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Conceitos e Contribuições da Educação a Distância

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Apresentação em tema: "Conceitos e Contribuições da Educação a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos e Contribuições da Educação a Distância
Miriam Struchiner Laboratório de Tecnologias Cognitivas Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - NUTES Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

2 Contextualizando e Conceituando a EAD

3 Educação na Sociedade da Informação
Situação Atual e Desafios Acelerado processo de mudanças: transformação social, cultural e tecnológica - novas organizações e processos de trabalho, novas necessidades educacionais Crise de excesso de produção de conhecimentos; “Nevoeiro informacional”: acúmulo de informação, subinformação e pseudoinformação (Morin, 1981) Não terminalidade do processo de formação - aprender ao longo da vida; generalização do público alvo Preparar indivíduos para enfrentar situações em constante renovação de forma crítica e reflexiva: novos instrumentos e processos Estimular “aprender a aprender” e “aprender a ser” - o saber é agradável e a ignorância uma constante. Novas competências, habilidades e autonomia Romper barreiras: espaço, tempo, conteúdos, modelos e estratégias de aprendizagem - abertura e flexibilização do processo educativo

4 Tecnologias Educacionais
Avanços Tecnológicos e Conceituais Formas de representação (integração) Simulações e instrumentos de análise dos fenômenos - aproximar o conhecimento da experiência e da vida Interatividade e comunicação Ferramentas multimídia e telecomunicações Relação espaço-tempo Facilidade de utilização Novos paradigmas sobre conhecimento e aprendizagem TEs como elementos de questionamento e “subversão” do status quo: instrução X aprendizagem. Necessidade de adotar um enfoque pedagógico claro e consistente

5 Educação a Distância - EAD
Ao falarmos sobre Educação a Distância (EAD), estamos falando de educação, ou seja, do processo de transmissão, construção e reconstrução do conhecimento e da formação de cidadãos competentes e conscientes de seu papel em nossa sociedade, capazes de atuarem produtivamente e de forma comprometida em seus ambientes sociais e em suas atividades profissionais. Portanto, a EAD não difere da educação presencial em sua essência, mas em aspectos pontuais; a educação a distância pressupõe a distância física entre professores e alunos e entre alunos e seus colegas, nunca a distância de uma relação construtiva e dialógica entre atores envolvidos no processo educativo. É com esta visão que devemos discutir o modelo de EAD que desejamos e suas implicações.

6 Ensino a Distância Eixo estratégico do Ensino a Distância: a mediatização “Não se podendo, hoje, distinguir claramente as fronteiras entre ensino presencial e ensino a distância, a não ser pela descontiguidade geográfica (mesmo ela minimizada), parece que o critério da mediatização é mais seguro: isto significa que se deverá considerar o ensino a distância como uma modalidade de ensino que obriga a um processo de mediatização para suprir a descontiguidade entre professor e aluno”. (Carmo, 1997: 193)

7 EAD e Aprendizagem Aberta e Flexível
Originalmente, educação aberta se referia à democratização da educação, possível pelo aumento do acesso aos estudantes e pela quebra de restrições de qualificação formal para o ingresso nas instituições de nível superior. Portanto, openess significava quebra de barreiras que limitassem o acesso a educação superior. Atualmente, o termo Educação Aberta e Flexível tem seu significado ampliado e é utilizado por muitas instituições significando uma maior flexibilidade dos currículos e adoção de uma metodologia de aprendizagem centrada no aluno. (Trindade, 1994, Carmo, 1997 e Lockwood, 1999) Sistemas de EAD baseiam-se em abordagens abertas diferenciadas, de acordo com os objetivos das instituições que a oferecem.

8 Ensino a Distância A “abertura” da EAD reside na maior ou menor possibilidade que o estudante tem de escolher: o que que aprender (conteúdos de aprendizagem) onde quer aprender (local de aprendizagem) como quer aprender (métodos e media) quando quer aprender (ocasião do dia ou da semana) o ritmo que quer aprender a quem quer recorrer para aprofundar conhecimentos ou orientações metodológicas (equipe central, centros de apoio local) a que sistema de avaliação quer se submeter Nem sempre os sistemas não presenciais são abertos, nem os sistemas presenciais são fechados: normalmente o ensino não presencial, que passou a ser chamado de ensino a distância, integra uma filosofia de aprendizagem aberta.

9 Contribuições da EAD Revelação Institucional e social: transparência da EAD como reveladora institucional - permite o diagnóstico dos sistemas educativos e exige das instituições de ensino superior de formação a distância o permanente esforço de auto-aperfeiçoamento. (Carmo, 1997) Produção de Material Educativo: na EAD, o material é o meio principal que o aluno possui para atingir seus objetivos; mesmo utilizando tecnologias tradicionais, a qualidade pedagógica é essencial. Distribuidora de Bens e Serviços Educacionais: oferta de bens culturais contribui para mudanças no consumo cultural e científico; e oferta de meios e tecnologias (melhor uso e comunicação). Criação de Competências de Aprendizagem Auto-dirigida: aperfeiçoamento das competências metacognitivas (contexto - campus global). Produção de Sinergia do Sistema Educativo: situação de articulação e colaboração entre os sistemas presenciais e a distância.

