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OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS

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Apresentação em tema: "OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS
Simare 2014

2 Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar Introdução
Simare 2014 Aspectos Contextuais e Desempenho Escolar Introdução Melhor Desempenho Escolar Atitudes e Práticas Positivas Contexto Institucional Favorável

3 Simare 2014 Fatores Contextuais A relevância de questões sociais, econômicas ou culturais para o desempenho escolar dá-se em razão da sua influência no desempenho dos alunos. Fato apontado por diversos estudos e pesquisas desde o Relatório Coleman (EUA, 1966).

4 Simare 2014 Fatores Contextuais Informações de qualidade sobre os atores escolares e as características do sistema escolar são um importante subsídio para a formulação e verificação da efetividade de políticas públicas educacionais e de outras intervenções nos processos escolares.

5 Qual o papel das características individuais? E da família?
Simare 2014 Fatores Contextuais O que influencia o aprendizado dos estudantes? Quais elementos podem proporcionar um melhor aprendizado? Qual o papel das características individuais? E da família? O que as escolas podem fazer para promover um ensino de qualidade? Que influências as escolas recebem?

6 Simare 2014 Fatores Contextuais

7 Simare 2014 Fatores Contextuais Grande parte dos trabalhos se preocupa em destacar a forte influência que os fatores extraescolares têm sobre os resultados dos alunos dentro das escolas. Ex.: cultura do indivíduo, características da família, política educacional etc.

8 Simare 2014 Fatores Contextuais Dentro do âmbito de competências de técnicos, gestores e professores, quais são os instrumentos que podem ser mobilizados para a intervenção?

9 Simare 2014 Pesquisas sobre eficácia escolar comparam e analisam como diferentes fatores internos à escola influenciam no desempenho dos seus alunos, sob o pressuposto de que a escola também é um fator preponderante para o rendimento dos alunos. Fatores Contextuais

10 Simare 2014 Fatores Contextuais Esses estudos, portanto, identificam componentes de boas práticas e são uma ótima fonte de informações para gestores e professores que visam ao aprimoramento do desempenho de seus alunos.

11 Simare 2014 Fatores Contextuais Em nossas análises enfatizamos a importância do dos fatores intraescolares, sem deixar de lado a influência dos fatores extraescolares.

12 Intraescolares Fatores Contextuais Simare 2014 Clima Escolar
Atitudes e Práticas de Gestão Atitudes e Práticas Pedagógicas Expectativas Hábitos de Estudo Infraestrutura Intraescolares

13 Extraescolares Fatores Contextuais Política Educacional
Simare 2014 Fatores Contextuais Política Educacional Cultura Institucional Nível Socioeconômico Entorno da Escola Extraescolares

14 Simare 2014 Fatores Contextuais Como as avaliações em larga escala podem nos ajudar a obter informações dessa natureza?

15 Simare 2014 Fatores Contextuais Através dos questionários socioeconômicos aplicados a estudantes, professores, gestores, coordenadores, pais de estudantes etc.

16 Avaliação Educacional
Simare 2014 Fatores Contextuais Avaliação Educacional Desempenho Escolar Testes Medidas de Proficiência Fatores Associados Questionário Índices Contextuais Dimensões Instrumentos Resultados

17 As cinco dimensões trabalhadas no Questionário Contextual padrão
Simare 2014 Fatores Contextuais As cinco dimensões trabalhadas no Questionário Contextual padrão Condição Socioeconômica dos Estudantes Clima Escolar Gestão Democrática Práticas Pedagógicas Expectativas

18 As cinco dimensões trabalhadas no Questionário Contextual padrão
Simare 2014 Fatores Contextuais As cinco dimensões trabalhadas no Questionário Contextual padrão Condição Socioeconômica dos Estudantes Clima Escolar Gestão Democrática Práticas Pedagógicas Expectativas

19 Condição Socioeconômica dos Estudantes
Simare 2014 Fatores Contextuais Condição Socioeconômica dos Estudantes Questionário de Estudantes Escolaridade dos pais Bens e recursos do domicílio Serviços públicos que atendem o domicílio Acesso a bens culturais

