A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Barómetro Regional da Qualidade Reunião do Painel de Especialistas 06 de Dezembro de 2006 medir qualidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Barómetro Regional da Qualidade Reunião do Painel de Especialistas 06 de Dezembro de 2006 medir qualidade."— Transcrição da apresentação:

1 Barómetro Regional da Qualidade Reunião do Painel de Especialistas 06 de Dezembro de 2006 medir qualidade

2 medir qualidade Agenda 1.Apresentação e descrição do projecto. 2.Funções do Painel de Especialistas. 3.Calendarização de actividades. 4.Proposta de modelo, eixos e dimensões a integrar no Barómetro. 5.Validação do modelo, eixos e dimensões. 6.Sugestão de indicadores a integrar nas dimensões. 7.Intervalo. 8.Valoração de Eixos. 9.Valoração de Dimensões. 10.Próximas etapas.

3 medir qualidade Apresentação e descrição do projecto Fazer Aprender Educar Conhecer Cumprir Simplificar Qualificar Reconhecer Inovar / Coordenar / Medir O Barómetro Regional da Qualidade (BRQ) integra-se no âmbito da implementação da Estratégia Regional para a Qualidade (ERQ), aprovada pela Resolução n.º 276/2005, de , do Governo Regional.

4 medir qualidade Apresentação e descrição do projecto O Barómetro Regional da Qualidade constitui uma das acções estruturantes da ERQ, a ser implementada na 1ª Fase do Plano de Acções.

5 medir qualidade Apresentação e descrição do projecto Aferir a situação actual da qualidade na Região Autónoma da Madeira (RAM). Quantificar e monitorizar o impacto das acções implementadas. Apontar trajectórias quantificadas de progresso. Implementar um conjunto de indicadores (de desempenho e de percepção) que permitam: Objectivo do Barómetro

6 medir qualidade Apresentação e descrição do projecto Desenvolver uma cultura de medição contínua da qualidade na RAM!

7 medir qualidade Funções do Painel de Especialistas Ajudar a identificar os indicadores que irão integrar o BRQ. Comentar e validar modelos, eixos, dimensões e protocolos de recolha de indicadores. Valorar eixos, dimensões, e indicadores. Contribuir para normalização de indicadores.

8 medir qualidade Funções do Painel de Especialistas Dar parecer sobre os diversos instrumentos de notação e planos de amostragem, propostos pela equipa consultora, a efectuar no âmbito da recolha de informação para os indicadores de percepção. Emitir parecer sobre o relatório final de projecto a apresentar ao Governo Regional.

9 medir qualidade Funções do Painel de Especialistas

10 medir qualidade Calendarização de actividades FASENovDezJanFevMarAbrMaiJun Formatação do Barómetro Recolha de Informação Tratamento da Informação Análise e Interpretação dos Resultados Elaboração de Relatório Final Apresentação dos Resultados Proposta de datas para reuniões do Painel de Especialistas: 06 de Dezembro de de Fevereiro de de Maio de 2007

11 medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões Modelo do Barómetro constituído por... 6 Eixos de Análise. 28 Dimensões de Estudo. 100 indicadores de suporte. Um indicador final agregado: IQR Um indicador final agregado de Qualidade de Vida: IQVR 10 Análises Sectoriais Complementares.

12 medir qualidade Modelo de Excelência EFQM Da Organização para uma Região....

13 medir qualidade Modelo Malcolm Baldrige (EUA) Da Organização para uma Região....

14 medir qualidade Modelo Proposto para o Barómetro Regional da Qualidade (IQR) Pessoas Organizações Produtos e Serviços Satisfação de Partes Interessadas Resultados Chave de Desempenho Infraestrutura de Suporte à Qualidade na RAM MeiosResultados

15 medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Dimensões Qualificações Emprego Atitude Cultura e Conhecimento da Qualidade

16 medir qualidade Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR) Dimensões Qualificações Envolvimento

17 medir qualidade Dimensões Qualificações Entidades com Qualificações Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR)

18 medir qualidade Dimensões TIC Sustentabilidade Ambiental Habitação Saúde Educação Abertura ao Exterior Empreendedorismo Inovação Turismo Apoio Social Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR)

