A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUDITORIA DOS CONTROLES INTERNOS NAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUDITORIA DOS CONTROLES INTERNOS NAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS"— Transcrição da apresentação:

1 AUDITORIA DOS CONTROLES INTERNOS NAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS
Renato Francisco Toigo

2 CONCEITO Auditoria dos controles internos é uma atividade objetiva e independente, que avalia e questiona as tarefas executadas pelas empresas contábeis, tendo como premissas:

3 Minimizar riscos. Melhorar as operações. Atender exigências legais
* Minimizar riscos * Melhorar as operações * Atender exigências legais * Obter segurança * Planejar evolução

4 PROCEDIMENTOS PADRÃO Execução de serviços essenciais pelos próprios sócios Consultorias avulsas

5 Atribuição de responsabilidades a funcionários mais graduados e competentes, com a doação/transferência de quotas da sociedade

6 Qualificação permanente da equipe
Contratação de seguro de responsabilidade técnica

7 Rompimento de contrato com clientes considerados de alto risco tributário e pouco zelosos.
Outros

8 OBJETIVOS DA AUDITORIA INTERNA

9 Revisão e avaliação dos controles Contábeis, Fiscais, de Departamento do Pessoal, Financeiros e Operacionais Avaliação do grau de confiança das informações

10 Observação do cumprimento de normas internas e da legislação
Avaliação da qualidade na execução de tarefas

11 Avaliação do cumprimento de todas as exigências legais
Diminuição de erros que impliquem em ônus/custos para as organização contábeis

12 BENEFÍCIOS DA AUDITORIA INTERNA

13 Revisão de procedimentos internos
Análise do fluxo de documentos Analise do armazenamento de dados

14 Analise da competência dos colaboradores
Atribuição de responsabilidades Facilidade na execução das tarefas

15 Orientação a clientes sobre procedimentos que auxiliem a execução dos serviços
Identificação fácil e ágil de possíveis erros Proposição de novos procedimentos internos

16 Acompanhamento da legislação pelos auditores
Minimização de erros e consequentes indenizações Utilização como instrumento de marketing

17 Motivação de colaboradores
Facilidades na composição de custos Controle geral da organização

18 PRESSUPOSTOS PARA IMPLANTAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA

19 Conhecimento da organização contábil
Características e mix dos serviços Estrutura organizacional

20 CONHECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL

21 VISÃO Caminhos que a organização deve seguir para executar o plano arquitetado MISSÃO Por que a organização existe, ou qual sua razão de ser?

22 Princípios, diretrizes e filosofia da sociedade.
POLÍTICA Princípios, diretrizes e filosofia da sociedade. VALORES Diretrizes para que, se executando a missão, se alcance a visão.

23 Visão sistêmica da empresa;
Entender e desenvolver o negócio como um todo Definição de ações estruturadas e focadas no futuro Identificar as necessidades do mercado

24 Determinar sua expertize, especialidade ou vocação
Definir seus processos internos e sistemas de informações Avaliar o seu capital humano e intelectual Levantar suas necessidades de capital estrutural

25 Avaliar suas metas e objetivos a serem alcançados
Alinhar tudo isso como sua estratégia organizacional Estimular a cultura do compromisso com a excelência Focar resultados

26 AVALIAÇÃO DO “SWOT” Pontos fortes Pontos fracos Oportunidades Ameaças

27 MIX DOS SERVIÇOS

28 Gestão de Pessoas - RH / DP Gestão do Patrimonial
Gestão Contábil Gestão Fiscal Gestão de Pessoas - RH / DP Gestão do Patrimonial Planejamento Tributário Gestão Legal Constituições, Cisões, Fusões, incorporações, Dissoluções Auditoria Analise de Custos

29 Perícia: Contábil, Trabalhista, Fiscal, Empresarial
Laudo de avaliação patrimonial Recuperação de tributos Recuperação de Empresas – judicial e extrajudicial Suporte na implantação de software Consultoria financeira empresarial Elaboração de orçamentos e análise de viabilidade

30 Consultoria Contábil e Tributária;
Análise de Balanços e situações patrimoniais; Obrigações acessórias; Controles de tributos das pessoas físicas – carne leão;

31 Avaliação de empresa e negócios
Acompanhamento de revisões fiscais; Certidões negativas e ou positiva de débitos ; Elaboração de contratos e cadastros; Solicitação de parcelamentos de tributos.

