A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DE PROJETO UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DE PROJETO UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DE PROJETO UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Profª. Ana Cristina Lima Santos Barbosa Curso: Gestão da educação à Distância Disciplina: Teorias de Aprendizagem e EaD Período: julho/agosto-2002 – 30 dias

2 UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA APRENDIZAGEM COLABORATIVA Técnica através da qual os estudantes se ajudam no processo de aprendizagem, atuando como parceiros entre si e com o professor, e visando adquirir conhecimento sobre um dado objeto. Deve apoiar-se em: 1. responsabilidade individual pela informação reunida pelo esforço do grupo; 2. interdependência positiva, de forma que os estudantes sintam que ninguém terá sucesso, a não ser que todos o tenham; 3. melhor forma de entender um dado material, tendo que explicá-lo a outros membros de um grupo; 4. desenvolvimento de habilidades interpessoais, que serão necessárias em outras situações na vida do sujeito; 5. desenvolvimento da habilidade para analisar a dinâmica de um grupo e trabalhar com problemas; 6. forma comprovada de aumentar as atividades e envolvimento dos estudantes; 7. um enfoque interessante e divertido. Smyser, B.M. (1993). Active and Cooperative Learning.

3 1.Comportamentalismo Equipe 1 2.Construtivismo Equipe 2 3.sócio-construtivismo Equipe 3 4.Cognitivismo Equipe 4 5.teorias de aprendizagem e EaD ---- atividade individual CONTEÚDOS - EQUIPES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Equipes de 14 estudantes Total de alunos: 56

4 3 atividades em grupo 1 atividade indiviual ATIVIDADES SEMANAIS UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Tempo médio para cada atividade: seis dias corridos. Tarefas informadas paulatinamente, isto é, o estudante só tinha conhecimento da atividade seguinte na data de entrega da atividade anterior. Atividades construídas de forma que cada grupo dependia do cumprimento das atividades dos outros grupos para prosseguir as tarefas. Cada atividade era imprescindível para a seqüência do curso. Se um grupo não desenvolvesse sua atividade até o prazo limite, os outros colegas ficariam prejudicados, pois não conseguiriam desenvolver a atividade seguinte.

5 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Atividade 1 – 1ª semana. a) ler o texto referente à teoria de seu grupo. (atividade individual). b) fazer uma sinopse de, no máximo, três páginas sobre a teoria pedagógica referente ao tema de seu grupo ( em grupo); c) preencher a linha respectiva à sua teoria na tabela 1 (em grupo); A sinopse da teoria e a linha respectiva da tabela 1 preenchida deveriam ser disponibilizadas na sala de aula virtual, a fim de que os outros grupos tivessem acesso.

6 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Atividades 2 e 3: consistiam numa simulação de um tribunal de julgamento.As teorias de aprendizagem eram os réus. Cada grupo seria, ao mesmo tempo, advogado de defesa de sua teoria e advogado de acusação das teorias dos outros grupos. Atividades 2 – 2ª semana: Como advogado de acusação, cada grupo deveria elaborar três perguntas ou acusações para os outros grupos. Atividades 3 – 3ª semana: Como advogado de defesa, cada grupo deveria responder às acusações ou perguntas feitas a si.

7 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Atividades 2 e 3: Tanto as perguntas quanto as respostas deveriam ser elaboradas de forma comparativa, isto é, utilizando da característica de sua teoria para inquirir a teoria do outro grupo. Cada grupo deveria defender com unhas e dentes a sua teoria. Portanto, quanto melhor elaborada fosse a pergunta para os outros grupos adversários, maior a possibilidade de sucesso para a defesa de sua teoria.

8 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Atividades 4 – 4ª semana: Após a leitura de um texto sobre teorias de aprendizagem e EaD, cada estudante deveria opinar sobre os prós e contras de uma ferramenta informática para o Ensino a Distância, já eleita para ele trabalhar. Ferramentas: correio eletrônico, fórum, newsgroup, chat, quadro de avisos, vídeo-conferência, informação hipermídia (hipertexto, WWW) e upload.. Cada ferramenta foi analisada por sete alunos.

9 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Interação entre os grupos: a critério dos mesmos, à escolha dos que eles se sentissem mais confortáveis ( , groupware, fórum, caixa de Mensagens ou chat). Ressalva: o professor deveria ser incluído como destinatário em qualquer mensagem enviada ou em qualquer groupware criado, para que ele pudesse monitorar as atividades. Não foi adotado sessões síncronas (chat) como atividade obrigatória. O chat foi usado entre cada grupo, quando este sentiu necessidade. As tarefas eram entregues, disponibilizadas no link Material do site da disciplina pelo próprio grupo, ficando, assim, visível a todos e disponível para download. Ao final de cada semana, todas as interações eram rastreadas para formar os documentos Frases da Semana e Impressões da semana.