20 As cinco dimensões trabalhadas no Questionário Contextual padrão
Simare 2014 Fatores Contextuais As cinco dimensões trabalhadas no Questionário Contextual padrão Condição Socioeconômica dos Estudantes Clima Escolar Gestão Democrática Práticas Pedagógicas Expectativas

21 Fatores Contextuais Clima Escolar Questionário do Estudante
Simare 2014 Fatores Contextuais Clima Escolar Questionário do Estudante Com base na sua experiência deste ano na escola, como você se sente em relação às seguintes afirmações (Concordo muito, Concordo mais que discordo, Discordo mais que concordo e Discordo muito): Gosto de estudar nesta escola. Tenho participado de coisas interessantes na escola. A escola é uma bagunça. Ficam muitos alunos do lado de fora da sala fazendo barulho. Sobre as relações na sua escola, responda (MUITO RUIM, RUIM, BOA, MUITO BOA): Como você vê a relação entre professores e estudantes? Como você vê a relação entre professores e gestores?

22 Fatores Contextuais Clima Escolar Questionário do Professor
Simare 2014 Fatores Contextuais Clima Escolar Questionário do Professor Com base na sua experiência deste ano na escola, como você se sente em relação às seguintes afirmações (CONCORDO MUITO, CONCORDO MAIS QUE DISCORDO, DISCORDO MAIS QUE CONCORDO E DISCORDO MUITO): Gosto de fazer parte da equipe desta escola. O diretor é zeloso e exigente no cumprimento das regras. Brigas e confusões, quando acontecem, são resolvidas na própria escola. Sinto que sou valorizado(a) nesta escola.

23 Fatores Contextuais Clima Escolar Questionário do Diretor
Simare 2014 Fatores Contextuais Clima Escolar Questionário do Diretor Com base na sua experiência deste ano na escola, como você se sente em relação às seguintes afirmações (CONCORDO MUITO, CONCORDO MAIS QUE DISCORDO, DISCORDO MAIS QUE CONCORDO E DISCORDO MUITO): A escola em que trabalho é acolhedora. Os professores trabalham juntos e cooperam uns com os outros. As transgressões às normas de funcionamento e convivência da escola são resolvidas na própria escola. Tenho dificuldade de animar e motivar a equipe para o trabalho.

24 As cinco dimensões trabalhadas no Questionário Contextual padrão
Simare 2014 Fatores Contextuais As cinco dimensões trabalhadas no Questionário Contextual padrão Condição Socioeconômica dos Estudantes Clima Escolar Gestão Democrática Práticas Pedagógicas Expectativas

25 Fatores Contextuais Gestão Democrática Questionário de Professores
Simare 2014 Fatores Contextuais Gestão Democrática Questionário de Professores Responda o quanto você concorda ou discorda das afirmações abaixo (CONCORDO MUITO, CONCORDO MAIS QUE DISCORDO, DISCORDO MAIS QUE CONCORDO, DISCORDO MUITO): O planejamento anual das atividades é feito coletivamente. O diretor desta escola tem por hábito consultar o Colegiado da Escola e ouvir as pessoas interessadas pelas questões da escola. A equipe gestora informa e incentiva a informação aos pais sobre o desempenho dos estudantes.

26 Fatores Contextuais Gestão Democrática Questionário de Diretores
Simare 2014 Fatores Contextuais Gestão Democrática Questionário de Diretores Responda o quanto você concorda ou discorda das afirmações abaixo (CONCORDO MUITO, CONCORDO MAIS QUE DISCORDO, DISCORDO MAIS QUE CONCORDO, DISCORDO MUITO): Só tomo minhas decisões depois de ouvir outros atores envolvidos com a escola. O diálogo e a participação de outros atores escolares atrasam a tomada de decisões. Nem todos os resultados, decisões e providências alcançados pela escola precisam ser informados.

