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II SEMINÁRIO ATLÂNTICO DE MULHERES EMPRESÁRIAS QUALIDADE: UM NOVO DESAFIO PARA A RAM 27 e 28 Novembro 2003.

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1 II SEMINÁRIO ATLÂNTICO DE MULHERES EMPRESÁRIAS QUALIDADE: UM NOVO DESAFIO PARA A RAM 27 e 28 Novembro 2003

2 QUALIDADE: UM NOVO DESAFIO PARA A RAM 1. Desafios para o século XXI 2. Conceito de Qualidade 3. Actividades desenvolvidas na RAM no âmbito da Qualidade 4. Actividades a desenvolver na RAM no âmbito da Qualidade

3 1. OS DESAFIOS PARA O SÉC. XXI Acompanhar a revolução tecnológica e do conhecimento; Apostar numa Gestão de Excelência, pautada pela coesão social; Qualificar e dignificar as pessoas, como vector estratégico do nosso modelo de desenvolvimento; A Globalização, impõe Qualidade, Produtividade e Competitividade.

4 1. OS DESAFIOS PARA O SÉC. XXI Numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e de coesão interna, a política a desenvolver no período 2000-2006 vai no sentido: do reforço da capacidade de afirmação da economia regional em áreas de especialização estratégicas; da superação de debilidades e insuficiências da base económica e social.

5 1. OS DESAFIOS PARA O SÉC. XXI Para que tal possa ser atingido são necessárias transformações estruturais, obedecendo a três grandes objectivos: reforçar a competitividade e o posicionamento geo-estratégico da economia madeirense; promover o emprego e a empregabilidade do potencial humano; assegurar a melhoria da qualidade de vida e preservar os valores ambientais.

6 2. O QUE É QUALIDADE ? Conjunto de atributos e características das entidades, para Satisfazer necessidades e expectativas das pessoas e da sociedade.

7 2. O QUE É QUALIDADE ? A Qualidade é o factor de sobrevivência do país, pelo que há que democratizar e fazer chegar a todos os sectores da sociedade, para garantir Qualidade de vida a todos os portugueses (C. Ganopa – 2002)

8 Actualmente existe uma maior sensibilização das empresas para estas questões da Qualidade. As estratégias de investimento das empresas traduzem uma preocupação com o aumento da Qualidade dos seus produtos e serviços. Verifica-se, no entanto, que os seus investimentos na área da Qualidade estão centrados, ainda, em dimensões materiais: Os empresários relevam algum distanciamento e insuficiente informação acerca dos pressupostos inerentes aos processos de certificação.

9 A qualidade do ponto de vista do consumidor A crescente sensibilização para as questões da Qualidade e da respectiva certificação passam pela valorização de factores como: O respeito pelo Ambiente; A existência de Certificado de Qualidade; A Qualidade de fabrico/ produção/ atendimento; A garantia de segurança.

10 Os últimos anos, marcam uma evolução no sentido de criar condições para melhorar a competitividade das empresas e dos sectores, sendo de destacar: Da parte das empresas, a satisfação de vários requisitos necessários ao exercício da actividade; Da parte da Administração Pública, a melhoria dos padrões de atendimento e dos tempos de resposta dos serviços públicos;

11 Número de empresas certificadas ANON.º DE EMPRESAS CERTIFICADAS TOTAL ACUMULADO 199811 199934 20001014 2001923 20021437 2003*744 * Até Setembro de 2003

12 Laboratórios acreditados LREC Lab.– IVM Laboratórios em processo de acreditação Laboratório Metrologia da Madeira (LMM) Laboratórios de Cimentos Madeira Laboratório de análises clínicas Dr. Cardoso Fernandes Laboratório de Qualidade da Água - LQA - IGA

13 3. Actividades desenvolvidas na RAM no âmbito da Qualidade Conselho regional da qualidade Foi criado através de Resolução nº 154/2001 o CRQ – Conselho Regional da Qualidade. Competências do CRQ: Analisar e acompanhar a evolução da situação da Qualidade, a nível Regional; Propor e acompanhar políticas e programas relativos à Qualidade na Região;

14 3. Actividades desenvolvidas na RAM no âmbito da Qualidade Emitir pareceres e elaborar propostas a solicitação do Governo Regional; Propor ao CNQ a elaboração de legislação relacionada com o SPQ; Propor ao CNQ a adopção de recomendações no âmbito da qualidade voluntária; Assegurar o acompanhamento sistemático dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do CNQ.

15 3. Actividades desenvolvidas na RAM no âmbito da Qualidade O CRQ é composto por: Representantes da Vice-Presidência e Secretarias Regionais. Representantes das Organizações associativas dos agentes económicos, dos trabalhadores, das autarquias e do ensino.

16 3. Actividades desenvolvidas na RAM no âmbito da Qualidade METROLOGIA No ano de 2000 foi inaugurado Laboratório de Metrologia da Madeira. O Laboratório encontra-se em processo de Acreditação

17 3. Actividades desenvolvidas na RAM no âmbito da Qualidade O laboratório de metrologia dispõe de equipamentos que permitem efectuar o controlo metrológico de vários instrumentos de medição (IM): Massas Instrumentos de Pesagem Manómetros Conjuntos de Medição de Abastecimento de Combustíveis Contadores de Tempo Taxímetros

18 3. Actividades desenvolvidas na RAM no âmbito da Qualidade Bomba de Bomba deCombustível Manómetro Industrial Industrial Taxímetro Instrumento de Pesagem de Pesagem Colecção de Massas Parcómetro Laboratório de metrologia da madeira (instrumentos de medição sujeitos a controlo metrológico)

19 3. Actividades desenvolvidas na RAM no âmbito da Qualidade Pró – Q Madeira – Atitude de qualidade A ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal, desenvolveu o programa, denominado Pró - Q Madeira: Atitude de Qualidade.

20 3. Actividades desenvolvidas na RAM no âmbito da Qualidade Dinamização da Qualidade Semana da Qualidade 2001 Ano da Qualidade 2002 Acções de Dinamização da Qualidade 2003 Acções de Qualidade Vocacionadas para Laboratórios

21 4. Actividades a desenvolver na RAM no âmbito da Qualidade Programa da Qualidade em parceria com o IPQ Projectos Piloto na Administração Pública Acções de Sensibilização para a Qualidade Prémio da Qualidade da RAM Qualificação do Bordado da Madeira Metrologia Dinamizadores da Qualidade em Serviços Públicos

22 4. Actividades a desenvolver na RAM no âmbito da Qualidade Estratégia Regional para a Qualidade Desenvolver um Plano Estratégico que visa colocar a Região Autónoma da Madeira na Liderança da Qualidade em Portugal num horizonte temporal de cinco anos

23 EM SUMA: QUALIDADE é um processo contínuo que exige o envolvimento e motivação de todos os que trabalham numa determinada organização.

24 É essencial que nos empenhemos em todo este processo para que A Região Autónoma da Madeira possa ser efectivamente uma região de Qualidade

25 QUALIDADE É O EXTREMO PRAZER DE ESTAR SEMPRE A APRENDER Alvin Toffler


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