10 FRASES DA SEMANA UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Ao final de cada semana, eram selecionados registros significativos dos estudantes sobre o conteúdo estudado, acompanhados da foto do autor, capturada nos arquivos do curso. Sabe qual é a melhor metodologia? É aquela que melhor atender aos objetivos educacionais, por isso é preciso você conhecer bem a metodologia que norteia o projeto pedagógico da instituição que você está trabalhando. Fulano de tal, em 22/07/2002, 10:48:18 pm – via fórum Comentário de estudante acerca desse procedimento: Aprendi mais uma. A motivação e valorização da fala através do reforço positivo. Gostei de me ver e de ver os colegas nas fotos! [Aluno X], em 31/07/2002, 12:09:58 am – via fórum.

11 IMPRESSÕES DA SEMANA UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Ao final de cada semana era apresentado aos alunos uma espécie de avaliação das atividades e do curso em si, a fim de que todos tivessem uma visão global da disciplina, bem como do que ocorre na EaD. Ao ler o documento, o estudante poderia opinar, se quisesse, registrando também a sua impressão. Impressões da semana 1: balanço de alunos matriculados e alunos freqüentes; reflexões acerca da ausência virtual; análise das habilidades adquiridas no uso das ferramentas informáticas para a realização das tarefas; as dificuldades e as soluções encontradas, entre outros.

12 IMPRESSÕES DA SEMANA UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Impressões da semana 2: destaque para o nascimento de uma verdadeira comunidade virtual, através da observação dos sentimentos e ânimos, aprendendo a conhecer os colegas virtuais. DEDICAÇÃO:... precisei viajar e ficar dois dias fora e hoje, sábado, estou lendo algumas coisas para tentar contribuir para o trabalho e com o grupo. Pretendo dar uma virada de noite e apresentar alguma coisa ao grupo amanhã, domingo. Em 28/07/02, 01:18 – via SOLIDÃO Fiquei no ar ontem o dia todo e hoje até de madrugada e não encontrei ninguém pra conversar sobre o trabalho. Não sei o que aconteceu! Em 29/07/02, 10:51 – via

13 IMPRESSÕES DA SEMANA UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Impressões da semana 2: Foram registrados 23 sentimentos: dedicação, impaciência, angústia, otimismo, ocupação, satisfação, alívio, sufoco, ânimo, incentivo, discrição, organização, espírito de equipe, interesse, disposição, ponderação, desespero, animação, boa vontade, indignação, persistência, alegria, doação e preocupação. Impressões da semana 3: considerações acerca de atividades colaborativas em ensino à distância. Comentário de estudante acerca desse procedimento: Depois de ler a mensagem "Impressões 2", não posso deixar de me manifestar. Isto porque me identifiquei, pois eu também vivi esta emoção de "sentir" o clima do curso. Em uma primeira experiência em EAD, estou ficando admirado com o quanto é possível, mesmo no contato à distância, trabalhar bem em equipe e ainda sentir o calor humano dos colegas. [aluno Y], em 06/08/2002, 21:29:16 – via fórum.

14 ATIVIDADES COLABORATIVAS EM EaD: CONSIDERAÇÕES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Em um trabalho colaborativo, cada um é único, é humano e passa por dificuldades... Pessoal, será que alguém poderia me ajudar e me dizer o que está acontecendo? Tive mil problemas por esses dias: perdi meu principal emprego, meu acesso estava com problemas e outras coisas pessoais. (...) Estou tentando me situar no curso, mas acho que estou ficando para trás. Em 08/08/2002, 13:23 – via

15 ATIVIDADES COLABORATIVAS EM EaD: CONSIDERAÇÕES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Por o grupo reconhecer o outro como único, entende que ele é membro importante e essencial ao grupo. Por isso, cabe ao grupo, ajudá-lo a superar os obstáculos, para que todos caminhem juntos. O lema é "um por todos e todos por um": Oi [colega X], estamos com você nesse barco! Você não tem do que se envergonhar. Pelo contrário. Percebi que você acabou de entrar na sala virtual. Seja bem vinda! Qualquer coisa nos avise. Ps. O [colega Y] está com problemas no ? Em 07/08/2002, 01:27 – via

16 ATIVIDADES COLABORATIVAS EM EaD: CONSIDERAÇÕES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Em um trabalho colaborativo, se cabe ao grupo socorrer cada membro, cabe a cada membro se esforçar para merecer a atenção do grupo. Os obstáculos não devem servir de justificativa para a não realização de sua tarefa: Boa noite pessoal. Acabei de chegar de viagem. Estou morto... Vou imprimir as defesas, vou lê-las e amanhã cedo estarei a postos. O que precisarem, podem contar. Parece que estão faltando algumas defesas. Como disse, vou ler as que estão prontas, amanhã cedo envio outro . Estou disponível. Em 10/08/2002, 21:44 – via .

