A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ERGONOMIA AULA 5: “ANTROPOMETRIA - APLICAÇÕES”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ERGONOMIA AULA 5: “ANTROPOMETRIA - APLICAÇÕES”."— Transcrição da apresentação:

1 ERGONOMIA AULA 5: “ANTROPOMETRIA - APLICAÇÕES”

2 CUIDADOS COM O USO DE TABELAS
PAÍS (-> ETNIAS) TIPO DE ATIVIDADE EXERCIDA PELA AMOSTRA FAIXA ETÁRIA ÉPOCA CONDIÇÕES ESPECIAIS (vestidas, nuas, com ou sem sapatos, etc) SEXO Devido a tudo isso, as tabelas devem ser usadas apenas para um dimensionamento preliminar de projeto. Depois, são necessários ajustes.

3 ANTROPOMETRIA FUNCIONAL
É o caso especial em que as medidas antropométricas são associadas à análise da tarefa. Exemplo: O alcance das mãos pode atingir valores diferentes de acordo com o tipo de ação, como girar um botão, agarrar uma alavanca, etc. OS VALORES OBTIDOS SÃO DIFERENTES DAQUELES DA ANTROPOMETRIA DINÂMICA, POIS ESTES CONSIDERAM CADA MOVIMENTO ISOLADAMENTE.

4 CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DOS DADOS ANTROPOMÉTRICOS
Tipo 1: Projetos para o tipo médio. (que na verdade são pessoas raras). EX: bancos públicos. Tipo 2: Projetos para indivíduos extremos. EX: saída de emergência (pessoa máx.) ; painel de controle (pessoa mín.) Tipo 3: Projetos para faixas da população. EX: sapatos (e seus respectivos tamanhos discretos). Tipo 4: Projetos individuais. EX: aparelhos ortopédicos ; roupas de astronauta. OBS: 1: A maioria dos projetos é feita para atender 95% da população. 2: Acredita-se que a informática possa aumentar o número de projetos individuais

5 PROJETANDO O ESPAÇO DE TRABALHO
EXEMPLO DE PROJETO USANDO MEDIDAS MÁXIMAS E MÍNIMAS

6 PROJETANDO O ESPAÇO DE TRABALHO
OBTENDO DAS TABELAS OS MÁXIMOS E MÍNIMOS

7 1. POSTURA 2. ATIVIDADE 3. VESTUÁRIO PROJETANDO O ESPAÇO DE TRABALHO
FATORES A SE CONSIDERAR NO DIMENSIONAMENTO DO ESPAÇO 1. POSTURA 2. ATIVIDADE 3. VESTUÁRIO

8 APLICAÇÃO 1: SUPERFÍCIE HORIZONTAL
ALCANCES SOBRE A MESA ÁREA ÓTIMA = alocada para as tarefas de maior precisão ou maior freqüência

9 PARA O TRABALHO SENTADO:
APLICAÇÃO 1: SUPERFÍCIE HORIZONTAL PARA O TRABALHO SENTADO: (o que determina é a altura do cotovelo) 1. Dimensiona-se a altura do assento através da altura poplítea 2. Soma-se à esta altura a altura do cotovelo, acima do assento. 3. A altura da mesa é dada por Como é impossível projetar uma mesa para todas as pessoas, a solução é utilizar com ela cadeiras reguláveis na altura e estrado para os pés.

10 PARA O TRABALHO EM PÉ: APLICAÇÃO 1: SUPERFÍCIE HORIZONTAL
(o que determina é a altura do cotovelo) A bancada deve se situar entre 5 e 10 cm abaixo da altura dos cotovelos. Se as medidas antropométricas disponíveis tiverem sido tomadas descalço, acrescentar 2 a 3 cm. O dimensionamento deve ser feito para o homem mais alto. Para os mais baixos devem ser providos estrados.

11 ESTOFAMENTO DURO X ESTOFAMENTO MACIO
APLICAÇÃO 2: ASSENTO É muito importante, pois atualmente uma grande parte da população passa mais de 10 horas/dia assentadas. ESTOFAMENTO DURO X ESTOFAMENTO MACIO DURO = BOM SUPORTE MACIO = DISTRIBUIÇÃO DAS PRESSÕES TAMBÉM PARA AS PERNAS, ESTRANGULANDO A CIRCULAÇÃO SANGUINEA, PROVOCANDO DORES E FADIGA. MEIO TERMO = MELHOR COMPROMISSO

12 POSTURA RELAXADA (ATÉ 83 MUDANÇAS POR HORA)
APLICAÇÃO 2: ASSENTO DIMENSIONAMENTO POSTURA ERETA (33%) POSTURA RELAXADA (ATÉ 83 MUDANÇAS POR HORA)

13 DIFERENTES POSIÇÕES NO ASSENTO (ESCRITÓRIO)
APLICAÇÃO 2: ASSENTO DIFERENTES POSIÇÕES NO ASSENTO (ESCRITÓRIO)


Carregar ppt "ERGONOMIA AULA 5: “ANTROPOMETRIA - APLICAÇÕES”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google