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A estruturação do projeto

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Apresentação em tema: "A estruturação do projeto"— Transcrição da apresentação:

1 A estruturação do projeto
Nesta apresentação consta um breve resumo das unidades 3 e 4 que estão disponíveis no diretório “Recursos extras” Prof. Sergio Roberto Martins

2 Definição de Pesquisa Procedimento racional e sistemático com objetivo de proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Atividade voltada para a solução de problemas através de processos científicos. Processo com inúmeras fases: desde a formulação do problema até a apresentação de resultados.

3 Porque se faz a pesquisa (sua natureza)
Ordem intelectual: desejo e satisfação de conhecer (curiosidade, deleite, fantasia); Ordem prática, pragmática: conhecer para fazer algo de maneira mais efetiva; Básica ou pura: a meta é o saber; Aplicada: soluções para problemas concretos (transformar resultados em ações: produtos, processos, patentes). Falso debate

4 Tipos de pesquisa com base em seus objetivos
Exploratórias Descritivas: Explicativas:

5 Usada em ciências humanas
Exploratórias Familiaridade com o problema, explicitação, aprimoramento de idéias, facilitar intuições; Descoberta ou alternativas ao conhecimento existente; Levantamento bibliográfico; entrevistas, análise de exemplos (estudo de caso); Usada em ciências humanas

6 Descritivas Descrevem características de população, grupo, fenômenos, ou relação entre variáveis; Técnicas padronizadas de coletas de dados (questionários, observação sistemática); Opinião, atitudes, crenças de uma população; Podem determinar natureza das relações; Ex.: pesquisa sociais, eleitorais, etc.

7 Explicativas (Experimental)
Idenficar fatores determinantes dos fenômenos; Explica as razões, os porquês do fenômeno: aprofunda o conhecimento da realidade; Utilizam o método experimental; Manipula diretamente as variáveis; Elevado grau de controle: Usada em pesquisa tecnológica: demanda pré-estabelecida;

8 Tipos de pesquisa segundo o delineamento, procedimento
Modelo, sinopse e plano: procedimentos de coleta e análise dados; Fontes de papel, virtual: pesquisa bibliográfica, documental; Dados fornecidos por pessoas: pesquisa experimental, ex-post facto, estudo de caso, pesquisa ação, pesquisa participante;

9 Pesquisa Bibliográfica
Desenvolvida exclusivamente com base em material já elaborado (livros e artigos científicos); Estudos exploratórios; Análise de diversas posições sobre um problema; Facilidade; Indispensável em estudos históricos; Limitações quanto às fontes (exatidão dos dados);

10 Exemplos de fontes bibliográficas
Livros de leitura corrente: romances, técnicos, etc. Livros de referência (consulta): Informativa (dicionários, enciclopédias, anuários), Remissiva (catálogos): listas ordenadas; Publicações periódicas: jornais, revistas

11 Pesquisa Documental Fonte: materiais sem tratamento analítico, e/ou que podem ser reelaborados; Documentos armazenados, cartas, depoimentos, relatorios, fotos, gravações, correspondências, inscrições, sinais, marcas; Não exige contato com sujeito da pesquisa; Limitações: não representatividade, subjetividade;

12 Pesquisa Experimental
Melhor exemplo de pesquisa científica: mais prestigiado; Determina o objeto de estudo, seleciona varáveis, define formas de controle, observação dos efeitos da variável sobre o objeto; Pode ser realizada o laboratório ou à campo.

13 Pesquisa Experimental: propriedades
Manipulação; Controle; Distribuição aleatória; Permite testar hipóteses que estabelecem relações de causa e efeito entre as variáveis (dependentes e independentes); Questões éticas: manipulação de pessoas;

14 Pesquisa Operacional Desenvolvimento de métodos e técnicas para solução de problemas complexos e para tomada de decisões; Construções de modelos do sistema físico real para serem aplicadas técnicas de simulação e otimização;

15 Pesquisa ex-post facto (a partir do fato passado) - correlacional
Estudo após a ocorrência de variações na variável dependente no curso dos acontecimentos; experimento após o fato; Objetiva verificar existencia de relações entre as variáveis; Pesquisa caso-controle: saúde,comparação entre duas amostras (diferentes apenas numa características); ex.: debilidade mental x teste sorológio x infecção previa de de doença

16 Pesquisa Estudo de Caso
Estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos; Resultados são apresentados em aberto, como hipóteses e não como conclusões; Limites entre o fenômeno e o contexto não são claramente percebidos; Prescinde de procedimentos metodológicos rígidos: difícil análise e interpretação; Dificuldade de generalização: proporciona uma visão global do problema e identifica possíveis fatores que o influenciam ou são por êle influenciados; Distanciamento entre pesquisador e objeto;

17 Pesquisa-Ação/ Participante
Estreita associação entre pesquisador e objeto de estudo; Ação planejada para a resolução de um problema coletivo; Caráter construtivista: apreender com o próprio operar; Pesquisadores e participantes envolvidos de modo cooperativo e participativo; É comprometida, não é neutra; Reconhece saberes não acadêmicos;

18 O PROJETO DE PESQUISA O que fazer? Definição do tema e problema!
Por que fazer? Justificativa do problema! Para que fazer? Objetivos do estudo! Como fazer? A metodologia utilizada! Onde fazer? O local, campo, a empiría! Com que fazer? Recursos econômicos; Quando fazer? Cronograma!

