A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA DO BRASIL – HIDROGRAFIA DO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA DO BRASIL – HIDROGRAFIA DO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA DO BRASIL – HIDROGRAFIA DO BRASIL

2 Divisão Hidrográfica Nacional.
Regiões Hidrográficas: O Brasil possui uma das mais amplas, diversificadas e extensas redes fluviais de todo o mundo. O país conta com a maior reserva mundial de água doce e tem o maior potencial hídrico da Terra; cerca de 13% de toda água doce do planeta encontra-se em seu território.  Divisão Hidrográfica Nacional. A Lei 9.433/97 estabelece que a bacia hidrográfica é a unidade territorial para a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

3 A maior parte dos rios brasileiros é de planalto, apresentando-se encachoeirados e permitindo, assim, o aproveitamento hidrelétrico. As bacias Amazônica e do Paraguai ocupam extensões de planícies, mas as bacias hidrográficas do Paraná e do São Francisco são tipicamente de planalto. Águas negras - nos rios de água negra ocorre o inverso. Eles nascem em locais baixos, e não levam sedimentos - Rio Negro. São áreas que têm muito material orgânico. Águas brancas - Os rios de água branca, como o Solimões, são os que nascem em montanhosas. A coloração barrenta da água vêm da terra que esses rios arrancam das montanhas quando descem.

4 No Brasil, predomina a drenagem exorréica, ou seja, os rios correm em direção ao mar, como o Amazonas, o São Francisco, o Tocantins, o Parnaíba. Pouquíssimos são os casos de drenagem endorréica, em que os rios se dirigem para o interior do país, desaguando em outros rios, como o Negro, o Paraná, o Iguaçu, o Tietê.

5 Bacia hidrográfica - conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A idéia de bacia hidrográfica está associada à noção da existência de nascentes, divisores de águas e características dos cursos de água, principais e secundários, denominados afluentes e subafluentes. 

6 O Brasil reúne doze grandes bacias hidrográficas, distribuídas conforme o mapa, que apresenta uma vazão e precipitação anual específica de cada bacia hidrográfica. As bacias podem ser classificadas de acordo com sua importância, como principais (as que abrigam os rios de maior porte), secundárias e terciárias; segundo sua localização, como litorâneas ou interiores.  Bacia do Nordeste Bacia do Leste - Bacia do Sudeste-Sul Bacias secundárias: formada por rios que não pertencem a nenhuma bacia principal, porém foram reunidas em 3 grupos de bacias isoladas devido a sua localização:

7 Uma bacia hidrográfica evidencia a hierarquização dos rios, ou seja, a organização natural por ordem de menor volume para os mais caudalosos, que vai das partes mais altas para as mais baixas. 

8 Principais Bacias Hidrográficas do Brasil:
- Bacia Amazônica: considerada a maior do planeta, ela abrange na América do Sul, uma área de 6 milhões de km. - Bacia do Tocantins: ocupa quase 10% do território nacional. É a maior bacia localizada inteiramente dentro do território brasileiro. - Bacia do São Francisco: também é totalmente brasileira, juntamente com a Bacia do Tocantins. - Bacia do Paraná: essa bacia é usada na construção de usinas hidrelétricas, dentre elas,Furnas, Marimbondo e a Binacional - Itaipu (Brasil e Paraguai). - Bacia do Uruguai: apesar de não ser muito usada por usinas hidrelétricas podemos destacar as usinas Garibaldi, Socorro, Irai, Pinheiro. A distribuição da água no Brasil não é uniforme e as regiões mais populosas e industrializadas apresentam menor disponibilidade de recursos hídricos. Esse é um dos fatores que obriga o país a adotar um sistema nacional de recursos hídricos, com gestão integrada, tendo a bacia hidrográfica como unidade de gerenciamento.

9 A bacia do rio Amazonas envolve todo o conjunto de recursos hídricos que convergem para o rio Amazonas.

10 Para saber mais sobre o assunto clique aqui.
Rio Amazonas A nascente do rio fica nos Andes, vizinha aos desertos de Atacama e Nazca. Para saber mais sobre o assunto clique aqui. Maior rio da Terra, tanto em volume d'água quanto em comprimento (6.992,06 km de extensão), tem sua origem na nascente do rio Apurímac no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no grande Delta do Amazonas, no norte brasileiro.

11 O rio gigante passa pelo canyon mais profundo do planeta.
No vale do Colca, que alcança metros de profundidade, o Amazonas se estreita, para depois seguir recebendo cada vez mais águas ao longo do caminho.