27 As cinco dimensões trabalhadas no Questionário Contextual padrão
Simare 2014 Fatores Contextuais As cinco dimensões trabalhadas no Questionário Contextual padrão Condição Socioeconômica dos Estudantes Clima Escolar Gestão Democrática Práticas Pedagógicas Expectativas

28 Fatores Contextuais Práticas Pedagógicas Questionário dos Estudantes
Simare 2014 Fatores Contextuais Práticas Pedagógicas Questionário dos Estudantes Com base na sua experiência deste ano na escola, como você se sente em relação às seguintes afirmações (CONCORDO MUITO, CONCORDO MAIS QUE DISCORDO, DISCORDO MAIS QUE CONCORDO, DISCORDO MUITO): Nas aulas o(a) professor(a) ouve a opinião dos alunos. Acho as aulas interessantes e animadas. O(A) professor(a) sempre esclarece minhas dúvidas. O(A) professor(a) explica até que todos entendam a matéria.

29 Fatores Contextuais Práticas Pedagógicas Questionário dos Professores
Simare 2014 Fatores Contextuais Práticas Pedagógicas Questionário dos Professores Com base na sua experiência deste ano na escola, como você se sente em relação às seguintes afirmações (CONCORDO MUITO, CONCORDO MAIS QUE DISCORDO, DISCORDO MAIS QUE CONCORDO, DISCORDO MUITO): Na maioria das vezes a opinião do aluno não contribui. Utilizo os resultados da avaliação para melhorar o que faço. Atenho-me ao que está programado independente da turma. O aprendizado depende mais do estudante do que do professor. Todos os alunos têm capacidade de aprender o que é ensinado. Eu utilizo os resultados das avaliações para rever minha prática pedagógica.

30 As cinco dimensões trabalhadas no Questionário Contextual padrão
Simare 2014 Fatores Contextuais As cinco dimensões trabalhadas no Questionário Contextual padrão Condição Socioeconômica dos Estudantes Clima Escolar Gestão Democrática Práticas Pedagógicas Expectativas

31 Fatores Contextuais Expectativas Questionário do Estudante
Simare 2014 Fatores Contextuais Expectativas Questionário do Estudante Com base na nas suas expectativas, você acredita que irá (SIM, PROVAVELMENTE SIM, PROVAVELMENTE NÃO, NÃO): Concluir o Ensino Fundamental. Concluir o Ensino Médio. Ingressar no Ensino Profissional. Ingressar no Ensino Superior. Ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

32 Fatores Contextuais Expectativas Questionário do Professor
Simare 2014 Fatores Contextuais Expectativas Questionário do Professor Com base na experiência com suas turmas nesta escola, qual o percentual de alunos que você acredita que (ATÉ 25% DA TURMA, DE 26% A 50% DA TURMA, DE 51% A 75% DA TURMA, MAIS DE 75% DA TURMA): Concluir o Ensino Fundamental. Concluir o Ensino Médio. Ingressar no Ensino Profissional. Ingressar no Ensino Superior. Ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

33 Fatores Contextuais Operacionalização
Simare 2014 Fatores Contextuais Operacionalização A escola é uma bagunça Concordo muito Concordo pouco Discordo pouco Discordo muito

34 1 2 3 4 Fatores Contextuais Operacionalização Concordo muito
Simare 2014 Fatores Contextuais Operacionalização A escola é uma bagunça Concordo muito Concordo pouco Discordo pouco Discordo muito A escola é uma bagunça 1 2 3 4

35 Gosto de ir para a escola
Simare 2014 Fatores Contextuais Operacionalização Gosto de ir para a escola Concordo muito Concordo pouco Discordo pouco Discordo muito

36 4 3 2 1 Fatores Contextuais Operacionalização Concordo muito
Simare 2014 Fatores Contextuais Operacionalização Gosto de ir para a escola Concordo muito Concordo pouco Discordo pouco Discordo muito Gosto de ir para a escola 4 3 2 1

37 Análise Contextual do Desempenho Escolar
Simare 2014 Análise Contextual do Desempenho Escolar

38 O Desafio da Eficácia Escolar
Simare 2014 O Desafio da Eficácia Escolar Pesquisas na área de avaliação educacional preocupam-se em identificar dimensões associadas à vida dos estudantes e ao ambiente escolar que impactam os resultados de desempenho.