32 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

33 A EMPRESA DE SERVIÇOS CONTÁBEIS DEVE ESTAR ALICERÇADA EM QUATRO BASES SÓLIDAS
PRIMEIRA BASE : QUALIDADE TÉCNICA SEGUNDA BASE : EQUIPE / CH / CI / CR TERCEIRA BASE : OPERACIONAL / APOIO QUARTA BASE : MARKETING “CENTRADO NO CLIENTE” E IMAGEM INSTITUCIONAL

34 DEPARTALIZAÇÃO Divisão do trabalho em funções
Agrupamento das tarefas assemelhadas Responsabilidade e autoridade simultâneas Coordenação dos esforços visando o mesmo fim Centralização do controle Utilização de plena capacidade e a habilitação especializada do pessoal

35 CAPITAL HUMANO E INTELECTUAL
Conhecimento Processos desenvolvidos Competências Habilidades técnicas Poder de inovação Poder de aprender rapidamente Capacidade de adaptação às mudanças Expertise Valores Cultura e Filosofia.

36 CAPITAL ESTRUTURAL Instalações Equipamentos Informatica

37 CAPITAL DE IMAGEM INSTITUCIONAL
N O M E L O G O M A R C A C O R E S S L O G A N P E S S O A S

38 QUAL A IMAGEM QUE A MINHA EMPRESA TRANSMITE
Profissionalismo Segurança Solides Dinâmica Tradição / Seriedade Criativa

39 QUAL A IMAGEM QUE A EMPRESA NÃO DEVE TRANSMITIR?
Amadores Irresponsáveis Indecisos Sem ética Desorganizada Burocrática Sem liderança / Sem comando Equipe despreparada / Lenta

40 CAPITAL DE RELACIONAMENTOS NET WORK CLIENTES

41 CLIENTES Quem são e o que fazem os clientes Quem os conhece Qual as necessidades de cada cliente

42 CLIENTES Qual o índice de crescimento Perspectivas e investimentos no próprio negócio Evolução receita x despesas Rentabilidade do cliente

43 CLIENTES Expectativas com os nossos serviços Relação entre retenção dos clientes e lucratividade Calcule qual o valor do seu cliente Nível de satisfação e lealdade

44 Índice de rotatividade Motivo(s) das perdas Valor monetário das perdas
CLIENTES Índice de rotatividade Motivo(s) das perdas Valor monetário das perdas

45 EM RAZÃO DO CLIENTE NÓS EXISTIMOS!
CLIENTE e NÓS Tem uma Necessidade Tem uma Escolha Tem Sensibilidade Tem Urgência É Único Tem Expectativas Tem Influências Temos um Trabalho a Fazer Devemos ser a Melhor Escolha Devemos ser Atenciosos Devemos ser Ágeis Devemos ser Flexíveis Devemos Superá-las Esperamos ter mais CLIENTES EM RAZÃO DO CLIENTE NÓS EXISTIMOS!

46 CAPACIDADE DE GERAR RIQUEZAS E NEGÓCIOS
CAPITAL “GOODWILL” CAPACIDADE DE GERAR RIQUEZAS E NEGÓCIOS Serviços disponíveis Conhecimento técnico Qualificação da equipe Treinamento da equipe

47 RESPONSABILIDADES DOS GESTORES DAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS

48 Responsabilidades Previstas:
Pelo Código Civil Pelo Código Penal Pelo Código Tributário Nacional Pelos Órgãos de Classe

49 PRINCÍPIOS DA AUDITORIA DOS CONTROLES INTERNOS NAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

50 Constante e permanente
Independência Objetividade e imparcialidade Planificação

51 Regulamentação Analise do conjunto Monitoramento dos resultados

52 PERFIL DO AUDITOR INTERNO

53 Comprometimento com a organização
Conhecimento interno da organização e de seus clientes Conhecimento técnico, experiência e capacidade profissional

54 Capacidade analítica, intuitiva e criteriosa
Capacidade para criar novos métodos, implantar e liderar mudanças Conhecimentos sólidos sobre o sistema de processamento eletrônico de dados existente na organização

55 Conhecimentos da legislação contábil, societária, tributária e trabalhista, obrigações acessórias e demais exigências burocráticas Visão para evolução permanente da organização Estar em constante desenvolvimento profissional

