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A implementação da Qualidade na Região Autónoma da Madeira Jornadas Informativas ESPIRALES II Isabel Rodrigues Auditório da EPCC - Escola Profissional.

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2 A implementação da Qualidade na Região Autónoma da Madeira Jornadas Informativas ESPIRALES II Isabel Rodrigues Auditório da EPCC - Escola Profissional Cristóvão Colombo 27 de Novembro de 2006

3 OS DESAFIOS PARA O SÉC. XXI Acompanhar a revolução tecnológica e do conhecimento; Acompanhar a revolução tecnológica e do conhecimento; Apostar numa Gestão de Excelência, pautada pela coesão social; Apostar numa Gestão de Excelência, pautada pela coesão social; Qualificar e dignificar as pessoas, como vector estratégico do nosso modelo de desenvolvimento; Qualificar e dignificar as pessoas, como vector estratégico do nosso modelo de desenvolvimento; A Globalização, impõe Qualidade, Produtividade e Competitividade. A Globalização, impõe Qualidade, Produtividade e Competitividade.

4 ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NA RAM NO ÂMBITO DA QUALIDADE Conselho Regional da Qualidade Foi criado através de Resolução nº 154/2001 o CRQ – Conselho Regional da Qualidade. Competências do CRQ: Analisar e acompanhar a evolução da situação da Qualidade, a nível Regional; Analisar e acompanhar a evolução da situação da Qualidade, a nível Regional; Propor e acompanhar políticas e programas relativos à Qualidade na Região; Propor e acompanhar políticas e programas relativos à Qualidade na Região;

5 ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NA RAM NO ÂMBITO DA QUALIDADE Emitir pareceres e elaborar propostas a solicitação do Governo Regional; Emitir pareceres e elaborar propostas a solicitação do Governo Regional; Propor ao CNQ a elaboração de legislação relacionada com o SPQ; Propor ao CNQ a elaboração de legislação relacionada com o SPQ; Propor ao CNQ a adopção de recomendações no âmbito da qualidade voluntária; Propor ao CNQ a adopção de recomendações no âmbito da qualidade voluntária; Assegurar o acompanhamento sistemático dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do CNQ. Assegurar o acompanhamento sistemático dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do CNQ.

6 ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NA RAM NO ÂMBITO DA QUALIDADE O CRQ é composto por: Representantes da Vice-Presidência e Secretarias Regionais. Representantes da Vice-Presidência e Secretarias Regionais. Representantes das Organizações associativas dos agentes económicos, dos trabalhadores, das autarquias e do ensino. Representantes das Organizações associativas dos agentes económicos, dos trabalhadores, das autarquias e do ensino.

7 Laboratórios acreditados Laboratórios acreditados LREC LREC Lab.– IVM Lab.– IVM Laboratório Metrologia da Madeira (LMM) Laboratório Metrologia da Madeira (LMM) Laboratórios em processo de acreditação Laboratórios em processo de acreditação Laboratórios de Cimentos Madeira Laboratórios de Cimentos Madeira Laboratório de análises clínicas Dr. Cardoso Fernandes Laboratório de análises clínicas Dr. Cardoso Fernandes Laboratório de Qualidade da Água - LQA - IGA Laboratório de Qualidade da Água - LQA - IGA LABORATÓRIOS ACREDITADOS

8 ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NA RAM NO ÂMBITO DA QUALIDADE Metrologia No ano de 2000 foi inaugurado Laboratório de Metrologia da Madeira. No ano de 2000 foi inaugurado Laboratório de Metrologia da Madeira. O Laboratório encontra-se acreditado no âmbito da ISO O Laboratório encontra-se acreditado no âmbito da ISO 17025

9 ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NA RAM NO ÂMBITO DA QUALIDADE Bomba de Bomba deCombustível Manómetro Industrial Industrial Taxímetro Instrumento de Pesagem de Pesagem Colecção de Massas Parcómetro Laboratório de metrologia da madeira (instrumentos de medição sujeitos a controlo metrológico)

10 NÚMERO DE EMPRESAS CERTIFICADAS ANO N.º DE EMPRESAS CERTIFICADAS TOTAL ACUMULADO *1484 * Dados disponíveis até 02/10/2006

11 ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NA RAM NO ÂMBITO DA QUALIDADE Dinamização da Qualidade Semana da Qualidade 2001 Semana da Qualidade 2001 Ano da Qualidade 2002 Ano da Qualidade 2002 Acções de Dinamização da Qualidade Acções de Dinamização da Qualidade Acções de Qualidade Vocacionadas para Laboratórios Acções de Qualidade Vocacionadas para Laboratórios Dinamizadores da Qualidade em Serviços Públicos Dinamizadores da Qualidade em Serviços Públicos

12 ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NA RAM NO ÂMBITO DA QUALIDADE Pró – Q Madeira – Atitude de Qualidade A ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal, desenvolveu o programa, denominado Pró - Q Madeira: Atitude de Qualidade.