39 Expectativas dos Estudantes
Simare 2014 Expectativas dos Estudantes Por quê? As expectativas estão dentre os múltiplos fatores contextuais que contribuem para os melhores resultados nas avaliações externas. Como? Expectativas de sucesso e realização escolar podem garantir uma atitude mais positiva dos atores frente aos diversos desafios impostos pelos contextos em que se encontram.

40 Expectativas dos Estudantes
Simare 2014 Expectativas dos Estudantes As expectativas estão associadas à antecipação que o sujeito faz acerca dos resultados de determinada atividade a ser (ou não) realizada por ele. Vários estudos demonstram que independente de qual seja, é mais provável que a expectativa seja correspondida do que refutada.

41 Expectativas dos Estudantes
Simare 2014 Expectativas dos Estudantes O conceito de expectativas está muito próximo ao de aspirações, mas diferencia-se dele em vários aspectos. Aspiração tem relação com a antecipação de resultados em domínios relativamente amplos e objetivos a médio/longo prazo. Evidencia os objetivos que o sujeito gostaria ou pretenderia atingir. Expectativa refere-se a previsões de resultados que se espera obter no curto prazo, em uma tarefa relativamente restrita. Reflete a confiança que o sujeito tem nas suas possibilidades de sucesso, bem como, sua tolerância à frustração que o fracasso pode gerar.

42 Expectativas dos Estudantes
Simare 2014 Expectativas dos Estudantes As expectativas e aspirações apresentam também uma característica relacional, uma vez que podem ser reforçadas a partir de estímulos positivos (ou negativos) de terceiros. No ambiente escolar, professores e diretores podem e devem reforçar as expectativas positivas dos estudantes, ou alertá-los para o descompasso entre suas aspirações e seu desempenho.

43 Expectativas dos Estudantes
Simare 2014 Expectativas dos Estudantes Duas concepções devem ser diferenciadas ao tratarmos especificamente das expectativas. A expectativa de eficácia pessoal reflete a apreciação pelo sujeito de sua capacidade de assumir determinados comportamentos e atitudes. A expectativa de resultados retrata a convicção que o sujeito tem acerca da eficácia de certos comportamentos e atitudes para a obtenção de resultados.

44 Expectativas dos Estudantes
Simare 2014 Expectativas dos Estudantes É preciso estar atento a algumas dificuldades que a análise dessa dimensão pode apresentar, especialmente ao falarmos da relação entre ela e os resultados. O resultado que o sujeito espera para si ou para outrem em uma situação concreta inclui a sua capacidade de percepção. A formação das expectativas tem um caráter histórico-social, onde, a experiência individual e o pertencimento a determinado grupo são aspectos constitutivos. É recorrente nas discussões dos especialistas a possível circularidade na explicação dos resultados escolares pelas expectativas dos diferentes atores.

45 Hábitos de Leitura dos Estudantes
Simare 2014 Hábitos de Leitura dos Estudantes Por quê? Hábitos de leitura são muito importantes para o desenvolvimento adequado das competências na disciplina de Língua Portuguesa (e outras, em alguma medida). Como? A leitura e a interpretação de textos de modo proficiente são a prova da alfabetização efetiva. Além disso, a leitura abre as portas para o desenvolvimento de conhecimentos mais avançados do idioma e garante a base sólida necessária para a aquisição de competências em outras disciplinas.

46 Hábitos de Leitura dos Estudantes
Simare 2014 Hábitos de Leitura dos Estudantes Incentivo à leitura. O incentivo à leitura, por parte dos pais, é importante para um maior engajamento dos filhos nos estudos. Associamos a isso maior participação e envolvimento da família no processo de formação educacional, aumentando o nível de cobranças e exigências quanto aos resultados. Orientar, motivar incentivar as atividades dos filhos de modo a contribuir com os conhecimentos desenvolvidos no ambiente escolar melhora o desempenho no aprendizado do idioma nas escolas.

