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Curso de Administração Nível I Versão IV Por: André Lima.

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1 Curso de Administração Nível I Versão IV Por: André Lima

2 Marketing Esportivo Definições  Marketing é uma atividade humana dirigida à satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca.(Phillip Kotler)  Conquistar e manter clientes. (Theodore Levitt)

3 Negócio Esporte Qual é o Negócio? Qual é o Produto? Quais são os fatores críticos para o sucesso? Qual é o Histórico? Qual é a filosofia? Qual é a missão? Quais são os objetivos?

4 Recursos para o Esporte  Até década de 80:  Públicos  Clubes sociais  Após década de 90:  Iniciativa privada?  Marketing Esportivo  Isenções fiscais - culturais

5 Tendências do marketing  Valorizar a marca  Criar atributos diferenciados  Estender o valor da marca  Respeito sagrado a “alma da marca”

6 Estratégia de marketing e o esporte  Definidas as estratégias de marketing da empresa podemos definir como usar o esporte;  Conhecer erros e acertos de outras empresas, evita que sejam cometidos os mesmos por você;  O esporte é uma das ferramentas que pode ser utilizada em qualquer uma das atividades do composto de marketing (marketing mix) da empresa

7 Estratégia de marketing e o esporte

8

9 Relações entre o marketing e o esporte  O esporte, a atividade física, eventos esportivos, atletas, confederações, federações, são produtos que devem ter uma estratégia de marketing própria, além de servirem de ferramentas na estratégia de mkt para outros segmentos.  Empresas de produtos esportivos, serviços e agências também devem definir suas estratégias de marketing, usando ou não o esporte.  Empresas não envolvidas com produtos ou serviços do esporte podem usar o esporte, a atividade fisica, eventos esportivos, atletas, confederações e federações e equipes como uma das ferramentas de sua estratégia de marketing.

10 Vantagens do esporte como ferramenta  Variedade de opções de investimento de acordo com as verbas disponíveis: desde um merchandising no local do evento até o patrocínio de uma equipe ou de algum campeonato.  Variedade de esportes adequados a diferentes targets.

11 Vantagens do esporte como ferramenta  Variedade de atributos, valores, experiências, emoções ligados ao esporte:  Saúde, alegria, vitória, juventude, superioridade, força, energia, emoção, coragem, desempenho, esforço, participação, qualidade, carisma, resistência, plasticidade, agilidade, leveza, companheirismo etc..

12 Vantagens do esporte como ferramenta  Atinge o público em momento receptivo (de relaxamento e de encontro com seus ídolos)  Agregador de grupos sociais (família, amigos, escola, etc)  Trata-se de publicidade indireta  Confere ao patrocinador o status de promotor social

13 Vantagens do esporte como ferramenta  Leva a comunicação para o dia a dia da pessoa  Tem espaço constante na mídia  Proporciona experiências, sonhos, sensações e emoções

14 Como tirar melhor proveito mercadológico do esporte  Identificar um evento cujo público esteja associado ao target de seus produtos, ou reúna um conjunto de conceitos que sua empresa deseja fixar como imagem ou filosofia de trabalho  Patrocínio de clubes trazem sempre resultados a longo prazo e o investimento é alto.

15 Como tirar melhor proveito mercadológico do esporte  Seja criativo, durante eventos esportivos você pode envolver seus clientes, a comunicação é mais pessoal e subliminarmente, sua imagem é realçada pelo patrocínio.

16 Empresas que utilizam o esporte  Empresas diretamente ligadas ao esporte: são as empresas que dependem diretamente do desenvolvimento da prática esportiva para sua sobrevivência  Artigos esportivos:Uniformes, calçados, assessórios etc.(Reebok, Nike,Adidas...)  Instalações esportivas: Pistas, coberturas, quadras etc ( Playpiso, recoma, Taraflex...)  Produtos alimentares (Gatorade, Sustagem...)  Industrias do corpo: Academias, Spas, Médicos  Agências: LG Ventura, Top Sport, Octagon Koch Tavares...