56 Cordialidade, simpatia e ponderação
Bom relacionamento com clientes e colaboradores Independência em suas atitudes que deverão ser respaldadas pela direção

57 ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO
Duas grandes áreas Auditoria de controles internos Auditoria de clientes

58 AUDITORIA DOS CONTROLES INTERNOS

59 Objetivo Avaliar, validar, ou não, todos os procedimentos internos da organização .

60 Fluxo de documentos Fluxo de informações Logística das informações e dos dados

61 Segurança das informações e dos dados
Validação dos procedimentos Avaliação dos colaboradores

62 AUDITORIA DE CLIENTES

63 Objetivos Analisar os procedimentos de cada setor para com o cliente.

64 Setor Paralegal Objetivo
Verificar a documentação legal que ampara o registro da empresa cliente em todas as repartições.

65 Setor Fiscal e Tributário
Objetivos Auditar se o enquadramento tributário da empresa cliente está de conformidade com a legislação; Analisar os procedimentos de apuração e pagamento de tributos; Conferir se todos os procedimentos de obrigações acessórias estão sendo cumpridos.

66 Setor de Contabilidade
Objetivos Analisar os procedimentos contábeis praticados pela empresa de contabilidade; Auditar saldos contábeis de valores originários de documentos produzidos dentro da organização contábil;

67 Setor de Contabilidade
Objetivos Verificar consistência dos valores apurados em balanços e balancetes; Examinar demonstrações contábeis, parte formal e legal.

68 Setor de Pessoal Objetivos
Analisar, investigar, apurar e conferir a aplicação da legislação trabalhista, previdenciária e sindical; Verificar o sistema de controles na sede do cliente; Validar procedimentos realizados referente a área.

69 Setor de Pessoal Objetivos Apurar eventuais falhas na observância das obrigações acessórias e burocráticas e saná-las; Buscar maior eficiência do setor com o objetivo de evitar multas; Diminuir eventuais passivos trabalhistas.

70 PAPÉIS DE TRABALHO Podem ser elaborados em meio físico ou eletrônico
Constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas obtidos pela auditoria Abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna

71 PAPÉIS DE TRABALHO Nome do auditor Nome da empresa cliente auditada
Atividade exercida pela empresa Localização da empresa cliente Tipo de sociedade Perfil dos sócios Principal pessoa de contato na empresa auditada

72 PAPÉIS DE TRABALHO Tipo de tributação Principais tributos pagos
Grau de inadimplência de tributos Situação financeira do cliente Data da ultima auditoria Inconformidades da ultima auditoria

73 PAPÉIS DE TRABALHO Setor a ser auditado Responsável pelo setor
Tarefas executadas pelo setor Análise do enquadramento do cliente Análise dos procedimentos Procedimentos de comunicação

74 ANÁLISE DE RESULTADOS Verificação da inconformidade
Origem da inconformidade Implicações da inconformidade Eliminação da inconformidade Elaboração de documento que a suporte

75 ALTERAÇÕES SUGERIDAS Detalhar procedimentos atuais e sugerir alterações fundamentadas considerando: Melhoria de procedimentos Agilidade na execução de tarefas Melhoria de controles Adaptação á realidade do cliente Redução ou não elevação de custos

76 IMPLANTAÇÃO DAS ALTERAÇÕES
Forma de realização Quem é o responsável Data prevista para a implantação Necessidade ou não de comunicação ao cliente Acompanhar os resultados

77 ELIMINAÇÃO DAS INCONFORMIDADES
Verificar se as inconformidades foram sanadas com os procedimentos sugeridos Sim – dar continuidade Não – Analisar novas formas de execução da tarefa

78 CONSULTORIA INTERNA PELO AUDITOR
O auditor interno deve estar permanente prestando consultoria em todas as áreas, para seus clientes internos e externos.

79 CONTROLE PERMANENTE A auditoria dos controles internos nas organizações contábeis deve ser um trabalho constante e permanentemente monitorado, com o objetivo de que os colaboradores sintam-se protegidos e os proprietários conscientes do que ocorre com seus clientes e com suas organizações

80 QUEREMOS SER EXCELENTES
Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito mas sim um hábito. Aristoteles

81 AGRADECIMENTOS Obrigado pela oportunidade Renato Francisco Toigo


Carregar ppt "AUDITORIA DOS CONTROLES INTERNOS NAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google