A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

01 TEORIA HOLÍSTICA Denise A.Freitas Márcia Cristina T. Santos Solange Bento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "01 TEORIA HOLÍSTICA Denise A.Freitas Márcia Cristina T. Santos Solange Bento."— Transcrição da apresentação:

1 01 TEORIA HOLÍSTICA Denise A.Freitas Márcia Cristina T. Santos Solange Bento

2 Tem sua origem em 1926, quando o general sul-africano Jan Christian Smuts utilizou este termo para denominar o fator operativo fundamental referente à criação de conjuntos no universo, princípio responsável pelo progresso. Tem sua origem em 1926, quando o general sul-africano Jan Christian Smuts utilizou este termo para denominar o fator operativo fundamental referente à criação de conjuntos no universo, princípio responsável pelo progresso. Origem

3 De origem grega,holos = todo,vem crescentemente penetrando nas abordagens cada vez mais complexas de todos os ramos do conhecimento humano. Origem da Palavra

4

5 Todos os fenômenos eram possíveis de serem divididos em partes e cada uma destas seria estudada profundamente, constituindo um ramo específico do saber humano. Perdendo a visão do sistema biológico que comanda a vida humana. Na Administração Científica:

6 E na administração, o mesmo processo ocorreu, a partir da visão da Administração Científica" de Taylor e a Administração Clássica de Fayol, reduzindo o trabalho humano ao nível da visão da tarefa.

7 Assim foi com a química e seus elementos individualizados; com a física e sua estrutura orientada para as partes do material; com a medicina, que "retalhou" o organismo humano, perdendo a visão do sistema biológico que comanda a vida humana.

8 Nas últimas décadas, (res)surgiu dentro das ciências o chamado "movimento holístico". De origem grega, a palavra hólos = todo, vem crescentemente penetrando nas abordagens cada vez mas complexas de todos os ramos do conhecimento humano. A questão parece ser facilmente explicável; as ciências, de forma geral, foram construídas com base em paradigmas mecanicistas, suportados numa visão cartesiana-newtoniana do mundo. Visão Holística

9 Ou seja na administração na visão holística Nas últimas décadas, (res)surgiu dentro das ciências o chamado "movimento holístico". A questão parece ser facilmente explicável; as ciências, de forma geral, foram construídas com base em paradigmas mecanicistas, suportados numa visão cartesiana-newtoniana do mundo.

10 Todos as estruturas organizacionais devem estar integrados e agindo juntos em um único objetivo atendendo todas as expectativas juntamente com a tecnologia.

11 CAPRA (1989) tem sido um dos maiores influenciadores da visão holística, mostra as grandes mutações pelas quais passa a sociedade: na tecnologia; na educação; na economia, na medicina; na psicologia; na ecologia; E entre outras grandes áreas.

12 E a mudança de valores que afetam aspectos como a individualização, a criatividade, a flexibilidade, a informação, a autonomia, entre outros valores, cuja mudança afeta tanto organizações como as pessoas.

13 A visão do homem como um ente consumidor, o que levou a um consumo materialista desenfreado, a confusão entre riqueza material e felicidade, a tecnologia a serviço da destruição em massa e a venda de 70% de armamentos aos países do Terceiro Mundo, a divisão econômica norte-sul do mundo, a exploração indiscriminada das sociedades pela multinacionais, entre outras questões.

14 O autor procura explicar como o paradigma cartesiano-newtoniano afetou a prática econômica contemporânea: a fragmentação das especializações, a desvinculação dos valores superiores da humanidade, a abordagem competitiva na exploração da natureza, o esgotamento progressivo dos recursos naturais, o consenso de que a natureza existe para o homem.

15 As práticas da Administração Holística na administração a)Quanto aos objetivos: integração dos objetivos organizacionais com os objetivos individuais de auto- realização pessoal e profissional.

16 b) Quanto à estrutura: a organização passa a não depender de uma estrutura formal, sendo baseada em diversas células autônomas de produção (ou de serviços), resultando numa estrutura policelular. As práticas da Administração Holística na administração

17 c) Quanto ao comportamento individual e grupal: a equipe procura desenvolver a "visão do todo" do seu conjunto de processos e tarefas; assim, obtém-se o comprometimento individual (com a equipe e/ou organização) e a satisfação no trabalho (realização profissional). As práticas da Administração Holística na administração

18 d) Rodízio de funções: não há especialistas e nem cargos formais; os funcionários passam a ser polivalentes ou multifuncionais. As práticas da Administração Holística na administração

19 Suas aplicações e dificuldades: Quanto à aplicabilidade da Administração Holística, sem dúvida a principal dificuldade é de natureza cultural, pois a mudança comportamental é radical em relação a outras formas organizacionais mais tradicionais.

20 Por se tratar de um modelo de vanguarda na administração, os cuidados na adoção de suas práticas e instrumentos gerenciais deverão ser muito mais rigorosos. Suas aplicações e dificuldades:

21 O alto comprometimento individual com a equipe exige mudança de características pessoais, enquanto a multifuncionalidade exige o desenvolvimento de novas habilidades técnicas e humanas (relacionamento e integração com a equipe). Suas aplicações e dificuldades:

22 Possuir uma operação mais eficaz dos negócios da empresa, compreendendo as pessoas, os processos e as informações, de acordo com os objetivos da empresa, ou seja facilitar o acesso a informação. Suas aplicações e dificuldades:

23 BIBLIOGRAFIA Artigos GARVIN, D. A.; (1995). Leveraging Process for Strategic Advantage. Harvard business Review. V. 73, n. 5, p (t:799) GORANSON, H. T. (1997) Human factors and enterprise integration, Workshop 1 Report ICEIMT, IDALBERTO CHIAVENATO (2000). Introdução à Teoria Geral da Administração. 6 Ed.


Carregar ppt "01 TEORIA HOLÍSTICA Denise A.Freitas Márcia Cristina T. Santos Solange Bento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google