10 Perspectivas da EAD no Século XXI
Expansão acelerada da EAD: como um modelo complementar ou alternativo aos sistemas presenciais na preparação inicial e na formação continuada. Integração de práticas presenciais e a distância: mesmos espaços curriculares, extraindo o que de melhor cada um poderá oferecer às populações. Grande produção de conhecimento sobre EAD: investigações sobre ética, sobre a clássica questão do ensino bancário versus dialógico etc. Diversificação e adaptação às condições específicas: despadronizando-se e gerando modelos culturais próprios. Diversificação dos sistemas de comunicação educacional: a multimídia ganhará terreno, apoiada pela tecnologia, pela pedagogia e pela economia. Aperfeiçoamento do sistema de apoio ao estudante: levando em conta suas necessidades e o acesso com maior autonomia. Apoio dos sistemas de EAD a projetos de organização e desenvolvimento comunitário: saúde, formação de professores, extensão rural, proteção civil, enfermagem, serviço social etc.

11 Questões sobre a EAD e suas implicações

12 Questionamentos sobre EAD
A EAD é um sistema eficaz em termos de aprendizagem? Como se dá o processo de ensino-aprendizagem na EAD? Que modelo(s) pedagógico(s) deve sustentar a EAD? Quais os recursos mais usados em EAD? Como é o sistema de avaliação em EAD? Que conhecimentos podem ser viabilizados pela EAD? Quais as potencialidades e as limitações da EAD?

13 A EAD é um sistema eficaz para a aprendizagem?
Educação de qualidade, que coloca o aluno no centro do processo educativo: como sujeito da educação e construtor de seu próprio conhecimento que assume a responsabilidade e desenvolve/incorpora ferramentas e abordagens de busca e análise crítica do conhecimento que o permite continuar aprendendo ao longo de sua vida A EAD, baseada em concepções pedagógicas dentro destes princípios e quando utiliza ferramentas/tecnologias e linguagens compatíveis e potencializadores destes fins, é capaz de possibilitar o processo de aprendizagem com eficácia.

14 Como se dá o processo de ensino-aprendizagem na EAD?
O processo de aprendizagem em EAD deve ser entendido como um processo de construção particular do aluno, com base em: suas próprias vivências e experiências prévias interações/negociações de significados, experiências e conhecimentos de outras pessoas envolvidas em seu meio social e/ou escolar; cooperação. O aluno de EAD deve ter acesso garantido a informações, materiais educativos de qualidade, a pessoas com diferentes níveis e tipos de experiência nas questões abordadas, num ambiente propício ao questionamento, autonomia e voz e à troca, bem como à orientação construtiva em processo de aprendizagem.

15 Ambientes de Aprendizagem
Como se dá o processo de ensino-aprendizagem na EAD? Ambientes de Aprendizagem Ambiente = local, espaço onde ocorre a aprendizagem (lugar aberto) utiliza ferramentas recebe orientação e suporte interage com outras pessoas Ambiente de aprendizagem (flexível) X de ensino (estruturado, controlado, diretivo) Comunidades de aprendizagem - processo social construído por meio do diálogo, da participação e da colaboração

16 Elementos de Ambientes de Aprendizagem
Como se dá o processo de ensino-aprendizagem na EAD? Elementos de Ambientes de Aprendizagem Segundo Perkins (1993), todo ambiente de aprendizagem possui os elementos abaixo. A combinação e ênfase dada aos elementos configura diferentes abordagens - construtivista ou objetivista: Bancos de Informação: fontes de informação/conhecimento Blocos de Notas (Symbol Pads): espaço para o aluno registrar as informações recebidas ou pesquisadas Phenomenaria: oferece exemplos e demonstrações de fenômenos Kits para Construção: problemas, projetos, laboratórios Ferramentas de Gerência: para organizar, monitorar e avaliar

17 Como se dá o processo de ensino-aprendizagem na EAD?
Sujeito Objeto Comunidade Divisão do Trabalho Regras Ferramenta Produção Modelo Conceitual do Processo de Atividade (modificado a partir de Jonassen e Rohrer-Murphy (1999) e de Hung e Wong (2000))

18 Que modelo(s) pedagógico(s) deve sustentar a EAD?
Modelo tradicional, de transmissão e reprodução, não dá conta das demandas atuais; a visão linear e simplificada dos fenômemos, como se suas manifestações fossem a mesma, independentemente do contexto, isto é, das condições em que ocorrem, é insuficiente para a compreensão da realidade (complexidade). O paradigma proposto fundamenta-se no construtivismo: o indivíduo é agente ativo de seu conhecimento; constrói significados e define o próprio sentido e representação da realidade, de acordo com suas experiências, vivências e trocas em diferentes contextos; as representações estão abertas a mudanças e são as bases da construção de novos conhecimentos. (Piaget, Vigotsky, Ausubel) Assume que o processo de formação tem como eixo fundamental o pensamento crítico e produtivo e a atividade consciente do aluno na resolução de problemas do mundo real em divesas instâncias (técnica, interpessoal, política etc), informada por conhecimentos e metodologias.