47 Hábitos de Leitura dos Estudantes
Simare 2014 Hábitos de Leitura dos Estudantes Observação de hábitos. Alunos veem seus pais lendo no dia a dia. O reconhecimento da importância e da necessidade de engajamento nos estudos desperta hábitos. Valores e orientações familiares afetam os hábitos dos filhos, influenciando-os pelo exemplo e mostrando a eles o que de fato importa. Essa orientação traria melhores resultados escolares.

48 Hábitos de Leitura dos Estudantes
Simare 2014 Hábitos de Leitura dos Estudantes Ênfase na família Frequentemente, somos confrontados com afirmações ou argumentos que dão grande importância aos fatores familiares. Em algumas discussões ou reflexões dentro da própria escola sobre esse tema, a ênfase sobre a influência familiar é tão grande que, por vezes, perdemos o foco sobre o que pode ser feito para melhorar a aprendizagem dos estudantes.

49 Hábitos de Leitura dos Estudantes
Simare 2014 Hábitos de Leitura dos Estudantes O papel da escola As escolas podem e devem atuar com afinco em relação aos hábitos de leitura: planejar, elaborar, e realizar diversas atividades que aumentem as práticas de leitura dos alunos, não só dentro, mas também fora da escola.

50 Hábitos de Leitura dos Estudantes
Simare 2014 Hábitos de Leitura dos Estudantes A intenção da análise é qualificar esse debate à luz de informações dos próprios sistemas de ensino. Em primeiro lugar, para entendermos a contribuição desses elementos, e melhor julgar sua importância.

51 Hábitos de Leitura dos Estudantes
Simare 2014 Hábitos de Leitura dos Estudantes Em segundo lugar, para retomar a contribuição da escola diante dos desafios do ensino, dessa vez, com maior clareza quanto à devida relevância de seu trabalho. Somente através de informações confiáveis e adequadas ao contexto das escolas podemos suscitar discussões e reflexões capazes de orientar a melhoria da qualidade na educação ofertada.

52 Modelo Analítico Estudante Proficiente Características individuais
Simare 2014 Modelo Analítico Estudante Proficiente Características individuais Expectativas Características institucionais

53 Modelo Analítico Estudante Proficiente Características individuais
Simare 2014 Modelo Analítico Estudante Proficiente Características individuais Hábitos de Leitura Características institucionais

54 Simare 2014 Estratégia de Análise Utilizamos diversas estratégias de análise para estabelecer a relação entre as variáveis de interesse e a variável dependente. Estatísticas descritivas e modelos matemáticos são as ferramentas utilizadas para mensurar o impacto das variáveis independentes sobre a variável dependente.

55 Desempenho dos Estudantes (variável dependente)
Simare 2014 Desempenho dos Estudantes (variável dependente) Para identificar os alunos proficientes, utilizamos os Padrões de Desempenho oficialmente definidos para cada um dos projetos. Utilizamos sempre os dois padrões superiores, que normalmente se referem ao Adequado ou equivalente. Dependendo da disponibilidade de dados ou da natureza da análise, alteramos as disciplinas que serviam como referência para o resultado de desempenho.

56 Fatores de Interesse (variável independente)
Simare 2014 Fatores de Interesse (variável independente) Expectativas dos Estudantes Abaixo ou igual a média Acima da média Hábitos de Leitura Os pais incentivam a leitura Os pais não incentivam a leitura

57 Fatores de Controle (v. indep.)
Simare 2014 Fatores de Controle (v. indep.) Outros fatores também concorrem para tornar alunos proficientes: ISE, sexo, cor, etapa, rede etc. Desse modo, nossa comparação é mais adequada, fazendo com que o efeito observado para as variáveis de interesse seja mais claramente distinto das demais influências.