17 PROJETOS CBTM PARA 2005  CIRCUITO COPA BRASIL  CAMPEONATO BRASILEIRO  XVII ABERTO DO BRASIL  III ABERTO DE JOVENS  I ABERTO DE VETERANOS

18 CIRCUITO COPA BRASIL  Em 2005 serão 9 Etapas  3 Etapas em cada Região  Parceria com a rede Accor Hotels  Parceria com a Speedo  Parceria com uma rede hospitalar Já Fechado

19 CIRCUITO COPA BRASIL CALENDÁRIO COPA BRASIL - 2005 DATA EVENTO LOCAL 04/03 A 06/03 COPA BRASIL SUL-SUDESTE Piracicaba - SP 11/03 A 13/03 COPA BRASIL CENTRO-NORTE Campo Grande - MS 01/04 A 03/04 COPA BRASIL NORDESTE João Pessoa - PB 15/04 A 17/04 COPA BRASIL SUL-SUDESTE Curitiba - PR 29/04 A 01/05 COPA BRASIL CENTRO-NORTE Brasília - DF 06/05 A 08/05 COPA BRASIL NORDESTE Salvador - BA 23/09 A 25/09 COPA BRASIL CENTRO-NORTE Palmas - TO 30/09 A 02/10 COPA BRASIL NORDESTE Maceió - AL 09/12 A 11/12 COPA BRASIL SUL-SUDESTE Betim - MG

20 CAMPEONATO BRASILEIR0 2005  Em 2005 serão 2 Etapas  1º Etapa no Rio de Janeiro  2º Etapa em Florianópolis  Parceria com a rede Accor Hotels  Parceria com a Speedo  Parceria com uma rede hospitalar CALENDÁRIO CAMPEONATO BRASILEIRO - 2005 DATA EVENTO LOCAL 18/06 A 21/06 CAMPEONATO BRASILEIRO DE SELEÇÕES ESTADUAIS - ADULTO, SENIOR/LADY E VETERANOS - INDIVIDUAL, DUPLAS E EQUIPES COPA BRASIL RANKING - JUVENTUDE, JUVENIL, INFANTIL, MIRIM E PRÉ-MIRIM COPA BRASIL RATING Rio de Janeiro - RJ 02/11 A 06/11 CAMPEONATO BRASILEIRO DE SELEÇÕES ESTADUAIS - JUVENTUDE, JUVENIL, INFANTIL, MIRIM E PRÉ-MIRIM COPA BRASIL RANKING - ADULTO, SENIOR/LADY E VETERANOS COPA BRASIL RATING Florianópolis - SC

21 XVII ABERTO DO BRASIL  O Aberto do Brasil será realizado no Rio de Janeiro no ginásio da AABB da Lagoa.

22 III ABERTO DE JOVENS COPA LATINA  O Brasil será o único país a sediar 3 vezes consecutivas este torneio  Ele será realizado em São Paulo.

23 I ABERTO DE VETERANOS  Será o primeiro evento de veteranos e será realizado em Fortaleza – CE  Servirá como preparação para o Mundial de Veteranos de 2008

24 PROJETO CHINA  Este projeto visa em levar a seleção brasileira para fazer um intercambio na China.  Procuramos empresas que estejam com dificuldades para entrar no mercado chines ou que queiram fortalecer sua marca.  Os atletas brasileiros farão 2 viagens a China ( 15 dias cada) onde eles farão treinamentos e amistosos com a seleção chinesa e as seleções estaduais.

25 MUNDIAL DE VETERANOS 2008  O Brasil é candidato para sediar o Mundial de Veteranos em Maio de 2008.  Se o Brasil for o escolhido, o Mundial será realizado no Rio de Janeiro, no Rio centro.  A CBTM já conta com o apoio da Varig para esta empreitada.


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