13 3. Actividades desenvolvidas na RAM no âmbito da Qualidade A DRCIE é a entidade a nível do Governo Regional com competências ao nível da Qualidade Projectos a decorrer: Projectos a decorrer: Acreditação do Laboratório de Metrologia da Madeira Acreditação do Laboratório de Metrologia da Madeira Certificação da Direcção de Serviços da Indústria Certificação da Direcção de Serviços da Indústria Projecto Formulários/Serviços On-Line Projecto Formulários/Serviços On-Line Apresentação de candidatura ao reconhecimento Comitted to Excellence da EFQM Apresentação de candidatura ao reconhecimento Comitted to Excellence da EFQM

14 ESTRATÉGIA REGIONAL PARA A QUALIDADE Missão: Desenvolver um Plano Estratégico que visa colocar a Região Autónoma da Madeira na Liderança da Qualidade em Portugal num horizonte temporal de cinco anos Madeira: Região de Excelência referenciada a nível Nacional e Internacional (5 anos)

15 DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ACTUAL Existência de um microclima favorável à Qualidade na RAM Existência de um microclima favorável à Qualidade na RAM Os principais aspectos críticos: Os principais aspectos críticos: Partilhar, comungar e trocar experiências Partilhar, comungar e trocar experiências Compatibilizar necessidades de uma mudança com a história e tradição Compatibilizar necessidades de uma mudança com a história e tradição Evitar uma certa proliferação de entidades e iniciativas, carecendo, por vezes, de uma visão de conjunto e de uma perspectiva integradora Evitar uma certa proliferação de entidades e iniciativas, carecendo, por vezes, de uma visão de conjunto e de uma perspectiva integradora Conseguir que os agentes económicos assumam, por si sós, uma maior aposta concertada no desenvolvimento da qualidade na RAM Conseguir que os agentes económicos assumam, por si sós, uma maior aposta concertada no desenvolvimento da qualidade na RAM

16 IMPLEMENTAÇÃO: 1ª FASE 6 Acções a Implementar Entre 2005 e Acções a Implementar Entre 2005 e 2007

17 IMPLEMENTAÇÃO: 1ª FASE

18 Barómetro Regional da Qualidade Descrição: O barómetro regional da qualidade é um elemento estruturante de aferição da eficiência e eficácia de todo o plano de acção, e irá permitir avaliar a evolução da RAM ao nível da qualidade, e também os impactos das restantes acções. 1 Output: Conjunto de indicadores de desempenho e de percepção agrupados em dimensões de análise. 2 Implementação da Acção: 2006 a go!

19 IMPLEMENTAÇÃO: 1ª FASE Campanha de Sensibilização Descrição: à semelhança do barómetro é uma acção transversal e estruturante. Visa a sensibilização de todos os Madeirenses para a importância da Qualidade e para a estratégia em curso. 1 Output: Materiais promocionais; acções em escolas; visitas guiadas; campanha nos meios de comunicação social. 2 Implementação da Acção: 2006 a go!

20 IMPLEMENTAÇÃO: 1ª FASE Documento Enquadrador da Qualidade Descrição: Cartilha da qualidade na RAM, evidenciando, de forma simples, concisa e acessível a todos, os princípios que norteiam a aplicação da Estratégia para a Qualidade. Trata-se de um elemento que ajudará todas as pessoas a compreenderem e adoptarem uma linguagem e caminho comuns na senda da Qualidade. 1 Output: brochura explicativa de divulgação alargada pela RAM. 2 Implementação da Acção: go!

21 IMPLEMENTAÇÃO: 1ª FASE Directório Regional da Qualidade Descrição: Publicação e divulgação de um documento em suporte digital que identifique Quem é Quem na Qualidade ao nível da RAM, ou seja, das personalidades e organizações com intervenção marcante ao nível da Qualidade na RAM. 1 Output: Sítio na Internet com a informação compilada. 2 Implementação da Acção: go!

22 IMPLEMENTAÇÃO: 1ª FASE Qualidade U18 / Olimpíadas Descrição: Visa criar um conjunto de materiais de aprendizagem e sensibilização para a qualidade, destinados a crianças e jovens com menos de 18 anos. * (*) Acção em Processo de Candidatura. 1 Output: conjunto de manuais didácticos para os vários níveis de ensino e exercícios para Olimpíadas da Qualidade. 2 Implementação da Acção: go!

23 IMPLEMENTAÇÃO: 1ª FASE Testemunhos da Qualidade na RAM Descrição: livro de introdução à Qualidade, através da ilustração prática sobre como esta é vivida e aplicada num conjunto de aproximadamente 12 entidades regionais, com diferentes dimensões e pertencentes a diversos sectores de actividades, incluindo exemplos de empresas e organismos públicos. 1 Output: Livro com 12 casos práticos. 2 Implementação da Acção: go!

24 MÃOS-À-OBRA... Para elevar a Madeira cada vez mais alto na bitola da Excelência...

25 Conclusões o A RAM possui condições ímpares para se continuar a afirmar através de um modelo de desenvolvimento cujo motor consiste num Turismo de Excelência o A RAM deve assumir como prioritário o combate a um certo isolamento que decorre da sua insularidade o A RAM deve promover nas suas gentes a criação de uma cultura da qualidade, exigência, optimismo e cooperação ESTRATÉGIA REGIONAL PARA A QUALIDADE

26 Se não sabemos para onde vamos todos os ventos são favoráveis. Um mapa de nada nos servirá, se não sabemos para onde queremos ir. ditado chinês


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