58 Resultados: Expectativas
Simare 2014 Resultados: Expectativas Apresentamos os resultados para os projetos: Saego Spaece Saerj

59 Resultados: Expectativas - Saego
Simare 2014 Resultados: Expectativas - Saego Variáveis Categorias N % Proficiente em Língua Portuguesa Não proficiente 39523 44,5% Proficiente 49307 55,5% Índice de Expectativas Abaixo ou igual à média 27458 30,9% Acima da média 61372 69,1% Índice Socioeconômico 46278 52,1% 42552 47,9% Sexo Masculino 41932 47,2% Feminino 46898 52,8% Cor ou raça Branco 23138 26,0% Pardo 45579 51,3% Negro 12820 14,4% Amarelo 5784 6,5% Indígena 1509 1,7% Reprovação Nunca foi reprovado 60990 68,7% Já foi reprovado uma vez 18676 21,0% Já foi reprovado duas vezes ou mais 9164 10,3% Etapa de escolaridade 5º Ano EF 6956 7,8% 9º Ano EF 44410 50,0% 3ª Série EM 37464 42,2% Fonte: Saego 2013.

60 Resultados: Expectativas - Saego
Simare 2014 Resultados: Expectativas - Saego

61 Resultados: Expectativas - Spaece
Simare 2014 Resultados: Expectativas - Spaece 1ª série EM 2ª série EM 3ª série EM % Nº de alunos Proficiência Em Matemática Não proficiente 69,2% 69.190 77,9% 78.947 72,8% 64.182 Proficiente 30,8% 30.765 22,1% 22.452 27,2% 24.031 Expectativas Abaixo da média 37,6% 37.589 35,4% 35.883 37,4% 33.014 Acima da média 62,4% 62.366 64,6% 65.516 62,6% 55.199 ISE 49,9% 49.887 51,5% 52.228 53,1% 46.824 50,1% 50.068 48,5% 49.171 46,9% 41.389 Sexo Masculino 48,4% 48.400 45,3% 45.946 44,7% 39.410 Feminino 51,6% 51.555 54,7% 55.453 55,3% 48.802 Cor/Raça Branco(a) 19,2% 19.145 18,2% 18.477 18,5% 16.351 Pardo(a) 58,8% 58.823 63,2% 64.076 63,0% 55.566 Negro(a) 13,1% 13.085 10,8% 10.981 11,5% 10.184 Amarelo(a) 6,1% 6.056 5,3% 5.361 4,7% 4.110 Indígena 2,8% 2.846 2,5% 2.505 2,3% 2.002 Idade 10 anos ou menos 0,4% 435 381 0,3% 232 11 anos 359 347 231 12 anos 1,2% 1.173 1,0% 996 221 13 anos 0,6% 622 300 254 14 anos 7,3% 7.326 1,9% 1.898 1,8% 1.587 15 anos 35,1% 35.103 6,7% 6.791 0,5% 446 16 anos 30,5% 30.485 36,7% 37.233 8,3% 7.295 17 anos ou mais 24,5% 24.452 52,7% 53.453 88,4% 77.947 Localização Rural 3.027 3,0% 2.783 2,7% 2.488 Urbana 96.928 97,0% 98.616 97,3% 85.725 97,2%

62 Resultados: Expectativas - Spaece
Simare 2014 Resultados: Expectativas - Spaece

63 Resultados: Expectativas - Saerj
Simare 2014 Resultados: Expectativas - Saerj Variáveis Categorias N % Proficiente em Matemática Não proficiente 113355 92,2% Proficiente 9626 7,8% Índice de Expectativas Abaixo ou igual à média 51165 41,6% Acima da média 71816 58,4% Índice Socioeconômico 58137 47,3% 64844 52,7% Sexo Masculino 55537 45,2% Feminino 67444 54,8% Cor ou raça Branco 37379 30,4% Pardo 49413 40,2% Negro 26994 21,9% Amarelo 6489 5,3% Indígena 2706 2,2% Etapa de escolaridade 5º Ano EF 4055 3,3% 9º Ano EF 50552 41,1% 3ª Série EM 68374 55,6% Fonte: Saerj 2013.