19 Ambientes Construtivistas de Aprendizagem
Que modelo(s) pedagógico(s) deve sustentar a EAD? Ambientes Construtivistas de Aprendizagem Características Possibilita o controle da aprendizagem (conteúdo, nível, estratégias), a apropriação e voz (o tutor auxilia não conduz) Oferece múltiplas representações dos fenômentos e problemas Envolve a aprendizagem em contextos realistas e relevantes Leva em conta as potencialidades dos alunos Envolve aprendizagem em experiências sociais (cooperação) Encoraja a auto-conscientização dos alunos sobre o processo de construção do conhecimento (metacognição)

20 Quais os Recursos mais Usados na EAD?
Recursos possíveis de serem usados em EAD: áudio, rádio, vídeo, material impresso, CD-ROM, ferramentas da Internet, videoconferência, teleconferência, telefone, fax etc. Critérios de Seleção dos Recursos: atender às possibilidades de acesso da população alvo e à natureza dos conteúdos estudados. Critérios de Qualidade do Material Didático: tanto do conteúdo como na forma; estragégias de aprendizagem e linguagem devem ser compatíveis com o meio, com a população alvo e com o conteúdo. Papel das novas tecnologias de comunicação: promover a interatividade; videoconferência, listas de discussão, conversações em tempo real (chat), correio eletrônico etc, além do acesso à grande quantidade de informação e a programas multimídia, oferecem e ampliam os recursos necessários à formação de ambientes cooperativos e construtivistas de aprendizagem a distância.

21 Como é o Sistema de Avaliação na EAD?
A avaliação em EAD deve ser constante e “tutores” e participantes devem adotar uma atitude favorável à avaliação e auto-avaliação permanentes. O sistema de avaliação em EAD se dá em vários níveis, incluindo: Avaliação do progresso dos alunos par fins de certificação e monitoramento - exigências da legislação; definição de padrões de qualidade e quantidade para o desempenho do aluno; e a autoavaliação que, é fundamental na abordagem construtivista; Avaliação do contexto e dinâmica do programa pelo aluno e pelo tutor – é necessário espaço para os participantes avaliarem a qualidade do material, a participação e a dinâmica; Avaliação “gerencial” do programa - análise da estrutura organizacional, logística e tecnológica que viabiliza o funcionamento do programa; do fluxo de informações (estatísticas), diagnóstico de problemas encontrados, análise de transcripts, e de custo-benefício.

22 Que conhecimentos podem ser viabilizados pela EAD?
Praticamente todas as disciplinas podem ser viabilizadas em um modelo de EAD, desde que resguardados a natureza das atividades e os conhecimentos envolvidos nas diferentes disciplinas. Quando uma atividade de formação demanda práticas interativas e a presença física seja essencial para sua compreensão e desenvolvimento, o programa deve contemplar atividades presenciais supervisionadas em centros e serviços locais/regionais (parte de uma rede de formação a distância). As experiências vivenciadas passam a ser objeto de discussão e reflexão conjunta no âmbito do programa e a avaliação dos supervisores locais é parte do monitoramento do progresso do aluno. Combinam-se, assim, várias estratégias de aprendizagem para atender às necessidades de uma formação consistente. Com esta abordagem e fazendo uso de atividades supervisionadas em serviço, pode-se oferecer praticamente qualquer tipo de formação na modalidade EAD. Tudo deve ser bem planejado e organizado.

23 Quais as potencialidades e limitações da EAD?
Vantagens Acesso à Educação: formação de qualidade sem barreias de espaço e tempo; participar de um processo formativo, sem afastar-se do local de trabalho (integração dos conhecimentos novos ao processo onde serão aplicados). Estudar à distância exige responsabilidade, disciplina e autonomia na resolução de problemas e busca de informação, contribuindo para formar, assim um novo perfil de cidadão. Limitações Recursos humanos capacitados para operar em todos os níveis do sistema de EAD. Dificuldade de acesso aos meios e recursos que viabilizam o programa. Inadequação da linguagem do meio ao perfil dos participantes e ao conteúdo. Custos podem ser altos inicialmente. Visão do processo de ensino como tramsmissão de conhecimento; o professor no centro do processo. É preciso abraçar uma nova filosofia sobre conhecimento e sobre o processo educativo para que, de fato, ocorram mudanças substanciais na educação, em geral, e a EAD possa ser explorada com todo o seu potencial.

24 Laboratório de Tecnologias Cognitivas
NUTES/UFRJ ltc-ead.nutes.ufrj.br


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