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Economias de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional

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Apresentação em tema: "Economias de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Economias de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional
Capítulo 6 (parte IV) Aula de 10/04 Economias de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional

2 Discriminação internacional de preços (dumping)
O modelo de concorrência monopolística ajuda compreender como os retornos crescentes promovem os comércio internacional Mas o modelo deixa de lado muitas das questões que podem surgir quando as empresas vivem em concorrência imperfeita; A concorrência imperfeita exerce alguns efeitos importantes para o comércio internacional O mais notável deles é que as empresas não cobram necessáriamente o mesmo preço para os bens que exportam e para aqueles que vendem aos compradores domésticos!

3 Discriminação internacional de preços (dumping)
A discriminação internacional de preços (dumping) é a prática de cobrar por bens exportados um preço inferior ao de sua venda local. O dumping constitui um exemplo de discriminação de preços: a prática de cobrar preços diferentes de clientes diferentes. A discriminação de preços e o dumping podem ocorrer somente se: Existir concorrência imperfeita: as empresas podem influenciar os preços de mercado. Existir segmentação de mercado tal que os bens não são facilmente comprados em um mercado e revendidos em outro.

4 O dumping pode ser uma estratégia de maximização de lucro, devido a diferenças nos mercados estrangeiro e local. Uma diferença é que as empresas locais geralmente detêm uma parcela maior do mercado local do que dos estrangeiros. Devido ao menor domínio e à maior concorrência nos mercados estrangeiros, as vendas no exterior costumam ser mais sensíveis às variações de preço do que as locais. As empresas locais podem cobrar um preço mais elevado no mercado local, mas um preço inferior nas exportações, se os consumidores estrangeiros forem mais sensíveis às variações de preço.

5 Desenhamos um diagrama demonstrando como o dumping ocorre, quando uma empresa é monopolística no mercado local, mas deve competir no exterior. Como a empresa é monopolística no mercado local, a curva de demanda com que ela se defronta nesse mercado tem declividade negativa, e a receita marginal da produção adicional é sempre menor do que um preço uniforme para todas as unidades de produção. Como a empresa compete em mercados estrangeiros, a curva de demanda com que ela se defronta nesses mercados é horizontal;

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7 Nesse caso, o dumping é uma estratégia de maximização de lucros.
Para maximizar lucros, a empresa deve vender uma quantidade limitada no mercado local a um preço alto PDOM , mas vender nos mercados estrangeiros por um preço baixo PEST. Como sempre se pode vender mais a PEST , a empresa deve vender seus produtos a um alto preço no mercado local até a receita marginal cair para PEST , A partir daí, ela deve exportar a PEST até os custos marginais superarem esse preço. Nesse caso, o dumping é uma estratégia de maximização de lucros.

8 Protecionismo e discriminação internacional de preços (dumping)
O dumping (bem como a discriminação de preços nos mercados locais) é amplamente considerado desleal. Uma empresa norte-americana pode apelar ao Departamento de Comércio para que investique se ela foi prejudicada pela discriminação de preços praticada por empresas estrangeiras. O Departamento de Comércio pode estipular um “imposto antidiscriminação internacional de preços”, como precaução contra possíveis danos. Esse imposto equivale à diferença entre o preço cobrado e o “justo” de importações, em que “justo” significa o preço ao qual o produto é normalmente vendido no mercado local do fabricante”.

9 Economias de escala externas
Se existirem economias externas, um país que possua um grande setor econômico terá baixos custos de produção de bens ou serviços desse setor. As economias externas podem existir por alguns motivos:

10 Equipamentos ou serviços especializados podem ser necessários ao setor, mas serão fornecidos somente por outras empresas, caso o setor seja de grande porte e concentração. Por exemplo, o Vale do Silício na Califórnia possui uma grande concentração de empresas de chip, abastecidas por fornecedores de máquinas especiais para fabricação de chips de silício. Essas máquinas são mais baratas e de mais fácil acesso pelas empresas do Vale do Silício do que por outras de qualquer região.

11 Mercado comum de trabalho: um setor de grande porte e concentração pode atrair uma massa de trabalhadores, reduzindo os custos de recrutamento e seleção de funcionários em cada empresa. Transbordamentos de conhecimento: trabalhadores de diversas empresas podem compartilhar com mais facilidade ideias que beneficiem cada empresa, quando há um setor de grande porte e concentração.

12 Economias de escala externas e comércio
Se existirem economias externas, o padrão do comércio poderá dever-se a acidentes históricos: Países que começam como grandes produtores em determinados setores tendem a se manterem como tal, mesmo que outro país tenha o potencial de produzir com menor custo.

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14 O comércio baseado em economias externas possui um efeito ambíguo sobre o bem-estar nacional.
Pode haver ganhos à economia mundial pela concentração da produção setorial com as economias externas. Mas não há garantia de que o país certo produzirá um bem sujeito às economias externas. É possível um país ser mais prejudicado com o comércio do que pela ausência dele, um país pode beneficiar-se, caso produza tudo para seu mercado local em vez de importar.

15 As economias externas também podem ser importantes para o comércio inter-regional de um país.
Muitos produtores de cinema localizados em Los Angeles produzem filmes para espectadores de todo o país. Muitas instituições financeiras localizadas em Nova York oferecem serviços financeiros a clientes de todo o país. Se existirem economias externas, o padrão de comércio poderá dever-se a acidentes históricos: As regiões que começam como grandes produtores em determinados setores tendem a permanecer como tal, mesmo que outra região apresente potencial para produzir com menor custo.

16 Em termos mais amplos, a geografia econômica refere-se ao estudo do comércio internacional, do comércio inter-regional e da organização de uma atividade econômica em áreas metropolitanas e rurais. A geografia econômica estuda como os seres humanos fazem transações entre si através das distâncias. Alterações na comunicação, como internet, , mensagens de texto, videoconferência e telefones celulares (além dos meios modernos de transporte) estão modificando a forma como os seres humanos fazem transações entre si através das distâncias.

17 Como as economias de escala externas em certos momentos,
os retornos crescentes dinâmicos podem travar uma vantagem inicial ou um avanço competitivo em um setor. Como as economias de escala externas em certos momentos, os retornos crescentes dinâmicos podem ser usados para justificar o protecionismo. A proteção setorial temporária capacita os setores a ganhar experiência: o argumento da indústria nascente. Mas o temporário acaba estendendo-se por um longo período, e é difícil identificar quando economias de escala externas realmente existem.


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