 2014 Resultado TRI Ciências 6º ano EF

93 Simare 2014 Resultado TRI Ciências – 6º ano EF

94 Simare 2014 Resultado TRI Ciências 8º ano EF

95 Simare 2014 Resultado TRI Ciências 8º ano EF

96 Organize os dados na tabela...
Simare 2014 Organize os dados na tabela...

97 Equipe pedagógica 1. Etapas avaliadas e percentual de participação
Simare 2014 Equipe pedagógica 1. Etapas avaliadas e percentual de participação Observe o número de estudantes e o percentual de participação (acima ou abaixo de 80%?); Analise os resultados de participação (por que este resultado está acima ou abaixo de 80%?); Quais intervenções podem ser feitas pela equipe de gestores e professores da escola? O que conversar com os professores? O que conversar com os pais? O que conversar com os alunos? Discutir e apresentar um plano de ação possível, com detalhes sobre quando isso seria feito, como seria feito, entre outros detalhes

98 Simare 2014 Participação – 6º ano

99 Simare 2014 Participação – 8º ano

100 Simare 2014 Equipe pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe a proficiência média; Relacione a proficiência média com o padrão desempenho; Identifique habilidades e competências desenvolvidas (com base nesse padrão de desempenho);

101 Simare 2014 Equipe pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola ou pela rede: Qual o desempenho alcançado pelos estudantes em relação ao esperado? Quais habilidades e competências devem ser desenvolvidas para alcançar o resultado esperado?

102 Simare 2014 Equipe pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Relacione o resultado alcançado com as políticas públicas e ações/intervenções pedagógicas implementadas na escola (o que podemos perceber/identificar?);

103 Organize os dados na tabela...
Simare 2014 Organize os dados na tabela...

104 Simare 2014 Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Identifique o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho; A(s) turma(s) dessa escola é(são) homogênea(s) e todos desenvolveram as habilidades no mesmo grau de complexidade?

105 Calcule o número de estudantes em cada padrão de desempenho;
Simare 2014 Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Calcule o número de estudantes em cada padrão de desempenho; Conseguimos identificar quem são os estudantes alocados em cada padrão na escola? Considerar, em um primeiro momento, apenas o resultado por escola.

106 Número de estudantes Percentual
Simare 2014 EXEMPLO: 6º ano 23 75 8 2 Número de estudantes Percentual % ? 1,8% REDE ESCOLA

107 Simare 2014 EXEMPLO: 8º ano 20 71 9 3 REDE ESCOLA

108 Simare 2014 Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Apresente as habilidades e competências desenvolvidas por cada grupo de estudantes (observar, em relação às habilidades e às competências, o desempenho alcançado por alunos que estão alocados em padrões de desempenho diferentes).

109 Com base nesse resultado, podemos fazer as seguintes inferências:
Simare 2014 Equipe pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Com base nesse resultado, podemos fazer as seguintes inferências: Como possibilitar que os estudantes que chegaram ou chegarão a esta etapa desenvolvam as habilidades esperadas? Como recuperar os estudantes que já passaram pela etapa avaliada para que, ao final da Educação Básica, tenham desenvolvido habilidades e competências esperadas?

110 RESULTADO TCT (não consta no site)
Simare 2014 RESULTADO TCT (não consta no site) Ciências de Natureza

111 Simare 2014 RESULTADO TCT Ciências de Natureza

112 Simare 2014 RESULTADO TCT Ciências de Natureza

113 Organize os dados na tabela...
Simare 2014 Organize os dados na tabela...

114 Simare 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe o percentual de acerto geral da escola em cada disciplina e etapa de escolaridade;

115 Relacione cada habilidade (descritor) com o percentual de acerto;
Simare 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Relacione cada habilidade (descritor) com o percentual de acerto; Observe a relação existente entre descritores (são habilidades de uma mesma competência ou conteúdo comum?);

116 Simare 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados (relacionar às habilidades/descritor): Estão relacionados a um mesmo tema central? Estão relacionados às habilidades com grau de complexidade maior que as demais habilidades do teste? São habilidades desenvolvidas naquela etapa avaliada ou são desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental?

117 Simare 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados (relacionar às habilidades/descritor): Qual a relação de cada habilidade com os conteúdos trabalhados em sala de aula? Quais as práticas pedagógicas adotadas pelos professores da escola em relação a cada um desses conteúdos? Como possibilitar a compreensão dos estudantes em relação a cada uma dessas habilidades: ações pedagógicas? Formação dos professores? Utilização de recursos pedagógicos?

118 Simare 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe os descritores mais acertados (relacionar às habilidades/descritor): Estão relacionados a um mesmo tema central? Estão relacionados às habilidades com grau de complexidade menor que as demais habilidades do teste? Podem auxiliar no desenvolvimento de descritores menos acertados? Como?

119 Simare 2014 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Dentre os temas apresentados, quais são aqueles com os menores percentuais de acerto por descritor? Qual a relação desse resultado com o trabalho feito pelo professores em sala de aula? Este trabalho é adequado e suficiente para alcançar os resultados esperados? O que pode ser modificado? O que deve continuar?

120 Simare 2014 Equipe Pedagógica Avaliação externa e interna Os resultados da avaliação interna são comparáveis àqueles extraídos da avaliação externa: As habilidades avaliadas pelos professores são as mesmas avaliadas pelo programa de avaliação externa? Os conteúdos desenvolvidos pelos professores da escola, com base no currículo, estão relacionados com as habilidades da matriz de referência?

121 Dúvidas?

122 OBRIGADA!!! Patrícia Paula
“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.” Esopo Patrícia Paula

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