17 ATIVIDADES COLABORATIVAS EM EaD: CONSIDERAÇÕES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Em um trabalho colaborativo, é fundamental que as atividades sejam discutidas em conjunto, ainda que as tarefas sejam divididas para sub-grupos. O todo só será coerente se as partes estiverem afinadas, isto é, todos os membros devem ter conhecimento e "colaborar" no desenvolvimento de cada parte do projeto: [colega], acrescentei dois pequenos tópicos entre seus parágrafos. Coloquei no ambiente da Sala Virtual. Em 08/08/2002, 14:00 – via

18 ATIVIDADES COLABORATIVAS EM EaD: CONSIDERAÇÕES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Em um trabalho colaborativo, o reconhecimento do trabalho do colega é o melhor incentivo para a realização das tarefas. Sua defesa, para mim, está adequada pelo conteúdo que apresenta e pela forma como relacionou os argumentos. Deu até para me inspirar... Em 07/08/2002, 06:36:26 PM – via fórum

19 ATIVIDADES COLABORATIVAS EM EaD: CONSIDERAÇÕES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Em um trabalho colaborativo, o grupo deve ser a referência e o ponto de apoio de cada integrante. Pessoal, estou enviando as perguntas/acusações enviadas para o grupo 3, que deverão ser respondidas e postada até o dia 12/08. Seria interessante enviar para o grupo as respostas antes de postar aqui no ambiente... Qualquer dúvida, entrem em contato com o grupo. Em 06/08/02, 10:16 – via .

20 ATIVIDADES COLABORATIVAS EM EaD: CONSIDERAÇÕES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Em um trabalho colaborativo, sábio será a chamada às responsabilidades,mas sempre de forma respeitosa e gentil. E aí galera do grupo 2, até agora somos três dispostos a trabalhar. E os outros, cadê vocês? HELP, HELP, HELP!!!!!! Em 05/08/2002, 14:52 – via

21 ATIVIDADES COLABORATIVAS EM EaD: CONSIDERAÇÕES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Em um trabalho colaborativo, a definição natural de papéis é de grande valia para o desenvolvimento das atividades e, em geral, são aceitas com respeito e satisfação. Em um grupo coeso, não se necessita de imposições desta natureza. [colega], sua participação tem sido fundamental para o sucesso de nosso grupo. Você é uma líder que muito TEM NOS AJUDADO. Você tem clareado nossas dúvidas. Obrigado. Conto com você nos próximos desafios. Vou refletir sobre minha defesa e depois envio para vocês. Em 06/08/2002, 20:04 – via

22 ATIVIDADES COLABORATIVAS EM EaD: CONSIDERAÇÕES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Em um trabalho colaborativo, é importante o respeito ao grupo. Dar uma satisfação sobre possíveis impedimentos na realização de sua tarefa, é condição para que não se perca a confiança do membro. Mas, nem por isso, sua obrigação deve ser negligenciada. "Antes tarde do que nunca". Tenham um pouco mais de paciência comigo, pessoal, pois estou tendo uma semana dura no trabalho e está faltando tempo para consolidar a defesa que me cabe. Mas acreditem: Não vou falhar! Encaminharei o material logo, loguinho. Desculpem-me, mas ainda não deu para fazê-lo. Um abraço. Em 07/08/ :36:26 PM – via fórum

23 ATIVIDADES COLABORATIVAS EM EaD: CONSIDERAÇÕES UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Em um trabalho colaborativo, as tarefas devem ser distribuídas de maneira a não sobrecarregar ninguém. Desta forma, deve-se levar em consideração as condições de trabalho de cada um e as condições do grupo como um todo. Democracia acima de tudo": Bom dia grupo, o importante é que temos uma tarefa a executar, portanto tem trabalho para todos. Os que não participaram antes, juntem-se a nós e vamos trabalhar. Em 06/08/2002, 10:13 – via

24 ATIVIDADES COLABORATIVAS EM EaD: CONCLUSÃO UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA A colaboração abre um espaço de crescimento e valorização positiva para os indivíduos, pois além de obter resultados diferenciados em relação àqueles obtidos mediante esforço individual, a relação entre os membros do grupo opera sobre uma dependência construtiva em termos de valorização do outro, que induz a um cuidado e a uma identificação coletiva dentro de uma rede distribuída de dimensões mundiais.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DE PROJETO UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COLABORATIVO EM DISCIPLINA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google