19 Planejamento do projeto: organizar ações
Estudos preliminares: identificação do problema (teórico-prático), de obstáculos e viabilidade; Ante-projeto: estudo dos diversos aspectos, das partes (planos), sem definição final; Projeto final ou definitivo: detalhamento com rigor e precisão; Montagem e execução: funcionamento

20 O que fazer? (formulação do problema e enunciando das hipóteses)
Formular o problema; Enunciar as hipóteses; Estabelecer as bases teóricas; Refletir sobre as consequências;

21 Por quê fazer: justificativa da pesquisa
Motivos que justificam a pesquisa: Motivos de ordem teórica; Motivos de ordem prática; Neutralidade x Compromisso

22 Para quê e para quem fazer:
Objetivo geral: o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa (visão global e abrangente); Objetivos específicos: os passos para atingir os objetivos gerais;

23 Como e onde fazer? (campo de observação, empiría)
Descrever o campo de observação e variáveis; Como serão coletadas as informações? -observações, experimentações, medidas, amostras, etc; As variáveis e seu controle: Como os dados serão analizados (provas estatísticas); Local, período, área, pessoas, etc;

24 Com quê fazer: (instrumento de pesquisa)
Descrever o instrumento (para análise qualitativa ou quantitativa); Indicar equipamentos, modelos, etc, e como Informações que se pretende obter com instrumentos; Como serão utilizados ou aplicados;

25 Com quanto fazer? Recursos materiais? Recursos humanos?
Recursos financeiros? Fontes de financiamento? Contrapartida?

26 Quando fazer? – Cronograma!
Tempo total para a pesquisa; Tempo para cada etapa; Distribuição de atividades no tempo; Viabilidade do projeto no tempo;

27 Estrutura básica de um projeto
Título; Introdução: Justificativa; Definição e delimitação do problema; Objetivos e/ou hipóteses; Revisão bibliográfica; Material e Métodos; Cronograma de execução; Orçamento; Referências bibliográficas;

28 Escolha do tema: “o problema do projeto”
Necessidade (fome) Tema (alimento, acesso) Problema (valor nutricional, social) Solução (produção, distribuição)

29 Motivações para o problema da pesquisa: ordem prática ou intelectual
Sensibilidade, gosto, empatia; Experiencia pessoal, existencial; Conhecimento anterior do tema; Relações humanas – contexto; Literatura, pesquisa bibliográfica; Engajamento em trabalhos científicos; Demandas públicas ou privadas;

30 O Problema do Projeto (de pesquisa) – Versão 1*
Ciência explica mais o “como” do que o “por quê” das coisas (origem); Desvendar as regras que regem a realidade, não explicar por que elas existem (sua origem); ex.: origem do universo: por quê surgiu? (*) Marcelo Gleiser (2006)

31 O Problema do Projeto (de pesquisa) – Versão 2*
Problema científico: Indagam como são as coisas, causas e consequências; Não são problemas de “valor” (certo ou errado, bou ou mau, etc); Problema de engenharia: Como fazer algo de maneira mais eficiente (ex.: como melhorar os transportes urbanos, aumentar a produtividade, etc). (*) Antonio Carlos Gil (2002)

32 Premissas para um problema científico
Possibilidade de verificação dos resultados; Variáveis que podem ser testadas, observadas e manipuladas; Resposta ao problema subsidia uma ação; Avaliação de ações ou programas; Consequência de varias alternativas possíveis; Previsão de acontecimentos; Explorar objeto pouco conhecido ou questões do já conhecido; Testar teoria específica ou descrição de um certo fenômeno;

33 Como formular um problema:
Imersão no problema: estudo, discussão, etc; Formulado como pergunta ( o tema não constitui um problema): provocar sua problematização; Formulação dever ser clara e precisa: definição operacional (como é medido); Deve ser empírico: realidade, objetividade; Suscetível de solução: possível coletar e analisar dados; Delimitado a uma dimensão viável: recorte empírico;

34 Qual é o problema? Se você pretende ser útil na vida, aprenda a fazer boas perguntas mais do que sair arrogantemente ditando respostas. Lembre-se de que não são as respostas que são importantes na vida, são as perguntas.


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