12

13 O Delta do Nilo faz parte do chamando “crescente Fértil”
Outro exemplo de rio com foz em Delta – Rio Nilo.

14 Por definição, “DELTA” é a área onde o rio encontra o mar.
As águas do rio OKAVANGO, que vêm das terras altas de Angola, percorrem mais de mil quilômetros e são despejadas numa espécie de bacia, num grande recipiente formado pelas falhas geológicas de Gomare e Kunyere em Botsuana na África, formando o Delta do OKAVANGO. Exemplo de Delta interior - OKAVANGO

15 O rio Okavango faz a fronteira natural entre Angola e a Namíbia.
Nasce nos planaltos do interior angolano e corre em direção a sudeste, atravessando a faixa de Caprivi para chegar ao maior delta interior do mundo, em Botswana. faixa de Caprivi

16 Delta do Okavango - Botsuana
O delta em si cobre uma superfície que pode variar entre km² e km² durante as cheias. Dispersa suas águas no deserto do Kalahari, criando pântanos temporários. Delta do Okavango - Botsuana

17 Hidrovia da Madeira: O rio Madeira é um dos principais afluentes do rio Amazonas.

18

19

20 A Bacia do São Francisco tem presença marcante na história do território brasileiro. Foi através do São Francisco que ocorreu a ocupação das terras mais distantes do litoral.

21 O "Velho Chico" corre por paisagens muito diferentes
O "Velho Chico" corre por paisagens muito diferentes. Em sua nascente e foz o rio recebe muita água das chuvas, mas, na maior parte do seu curso, flui por áreas secas do sertão nordestino e mineiro. Daí a sua importância para a população sertaneja que vive perto da sua margem.

22 No baixo curso, várias usinas foram construídas e atendem a vários estados nordestinos: Paulo Afonso (formado por um complexo de quatro usinas), Xingó e Itaparica. Essas usinas transformaram a bacia do São Francisco na segunda em produção de energia, abaixo apenas da Bacia do Paraná. Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso – I, II, III e IV

23

24 O médio curso, bastante plano, sempre permitiu uma navegação natural do porto de Pirapora em Minas Gerais até Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco). Esse trecho era percorrido por uma tradicional embarcação, a Barca do São Francisco. Hidrovia São Francisco: É a mais econômica ligação entre o centro-oeste e o nordeste sendo totalmente navegável em km. O principal trecho está entre as cidades de Pirapora-MG e Juazeiro - BA. 

25 A transposição do rio São Francisco se refere ao polêmico e antigo projeto de transposição de parte das águas do rio São Francisco. Nomeado pelo governo brasileiro como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional".

26 Bacia do Paraná Possui o maior potencial hidrelétrico instalado no Brasil, merecendo destaque grandes usinas, como a de Itaipu, Jupiá e Ilha Solteira, no rio Paraná; Ibitinga, Barra Bonita e Bariri no rio Tietê; Cachoeira Dourada, Itumbiara e São Simão, no rio Paranaíba; Furnas, Jaguara, Marimbondo e Itutinga, no rio Grande; e ainda Jurumirim, Xavantes e Capivara, no rio Paranapanema.

27 Rio Paraná Usina Hidrelétrica Ilha Solteira

28 Rio Paraná Hidrovia Tietê-Paraná: Permite o transporte de grãos e outras mercadorias do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Possui km navegáveis divididos em 450 km no rio Tietê e 800 km no rio Paraná. 

29

30

31 O conjunto Missouri-Mississippi mede 6 270 quilômetros.
Outro exemplo de hidrovia amplamente utilizada para transporte de grãos. O Rio Mississippi é o segundo mais longo rio dos Estados Unidos da América. O mais longo é o Rio Missouri, afluente do Mississippi. O conjunto Missouri-Mississippi mede 6 270 quilômetros.

32 Cataratas do Iguaçu A área das Cataratas do Iguaçu são um conjunto majestoso de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu (na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná), localizam entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná - Brasil, e no Parque Nacional Iguazú em Misiones - Argentina.

33

34

35 Usina Hidrelétrica de Itaipu é uma usina hidrelétrica binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países, 14 quilômetros ao norte da Ponte da Amizade.

36

37

38

39 Outro exemplo: Hidroelétrica de Três Gargantas é a maior central hidroeléctrica do mundo, construída no Rio Yang-tzé, e a maior da China.

40 Está em funcionamento desde 2009, com 26 turbinas instaladas
A precipitação China

41 Maior potencial hidrelétrico do mundo com pouca potência instalada.
Exemplo de potência hidroelétrico. Rio Congo

42 Rio Congo “Amazonas africano”


Carregar ppt "GEOGRAFIA DO BRASIL – HIDROGRAFIA DO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google