19 medir qualidade Dimensões Colaboradores Turistas Residentes Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR)

20 medir qualidade Dimensões Bem Estar Económico da População Turismo Coesão Segurança Sinistralidade Saúde Acessibilidades Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR)

21 medir qualidade Validação pelo Painel de Especialistas do Modelo, Eixos e Dimensões e Perspectivas de Análise Sectorial propostos Proposta de modelo, eixos e dimensões (IQR)

22 medir qualidade Estudos complementares Condução, com base em bateria comum de indicadores, das seguintes análises sectoriais: 1.Coesão, Segurança e Apoio Social; 2.Cultura, Lazer e Desporto 3.Inovação e Empreendedorismo 4.Bem Estar Económico 5.Turismo 6.Educação 7.Sustentabilidade Ambiental 8.TIC 9.Habitação, Transportes e Acessibilidades 10.Saúde

23 medir qualidade Índice de Qualidade de Vida Coesão, Segurança e Apoio Social Cultura, Lazer e Desporto Bem Estar Económico Educação Sustentabilidade Ambiental TIC Habitação, Transportes e Acessibilidades Saúde IQV Emprego Satisfação de Residentes

24 medir qualidade Sugestões de Indicadores Redundâncias Lacunas Identificar: em lógica de permuta!

25 medir qualidade Intervalo

26 medir qualidade Valoração de Eixos 1. Distribuir 100 pontos pelos 6 eixos que integram o BRQ. Exemplo: Eixo pontos Eixo pontos Eixo pontos Total pontos

27 medir qualidade Valoração de Eixos 1.Preencher parte superior da matriz, comparando os Eixos dois a dois. 2.A leitura é feita por linhas. 3.Os critérios de pontuação são: ABC A51/5 B1/9 C 9 – extremamente mais importante 7 – muitíssimo mais importante 5 – muito mais importante 3 – moderadamente mais importante 1 – Igualmente importante Ex: o Eixo A é muito mais importante que o Eixo B (5) e muito menos importante que o Eixo C (1/5). 2. Efectuar uma segunda valoração com recurso ao Método AHP (Analytic Hierarchy Process)

28 medir qualidade Distribuir 100 pontos pelas dimensões que integram cada eixo. Exemplo: Dimensão pontos Dimensão pontos Dimensão pontos Total pontos Valoração de Dimensões

29 medir qualidade No caso concreto das dimensões Infraestruturas de Suporte à Qualidade e Resultados Chave de Desempenho efectuar valoração com recurso ao Método AHP. Valoração de Dimensões

30 medir qualidade Valoração das Dimensões 1.Preencher parte superior da matriz, comparando as dimensões duas a duas. 2.A leitura é feita por linhas. 3.Os critérios de pontuação são: ABC A51/5 B1/9 C 9 – extremamente mais importante 7 – muitíssimo mais importante 5 – muito mais importante 3 – moderadamente mais importante 1 – Igualmente importante Ex: a Dimensão A é muito mais importante que a Dimensão B (5) e muito menos importante que o Eixo C (1/5).

31 medir qualidade Próximas etapas Até 31 de Dezembro, sugerir introduções/alterações à bateria de indicadores. A equipa consultora envia por mail, até 29 de Janeiro, a listagem final dos indicadores e a proposta de instrumentos de notação (inquéritos a realizar aos turistas, residentes e colaboradores). Reunião no dia 02 de Fevereiro, às 14h30, para validação e normalização e valoração dos indicadores que irão integrar o BRQ, validação e valoração do modelo de suporte ao IQV e validação dos instrumentos de notação para recolha dos indicadores de percepção.

32 medir qualidade Contactos Os contributos, questões ou outros assuntos relacionados com o projecto deverão ser canalizados através dos seguintes s (enviar em simultâneo): João d Orey (Qual) Telemóvel: Catarina Quinto (Qmetrics) Telefone:


Carregar ppt "Barómetro Regional da Qualidade Reunião do Painel de Especialistas 06 de Dezembro de 2006 medir qualidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google