64 Resultados: Expectativas - Saerj
Simare 2014 Resultados: Expectativas - Saerj

65 Resultados: Hábitos de Leitura
Simare 2014 Resultados: Hábitos de Leitura Apresentamos os resultados para o projeto: Sadeam

66 Resultados: Hábitos de Leitura
Simare 2014 Resultados: Hábitos de Leitura 1º ano EM 3º ano EM Nº de alunos % (coluna) Sexo Masculino 12.656 48,7% 9.621 46,2% Feminino 13.322 51,3% 11.198 53,8% Cor/Raça Branco(a) 4.306 16,6% 3.201 15,4% Pardo(a) 17.231 66,3% 14.431 69,3% Negro(a) 2.251 8,7% 1.515 7,3% Amarelo(a) 1.076 4,1% 704 3,4% Indígena 1.114 4,3% 968 4,6% Idade Até 14 anos 1.472 5,7% 65 0,3% 15 anos 8.981 34,6% 196 0,9% 16 anos 7.837 30,2% 1.267 6,1% 17 anos 4.073 15,7% 6.811 32,7% 18 anos 2.108 8,1% 6.589 31,6% 19 anos ou mais 1.507 5,8% 5.891 28,3% Defasagem Aluno adiantado ou ajustado 10.453 40,2% 8.339 40,1% Aluno defasado em pelo menos um ano 15.525 59,8% 12.480 59,9% ISE Abaixo da média do ISE 11.521 44,3% 10.841 52,1% Acima da média do ISE 14.457 55,7% 9.978 47,9% Localização Rural 2.489 9,6% 2.798 13,4% Urbana 23.489 90,4% 18.021 86,6% Proficiência Em Língua Portuguesa Não proficiente 15.760 60,7% 15.211 73,1% Proficiente 10.218 39,3% 5.608 26,9%

67 Resultados: Hábitos de Leitura
Simare 2014 Resultados: Hábitos de Leitura

68 Discussão: Expectativas
Simare 2014 Discussão: Expectativas Esses resultados demonstram que as altas expectativas exercem influência positiva sobre o desempenho. Conseguimos determinar isso sem nos esquecer de outros fatores relevantes, incluímos na análise as características individuais e escolares dos alunos. Esse é apenas um pequeno passo no longo caminho que avaliadores, gestores e professores devem percorrer para compreender a relação entre fatores contextuais e desempenho estudantil.

69 Discussão:Hábitos de Leitura
Simare 2014 Discussão:Hábitos de Leitura Elaborando e desenvolvendo atividades escolares que incentivem hábitos de leitura entre os alunos, as escolas podem estar certas de que terão retorno efetivo na melhora do aprendizado de seus estudantes em Língua Portuguesa independentemente do incentivo ou do exemplo que os pais ofereçam a seus filhos. É bom orientar o trabalho de gestão pedagógica e escolar sabendo que, suas iniciativas para incentivar as práticas de leitura, estarão atingindo um aspecto da realidade  que têm grande efeito sobre os resultados da aprendizagem, e é ainda melhor saber que os resultados dessas ações não dependem diretamente das características das famílias dos estudantes.

70 Gestão e Eficácia Escolar
Simare 2014 Gestão e Eficácia Escolar O desafio, então, é incorporar, ao cotidiano da gestão escolar, não somente os elementos favoráveis ao desempenho dos estudantes (melhores condições de clima escolar, de políticas e práticas pedagógicas positivas, bem como políticas e práticas de gestão favoráveis), mas também refletir como esses elementos se desenvolvem contexto escolar. As práticas de gestão favoráveis beneficiam mais os grupos com bons resultados nos demais índices. Essas dimensões associam-se e garantem uma boa frente para as escolas com as melhores características.

71 Gestão e Eficácia Escolar
Simare 2014 Gestão e Eficácia Escolar O problema apresentado aqui seria: como podemos tornar os elementos da gestão favorável à promoção da qualidade da educação em elementos favoráveis à promoção da qualidade da educação para todos os estudantes?

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